Tem mesmo a certeza que a água engarrafada que bebe é de qualidade comprovada?tigris Escreveu: ... cá em casa optámos por beber água engarrafada (de qualidade comprovada) ...
É uma pergunta. Não é uma crítica.
Dada a circunstância de a água encanada do meu escritório não ter qualidade, embora se situe no Porto tal como a minha residência, normalmente uso lá água engarrafada. A água lá não tem qualidade porque nessa zona da cidade as canalizações são muito antigas e a água chega amarelada. Ainda por cima, o prédio tem depósitos. Isto é, a água não vai directamente para cada dependência do prédio. Passa primeiro pelo depósito que se situa no sótão, para prevenir eventuais faltas de fornecimento da água, com os riscos inerentes de se irem formando colónias de bactérias na água (estagnada) do depósito.
Aqui está um caso, que referi antes, de a água da torneira não ser de confiança.
O que me faz desconfiar da qualidade da água engarrafada é o seguinte.
Fiz várias experiências entre um considerável número de marcas. Abrindo uma garrafa e começando a consumi-la, passados uns dias ela ficava pôdre, com mau sabor e a cheirar mal. De tal modo que era impossível continuar a consumi-la. E fui experimentando sucessivas marcas.
Até hoje só encontrei uma marca (de entre tantas que presentemente há à venda), em que este problema não se verifica. Não experimentei todas as marcas. Bastou-me encontrar uma que me mereceu alguma confiança para parar de investigar, até porque não era esse o meu objectivo.
Isto poderá parecer preciosismo no que respeita à manutenção dos nossos bichos. Se eles (os meus) metem tudo o que é lixo na boca quando vão à rua, aparentemente poderá parecer estúpido ter estes cuidados e só dar às "florzinhas de estufa" água engarrafada da marca XPTO. No entanto, não considero isso preciosismo. O meu princípio continua a ser o que a Nynf enunciou: se a água não serve para mim, também não serve para eles. É que eles bebem muita água durante o dia e não é assim tão difícil proporcionar-lhes uma que seja de qualidade... que considero comprovada.