Hoje RTP 2 - Hora Discovery às 21h00

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quarta ago 18, 2004 2:36 am

Boas noites,

Não sei se interessa a alguém (é bastante diferente dos programas q tem havido e aqui são anunciados na SIC Mulher e SIC Notícias) mas hoje na RTP 2 pelas 21h00 vai dar um documentário sobre cães.

Eis o q retirei do site da RTP sobre este programa:

"Os cães podem ser uma das mais agradáveis invenções da humanidade. Cerca de quatrocentas raças de cães vivem entre nós, apenas devido à manipulação humana. Como é que conseguimos alcançar um tal trabalho de domesticação dos nosssos leais amigos a partir de lobos selvagens? Teria havido uma estranha afinidade entre os humanos primitivos e os lobos, ambos caçadores competindo pela comida? Através deste documentário siga o trabalho daqueles que tentam descobrir este mistério e aprenda como gerações de raças podem propagar doenças genéticas..."

Cumps,
Free65
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta ago 18, 2004 10:31 am

Olá Free65,

de facto essa rubrica tem muita qualidade, e o facto de falar dos nossos melhores amigos torna o programa de hoje muito mais interessante, pelo menos para mim.

Se reparar os programas e reportagens das televisões privadas, normalmente são referidos porque não têm qualidade, são alarmistas ou desinformativos. O que definitivamente não se aplica à RTP1 e à 2.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta ago 18, 2004 8:22 pm

Estou a ver, parece interessante :D
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta ago 18, 2004 8:38 pm

Alguém pode resumir, mais ou menos?
Na minha televisão tenho duas sics e duas rtpáfricas, mas não tenho a dois (nem a sic mulher, nem a sic radical, nem o vh1! Os únicos canais de jeito que tenho são o mezzo, o odisseia, o panda e a sic de manhã! :evil:)
Alguém que comente aqui como foi o programa. Para quem não pode ver... ;)
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quarta ago 18, 2004 8:45 pm

está a ser muito interessante mesmo para quem nao tem caes... ;)
Aprende se umas coisas novas...e desperta a curiosidade e vontade de ter um amiguinho ;)
AndLemos
Membro Veterano

quarta ago 18, 2004 10:07 pm

ladyxzeus

Não vi o programa desde o início, a parte que vi foi muito interessante, tratou de assuntos variados, não de uma maneira aprofundada, mas atraente.

Aqui vai:

:arrow: Abordou o cão e suas origens;

:arrow: Cães selvagem, suas crias, hierarquias, importancia da matilha e progenitora;

:arrow: Transportou esse "lado" selvagem para o doméstico (hoje somos nós que assumimos o papel de alimentar as crias, somos o lider);

:arrow: Os cães no 3º mundo (desprezo, falta de meios, vets, levando-os a limentar de lixo e excrementos humanos)-Horrivel;

:arrow: Raças criadas pelo homem, doenças genéticas, aumento da displasia da anca, problemas caracteristicos de algumas raças, como o nascimento por cesariana, dificuldades respiratórias, problemas de pele;

:arrow: Lojas de cães, compra por impulso, Puppy Mills;

:arrow: Treino de cães para resgate pessoas, localizar drogas, indicios de fogo posto, localizar termitas:D ;

:arrow: Mostrou um caso muito engraçado de um cão que sabia sempre que a dona estava para chegar a casa, fosse em que meio de transporte fosse (carro de amigos, bicicleta)

:arrow: Anatomia, genética;

:arrow: Olfacto do cão, marcação de território e o que este transmite sobre ele (idade, sexo, saúde,..) aos outros cães.

Ufa :D Se me lembrar de mais alguma coisa eu escrevo, o programa como pode ver foi muito abrangente não permitindo aprofundar os temas tratados, mas muito interessante ao mesmo tempo ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta ago 18, 2004 10:16 pm

Bolas, perdi um belo de um programa.
De alguns tópicos gosto especialmente (o seu quinto e o seu sétimo, por exemplo) e nunca me farto de ver coisas sobre isso...
Maldito sintonizador... :evil:
Muito obrigado por me ter apresentado estes pontos, vou ver se consigo encontrar o programa, algures na net. :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta ago 18, 2004 10:19 pm

Na minha opinião ,o programa foi muito bom.Falou-se de vários temas,no fundo focou-se o mais importante.
Só acho que pecou por ser tão curto,alguns temas dariam para desenvolver muito mais... Mas a televisão é assim mesmo...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
angie_bcl
Membro Veterano

quinta ago 19, 2004 8:37 am

Bom dia!

O programa, como suponha, foi muito interessante.

O que me marcou desde logo, foi a separação que fizeram entre: Cão Natural e Cão Domesticado.
E uma Frase: "O Homem foi capaz de domesticar o cão e ao mesmo tempo é capaz de o abandonar." ou mais ou menos isto, significando que egoisticamente o homem domesticou o cão para a satisfação das suas necessidades, e apesar desse esforço, é capaz de o descartar sem a menor contemplação.

Quanto à exploração do faro dos cães, além dos casos já conhecidos de cães farejadores de droga e de pessoas desaparecidas ou mortas, falou em dois cães, um golden e um shnauzer, que eram capazes de farejar o cancro e outras doenças graves. Deu mesmo um caso em que uma senhora tinha um melanoma ou cancro da pele e os cães, ambos, farejaram a senhora e quando chegaram àquele ponto ambos deram sinal.

Falaram da origem do primeiro cão que era parecido com um gato, corpo e pescoço comprido, membros baixos e a sua divisão entre dos ramos, os lobos e as raposas. Dos lobos descendem todos os cães e a selecção das raças começou à menos de 100 anos, com o consequente aumento de doenças genéticas.

Resumindo e concluindo, foi um belo programa mas só tive pena de não ter visto nenhuma raça portuguesa. Mesmo quando falaram dos cães pastores da américa do norte, que defendem os rebanhos dos chacais, tive esperança de ver um serra da estrela ou castro laboreiro...
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta ago 19, 2004 8:42 am

O resumo da Andreia e da angie estão muito bons, vou só focar uma parte que eu gostei em especial e que ela deve ter perdido.

Nos estados unidos estão a domesticar e fazer criação de raposas cinzentas e incrivelmente estas começam a apresentar diferenças morfológicas. Começam a apresentar manchas de branco, diversos tamanhos de caudas, algumas até tinham cauda encaracoladas para cima (tipo as dos cães). Penso que isto mostra o que terá acontecido para a transformação lobo-cão!

Também gostei quando mostraram que quando os cães nascem e antes de abrirem os olhos a unica coisa diferente que têm é a cor, que era uma coisa que eu nunca tinha reparado!

Mas adorei o programa (e o Real também! - fartou-se de ladrar e não tirou os olhos da tv!!!).

;)
angie_bcl
Membro Veterano

quinta ago 19, 2004 8:48 am

SarahKay Escreveu: Também gostei quando mostraram que quando os cães nascem e antes de abrirem os olhos a unica coisa diferente que têm é a cor, que era uma coisa que eu nunca tinha reparado!
Realmente é incrivel Sarah. Independentemente da raça, os cachorrinhos quando nascem são todos iguais, com excepção da cor, mas todos têm os olhos fechados, as orelhas espetadas e o mesmo tamanho. E depois o resultado, de dois cachorros tão iguais desenvolvem-se um greyhound e um welsh corgi. Vendo não dá para acreditar!

No fundo, por detrás daquela figura tão distinta entre si, está um lobo.(conclusão e fim do programa)
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

quinta ago 19, 2004 9:05 am

Olá a todos....

Realmente os vossos resumos estão muito bons. A abordagem do programa pareceu-me muito interessante uma vez que focou todos os aspectos que têm sido debatidos aqui na arca....

Eu gostei imenso, e até houve partes em que eu me ri às gargalhadas...

Viram o cachorro a olhar (e a fugir) para (da) cantora lírica?

Gostei especialmente dos caes que detectam o melanoma, o treino dos caes foi bastante focado e eles diziam que um cao que destroi moveis, roi sofas e é bastante hiperactivo com um brinquedo que será um optimo candidato para a detecção da Droga....

Ora ... :roll: eu tenho uma cadela que destroi tudo em casa, que fica maluca com os brinquedos e depois de 3 horas a correr AINDA não está cansada ... :roll: ... Acho que a vou inscrever na PJ... :p
AndLemos
Membro Veterano

quinta ago 19, 2004 9:10 am

angie_bcl Escreveu: "O Homem foi capaz de domesticar o cão e ao mesmo tempo é capaz de o abandonar."
Por acaso também me ficou essa frase.

O Homem que domesticou o cão em prol das suas necessidades, tirando-lhe aptidões essenciais à sua sobrevivencia, abandona-o.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta ago 19, 2004 9:15 am

DonaVela Escreveu: Viram o cachorro a olhar (e a fugir) para (da) cantora lírica?
Por acaso foi demais! :lol: :lol:
DonaVela Escreveu:Gostei especialmente dos caes que detectam o melanoma, o treino dos caes foi bastante focado e eles diziam que um cao que destroi moveis, roi sofas e é bastante hiperactivo com um brinquedo que será um optimo candidato para a detecção da Droga....

Ora ... roll eu tenho uma cadela que destroi tudo em casa, que fica maluca com os brinquedos e depois de 3 horas a correr AINDA não está cansada ... roll ... Acho que a vou inscrever na PJ... p

:lol: :lol:

Acho que vão haver mesmo muitas incrições!!! O meu também para lá pode ir! hehehe

" O Homem foi capaz de domesticar o cão e ao mesmo tempo é capaz de o abandonar."

É sem duvida uma frase marcante! :(
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quinta ago 19, 2004 9:17 am

Bons dias a todos

Infelizmente não pude ver o programa.
Pelo que li nas vossas mensagens deve ter sido bem interessante.
Haverá alguma forma de ver o programa noutro canal ou a outra hora ou algures na net?????
Gostava mesmo de vê-lo!

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Cães”