Quando é o primeiro cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jany
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm

domingo mar 10, 2002 9:46 pm

Ola, gostava de saber quando é que uma cadela cocker spaniel tem pela primeira vez o cio. E aos 6 meses? E o que me dizem das famosas cuecas para as cadelas? Acham que são uteis?
Obrigado. :)
Uli
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mar 10, 2002 10:32 pm

Olá,
Normalmente o 1º cio aparece entre o 6º e 8º mês mais ou menos.

As cuecas sinceramente não sei pois a minha cadelinha nunca as usou. Se bem que penso que devem incomodar um pouco e que no caso da minha Inca, não se aguentavam no sitio nem 5 mn. :D

Não se preocupe muito pois as cadelas tratam da sua própria higiene acabando por não sujar muito. O pior é quando se levantam depois de uma soneca. O que eu costumo fazer é pôr um pano nos sítios onde ela se costuma deitar e resolve o problema.

O pior disto são os cães que literalmente "acampam" à nossa porta e nos perseguem por todo o lado (não só à cadela como a nós). Nessa altura tem de ter muito cuidado pois se algum pretendente consegue "namorar" com ela ela pode engravidar. Não facilite, eles são presistentes. ;)

Boa sorte com a sua bichinha,
até à proxima

Paula :)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 11, 2002 9:39 am

Olá,
O cio costuma aparecer entre os 6 meses e o ano de idade, dependendo muito das raças, e variando até de cadela para cadela dentro de cada raça. Normalmente as raças pequenas tem cios mais precoces que as grandes. Mas isso tem a haver com a própria maturação, que nas raças grandes é mais lenta. A minha Mara (Rottweiler) teve o 1º cio aos 10 meses.
Sobre as 'famosas' cuecas pouco lhe posso dizer, porque nunca as utilizei na Mara! De facto, acho que não se aguentariam nem 5 minutos, e acho que ( a não ser que se mudassem com frequência) são perniciosas para a higiene e saúde da cadela. Com as cuecas elas não podem tratar da própria higiene, e acho que a acumulação de 'sangue' seria atreita a atrair infecções! Por isso, e porque coloco a saúde da cadela antes da 'limpeza' do chão lá de casa, não as utilizo na Mara.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda mar 11, 2002 10:51 am

A Duda(Boxer) teve o primeiro cio aos 10 meses. Quanto às cuecas, eu uso na Duda quando ela está com o cio, já que ela tem acesso a toda a casa e se não fôr assim suja chão, sofás, tapetes, etc, etc. Dentro das cuecas coloco um penso higiénico feminino normalíssimo, que absorve imediatamente o sangue e que é mudado várias vezes durante o dia. Quando ela saí de casa, retiro as cuecas. Nunca tive nenhum problema por causa das cuecas, tenho é que ter sempre muita atenção, pois ela quando se apanha sozinha tira as cuecas se conseguir !! Não lhe agrada muito andar "vestida"... :lol:

E como são só +/- 3 semanas de 6 em 6 meses, não custa nada.
Uli
Membro

segunda mar 11, 2002 3:03 pm

Olá Jany,

Desculpe eu fiz confusão o 1ª cio aparece entre os 8 e os 11 mese e nao, como eu tinha dito na minha 1ª resposta entre os 6 e os 8. sorry. :oops:

Bjs

Paula
zecarlos
Registado: segunda mar 11, 2002 5:00 pm

segunda mar 11, 2002 5:38 pm

Olá,

a minha Chihuahua teve o 1º cio aos 8,5 meses, embora tenha apresentado alguns sintomas parecidos aos 7 meses. Ponho-lhe as cuecas com pensi higiénico c/ a dupla função de absorver os liquidos e porque tenho tb. um macho, para tentar prevenir a gravidez. Na altura do cio a vulva incha e a cadela deixa pingos de urina pela casa para atrair o macho. No entanto, como método preventivo da gravidez não se mostrou muito eficaz pois o macho aprendeu rapidamente a tirar-lhe as cuecas.

Boa sorte
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda mar 11, 2002 9:28 pm

Ola a todos!
Apesar de nunca ter visto as cuecas para as cadelas :lol: eu acho que sao inuteis porque ou elas aborrecem-se com aquilo e rasgam ou os machos fazem isso.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda mar 11, 2002 10:19 pm

No entanto, como método preventivo da gravidez não se mostrou muito eficaz pois o macho aprendeu rapidamente a tirar-lhe as cuecas.
Como qualquer machão que se preze, não é, zecarlos ??? :lol:
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça mar 12, 2002 4:12 pm

Para wreckless:
Aqui ficam umas fotos,para teres uma ideia do que se trata:

Imagem

Imagem

Abraços
Responder

Voltar para “Cães”