sarna nos cães, o q fazer ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
analu350
Registado: sábado jul 31, 2004 9:50 pm

quinta ago 19, 2004 4:19 pm

:oops: Olá amigos !

Tenho dois cães adoptados, são de rua, apareceram perto da m/ casa. Primeiro era só um, velhinho, com sarna numa orelha, mesmo assim muito carinhoso e bonito. Comecei a dar-lhe comer, e um dia estava cheio de sangue, levei-o a um veterinário. Paguei bastante dinheiro, fez um tratamento, melhorou. É claro que estando na rua, não se deixam tratar tão bem, e às vezes está uns dias sem aparecer, mas volta sempre ! Neste momento já tenho um outro, também com sarna, no pescoço. Este é novo, muito meigo, tem aí uns 7 meses. Uma vizinha tratou dele, antes dele me adoptar, com a intenção de o aproveitar para a caça (o marido é caçador), no entanto cansou-se. Resultado, sou eu que os alimento. Neste momento estou desempregada, não posso infelizmente andar no veterinário, que não se compadece, da minha situação nem do facto dos cãezinhos serem abandonados. Gostava de perguntar se alguém conhece um produto que seja passível de tratar a sarna ; no velhinho também já reapareceu, mas enfim se eu pudesse fazer algo. Adoro-os, são de uma fidelidade imensa, estão sempre à minha espera e dói-me o coração de não os poder ajudar convenientemente.
Com amizada,
ana luisa
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta ago 19, 2004 4:25 pm

Conheço um TacTic, para colocar em água e passar no cão, é para dermatoses, também funciona para sarna.

Mas ñ consegue angariar dinheiro para levá-lo ao veterinário, ou mesmo dar de conhecer ao vete a sua situação, pense bem...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta ago 19, 2004 6:06 pm

leoa_nova_ Escreveu: Conheço um TacTic, para colocar em água e passar no cão, é para dermatoses, também funciona para sarna.

Mas ñ consegue angariar dinheiro para levá-lo ao veterinário, ou mesmo dar de conhecer ao vete a sua situação, pense bem...
Ops... bem dito, , logo com o Tactic que não é nadaaa.... tóxico... :roll:
cutoline
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 12:08 pm

quinta ago 19, 2004 11:34 pm

Vascov:
Tão a ver porque é que há mau ambiente?
Só criticou, não ajudou em nada!

Compre Benzosarnol na farmácia que é bom e barato, cuidado que a sarna pega-se aos humanos com alguma facilidade... Peça conselho na farmácia, é fácil. :!:
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sexta ago 20, 2004 5:20 am

Ha sarna que se pega e sarna que não se pega. Por isso o Vet deve fazer exames para saber o tipo de sarna que é.

O vet receitou á Blackie um Shampoo, o tac-Tic e levava todas as semanas uma injecção, durante 5 semanas. Trouxe-as para casa e era eu que as administrava. E as injecções não foram 3 € cada uma. Nas 5 semanas curou-se. A Sarna dela não era transmissivel ao homem. E a Blackie tinha 4 meses na altura.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 20, 2004 8:44 am

Olhe, Analu

vou-lhe dar um conselho mas não me responsabilizo por ele.
É conselho de uma senhora que colabora comigo na ajuda aos abandonados mas, francamente, nunca vi usar, nem usei este processo.

Para tratar a sarna (não sei qual delas) vai a uma oficina e arranja óleo de carro queimado e põe esse óleo em cima da zona afectada.
Isto faz-se durante vários dias.
Ela tratou assim um vadio aqui em Carnaxide e funcionou.

Como já disse não sei de conhecimento próprio se funciona.
Mas aí está - mais uma mézinha popular.
Eu tenho-me dado bem com as outras mézinhas que tenho uasdo.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 20, 2004 8:58 am

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 5:56 pm, editado 1 vez no total.
SFILIPES
Membro
Registado: segunda mai 24, 2004 3:07 pm

sexta ago 20, 2004 8:58 am

Como conseguem detectar se é ou não é sarna?
tenho um cachorro que encontrei nos pinhais, lavei-o, fui com ele ao Vet., levou as vacinas que o Vet achou que ele tinha que levar e agora começou a ficar sem pelo na cauda mesmo no começo da cauda junto ao anûs, no sitio onde o pelo caiu não em ferida e está com uma cor branca.
já tentei informações junto a um Vet e este disse-me que poderia ser da transpiração do animal.
gostaria que me ajudassem

obrigado
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sexta ago 20, 2004 2:10 pm

Neste caso SFILIPES seria melhor ouvir uma segunda opinião, ir a outro Vet.

Para saber se é sarna fazem-se exames, e que tipo de sarna é.

Já acolhi um cão esqueletico, quase sem pêlo nenhum que não tinha sarna.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta ago 20, 2004 3:37 pm

VascoV Escreveu:
Ops... bem dito, , logo com o Tactic que não é nadaaa.... tóxico... :roll:
O cão da minha avó está neste momento a ter que tomar banhos de tactic por semana por causa de uma doença dermatológica crónica ;)

O cão já está no tratamento à 1,5anos e ainda não teve problemas!!
existe o panfleto de indicações, contra-indicações e método de aplicação, só não vê quem ñ quer ñ acha ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta ago 20, 2004 3:41 pm

Pois isso é que esticam tantos o pernil com Tactic... porque pelos vistos querem que os cães morram. Obrigado pelo esclarecimento.

Aqui são todos uns porreiros, aplica isto, aplica aquilo, afinal isto é na net e se o bicho morrer ninguém nos pode responsabilizar, certo ? :D
Nunez
Membro
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

sexta ago 20, 2004 9:56 pm

Viva.

Em relação ao uso de óleo de motor usado para tratar a sarna, isso de facto é uma coisa que se fazia há uns 30 anos atrás. Mas só é eficaz, quando é, com a sarna demodécica, ou seja, não serve para a sarcóptica.

De qualquer forma, o uso de óleo de motor usado, que é venenoso, é totalmente desaconselhado! Pode mesmo, em alguns casos, destruir completamente as células da pele do animal. Pode também ser absorvido pela pele e entrar na corrente sanguínea. Se ingerido, provoca danos irreversíveis no fígado. Ou seja, essa "mezinha" não presta.

Cumps.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 21, 2004 1:19 am

Nunez Escreveu:
Em relação ao uso de óleo de motor usado para tratar a sarna, isso de facto é uma coisa que se fazia há uns 30 anos atrás. Mas só é eficaz, quando é, com a sarna demodécica, ou seja, não serve para a sarcóptica.
Estava convencido que era ao contrário...

Bom... estas "mezinhas" podem até ser funcionais, no entanto sujeitamo-nos ao velho ditado: "não morre do mal, morre da cura".

Eu também quando era puto, resolvi o problema dos "cravos" que tinha nos dedos com formol. Por acaso não houve problemas, mas quando mais tarde descobri que o formol tinha propriedades cancerigenas, achei que arrisquei demasiado.

Quanto ao Tactic, é de facto um excelente acaricida, no entanto é preciso muito tino. Não é por acaso que a esmagadora maioria dos vets não o receita a qualquer um ( para pets, claro). :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
analu350
Registado: sábado jul 31, 2004 9:50 pm

sábado ago 21, 2004 8:27 pm

Agradeço a todos a colaboração. Li nas mensagem que a sarna (pelo menos um tipo de sarna), se pega ao homem. A informação que me foi dada no veterinário quando levei o cão velhinho, foi o contrário, que a sarna não é transmissível ao homem. Fui lá várias vezes e sempre que o vetrinário tratou o cãozinho, estava sem luvas, e eu até comentei isso com ele, porque também achava que era transmissível. :oops:
O cãozinho velhinho tem sarna na orelha, quando foi tratado, melhorou, mas como é cão de rua, facilmente repete, mas está bom e bonito e gordo ! Come bem. O mais novinho, tem aí uns 7 meses, também come bem, está gordo, mas a ele a sarna é por baizo do focinho. Como disse já foi tratdo por uma vizinha, melhorou muito, mas já apareceu de novo.
Quando apareceram por aqui eram muito magros, e como se costuma dizer, o mal deles era (também) fome !
É claro que o mais sensato é a opinião de um vet, mas quando coloquei a mensagem foi sobretudo porque acredito que as experiências das outras pessoas nos podem ajudar, ninguém fica responsabiliado por nada !
Ontem tive conhecimento de um vet amíssimo de animais e que tem consideração pelas pessoas que ajudam os animais abandonados, segundo a pessoa que me deu o contacto, leva baratíssimo. O único senão é que fica longe, mas é uma boa notícia.
cumprimentos,
watson
Membro Júnior
Registado: quinta mai 27, 2004 2:48 am

domingo ago 22, 2004 1:12 am

Se for sarna consegue resolver o problema com o tactic diluído em água e aplicado no animal um dia entre outro. Tem ainda que acompanhar este tratamento com uma injecção de ivomec por semana durante aproximadamente 5 semanas. Passadas as 5 semanas vai ver que o animal estará curado. No entanto deve evitar que o animal se lamba enquanto o pelo não estiver seco. O melhor é mesmo colocar um açaime durante e após a aplicação do tactic até este ficar absolutamente seco.
Esta receita foi prescrita por um veterinário muito conceituado, e é fiável ao contrario daquilo que certas pessoas para aqui vieram dizer lançando o descrédito quanto ao uso e aplicação do tactic.
Pois esta visto que o VascoV tenta defender a sua dama, visto o problema dele poder ser menos um cliente para o seu bem dito hospital.
Watson
Responder

Voltar para “Cães”