Rifa-se Cadela!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ale
Membro Júnior
Registado: segunda abr 22, 2002 2:04 am

sexta ago 20, 2004 1:00 pm

Aragão
Adorei o blog.... talvez copie a idéia e deixe meus cães e gatos terem um blog também.

Beijos
Ale
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta ago 20, 2004 2:55 pm

Aragao Escreveu: Não critico quem faça esterilizações, cada um toma a decisão que acha mais correcta. Mas para mim é uma mutilação muito séria ao animal. Muito mais grave que qualquer corte de orelhas, caudas, etc. e não, não beneficia a saúde do animal.
Isso é a sua opinião e não a do seu vet, certo?

Espero que a cadela futuramente não desenvolva uma piómetra e que não tenha que ser operada de urgência com risco de uma hemorragia abundante e perigo de entrar em choque e morrer...

Uma das cadelas dos meus pais foi operada por "comodismo" dos donos e foi mesmo a tempo, pois a piómetra estava em início...

A cadela de uns amigos meus não foi logo esterilizada porque o "vet" que a assistia achava que não era bom para ela desenvolver uma "menopausa" precoce... Mais tarde e já acompanhada por outro vet (o meu), sofreu 3 cirurgias a tumores mamários no espaço de um ano...

Tenho mais exemplos de como a esterilização das fêmeas que não se destinem a criação é benéfica tanto para o "comodismo" e para a carteira dos donos, como, e mais importante que tudo o resto, para a saúde delas!

Não me diga que também não castrou o gato?
Deve ser cá um aroma a feromonas felinas...ah, mas isso é comodismo dos donos, não querer a casa a cheirar a mijo de gato!
Pois saiba que é a causa de muitos abandonos! E agora diga lá novamente que não é benéfico para a saúde dos animais!

Ele há com cada um...

:o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 20, 2004 3:29 pm

Olá,
Eu estou há bastante tempo para esterelizar a minha cadela, mas devido a problemas vários ainda não o fiz. Não sei ainda se será desta, porque vou ter de repetir umas análises para ver ela já não tem vestigios de erlichiose, e só se não tiver, avanço para a operação.
Confesso que pretendo fazê-lo por puro comodismo, e nada mais.
Por esta razão, compreendo e aceito perfeitamente os argumentos do Aragão! Se ele é contra e está disposto assumir os inconvenientes (quer seja das cadelas ou do gato), acho que é um direito que lhe assiste e ninguém tem de por em causa!
Quanto aos aspectos defendidos por Sfigueira, não haverá aqui uma certa incongruência? Então se forem cadelas destinadas a criação, os problema de saúde já não se colocam? Se o que devemos colocar em primeiro lugar é a saúde da cadela e a esterelização é assim tão importante, então que se esterelizem todas! As cadelas destinadas a criação têm menos direito que as outras? São detinadas para criação e pronto....as coitadinhas já não podem ser saudáveis...é piometras, cancros mamários e sabe-se lá o que mais.

É obvio que a esterelização evita muita coisa, por exemplo o cancro do utero ( se não o tem não pode ter problemas nele)! Mas é a lógica que o Aragão já referiu......corta-se as orelhas para não ter otites, corta-se a perna para não ter problemas nela, etc.....

Eu faço a esterelização à minha cadela por comididade, assumo. Quem acha que esta não é razão para fazer isso, está no seu direito.

Um abraço
Paulo C.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta ago 20, 2004 3:55 pm

se eu comprar a rifa e me calhar o prémio (cadela), tem algum termo de responsabilidade ou posso fazer o que me apetecer com ela???

Com a linda pelagem dela estava a pensar num casaco de pele de Bouvier de Bernois para oferecer à minha avó que faz anos... :lol:
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta ago 20, 2004 3:58 pm

Ok, ok,...

Mas uma cadela de criação, se for um Criador e não um criador ;) consciente, fará 3 ou 4 ninhadas e esterilizará a cadela em seguida, não?

Pelo que sei, julgo que uma cadela não deve procriar até aos 8 anos de vida... que é a idade da cadela do Aragão...

O que eu quis dizer é que quanto mais cedo melhor!
Se não for mais cedo, antes mais tarde do que nunca... ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 20, 2004 4:04 pm

Pelo que sei, julgo que uma cadela não deve procriar até aos 8 anos de vida... que é a idade da cadela do Aragão...
Penso que queria dizer que "uma cadela não deve depois dos 8 anos de vida."

Um Criador, poderá fazer isso.Certamente será muito mais comodo ;).
Mas se estiver disposto a manter a cadela sem esterelização e fazer tudo o que é necessário para que ela não cruze e para salvaguardar a respectiva saúde, quem somos nós para dizer que está a proceder mal? ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 20, 2004 5:24 pm

Vamos lá a ver - a minha mãe não deixou que me tirassem as amígdalas - apesar de, na altura, todos os médicos aconselharem e , hoje, todos são contra - que, descobriu-se há pouco tempo, protegem a garganta de não sei quantas infecções bem piores - isso não vos diz nada ?
Mais, nunca ouviram dizer que a sardinha era um peixe que não se devia comer por ser 'raimoso' (já não sei se era esta a palavra) e hoje descobriu-se que é bom para o coração, etc, etc.
Bom, não sei porque havemos de confiar mais nas teses dos vets do que nas dos médicos...

Isto é, também há modas nas profissões de saúde, hoje deve-se não sei-o-quê, amanhã é o oposto.
Apenas acho que qualquer que seja a mutilação que se faça num cão (esterilização, castração, corte de orelhas, corte de caudas, etc) o dono deve fazê-lo conscientemente.
E não ir em 'diz-se que´ ou a moda do momento.
Porque não se pode voltar atrás.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta ago 20, 2004 10:26 pm

leoa_nova_ Escreveu: se eu comprar a rifa e me calhar o prémio (cadela), tem algum termo de responsabilidade ou posso fazer o que me apetecer com ela???

Com a linda pelagem dela estava a pensar num casaco de pele de Bouvier de Bernois para oferecer à minha avó que faz anos... :lol:
ha ha ha

e que tal umas codernises para o jantar?

:?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 21, 2004 1:09 am

nelsonk Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: se eu comprar a rifa e me calhar o prémio (cadela), tem algum termo de responsabilidade ou posso fazer o que me apetecer com ela???

ha ha ha

e que tal umas codernises para o jantar?

:?

Codornizes, Nelsoson, Codornizes... ;)

Realmente não percebi esta "piada" do casaco de peles, mas tá bem...
Estou a ficar loiro... deve ser da PDI... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado ago 21, 2004 10:48 am

Piadas à lá Kátia :D
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

segunda ago 23, 2004 10:59 am

Aragao Escreveu:Por esse raciocino, então vou cortar as orelhas dele, pois otites e outras infecções mais graves são comuns e sem orelhas não há risco disso. Vamos cortar as caudas a todos os animais, pois uma ferida ou doença na cauda poderá ser muito perigosa (já agora, é mesmo por causa disso que há raças com caudas cortadas), vamos retirar um rim que assim diminui-mos em 50% o risco de problemas no rins, vamos retirar… enfim percebes a ideia! :D
PauloC Escreveu:É obvio que a esterelização evita muita coisa, por exemplo o cancro do utero ( se não o tem não pode ter problemas nele)! Mas é a lógica que o Aragão já referiu......corta-se as orelhas para não ter otites, corta-se a perna para não ter problemas nela, etc.....
Desculpem, Aragao e PauloC, mas não consigo entender essa linha de raciocínio. Desde quando é que a gravidade de uma otite ou de uma infecção pode ser comparada com a gravidade de um cancro?? Pelo que leio, só posso deduzir que nunca tiveram o infortúnio de ter de lidar com essa terrível doença que se chama C-A-N-C-R-O. Ainda bem que não...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:19 am

Não está aqui a gravidade da doença!!! Tratava-se de demonstrar que o facto de determinado orgão poder estar sujeito a doenças ( e todos estão), não é razão para se retirar esse orgão! Não vou cortar as penas ao meu cão pelo facto dos cães também poderem ter cancros nas pernas! Porque é que as mulheres não retiram todas o utero? Elas também estão sujeitas a tipos de cancros similares aos das cadelas!! O Utero está lá e faz falta, e só deve mesmo ser retirado se disso houver necessidade!
No caso das cadelas, faz-se a esterelização por necessidade em função de uma doença que a isso obrige, ou por comodidade para que as cadelas não tenham cio. Neste último caso fica-se com a certeza que não poderá vir a ter problemas de saúde no útero, e então diz-se que se estão a 'prevenir'. Mas previ-se tanto como se previnem feridas nas caudas se as cortarmos, ou, um outro exemplo, se previne que um cão seja atropleado se o fecharmos toda a vida numa jaula e nunca o deixarmos sair.
Eu, ao contrário do Aragão, não sou contra a esterelização, apenas assumo que se faz por comodidade dos donos e não para proteger o cão.
Outra ressalva que faço é em relação aos cães cadios, caso em que a esterelização passa a ser uma necessidade de saúde pública e dos animais (que se reproduzem exaustivamente até morrerem de doença ou cansaço em alguma das fases do processo).

Abraços
Paulo C.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

segunda ago 23, 2004 3:07 pm

PauloC Escreveu:Não está aqui a gravidade da doença!!! Tratava-se de demonstrar que o facto de determinado orgão poder estar sujeito a doenças ( e todos estão), não é razão para se retirar esse orgão! Não vou cortar as penas ao meu cão pelo facto dos cães também poderem ter cancros nas pernas!
Em meu entender, é precisamente a gravidade da doença e a taxa de incidência da mesma que estão em causa. Já aqui o disse antes, o cancro mamário é *de longe* o tipo de cancro mais frequente nas cadelas maduras não esterilizadas, só mesmo a esterilização precoce o poderá evitar. Claro que uma cadela também pode vir a desenvolver osteosarcoma, ou linfosarcoma, ou hemangiosarcoma, etc., mas a taxa de incidência destes tipos de cancro em cadelas não esterilizadas é inferior à taxa de incidência de tumores mamários. A esterilização permite-nos evitar que as nossas cadelas venham a sofrer de um cancro muito comum e mortal. E, ao contrário do que seria o corte de um membro ou a remoção de outro órgão, está comprovado que a remoção do útero e dos ovários não tem consequências graves para a cadela, fora talvez a possibilidade de uma eventual incontinência futura. No entanto, para mim, esta possível consequência em nada se compara com a gravidade de um cancro. Entre uma incontinência e um cancro, venha de lá a incontinência.

PauloC Escreveu:Porque é que as mulheres não retiram todas o utero? Elas também estão sujeitas a tipos de cancros similares aos das cadelas!! O Utero está lá e faz falta, e só deve mesmo ser retirado se disso houver necessidade!
As consequências da remoção do útero e dos ovários numa cadela e numa mulher são bem distintas. A remoção do útero e/ou dos ovários nas mulheres causa a ausência de menstruação e, por conseguinte, uma menopausa precoce, o que não é nada benéfico para a saúde das mulheres. Pelo contrário, da ausência de cio nas cadelas não advêm problemas para a saúde, à excepção de uma eventual incontinência urinária, tal como escrevi acima.
PauloC Escreveu:Mas previ-se tanto como se previnem feridas nas caudas se as cortarmos, ou, um outro exemplo, se previne que um cão seja atropleado se o fecharmos toda a vida numa jaula e nunca o deixarmos sair.
Não acha que as medidas de prevenção deverão ser proporcionais ao mal a evitar?
PauloC Escreveu:No caso das cadelas, faz-se a esterelização por necessidade em função de uma doença que a isso obrige, ou por comodidade para que as cadelas não tenham cio.
PauloC Escreveu:Eu, ao contrário do Aragão, não sou contra a esterelização, apenas assumo que se faz por comodidade dos donos e não para proteger o cão.
Quanto a isto, felizmente está enganado. São cada vez mais os donos conscientes e responsáveis que o fazem não por comodismo, mas sim pela saúde dos seus animais. Todas as minhas cadelas foram esterilizadas não por meu comodismo, mas tendo apenas em conta a saúde delas. Infelizmente, a mais velha foi esterilizada tarde demais... Infelizmente, na altura ainda não dispunha das informações que disponho hoje... E é precisamente por isso que me faz confusão ver aqui pessoas que dispõem de tantas informações actualizadas e que nem assim se convencem das vantagens da esterilização em termos de saúde. Quem me dera a mim, há 8 anos, ter as informações que tenho hoje. Certamente que a minha cadela não teria sofrido o que tem vindo a sofrer...
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:32 pm

Só uma questão, a falta de hormonas sexuais produzidas pelos ovários na cadela (caso esta tenha sido esterilizada) ñ tem consequências??
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

terça ago 24, 2004 2:05 am

Sei que estamos a falar de cães e não de humanos...

Mas "aproveitando-me" das palavras de Manuel Alegre - "cão como nós" - atrevo-me a comparar o que se passa com os humanos ao que se passa com os animais...

Não sei se sabem, mas o cancro da mama, nas mulheres, e o cancro da próstata, nos homens, são (além do cancro do cólon) os cancros que mais mortes causam no nosso país. E, mesmo sabendo isto, lamento imenso mas não vou "cortar" o meu peito só para prevenir!

O que quero dizer, é que pessoalmente não sou a favor de esterilizações só para evitar a posssibilidade de algum dia vir a ter uma doença. Creio que, como Aragao e Paulo_C disseram, então porque não cortar a cauda, as orelhas, etc.

Também não me parece provável que alguma das mulheres aqui presentes se disponha a mutilar-se para evitar a possibilidade de contrair o cancro da mama (nem me parece que os rapazes gostassem da ideia ;) )...

Não recrimino quem o faça, nem tenho nada a ver com as opiniões dos outros... Só não me parece apropriado astear bandeiras a favor de tal justificando-o como prevenção de doenças.
Mas, enfim, cada um é livre de fazer como entende.

Aragão: o seu post está muito giro, mas acabou por não contar como foi a viagem afinal...
:lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”