Golden_ Escreveu:
Depois começei a aprender, a ler, a pesquisar e OPTEI pelo modelo inglês de criação.
Ò Golden_, não há modelo inglês de criação. Os ingleses tanto têm criadores familiares, como criadores "de canil", como puppy mills. E na Europa, ou nos EUA, também há criadores familiares, criadores "de canil" e puppy mills. Eu optei pelo modelo familiar, porque não concebo mesmo outra maneira de ter cães. E porque olhando para a história dos grandes criadores da raça se verifica que não é preciso fazer muitas ninhadas para se deixar marca. Ah, e voltando à
minha criadora, não é só UM cão que aparece nos pedigrees, são
vários cães de
várias ninhadas. E houve uma altura em que só tinha uma cadela reprodutora. Mesmo agora só tem duas ou três, pelo que, está a ver, mesmo que quisesse fazer 4 ninhadas por ano não conseguia. É este o meu modelo.
fang Escreveu:É que na "minha" raça, os melhores seleccionadores, se não fosse os cães para fora, tinham que ficar com todos os cachorros ou dar todo o excedente, porque cá simplesmente não se vendem. Pelo menos aos mesmos preços praticados para fora e mesmo assim contam-se pelos dedos.
Mas isso deve saber tão bem como eu.
Olá se sei. E o que me desespera ver que o quilo de Yorkie está a 400 euros ou mais !!!
Golden_ Escreveu:Eu, à uns anos «apaixonei-me» por um cão q vi na rua. Vi o pedigree e a «paixão» aumentou. Mas, como era um cão já com 6 anos, virgem, levei-o à FMV, fiz testes com o Prof. Luis Costa e a Isabel (assistente muito simpática), e detectaram-se anomalias
Esse cão era um chato. Perdemos quase uma hora à volta dele. E a Secção de Reprodução é de facto a melhor da FMV
fang Escreveu:Então o facto de uma raça ser bastante conhecida trás vantagens para o verdadeiros seleccionadores. Mantêm a qualidade e pelo menos pagam-lhe o trabalho.
É, também à partida não pensei que isso acontecesse, mas é mesmo assim. Os criadores seleccionadores que criam uma raça da moda estão em vantagem relativamente aos outros.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)