Raças mais populares

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda ago 23, 2004 10:23 am

Golden_ Escreveu: Depois começei a aprender, a ler, a pesquisar e OPTEI pelo modelo inglês de criação.
Ò Golden_, não há modelo inglês de criação. Os ingleses tanto têm criadores familiares, como criadores "de canil", como puppy mills. E na Europa, ou nos EUA, também há criadores familiares, criadores "de canil" e puppy mills. Eu optei pelo modelo familiar, porque não concebo mesmo outra maneira de ter cães. E porque olhando para a história dos grandes criadores da raça se verifica que não é preciso fazer muitas ninhadas para se deixar marca. Ah, e voltando à minha criadora, não é só UM cão que aparece nos pedigrees, são vários cães de várias ninhadas. E houve uma altura em que só tinha uma cadela reprodutora. Mesmo agora só tem duas ou três, pelo que, está a ver, mesmo que quisesse fazer 4 ninhadas por ano não conseguia. É este o meu modelo.
fang Escreveu:É que na "minha" raça, os melhores seleccionadores, se não fosse os cães para fora, tinham que ficar com todos os cachorros ou dar todo o excedente, porque cá simplesmente não se vendem. Pelo menos aos mesmos preços praticados para fora e mesmo assim contam-se pelos dedos.
Mas isso deve saber tão bem como eu.
Olá se sei. E o que me desespera ver que o quilo de Yorkie está a 400 euros ou mais !!! ;)
Golden_ Escreveu:Eu, à uns anos «apaixonei-me» por um cão q vi na rua. Vi o pedigree e a «paixão» aumentou. Mas, como era um cão já com 6 anos, virgem, levei-o à FMV, fiz testes com o Prof. Luis Costa e a Isabel (assistente muito simpática), e detectaram-se anomalias
Esse cão era um chato. Perdemos quase uma hora à volta dele. E a Secção de Reprodução é de facto a melhor da FMV :D
fang Escreveu:Então o facto de uma raça ser bastante conhecida trás vantagens para o verdadeiros seleccionadores. Mantêm a qualidade e pelo menos pagam-lhe o trabalho.
É, também à partida não pensei que isso acontecesse, mas é mesmo assim. Os criadores seleccionadores que criam uma raça da moda estão em vantagem relativamente aos outros.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

segunda ago 23, 2004 11:00 am

Eu não concordo com o rótulo de cão da moda, ou... vende-se muito porque é o cão da scotex..

LOP
Retriever do Labrador 2936
Rottweiler 2707

Não posso dizer que me espantou a posição do Rotweiller, o meu cão de eleição!!

A diferença de um para outro não é muito grande, e o rotweiller não aparece em publicidade, até porque... a publicidade que nos surge dessa raça acaba por ser negativa.

Por muitos aspectos já aqui referidos, o Labrador acaba por ser o cão preferido da maioria dos Portugueses(e não só). Comportamento, Temperamento, etc etc... E isto é uma realidade, só que acho que já era altura, de parar com o rótulo da moda.

Também não espanta que haja muito criadores de Labrador.
Se essa raça é a eleita pela maioria dos donos que compra um cão, é normal que seja também a eleita (por motivos de gosto e identificação) por cridaores que escolheram esse cão para criar!
SeaLords
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 11:07 am

maktub Escreveu: Também não espanta que haja muito criadores de Labrador.
Se essa raça é a eleita pela maioria dos donos que compra um cão, é normal que seja também a eleita (por motivos de gosto e identificação) por cridaores que escolheram esse cão para criar!
Diga antes que escolheram este cão para criar porque se vende bem (por enquanto). Deixe haver baixas nas vendas, e promoções do tipo "pague um e leve a ninhada toda" e vejamos se há assim tantos "apaixonados" pela raça ... (quantos criadores de Huskies é que há hoje, depois de abandonada a moda dos olhos azuis ?)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda ago 23, 2004 11:10 am

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:56 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 11:21 am

É, há por aí muita gente que não sabe sequer o que é um espermograma ou um seguimento de cio. Acham que a natureza é sábia. E depois admiram-se de as cadelas ficarem vazias.
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda ago 23, 2004 12:22 pm

SeaLords Escreveu: É, há por aí muita gente que não sabe sequer o que é um espermograma ou um seguimento de cio. Acham que a natureza é sábia. E depois admiram-se de as cadelas ficarem vazias.

Pois... Seguimento de um cio... :o ?!
Sei o tempo de demora um cio de uma PA e dos Cães D'Agua, sei que só depois de o corrimento terminar é que está receptiva, sei o tempo (em média) que ficam receptivas... mas é preciso fazer algum tipo de acompanhamento como se faz nas mulheres para fazer EXACTAMENTE o periodo fertil?!

É que a minha PA fez duas gravidezes histéricas... (Segundo o Veterinário.. eu penso que foi aborto, mas ok...) Já diziamos que o nosso PA era "virado" e depois presenteou-nos com 9 filhotes :) ...

Mas essa do espermograma é nova para mim... pode explicar por favor?
SeaLords
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 12:37 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 6:21 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 1:01 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:57 pm, editado 1 vez no total.
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda ago 23, 2004 1:10 pm

SeaLords Escreveu: ...
Com base nisso, pode-se dizer, com maior ou menor confiança, se o cão serve ou não como reprodutor. Acho que toda a pessoa que usa um cão exterior devia exigir, juntamente com os certificados de ausência de doenças hereditárias, um exame destes. Mais, acho que quer o dono da cadela quer o dono do cão, tratando-se de uma cruza "exterior", deviam exigir IA, mas pronto, cada um toma os riscos que quer.
...

Obrigada, SeaLords.
Golden_ Escreveu: Hoje em dia, recorro muito a inseminação artifial, assim os riscos são considerávelmente diminuidos.

Anita
Puxa... :o Será que elas sabem o que lhes aconteceu?!

Chamem-me antiquada.. mas no meu caso (como mulher), se algum dia pensar em ter uma chamada produção independente, já que irei passar uns meses de estado de graça mas com muito peso e disforme... hei-de ter PRAZER :lol:
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

segunda ago 23, 2004 1:33 pm

Inseminação artificial????? :o :o :o
Agora já não estranho o porquê daquele Alemão querer abrir uma casa de alterne canina... :D :D :D

Estava a brincar... Conheço uma clinica no Porto que faz IA, acho que é uma mais valia para os Criadores, visto ser muito mais barato mandar vir esperma do estrangeiro do que lá ir fazer a monta (isto sou eu a dizer, se estiver errado... desculpem ;) )
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 23, 2004 2:23 pm

nelsonk Escreveu:
Jordan Escreveu: Desculpem vir aqui ao tópico por uma pergunta que não terá muito a ver, mas tb acho desnecessário abrir um só para perguntar isto; pergunta é:

Sabem dizer quanto tempo é que demora o CPC a responder a um pedido de lista de criadores de uma determinada raça? No caso fiz o pedido na semana passada (ou já na anterior), pedi se haveria em portugal algum bom criador de duas raças, aqui no país? Eles realmente demoram algum tempo, ou será devido a ser mês de férias e demorar mais um pouco?
Não é nenhum caso de urgência mas de qualquer modo era só para saber se alguém sabe me dizer mais ou menos o tempo de espera?

Obrigada!

deve depender , eu esperei um ano depois desisti !

Nelson
Ops! Não me diga!!!! É que de uma das raças até posso conseguir na net ou mesmo aqui no fórum (há membros que têm cães desta raça) e saber pelo menos um ou dois bons criadores tenho a certeza, mas a outra, tá a ser difícil de sacar informações da net!
Mas de qualquer modo obrigada, Nelson! Se vir que estão a demorar muito um dia pego nas minhas perninhas e vou lá pessoalmente, pode ser que cara a cara sejam mais prestativos!

Mas agora referindo ao tópico, uns posts atrás falaram em 5 6 ninhadas por ano que seria demais e só me ocorre perguntar, essas 5/6 ninhadas são todas da mesma cadela ou de 2 / 3 cadelas diferentes?

E como os Criadores fazem se por exemplo a cadela recusa o macho escolhido pelo criador "a dedo", ou o macho recusar a cadela (nem sei se há casos destes os machos não costumam ser muito esquisitos ;) ) pelo menos de algumas vezes o que me constou é que por vezes há cadelas que não querem cruzar com certos machos! Se acontece isso, o que fazem? Escolhem outro tão bom como o primeiro escolhido, que a cadela aceite ou recorrem á IA??

Cumprimentos,
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda ago 23, 2004 2:26 pm

Da mesma cadela não pode ser porque elas só teem dois cios por ano ;)
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 2:33 pm

susanasaraiva Escreveu: Da mesma cadela não pode ser porque elas só teem dois cios por ano ;)
Pois é por isso que já estava baralhadinha de todo!!! E depois põe-se a falar de IA para aqui e para lá e eu já estava a fazer o maior filme! ;)
Ai, eu estou a me desperdiçar, com certeza que ganhava muito mais a fazer guiões de cinema! :lol:

'brigada! ;)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 23, 2004 2:34 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 11:58 pm, editado 1 vez no total.
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 3:03 pm

Pois Golden, é aqui que também discordo!
Podem ser lamechices sentimentais da minha parte, mas eu jamais obrigaria uma cadela minha a ter filhotes de um cão que ela rejeitou (lá sabe ela os motivos que teve para isso!)

Ainda no outro dia num programa mostravam que o facto de os cães urinarem num sítio era como deixando marcas para os outros que vinham atrás saberem quem lá esteve e até poderiam saber a idade do outro cão e se teria alguma doença... pois é quem me diz a mim que o cão apesar de vir com os papéis todos OK do vet a dizer que está de boa saúde, mas não poderá a cadela detectar nele alguma anomalia que nós não percebamos que a faz rejeitá-lo como possível reprodutor???

Como já disse podem me gozar á vontade que eu não ligo, mas um dia que decida comprar um cão de uma raça xpto quero ter a certeza que a cadela e o cão acasalaram de livre vontade e não que o meu peludinho vem de uma IA qualquer por vontada do criador e não da cadela!
Se calhar tenho a cabeça muito cheia de fantasias românticas, ou talvez não, mas nós já lhes retiramos tantas liberdades (encafifamo-los em apartamentos, sujeitamo-los a fazerem necessidades ás horas que nós estamos disponíveis para os levar á rua, transformamos cães de caça em delinquentes citadinos...) e agora até têm que acasalar com quem nós achamos que presta, desrespeitando mais uma vez o animal?

Parece-me já demasiado! Lamento! :oops:
Responder

Voltar para “Cães”