Notícia - Amiga dos animais em apuros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo ago 22, 2004 11:04 am

Cumprindo uma ordem judicial, a PSP e funcionários da Câmara de Torres Vedras encontraram há dias na casa da Presidente da Associação de Protecção para os Animais de Torres Vedras (APA), Olinda Dias, 25 cães. Agora, a responsável pela associação pode vir a ser acusada de manter um canil clandestino em casa. Yudo começou com a queixa de uma vizinha, tendo Olinda Dias sido notificada pela edilidade para retirar os cães, o que não fez. O município recorreu às instâncias judiciais para o cumprimento da legislação em vigor, que prevê o máxiomo de três canídeos adultos em casa.
Com 800 associados, a APA tem como principal actividade a gestão do canil municipal de Torres VEdras, com base num protocolo com a autarquia. A actuação da actual presidente da APA tem sido marcada pela polémica. Na última assembleia geral, o conselho fiscal reprovou as contas apresentadas pela direcção, argumentando que determinados documentos não serviam como justificativo de despesas. Em consequência a direcção correu o risco de ser demitida, mas um associado interpôs uma providência cautelar impugnando a reunião, por não ter sido convocada conforme os estatutos. O tribunal pronunciou-se a favor desta reclamação.
Retirado de "Público" (com correcção de erros gramaticais)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

domingo ago 22, 2004 5:19 pm

É assim:

Atendendo a que todos sabemos que condições têm os canis Municipais, por muito poucas que fossem as condições que a referida senhora lhes proporcionasse, provavelmente eram bem melhores que as do canil.

Mas pronto...mas como a lei diz que está errado cuidar de tantos cães, e certo é eles estarem no canil a sofrer....dou os parabéns a quem deu a referida ordem judicial(cambada de hipócritas que passam a vida fechados num gabinete...).

Enquanto Portugal não mudar a sua mentalidade em relação aos animais...situações destas, infelizmente vão continuar a acontecer.....
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 5:32 pm

Leis da treta ... só servem mesmo é para estes casos,porque quando existe queixas de maus tratos aos animais ninguem faz nada !
Agora vão para o canil, para a fila do corredor da morte :evil:
O que vale é que existe sempre uma chiba de uma vizinha a fazer boas acções, estavam a fazer mal aos bichinhos e foi preciso fazer queixa! :evil:
Existem pessoas que valia mais viverem no meio do deserto.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

domingo ago 22, 2004 5:54 pm

Lembram-se do caso dos Cães da Câmara de Torres Vedras.
Esta senhora é que denunciou o abate em massa que se verificava em Torres Vedras
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

domingo ago 22, 2004 7:46 pm

Se eu tivesse uma vizinha com 25 cães se calhar também fazia queixa, deve ser uma coisa muito agradável ter essa matilha ao lado da nossa casa....

Daniel Carreira
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

domingo ago 22, 2004 7:52 pm

[quote=baiha]
Se eu tivesse uma vizinha com 25 cães se calhar também fazia queixa, deve ser uma coisa muito agradável ter essa matilha ao lado da nossa casa....
[/quote]

eu não acredito que eles estivessem, num quintal do 3mX3m, todos ao molho a latir o dia todo.
Acho que deve haver um pouco mais de compreensão....
O que é que ganhava ao dar queixa???
Se calhar uma outra vizinha, tem só dois e latem o dia todo e aí ia fazer o quÊ??
Também ia dar queixa desses dois???
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo ago 22, 2004 7:59 pm

baiha Escreveu: Se eu tivesse uma vizinha com 25 cães se calhar também fazia queixa, deve ser uma coisa muito agradável ter essa matilha ao lado da nossa casa....

Daniel Carreira
Ai é???

Olhe sabe o que eu fazia...Arregaçava as mangas e ia ajudar a minha vizinha, pois gente assim ñ se vê todos os dias :evil:
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

domingo ago 22, 2004 8:08 pm

lá está o pessoal a mandar vir sem necessidade nenhuma, até porque pouco ficamos a saber dos factos.

por um lado:

-essa senhora foi a mesma q denúnciou o mau trato de animais
-presumivelmente é uma pessoa amiga dos animais
-tem 25 animais a seu cuidado
-alguém apresentou queixa

por outro lado:

-não conhecemos as condições em q tem os animais consigo
-não sabemos porque os tem

assim: como é q nos podemos por a seu lado e desancar na justiça e na vizinha?

por
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

domingo ago 22, 2004 8:16 pm

Se calhar a cabra da vizinha (desculpem o termo) que fez a queixa é a mesma que se vira para a tal senhora e diz que os caezinhos são muito bonitos e de vez em quando até leva uns restinhos lá de casa...a bela facadinha nas costas,muito usual nos dias que correm.

O que vale é que existem muitos incomodados.

Queixas,maus tratos,abandonos ... Afinal para que serve os direitos dos animais? :evil:

Já tou como diz o outro: « Só falta matar as renas ao Pai Natal e mandar esfolar o coelho da pascoa» :o
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo ago 22, 2004 9:37 pm

Pois.... e agora lá vou eu fazer de mau...

Quando é que se percebe que gostar de animais não é equivalente a recolher todos os animais que andam na rua?
Se queremos ter um canil há que seguir as regras! Boas ou más, elas existem e devem ser cumpridas!
Nem toda a gente é obrigada a gostar de animais, tal como eu não gosto de vespas nem de formigas. A vizinha é isto e é aqueloutro, mas quem está mal não é ela. Se a outra senhora tivesse o cuidado de tratar de tudo legalmente, a situação agora não se punha e os animais estvam felizes.
A liberdade de uns acaba onde começa a dos outros, certo?
É como as discotecas! Nós gostamos que elas existam, os vizinhos nem por isso...
Cumps ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo ago 22, 2004 10:04 pm

pifo Escreveu: Pois.... e agora lá vou eu fazer de mau...

Quando é que se percebe que gostar de animais não é equivalente a recolher todos os animais que andam na rua?
Se queremos ter um canil há que seguir as regras! Boas ou más, elas existem e devem ser cumpridas!
Nem toda a gente é obrigada a gostar de animais, tal como eu não gosto de vespas nem de formigas. A vizinha é isto e é aqueloutro, mas quem está mal não é ela. Se a outra senhora tivesse o cuidado de tratar de tudo legalmente, a situação agora não se punha e os animais estvam felizes.
É como as discotecas! Nós gostamos que elas existam, os vizinhos nem por isso...
Isto não é fazer de mau, é ser realista. Os meus aplausos. A noticia fala de 25 cães em casa, não me parece que fale em quintais, mas convenhamos que para ter 25 cães tem que se ter um grande quintal.
E realmente, é direito de qualquer um de nós, quando se sente incomodado, reclamar e acredito que ter um vizinho(a) com 25 cães não deve ser a coisa mais agradável do mundo. O meu vizinho da frente tem 7 num canil e dá cabo do juizo à vizinhança toda. É muito dificil passar 2 ou 3 noites sem dormir porque os cães ladram.
Até ver ainda ninguém, além de mim, se queixou, mas eu já mandei um fax para a Câmara com as fotos do canil, porque me indigna a maneira como os animais estão instalados. um canil com 2mtsx2mts, com 7 cães lá dentro, 5 deles de grande porte, telhado de zinco e uma espécie de janela.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda ago 23, 2004 2:10 pm

susanasaraiva Escreveu: Lembram-se do caso dos Cães da Câmara de Torres Vedras.
Esta senhora é que denunciou o abate em massa que se verificava em Torres Vedras

Pois, isto cheira-me a vingança.

Mas, xiça :o , 25 cães em casa..... vai lá vai. :o
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 23, 2004 2:49 pm

Desculpem fazer de advogada do Diabo, mas essa senhora que tem os 25 cães em casa e dá a cara pela Protectora dos Animais, por muito boas intenções que tivesse deveria de usar de equilíbrio e ser a primeira a cumprir com a lei! Com certeza já deve ter idade para ter juízo e ter consciência que não pode salvar todos!
É por essas e por outras que essas associações fazem campanhas de sensibilização á população acabam por não ser eficazes porque além da mentalidade portuguesa (maioria) ser que cães e gatos é pra enfeitar e quando estorva ou fica velho deita-se fora, mas também pelo facto de muitas pessoas que dão a cara pelas associações muitas vezes têm atitudes muito radicais e colocam os animais á frente do bem estar dos outros seres humanos que nos envolvem socialmente! São apontados como extremistas e depois ninguém quer ajudar, nem para para ouvir a mensagem!

Lamento se feri a sensibilidade aos presentes, mas o fórum é público e só vim expressar a minha opinião!

Fiquem bem!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 23, 2004 2:53 pm

[quote:f378b930c6=pifo]
Pois.... e agora lá vou eu fazer de mau...

[b:f378b930c6]Quando é que se percebe que gostar de animais não é equivalente a recolher todos os animais que andam na rua?[/b:f378b930c6]
Nem toda a gente é obrigada a gostar de animais, tal como eu não gosto de vespas nem de formigas. A vizinha é isto e é aqueloutro, mas quem está mal não é ela. Se a outra senhora tivesse o cuidado de tratar de tudo legalmente, a situação agora não se punha e os animais estavam felizes.
[/quote:f378b930c6]

Parece-me que enquanto as pessoas não conseguirem ser minimamente racionais ao ponto de perceberem isto, nunca se vai acabar (ou minimizar de forma válida) o problema dos cães sem dono.

Eu não sei em que condições a Senhora tinha os 25 cães, mas uma coisa eu sei, não estavam alojados de acordo com o que a Lei determina. Caso contrário o tribunal não teria dado a Ordem Judicial. O que a Lei determina é que não se podem ter mais do que 3 cães por habitação, a não ser que exista uma licença especial de canil. Esta licença é requerida à Câmara e para o efeito basta que os alojamentos respeitem uma serie de condições ( espaço, higiene, etc.). Quem tem estas condições pode pedir a referida licença. Se esta senhora não tinha esta licença, será legitimo depreender que também não tinha as devidas condições ( que não são nada de especial, apenas o que se condidera dar o minimo de dignidade aos cães e respeitar a saúde e o bem-estar publico).
Estas histórias de "vingança" até podem ter uma razão de ser, mas não me parece que agora se deva "tudo permitir" à senhora só para não ser acusado de vingança!!!
Falar é bonito, mas eu também gostava de ver aqui os que falam só por falar, viverem ao lado de uma pessoa com 25 cães no quintal ( por maiorzinho que seja). Tenho a certeza que 'piavam' mais fininho ;)

Além do mais, a ordem judicial não foi propriamente uma surpresa. Esta senhora tinha sido notificada para cumprir a Lei e manteve-se em desobediência! Não sei se estava à espera ( em desepero) que a lei mudásse entretanto ou um milagre semelhante acontecesse, mas é obvio que este teria de ser o resultado final. Das duas uma, ou se deveriam entretanto ter encontrado soluções alternativas ( adopções, casas de alojamento temporário, alojamento no canil, etc.), ou se isso foi tentando e não foi possível achá-las então terá de se ser realista e concluir que efectivamente estes cães não têm para onde ir! Sendo assim, o que se faz? Mantêm-se aprisionados ilegalmente num espaço confinado ( como se de uma prisão se tratásse), sabe-se lá em que condições de salubridade, para o resto da vida? Não será a eutanásia mais piedosa?!?! (

Cumprimentos
Paulo C.

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”