Vamos lá continuar a nossa discussão, que assim o tópico volta para cima. Não se esqueçam que a base deste tópico são duas cachrorrinhas pequeninas que precisam de ajuda.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Talvez Paulo, mas não consigo pensar assim...para mim é como as pessoas, devíamos então eutanasiar os sem abrigo para os quais não há perspectivas de realojamento? Também eles espalham doenças, se reproduzem, etc...Para mim o tratamento aos animais deve ser o mesmo que o utilizado para as pessoas, não consigo pensar de outra forma.
Pois, então neste aspecto nunca estaremos de acordo, porque para mim pessoas e animais nunca estarão ao mesmo nível, e as decisões em relação a uns e a outros nunca se poderão reger pelas mesmas regras

Precisamente por colocar as pessoas num patamar superior ao dos animais é que acho que num mundo de escassos recursos é completamente utópico falar-se em gastos com esterelizações e infraestrutras de apoio a animais abandonados quando há falta de recursos para dar apoio a crianças com frio e fome!
O ideal para mim, seria ir pegando em todos os animais errantes e proceder a esterelizações a todos, para que não se possam mais reproduzir, mesmo que se volte a colocá-los na rua novamente, mas fazendo com que o número de animais na rua vai naturalmente diminuindo. Eutanásia, na minha opinião, é uma medida radical para quem quer resultados imediatos e não tem em conta os direitos dos animais, devendo apenas ser pemitida em casos de doenças terminais ou urgências mesmo, assim como defendo que deveria ser com as pessoas (claro que aqui, com o consentimento do próprio).
"O ideal" era vivermos num mundo 'cor-de-rosa' em que não houvessem guerras nem pessoas a morrer à fome, e os animais fossem todos nossos amigos. Mas nós não vivemos num mundo 'ideal', vivemos no 'mundo real'. E neste mundo os recursos são escassos e o dinheiro não chega para tudo. Há por isso que estabelecer prioridades e para mim, tal como para a socieadde em geral, os seres humanos são prioritários.
Que a eutanásia é radical estamos de acordo. É radical e é um recurso extremo a usar só quando outras soluções práticas estiverem esgotadas. No entanto é uma via a ter em conta se queremos resolver o problema. Claro que é para ter resiltados imediatos, porque só estes impedem que o problema cresça e cresça cada vez mais. Os direitos dos animais incluem o direito a ter uma vida digna! Que vida tem um cão ou cadela fechado eternamente num canil duma qualquer associação, a abarrotar pelas costuras, sem espaço, sem comida suficientes, com doenças a proliferarem, etc. ??? E os direitos dos animais que ficarão por salvaguardar se continuarem a nascer cachorros indefenidamente? É que esterelizar todos é uma utopia, ou você acredita mesmo que isso é possível?
A longo prazo, a muito longo prazo, talvez as coisas sejam diferentes, mas se não se tomar uma medida extrema agora, quando chegar esse prazo, em vez de 100, temos 100.000 cães nos braços! Mesmo que nessa altura todas a gente seja pela estsrelização e adopção, haverá casas para todos?
Abraços
Paulo C.