Cócó od nao deve!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ronin
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: domingo jul 04, 2004 12:58 am
Localização: Guga (golden), caes grandes, Maremmas

terça ago 24, 2004 4:56 pm

Ola dogfriends!!!!


O Guga anda lindo, ja tem 3 meses!! Simpatico e sempre bem disposto, evidentemente é o golden mais bonito do mundo ( ja falta pco pra ter web page c fotos e blog), mnas so me xateio c ele por causa de uma coisa, ele entra em casa pra fazer cócó!!! Eu keria condiciona-lo a fazer la fora( isso ja faz as vezes) e qdo fossemos dar uma volta - tipo ao parque...

Conhecem algum truke pra isso acontecer o mais brevemente possivel??? Senao eu e o Guga vamos lutarrrrr - ele ganha sempre!!! :D :D [size=10][/size][size=12][/size][/quote]
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

terça ago 24, 2004 5:07 pm

O "truque", é insistir até ele fazer na rua e paciência.
Quando ele se aliviar dentro de casa repreenda-o,mas só se o vir a fazer.Repreensões muito tempo depois de ele ter feito,não adiantam de nada.Se o vir a aliviar-se e tiver acesso rápido à rua,leve-o rapidamente para fora,e quando ele terminar,elogie-o. Sempre que ele fizer no local correcto,repita o mesmo procedimento.
Agora resta-lhe ter paciência,e com o tempo,ele aprende.Convêm lembrar que ele ainda é muito novo,e por isso é normal que de vez em quando ainda se descuide. ;)
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 24, 2004 5:12 pm

Heheh com 3 meses? Lol!!

Ou estás disposto a passar 18h por dia com o cão, ou então espera mais um mês!

Com isto quero dizer que se lhe ralhares sempre que o apanhas (no acto) a fazer cocó em casa, lá pelo 4 mês de idade (a cair para o quinto) ele vai entender e deixar de fazer em casa.
Em alternativa, SE passares muito, mas mesmo muito tempo com o cão. SE quando não estás com o cão ele NÃO tem a possibilidade de fazer asneiras (e.g. está fechado na sua casota), então com algo trabalho ele aprende a não fazer cocó no sítio errado em 15 dias. Senão… é só uma questão de esperares!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça ago 24, 2004 6:41 pm

Deve ser do cansaço mas não percebi o seu conselho, Aragão.

Com 3 meses ainda é muito pequeno.
Hão-de haver sempre momentos em que ele se alivia em casa, por não aguentar sem fazer muito tempo.

Mas, entretanto, experimente o seguinte - quando o apanhar a fazer em casa dê-lhe um NÃO bem forte e despreze-o durante 10 mns (tipo ignorá-lo).
A ideia é ele perceber que fez algo que o dono não gosta.
Atenção que tem de ser no acto.
Depois não serve.

Quando começar a andar em circulos (sinal de que se está a preparar para fazer) leve-o depressinha para o sítio próprio - podem ser jornais em casa (provisóriamente) ou para a rua (pode ser mais complicado).
Se ele fizer no sítio dê-lhe festinhas, um biscoitinho e mostre, de todas as formas, que está contente com ele.

Lembre-se que ele é um bébé.
Não espere grandes resultados de imediato.
Como dona aconselho paciência e uma esfregona sempre à mão.
noInfo
Membro Veterano
Mensagens: 452
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça ago 24, 2004 8:38 pm

STOP lá ai...

esperem ai que eu tou confuso.. é que em 2 dias eu ponho um cachorro de 2 meses a deixar os "presentes todos de baixo da arvore de natal!"
só no 1º...vá lá...2º dia é que ainda querem fazer surpresas e largam-nos em sitios para agente descubrir! ;)

1º o cachorro tem 3 meses certo?
quando fala em querer que evacue na rua está a falar num quintal certo?!? pq a idade dele nao permite outra coisa como deve saber...
mas vamos por partes...

OBJECTIVO1: largar o "material" proveniente dos intestinos e bexiga num local pretendido! neste caso dentro do quintal certo?(se for em casa é a mesma coisa)

fase1(preparativos)
1º - escolher sitio para ele fazer o serviço

2º - arranjar jornais

3º - colocar os jornais no sitio pretendido

4º - molhar uma ponta de jornal na urina do cão
___________________________________________
fase2(actuar)
1º -sempre que o cão acorde, que acabe de comer ou beber agua levar imediatamente ao local escolhido onde estão os jornais

2º -no espaço de minutos ele irá fazer as necessidades no jornal 1º por voçe ter encaminhado ele para lá e 2º por sentir o odor da sua urina!(do cão como é natural!)

3º- elogiar bastante o cachorro depois do acto feito

4º -sempre que apanhar em flagrante o cão a fazer a "maldade" num sitio que nao o escolhido! reprimi-lo imediatamente, e leva-lo logo de seguida aos jornais (caso tenha sobrado alguma urina..)
se os passos 1,2 e 3 forem seguidos com rigor possivelmente este passo(4) nao irá ser necessario, MAS....convem passar por ele, isto porquE? pergunta VOÇE?! eu respondo...
pq o facto de o cão aprender que o local mais correcto de fazer as necessidades ser nos jornais...nao implica que ele saiba que dentro de casa ou em outro lugar qualquer na casa e quintal é PROIBIDO! entendeu ideia?
logo ele deverá ter na sua consciencia que nao é apenas para fazer as necessidades lá fora como é ABSOLUTAMENTE PROIBIDO fazer em outro lugar qualquer...(isto enquanto nao poder ir á rua...mas isso é outra historia!)
_______________________________________
TAREFA CONCLUIDA!
_______________________________________
Nota1: para tudo isto ser possivel, terá que seguir tudo á regra!
e para tal tem que perder um bocado de tempo..principalmente na fase2(actuar),logo, aconselho a começar isto num fds, e estar atenta durante todo o dia! só assim terá sucesso..
eu compreendo que seja chato..mas garanto-lhe que o cão na 2ª feira, ou até mesmo domingo já saberá o que fazer! e assim nao perderá uma eternidade em criar este habito no cachorro, ficando tudo resolvido numa questao de +/-2 dias!, o cão nao só começecerá a "pedir" para lhe levarem ao local se voçe estiver perto dele(do cão) como se nao tiver ng irá procurar o local por ele mesmo...o que se tiver mt longe pode resultar numa mijinha a meio do caminho devido as pequenas dimensoes da bexiga....mas o importante é ele já ter consciencia para onde tem que ir....por isso no inicio deverá encaminha-lo voçe sempre que for possivel!


Nota2: IMPORTANTE! o cão terá que ter sempre acesso á zona escolhida 24 horas por dia!
mas em principio...se começar com isto de manha ele á noite já terá associado o acto tb ao jornal e nao só ao sitio..e se ele nao tiver acesso á rua durante a noite, coloque jornais num canto, nao mt longe do local onde ele dorme! convem os jornal ainda possuirem algum odor a urina nos 1ºs dias!(claro que nao é para manter smp os mesmo jornais..mas smp que substituir por novos...molhe uma pontinha...nos novos..só para ficar com o odor, mas como disse isto só será necessario no inicio)

Nota3: se quizer manter os mesmos jornais por exemplo para toda a manha! terá que ter o cuidado pois se ficarem mt molhados ele nao irá ter mt vontade de evacuar lá!


p.s: a historia de mais tarde passar dos jornais para as idas á rua...terá que $pagar$ pelos serviços! :D
agora a serio...tou cansado...lol.. alguem lhe dirá essa segunda etapa canina...agora preocupe-se é com esta que lhe falei! ;)


Ó Aragão tu que tb és especialista nestas questoes "Sanitarias" dá ai um toque quanto a fase do passar a fazer na rua! para eu nao fazer o trabalho todo
(temos que abrir uma empresa?! nao achas? ;) )
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 25, 2004 10:25 am

Hehe

Aisd, quem está cansado sou eu :D , depois de reler o post também fiquei com dúvidas sobre o que eu estava a dizer. ;) Mas, basicamente o que eu queria dizer é que o cachorro ainda é muito jovem para aprender acções complexas, ou seja se o dono está disposto a passar 24h com o cão então é possível ensinar o cão a fazer as necessidades no sitio certo. Se o dono não tempo/paciência, então só lá para o 4º ou 5º mês é que vai ter sucesso.

Nota sobre o meu próprio texto: Por acções complexas eu quero dizer fazer as necessidades em determinado sítio, porque fazer necessidades fora de determinado sitio, a mãe do cachorro já lhe ensinou tinha ele algumas semanas de vida (assumindo que ele não foi retirado da ninhada antes do tempo correcto… como infelizmente acontece muitas vezes…)

noInfo: não tenho nada a acrescentar ao que disseste, está perfeitamente correcto (IMHO). Só faço um reparo, que é em relação ao tempo. Dois dias é um tempo muito curto! :; O método que eu conheço com mais sucesso (que foi o que eu usei com o Acktan) garante sucesso em cerca de 10 dias (ou eram quinze?), mas esse método é mais elaborado, porque praticamente elimina os erros do cão (introduz uma casota para o cão). Mesmo assim, o meu “record” com o Acktan foi de ensina-lo a fazer no sítio em 5 dias! Mas, é preciso dizer que eu tirei férias quando o meu cachorro foi lá para casa, por isso eu passava 24h por dia com o cachorro (sim, dormia ao lado da casota dele e tudo! :) )

p.s. a parte da urina nos jornais é muito importante, um dos motivos que fazia o Acktan nem sempre perceber que era ali o sítio certo, era porque eu ao inicio limpava os jornais todos! É preciso sempre deixar um jornal sujo, para o cheiro se manter ali.

Sobre a passagem para a rua, a melhor forma é de quando o cão puder ir à rua (atenção ás vacinas e a altura que o vet disse que ele podia passar a ir à rua) levar um dos jornais (sujos) e coloca-lo no chão (sempre no mesmo sítio) e depois de vez em quando não colocar o jornal (mas levá-lo ao mesmo sítio) e depois esquecer o jornal.

Nota sobre o meus texto: tenho a sensação que o Português não está dos melhores, mas eu hoje estou meio cansado, por isso vai ter de servir… :(

noInfo: Vamos montar uma escola de obediência por correspondência! ;)
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 25, 2004 10:45 am

A minha técnica é mais simples. Assim que o cão vem do criador, é andar com ele sempre na rua.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 25, 2004 10:54 am

KROZ Escreveu: A minha técnica é mais simples. Assim que o cão vem do criador, é andar com ele sempre na rua.
Kroz, essa não me parece muito bem! Assim que o cão vem do criador, vai levar as vacinas (ou então já as levou à pouco tempo) por isso o cachorro ainda vai ter de ficar cerca de um mês em que não deve ia à rua (ou pelo menos, tocar, cheirar, lamber seja o que for na rua).

p.s. Isto sem falar que a menos que passes as 24h por dia na rua, não estás a ensinar nada ao cachorro, sobre aonde deve fazer as suas necessidades. ;)
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 25, 2004 11:09 am

Boas Aragão!

A ideia é mesmo não ligar à história de que o cão não pode ir à rua antes de ter completado a primo vacinação. É claro que há riscos, mas também há muitos modos de minimizá-los.
Já lá vão 4 pastores alemães e um pinscher e até agora nenhum teve qualquer problema. e os pastores alemães andam 24h por dia na rua. Para além de mim, no "mundo de cães" onde me insiro, bastantes mais cães andam na rua sem terem a vacinação completa e até hoje... nada.

Mas uma coisa dou-te razão, não ensino nada ao cão. Levo-o à rua o máximo de vezes possíveis, que são muitas, de modo a que ele aprenda sózinho onde deve fazer. Qualquer cão prefere fazer na rua do que em casa. É só ele se habituar a isso. Depois para acelarar as coisas há sempre as repreensões e elogios normais.

É que sou um pouco contra o método do jornal ou outro semelhante. Já lá vão uns quantos cães que conheço que já com um ano de idade ou mais preferem fazer no jornal do que se aguentarem até irem à rua. E se não há jornal... é igual. O cão habituou-se que fazer em casa é bom e ainda é elogiado. Se corre bem é útil, mas se corre mal é péssimo.
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 25, 2004 11:59 am

KROZ Escreveu:
A ideia é mesmo não ligar à história de que o cão não pode ir à rua antes de ter completado a primo vacinação. É claro que há riscos, mas também há muitos modos de minimizá-los.
Kroz, essa não estava há espera de ti. Não é uma história o cão não poder ir à rua, como tenho a certeza de que sabes. Mas quem ler o teu post pode pensar que isso de não ir à rua é uma parvoíce e nem sequer tomar as providencias que assumo que tomes. Por isso em benefício de outros deixa-me lembrar porque é que um cão não deve ir à rua:
Como é obvio um cachorro, à semelhança de uma criança, está muito mais susceptível a doenças que um cão adulto, ao ser posto em contacto com a rua, ele vai cheirar, lamber, etc. todo o que o rodeia (é assim que ele aprende), ora a rua está cheia de animais com vários níveis de contaminação. Basta que o cachorro pise algo contaminado e depois lamba a pata para poder ficar doente.
Ora mas se o cachorro já foi vacinado, porque é que não pode ir à rua? Já devia estar protegido! Certo?
Errado! Por dois motivos: o primeiro é que as vacinas não são imediatas, demora alguns dias até que o corpo crie os anti-corpos. Isto não é carregar no botão e já está. Mas mesmo uma semana depois (altura em que a vacina já deve estar a fazer efeito) ainda não se pode levar os cães! Porque? Porque a vacina pode ter falhado!
Explicando melhor. Os cães quando nascem não tem anticorpos (nem os criam), sendo o leite materno que lhes fornece a totalidade dos anti-corpos, só quando começa a largar o leite é que o corpo deles começa a gerar os anti-corpos. Normalmente as vacinas são dadas em dois tempos, uma primeira e uma segunda como reforço (há vets que dão dois reforços, mas isso soa-me mais a explorar que outra coisa). O motivo disto é que se a vacina for dada muito cedo, ou seja os anticorpos da mãe ainda estão fortemente activos no cachorro, então serão os anticorpos da mãe a eliminar a vacina e não o cachorro a gerar os seus anticorpos (que é o objectivo da vacina), por isso é que existe o reforço que é para garantir que se a primeira vacina falhou a segunda não falhe!

Se desdobrarmos isto nas suas várias hipóteses temos o seguinte:
1) A primeira vacina pegou!
Então após alguns dias o cachorro pode ir para a rua com alguma segurança. Ainda é cachorro e por tal mais susceptível a doenças, mas com os mínimos de segurança (não comer nada do chão, etc.) está tudo bem.
2) A primeira vacina não pegou!
Isso significa que os anticorpos da mãe ainda estão activos e por tal ele está protegido. Mas após algumas semanas esses anticorpos vão morrer, se o segundo reforço for dali a 2 meses, então o cachorro vai andar cerca de um mês sem nenhuma protecção! Este é o risco de andar com o cão antes do reforço!

Como infelizmente, não conseguimos saber (sem uma série de testes) se estamos na hipótese 1) ou 2) se levamos o animal à rua estamos a correr um risco.

Na minha opinião entre o animal passar um mês ou dois em casa (com a chatice que é) ou morrer ou ficar seriamente doente, acho que a chatice compensa largamente os riscos.

KROZ Escreveu:
Já lá vão 4 pastores alemães e um pinscher e até agora nenhum teve qualquer problema. e os pastores alemães andam 24h por dia na rua. Para além de mim, no "mundo de cães" onde me insiro, bastantes mais cães andam na rua sem terem a vacinação completa e até hoje... nada.
Desculpa, mas são estatísticas sem sentido. O facto de todos os cisnes que eu vi serem brancos não implica que todos os cisnes sejam brancos! O facto é que todos os anos morrem cachorros porque foram infectados antes das vacinas fazerem efeito. Eu não me importo por ai e além se acontecer a cachorros de outras pessoas, mas aos meus cachorros nem pensar!

Se a possibilidade de um cão morrer devido a ter vindo à rua antes do tempo for de 1%, isso quer dizer que podias ter 100 cães, que 99 deviam se safar! Mas isso também quer dizer que arriscas a vida de um cão teu!

Bolas, lá está outro testamento! Desculpem, eu tinha dito a mim mesmo que ia tentar reduzir as linhas… :(
noInfo
Membro Veterano
Mensagens: 452
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quarta ago 25, 2004 3:24 pm

KROZ Escreveu: É que sou um pouco contra o método do jornal ou outro semelhante. Já lá vão uns quantos cães que conheço que já com um ano de idade ou mais preferem fazer no jornal do que se aguentarem até irem à rua. E se não há jornal... é igual. O cão habituou-se que fazer em casa é bom e ainda é elogiado. Se corre bem é útil, mas se corre mal é péssimo.
KROZ se isto for bem feito, a possibiliadade de isso acontecer é nula!
1º por uma coisa que disses-te e mt bem "Qualquer cão prefere fazer na rua do que em casa." o cão quando começa atingir alguma maturidade, a rua torna-se mt mais estimulante...
mas mesmo no começo das idas á rua ele deverá ter os jornais em casa...pq em principio as pessoas nao vao ter a disponibilidade de ir com ele as vezes todas que ele necessita de ir á rua...visto que ele ainda nao aguenta ir pelo menos 3 vezes! (as ferias nao duram para sempre...)
mas o principal é começar com a rotina da rua pelo menos essas 3 vezes por dia! ou se nao for possivel 2....nao interessa...é preciso é ele perder tempo até ele fazer! assim ele começerá a fazer smp na rua as vezes que os levam! idependentemente das outras vezes que ele terá que fazer no jornal durante o dia...por nao aguentar...mas o que interessa é ele saber que quando vai á rua é para fazer!
e dps surge tudo naturalmente...ele ao começar a ficar mais velho...irá começar a controlar melhor as necessidades...e o seu instinto territorial começa a acentuar..a procura de novos odores..enfim aquilo que disseste "Qualquer cão prefere fazer na rua do que em casa"....e irá começar a aguentar para o levarem á rua...
ele ao começar a aguentar...os jornais devem ser retirados! e nao deixar nenhum rasto de cheiro a urina no local! isso irá acelerar o processo de esperar para ir á rua.....
isto acontece tudo mt naturalmente...os jornais depressa desaparecem da memoria do cão! inclusive, se msm na ausencia dos jornais ele tentar ir ao sitio onde eles tava...ai repreender! mas o instinto do cão de urinar na rua supera isso tudo...


enquanto ás saidas á rua(mesmo rua...fora de quintal/jardim/terreno proprio) logo mal saidos do criador...
isso é mt relativo...mas em certos casos até te dou razão...
mas 1º diz-me uma coisa...moras em que sitio?
é que um local urbano não é o mesmo que uma zona rural...
pq olha que a parvavirose quando quer nao perdoa...
mas eu dou-te razao no seguinte sentido..nao sei se é o teu caso..
o meu avo á mts anos atras, era caçador e criava a raça de perdigueiro portugues, ele smp foi apologista do que tu disseste...inclusivé até dizia "isso sao p*neleirices", os cachorros até desde que começavam a andar...e querer explorar corriam tudo sem qualquer procupaçao, seguiam as cadelas para todo o lado ...e nunca houve problema algum, e alem disso os cães tornavam-se mt mais resistentes e criavam mts mais imunidades! mas o facto de o meu avó viver numa herdade....lado numa zona rural/campestre...tem mt influencia.... temos que ver que o perigo de contagio é mais incidentes em certos locais...
e quem vive numa zona urbana tem que ter mais cuidado...
e olha que graças ao pensamento identico ao teu já assisti a muitos casos com maus resultados...principalmente devido á parvavirose
por isso o que disseste é mt relativo...
temos que ver a diferença dos locais..e os pontenciais perigos de contagio!

cmp
Responder

Voltar para “Cães”