A minha Rott
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
- Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar
Não sei se estão lembrados de mim e do drama pelo qual passei no dia 4 de Julho, lembram-se da história do [b]Simão[/b], do Golden que morreu de ataque cardiaco?....
Pois bem, desde o dia 03 de Agosto que temos uma amiguinha nova lá em casa, desta vez é uma cadelinha Rottweiler.
Já está quase com 3 meses (faz dia 29 de Agosto).
É super amorosa, mas um autêntico diabinho!!
E eu que me quixava das traquinices do Simão....bem esta na 1ª semana lá em casa fez mais estragos do que o Simão num mês....prontes lá vem a comparação...mas é inevitável!
Não conhecia bem os Rott's, estou a aprender a lidar com ela, não tem sido fácil pois ela tem uma personalidade fortissíma e tenta impôr-se, o que não pode ser de maneira nenhuma.
Já responde ao comando "AQUI" mas o NÃO é que está mais dificil....ela ladra muito quando lhe dizemos NÃO, parece que só tem respeito ao meu marido, quando é comigo leva para a brincadeira e ladra que se farta, além disso corre de um lado para o outro como uma doida....no entanto, é linda!
Gosta muito da nossa companhia e adora que brinquem com ela, o pior é com a minha filhota.....é que a miúda tem algum receio que ela a magoe.
Agora ando numa de dar saltos cada vez que nos vê, parece um canguru, até fica presa ás nossas calças....já me disseram pra não a deixar fazer isso, pra lhe dar um empurrão com o joelho dizer-lhe NÃO, mas não será cedo demais?? ela não quererá só brincar?
Gostaria de ter a vossa opinião e que me dessem algumas dicas no sentido de educar esta morota, Ah! o nome dela é [b]PACHA[/b] (influências da miudagem....).
Mas não é tudo.....na 1ª semana de Setembro vem o outro bébé....vamos ter mais um Golden!
Espero que esta combinação Golden/Rottweiler resulte....como são ambos pequeninos, Deus queira que sim e que desta vez o azar não nos bata á porta.....
Pois bem, desde o dia 03 de Agosto que temos uma amiguinha nova lá em casa, desta vez é uma cadelinha Rottweiler.
Já está quase com 3 meses (faz dia 29 de Agosto).
É super amorosa, mas um autêntico diabinho!!
E eu que me quixava das traquinices do Simão....bem esta na 1ª semana lá em casa fez mais estragos do que o Simão num mês....prontes lá vem a comparação...mas é inevitável!
Não conhecia bem os Rott's, estou a aprender a lidar com ela, não tem sido fácil pois ela tem uma personalidade fortissíma e tenta impôr-se, o que não pode ser de maneira nenhuma.
Já responde ao comando "AQUI" mas o NÃO é que está mais dificil....ela ladra muito quando lhe dizemos NÃO, parece que só tem respeito ao meu marido, quando é comigo leva para a brincadeira e ladra que se farta, além disso corre de um lado para o outro como uma doida....no entanto, é linda!
Gosta muito da nossa companhia e adora que brinquem com ela, o pior é com a minha filhota.....é que a miúda tem algum receio que ela a magoe.
Agora ando numa de dar saltos cada vez que nos vê, parece um canguru, até fica presa ás nossas calças....já me disseram pra não a deixar fazer isso, pra lhe dar um empurrão com o joelho dizer-lhe NÃO, mas não será cedo demais?? ela não quererá só brincar?
Gostaria de ter a vossa opinião e que me dessem algumas dicas no sentido de educar esta morota, Ah! o nome dela é [b]PACHA[/b] (influências da miudagem....).
Mas não é tudo.....na 1ª semana de Setembro vem o outro bébé....vamos ter mais um Golden!
Espero que esta combinação Golden/Rottweiler resulte....como são ambos pequeninos, Deus queira que sim e que desta vez o azar não nos bata á porta.....
<strong>Rosita</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
- Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
- Contacto:
Parabéns e felicidades para os cachorrinhos
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Parabéns pela aquisição.
Com a rottweiler,é preciso ter um pulso firme.Acho que a deve começar a treinar desde já.Mas quanto a este assunto,existem aqui forenses que a saberão elucidar melhor do que eu.
Felicidades com a cadelita, e com a amiga que está para chegar.

Com a rottweiler,é preciso ter um pulso firme.Acho que a deve começar a treinar desde já.Mas quanto a este assunto,existem aqui forenses que a saberão elucidar melhor do que eu.

Felicidades com a cadelita, e com a amiga que está para chegar.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
O site sugerido pelo Rui é optimo. Veja tudo atentamente e, quem sabe, torne-se sócia da Associação Amigo do Rottweiler.
Adianto-lhe apenas que 3 meses não é 'cedo demais' para mostrar á cadelinha o que deve e o que não deve fazer. É desde já que deve mostrar à cadela como quer que ela se comporte quando for adulta, mais tarde será bem mais dificil de ensinar e para a cadela de perceber porquê podia e já não pode ( ela sente que é a mesma!).
Abraços
Paulo C.
-
- Membro
- Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar
Obrigada a todos pelas sujestões e já sabem que conto com a vossa experiência.
Vou consultar o site recomendado, já adquiri um livro e tirei muita informação da Net, no entanto, sei que cada caso é um caso e nem sempre o que está escrito nos livros se pode aplicar a todos os animais.
PauloC conto consigo pra me dar umas "dicas" pra melhor educar a minha menina pois sei que é uma pessoa experiente neste campo.
Uma coisa que me irrita um bocado é ela saltar pra cima de nós....queria mudar esta atitude mas não sei qual a forma mais correcta.
Outra coisa é ela "abusar" da minha filhota, se a miúda está deitada no sofá ela não hesita e salta-lhe pra cima, além disso sempre que pode mordisca-a.....será só brincadeira? podemos alterar esse comportamento?
Deixem as vossas opiniões e já agora as vossas experiências.
Obrigada!
Vou consultar o site recomendado, já adquiri um livro e tirei muita informação da Net, no entanto, sei que cada caso é um caso e nem sempre o que está escrito nos livros se pode aplicar a todos os animais.
PauloC conto consigo pra me dar umas "dicas" pra melhor educar a minha menina pois sei que é uma pessoa experiente neste campo.
Uma coisa que me irrita um bocado é ela saltar pra cima de nós....queria mudar esta atitude mas não sei qual a forma mais correcta.
Outra coisa é ela "abusar" da minha filhota, se a miúda está deitada no sofá ela não hesita e salta-lhe pra cima, além disso sempre que pode mordisca-a.....será só brincadeira? podemos alterar esse comportamento?
Deixem as vossas opiniões e já agora as vossas experiências.
Obrigada!
<strong>Rosita</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Bem vinda ao mundo fabuloso dos Rottweilers!
Só três coisinhas sobre Rottweilers:
1) São a coisa mais dócil do mundo
2) Tem a mania de rosnar quando brincam
3) São muito teimosos e dominantes
O rosnar é normal e não tem o mesmo significado que em outros cães. É um rosnar de brincadeira (sim, claro que também rosnam de zangados), mas quem não está à espera pode se assustar ou pensar que o cão está mau (o sindroma das raças perigosas e assassinas e que comem crianças ao pequeno-almoço…).
Por serem teimosos e dominantes, não quer dizer que precisem de força física, aliás entrar num conflito de “quem têm mais força” com um Rottweiler não é um bom caminho.
O que isso implica é que dar uma ordem ao cão (tipo “fora do sofá”) é para ser cumprida, se o cão ignorar a ordem não encolher os ombros e virar costas a pensar “olha, não lhe apetece agora, ele sai depois!”.
Atenção, que esta lógica aplica-se a qualquer raça, a diferença é que num Cocker, se calhar a pessoa encolhe os ombros e na vigésima vez o Cocker pensa “se calhar sou o líder desta malta toda!” enquanto que o Rottweiler, na terceira vez já está a pensar nisso!
O rosnar é normal e não tem o mesmo significado que em outros cães. É um rosnar de brincadeira (sim, claro que também rosnam de zangados), mas quem não está à espera pode se assustar ou pensar que o cão está mau (o sindroma das raças perigosas e assassinas e que comem crianças ao pequeno-almoço…).
Por serem teimosos e dominantes, não quer dizer que precisem de força física, aliás entrar num conflito de “quem têm mais força” com um Rottweiler não é um bom caminho.

Atenção, que esta lógica aplica-se a qualquer raça, a diferença é que num Cocker, se calhar a pessoa encolhe os ombros e na vigésima vez o Cocker pensa “se calhar sou o líder desta malta toda!” enquanto que o Rottweiler, na terceira vez já está a pensar nisso!

-
- Membro Veterano
- Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
- Contacto:
[quote=Aragao]
O que isso implica é que dar uma ordem ao cão (tipo “fora do sofá”) é para ser cumprida, se o cão ignorar a ordem não encolher os ombros e virar costas a pensar “olha, não lhe apetece agora, ele sai depois!”.
[/quote]
Ora nem mais,conselhos destes são para respeitar,mas vai ver que dentro de algum tempo e com muita paciençia vai ter um cão espectacular em todo o sentido da palavra,pelo menos para mim é o melhor

[/quote]
Ora nem mais,conselhos destes são para respeitar,mas vai ver que dentro de algum tempo e com muita paciençia vai ter um cão espectacular em todo o sentido da palavra,pelo menos para mim é o melhor

-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
- Contacto:
Essa é a mais fácil de todas (todos os meus cães aprenderam a não saltar assim).novata Escreveu: Uma coisa que me irrita um bocado é ela saltar pra cima de nós....queria mudar esta atitude mas não sei qual a forma mais correcta.
O método é:
“Levantar o joelho!”
Só, nada mais! Não precisas de dizer nada, nem de tentar acertar no cão! Basta levantar o joelho. O cão ao saltar vai bater no joelho com a parte de baixo do corpo e isso incomoda-o! (não, não o magoa)
Ele salta uma, ele salta duas e à terceira ele já pára para pensar no que está a acontecer. Se fizer isso sempre, em dois/três dias ele deixa de saltar.
Saltar ás visitas é outra coisa (as visitas são coisas novas, a emoção às vezes é muita!

Esta é difícil, ainda hoje se eu me deitar no chão o meus cães querem logo brincar. Aqui o melhor mesmo é ensinar a filha a não se deitar junto do cão! Uns NÃOs ajudam, mas nesta altura a ideia de brincar com os seus “irmãos” (e a criança é pequena por isso é assumida como uma irmã) é muito forte!novata Escreveu: Outra coisa é ela "abusar" da minha filhota, se a miúda está deitada no sofá ela não hesita e salta-lhe pra cima,
Sim é por brincadeira e é normal. Um cão apreende o seu ambiente através da boca, por isso mordiscar faz parte da sua aprendizagem.novata Escreveu: além disso sempre que pode mordisca-a.....será só brincadeira? podemos alterar esse comportamento?
Sim, pode-se alterar o comportamento. Aqui o que se passa é que a força exercida pelo cachorro está em linha com os seus irmãos, que infelizmente para nós, aguentam uma trinca muito melhor.
O que é preciso ensinar ao cachorro é que somos mais sensíveis.
A melhor forma de o fazer é como fariam os seus irmãos, ou seja, ganir! Quando um cachorro morde com mais força os outros cachorros, eles ganem e ele percebe que mordeu com força a mais. Aqui é a mesma coisa, se o cão morder com força, mandar um grande AI (não fujas com a mão, pois podes-te magoar nos dentes dele!), ele vai parar e com o tempo (e muitos AIs) vai diminuir a força que usa. Mais tarde podes retirar completamente o acto de mordiscar a pela humana.
Ufa, já chega! Boa sorte!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Peço desculpa mas não estou de acordo consigo,eu tenho uma cadela Rott com 4 anos e um Pug macho com 2 e nunca vi qualquer tipo de dominancia sobre o pequeno,mas nem todos os cães têm o mesmo tipo de feitio se calhar eu tive sortegalaxi Escreveu: só uma pergunta o outro canito que vai ter é macho ou femia se for macho penso ke deve ter algum cuidado pois os rotts são muito dominantes felicidades para os canitos![]()

-
- Membro
Bem...já fico mais descansada quanto ao rosnar, é que ela faz isso com alguma frequência, gosto muito de lhe pegar ao colo, mas já percebi que ela não aprecia muito esse mimo....já me rosnou várias vezes, disseram-me pra lhe pegar no cachaço (é assim que se escreve?) e lhe dizer um NÃO! Depois largá-la....
Já o fiz algumas vezes mas dúvido desta técnica....mas agora já não rosna tanto!
Em relação ás moridescaleas, tem piada mas mesmo sem saber já apliquei essa técnica do "ganir" quando ela mordica com força e aperta eu grito "AI" e vou aumentando a intensidade do som á medida que ela intensifica o apertão e olhem que resulta!
O maior problema é a minha filhota.....ela olha-a como o membro mais fraco da matilha, e a miúda nem se mete muito com ela e quando o faz eu ou o pai estamos presentes, aliás nunca quero que ela fique sózinha com cão nenhum!
Até com o Simão evitava isso ao máximo, mas os Goldens são uns pachorrentos dos diabos!No entanto, crianças e cães sózinhos são uma combinação perigosa, a evitar.
A cadela é que se mete com a miúda e tenta por todas as formas saltar-lhe para cima quando ela se deita no sofá, há dias atirou-se "á maluca" e ficou com o corpo dela em cima da cabeça da miúda a seguir puxou-lhe pelo cabelo até nós a tirar-mos de lá...á força claro!
Agradeço a todos as respostas e eu vou dando noticias.
Já o fiz algumas vezes mas dúvido desta técnica....mas agora já não rosna tanto!
Em relação ás moridescaleas, tem piada mas mesmo sem saber já apliquei essa técnica do "ganir" quando ela mordica com força e aperta eu grito "AI" e vou aumentando a intensidade do som á medida que ela intensifica o apertão e olhem que resulta!
O maior problema é a minha filhota.....ela olha-a como o membro mais fraco da matilha, e a miúda nem se mete muito com ela e quando o faz eu ou o pai estamos presentes, aliás nunca quero que ela fique sózinha com cão nenhum!
Até com o Simão evitava isso ao máximo, mas os Goldens são uns pachorrentos dos diabos!No entanto, crianças e cães sózinhos são uma combinação perigosa, a evitar.
A cadela é que se mete com a miúda e tenta por todas as formas saltar-lhe para cima quando ela se deita no sofá, há dias atirou-se "á maluca" e ficou com o corpo dela em cima da cabeça da miúda a seguir puxou-lhe pelo cabelo até nós a tirar-mos de lá...á força claro!
Agradeço a todos as respostas e eu vou dando noticias.
<strong>Rosita</strong>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não pegue na cachorra pelo cachaço, a cadelas fazem isso apenas quando eles são muito pequeninos, assim que crescem isso pode os magoar.novata Escreveu:Bem...já fico mais descansada quanto ao rosnar, é que ela faz isso com alguma frequência, gosto muito de lhe pegar ao colo, mas já percebi que ela não aprecia muito esse mimo....já me rosnou várias vezes, disseram-me pra lhe pegar no cachaço (é assim que se escreve?) e lhe dizer um NÃO! Depois largá-la....
Ok, vamos praticar yoga com os cães!

Poucos cães gostam de ser pegados ao colo e mais uma série e coisas que nós humanos gostamos de lhes fazer. Agora é só uma questão de encontrar o meio termo, que depende de cão para cão. Em algumas coisas ele aturam, outras eles aprendem a gostar e outras nós aprendemos que ele realmente não gostam.
A primeira coisa a fazer é explicar ao cão o seu lugar, mesmo pequenino ele tem o instinto de saber quem está acima dele e abaixo dele. Ou de outra forma, quem é responsável por ele e por quem ele é responsável.
Por isso dois treinos para fazer com a cachorra.
1) Imobilizar a cachorra no chão! Não, não é para a magoar. Aplicar o mínimo de força para que ela não possa se mexer. Quanto mais dominante/independente ela for, mais se vai debater. Nada de ralhar com ela, nem sequer falar, apenas aumentar ligeiramente a força para a segurar. Não a largar até ela se acalmar e ficar quieta. O tempo que demora depende de cada cão. Pode ser 1 segundo ou muitos minutos. Se a libertar antes do tempo, ela ganha superioridade.
Ok, uma explicação, é claro que não é por causa disto que ela se vai sentir superior. Este será apenas mais um ponto na caderneta da cachorra, são precisos muito pontos para ela se sentir superior. O contrário já não é verdade, são necessários muito poucos pontos perdidos para ela entender o seu sítio. Fazer este ponto apenas algumas vezes e muito espaçado no tempo!
2) Massajar a barriga da cachorra! Sente-se no chão e deite a cachorra de barriga para cima encostada a si. Ela vai tentar sair (o cão não gosta de expor a barriga, até ganhar confiança), não a deixe e espere que ela acalme (lembra-se do ponto 1?). Vá fazendo festa na barriga com calma e meiguice. Ela lentamente ganha confiança e adormece. Repetir muitas vezes!

Como é óbvio, estes exercícios são para serem feitos enquanto ele é cachorro. Quando estamos a falar de um cão adulto, fazer isto pode levar a uma séria dentada!
Ainda bem. Deixar um cão (qualquer cão) e uma criança sozinhos é convidar o acidente! (pelo menos até que o cão E A CRIANÇA estejam ensinados!novata Escreveu:O maior problema é a minha filhota.....ela olha-a como o membro mais fraco da matilha, e a miúda nem se mete muito com ela e quando o faz eu ou o pai estamos presentes, aliás nunca quero que ela fique sózinha com cão nenhum!

Não sei que idade tem a sua filha, mas se for muito pequenina é natural que a cadela tente se mostrar superior ao seu concorrente (a criança)!
Não é a coisa mais fácil do mundo intervir nestes assuntos, é sempre melhor que a própria criança se mostre superior. No entanto isso nem sempre é possível ou fácil. Assim tem de mostrar à cadela que ela não é superior e que nem é do seu interesse concorrer com a criança. Algumas dicas:
1) Se ela saltar para cima da criança, pegar na cadela e isolada de imediato do resto da família (por exemplo coloca-la na casa de banho). Nem vale a pena ralhar com ela (não a quer distrair com as suas palavras da acção que acabou de fazer!)
2) Os líderes comem antes dos subordinados. Primeiro comem os humanos à mesa e depois a criança dá a comida à cadela.
3) Quem decide que quer brincar é a criança e não a cadela. A brincadeira termina mal a criança quer!
4) Os líderes passam primeiro nas portas! Se a cadela tentar empurrar a criança para passar à frente, ela tem de ser repreendida e mandada para trás!
Entes são apenas algumas coisas de uma lista interminável. Nenhum destes pontos por si só vale grande coisa! Os meus cães quando vamos à rua vão todos na frente, mas sabem que quem sai do elevador primeiro sou eu. Muitas vezes comem antes de nós e não é por causa disse que são os líderes da matilha! Mas é a soma deste pontos e muitos mais multiplicados n vezes que pode dar a um cão uma mensagem completamente trocada!
Bem lá estou em com os meus testamentos. Desculpem qualquer coisinha!