Justifica-se eutanásia????
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Estou muito revoltada com um caso que soube, porque considero que não se justifica ter-se feito eutanásia, mas gostava de ouvir a vossa opinião.
Um cão adulto, penso que 6 ou 7 anos, meigo e muito lindo, embora para o caso isto seja de somenos, tal como a raça (um setter cor de fogo maravilhoso) sofria de ataques epilépticos ocasionais. Já não tinha nenhum há vários meses (8 acho eu), mas teve alguns seguidos agora. A dona considerou que ele não podia continuar assim, e mandou eutanasiar.
Parece-me que a epilepsia não é motivo para eutanásia, que se poderia dar ainda qualidade de vida ao cão, mas quem sabe se estou errada, e até se justificou?
Agradeço mesmo as vossas opiniões, porque me sinto mesmo triste com a situação.
Um cão adulto, penso que 6 ou 7 anos, meigo e muito lindo, embora para o caso isto seja de somenos, tal como a raça (um setter cor de fogo maravilhoso) sofria de ataques epilépticos ocasionais. Já não tinha nenhum há vários meses (8 acho eu), mas teve alguns seguidos agora. A dona considerou que ele não podia continuar assim, e mandou eutanasiar.
Parece-me que a epilepsia não é motivo para eutanásia, que se poderia dar ainda qualidade de vida ao cão, mas quem sabe se estou errada, e até se justificou?
Agradeço mesmo as vossas opiniões, porque me sinto mesmo triste com a situação.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: terça ago 10, 2004 4:29 pm
olhe q é bastante doloroso para quem sofre desse problema,o marido de uma grande amiga minha tem o mesmo problema,e olhe q nao é nada bonito de se ver,deu-lhe uma crise no dia do casamento,ja bateu com o carro,felizmente esta medicado e ja nao corre tantos riscos e consegue sentir qdo se esta a aproximar 1 episodio,agora imaginemos o sofrimento do animal,é claro q 1 eutanasia é coisa seria,só sou a favor desta se for uma doença q seja irreversivel e cause sofrimento a longo prazo... 

-
- Membro Veterano
Pois, Vera, eu penso que seria possível fazer também isto com o cão.felizmente esta medicado e ja nao corre tantos riscos
No caso humano, não se vai para essas medidas extremas, certo?
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Certamente, mas já conheci casos de donos que quizeram eutanasiar cães bem saudaveis apenas por questões físicas, o que é bem pior...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Se os ataques epilépticos do animal não eram frequentes, não há justificação para a eutanásia.O tratamento com medicações anti-convulsionantes só é indicado para animais que apresentam convulsões freqüentes, ou seja, pelo menos uma vez por mês, uma vez que esse tipo de medicamento é metabolizado, em grande parte, pelo fígado e como os tratamentos são bastante longos (às vezes por toda a vida do animal), podem vir a causar lesões hepáticas’.
O tratamento envolve grande dedicação do proprietário, que precisa ter em mente que o sucesso do tratamento se baseia na redução da freqüência, gravidade e duração das convulsões que raramente são abolidas definitivamente.
A medicação precisa ser administrada regularmente sem interrupção.
Como cada animal reage de forma individualizada aos medicamentos anti-convulsionantes, é comum que seja necessário um período ‘de experiência’, para que o veterinário chegue à dosagem exata para aquele indivíduo em particular. Durante este período, podem acontecer estados de excitação ou prostração, que necessitam de observação.
Se as convulsões eram esporádicas, a causa deveria ter sido correctamente avaliada. Neste caso, se nem sequer havia medicação, o abate foi só uma forma de se livrar do problema (ataques epilépticos dão trabalho, provavelmente a dona, não queria assistir a mais nenhum).
O animal continuaria com a mesma qualidade de vida. Se as convulsões passassem a uma frequência maior teria de ser medicado. Aí sim, poderia pensar-se na eutanásia se a dona não tivesse meios para o medicar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
A meu ver,penso que a eutanásia era desnecessária se os ataques eram esporádicos.
Tenho um vizinho que tem um cão epilético,que também não tem os ataques frequentemente,e o cão tem qualidade de vida.Claro que quando surgem os ataques são sempre situações desagradáveis,mas o cão também está medicado, e de momento raramente os tem.
Mas estas situações não me admiram,ainda há pouco tempo a minha Vet me contou que estava a tratar de um cão diabético,e de um momento para o outro os donos decidiram suspender o tratamento,porque a insulina era muito cara.
E não o mandaram eutanasiar,por isso imaginam o que deve ter acontecido ao pobre do cão. 
Tenho um vizinho que tem um cão epilético,que também não tem os ataques frequentemente,e o cão tem qualidade de vida.Claro que quando surgem os ataques são sempre situações desagradáveis,mas o cão também está medicado, e de momento raramente os tem.
Mas estas situações não me admiram,ainda há pouco tempo a minha Vet me contou que estava a tratar de um cão diabético,e de um momento para o outro os donos decidiram suspender o tratamento,porque a insulina era muito cara.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
Penso também assim, ladyxzeus e Rainbow. Mas infelizmente muitas pessoas vão pela solução mais fácil - para elas, claro.
Acho que ainda vou ter o focinhito do cão a olhar para a dona, na minha memória por muito tempo.
Acho que ainda vou ter o focinhito do cão a olhar para a dona, na minha memória por muito tempo.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Acho que é uma decisão que compete aos donos dos animais, e só a dona desta cadela sabe se foi fácil ou difícil, se se justificava ou não. Quem somos nos para julgar? É tão fácil falar do lado de fora.......
-
- Membro
Fala-se dum assunto serio!A EUTANASIA,no caso deste animal concordo com o PAULO C,estar a ver um animal sofrer...de certeza q os donos tentaram tomar a melhor decisao,afinal "quem ta dentro do convento,é q sabe o q vai lá dentro"
-
- Membro
- Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
- Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários
Não me envergonho de dizer que cheguei a pensar no assunto ....
Quando o Serra esteve doente, no princípio do mês, em que nos 1ºs 5 dias eu via um matulão (actualmente está com o tamanho de um Rott adulto) que se borrava pelas pernas abaixo sem se sentir, assim que lhe injectava os medicamentos no catéter se arrastava duas passadas para vomitar um líquido verde, isto tudo apesar de estar a soro e a levar os medicamentos às horas certas ...
Ao fim de 5 dias sem ver sinais de melhoras e ver o sofrimento do animal, o desconforto e o desanimo .... Pensei, pensei sim nessa hipótese e se, por ventura, no 6 dia não tivesse visto uma luz no olhar ... se calhar o Serra já cá não estava!!!!!!!
Mas está! Apesar de uma semana sem sair de pé dele quanto mais de casa, dos quase 500 euros - sem saber se resultava, das desinfecções constantes do local onde ele estava e tantas outras coisas, o Serra está cá, a brincar outra vez, a comer que nem um lobo e a traquinar!
Isto tudo para dizer que .... só mediante a situação é que sabemos como reagir - tal como o PauloC diz .... quem está de fora não consegue ter a real noção da situação!
Gelly
Quando o Serra esteve doente, no princípio do mês, em que nos 1ºs 5 dias eu via um matulão (actualmente está com o tamanho de um Rott adulto) que se borrava pelas pernas abaixo sem se sentir, assim que lhe injectava os medicamentos no catéter se arrastava duas passadas para vomitar um líquido verde, isto tudo apesar de estar a soro e a levar os medicamentos às horas certas ...
Ao fim de 5 dias sem ver sinais de melhoras e ver o sofrimento do animal, o desconforto e o desanimo .... Pensei, pensei sim nessa hipótese e se, por ventura, no 6 dia não tivesse visto uma luz no olhar ... se calhar o Serra já cá não estava!!!!!!!
Mas está! Apesar de uma semana sem sair de pé dele quanto mais de casa, dos quase 500 euros - sem saber se resultava, das desinfecções constantes do local onde ele estava e tantas outras coisas, o Serra está cá, a brincar outra vez, a comer que nem um lobo e a traquinar!
Isto tudo para dizer que .... só mediante a situação é que sabemos como reagir - tal como o PauloC diz .... quem está de fora não consegue ter a real noção da situação!
Gelly
-
- Membro
Ola GELLY,ainda bem q ele recuperou,mas afinal o que é q ele tinha?
-
- Membro
- Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
- Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários
Não sabemos em concreto VeraPatricia!
Entre envenenamento e um virus foi mas ... não se chegou a conclusão nenhuma
Ponho a hipótese de envenenamento porque ele ao mais pequeno ruído "dá sinal" (:oops: só o ladrar mete medo!!!) e que andaram uns fulanos estranhos pelo bairro, andaram! Mas ali no bairro, foram os únicos a sofrer este problema! Por outro lado, na zona houve mais Serras da Estrela (só esta raça) com os mesmos sintomas .... Algum virus específico???? Acho estranho, mas .... como se diz "desde que vi um porco a voar, ..."
Beijocas,
Gelly
Entre envenenamento e um virus foi mas ... não se chegou a conclusão nenhuma

Ponho a hipótese de envenenamento porque ele ao mais pequeno ruído "dá sinal" (:oops: só o ladrar mete medo!!!) e que andaram uns fulanos estranhos pelo bairro, andaram! Mas ali no bairro, foram os únicos a sofrer este problema! Por outro lado, na zona houve mais Serras da Estrela (só esta raça) com os mesmos sintomas .... Algum virus específico???? Acho estranho, mas .... como se diz "desde que vi um porco a voar, ..."
Beijocas,
Gelly
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am
Eu nunca tive o desprazer de ver ninguem ou nenhum animal tendo um ataque epilético, mas pelo que me falam tanto de gente como de animal não é uma cena nada agradável. O amigo de meu namorado tem um poodle epilético que sofre de crises convulsivas e para não piorar ao mesmo morrer num desses ataques, a mãe dele comprar remédios muito caros pra dar ao cão. São gastos que não são desnecessários mas, tem que se ver primeiro as condições da pessoa que cuida do animal doente. Sei que é difícil julgar, pois eu sinceramente não sei se teria coragem de fazer isso com algum dos meus filhotes. Mas será que o custo pra essa dona não estava sendo muito alto e mesmo com medicamentos não teria melhora? Será que além dela sofrer vendo aquilo tudo o cãozinho também não sofria? Não sou a favor de sofrimento, principalmente nos animais que são indefezos e não tem como se defender nem dizer o que sentem. Se ela optou por isso só ela e quem fez a eutanásia pode saber se foi o correto ou não. Grande beijo a todos