Apetite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça ago 31, 2004 8:36 pm

aisd Escreveu: ... O que eu vejo é que eles, se pudessem, comiam toda a casta de porcarias.
Como as crianças. ...
Como as crianças e como os adultos...
E o problema é exactamente este. Haverá comida mais saborosa do que aquela que nos faz mal? Bem, eu estou a exagerar um pouco porque até aprendi a gostar de comida relativamente saudável. Mas a maioria das pessoas, isto a avaliar pelo que levam nos carrinhos das compras, só come lixo alimentar.

Estou plenamente convencido de que os cães não enjoam a ração. O problema não é esse. O que deve acontecer é que a maioria dos donos não resiste à tentação de lhes dar umas coisitas por debaixo da mesa sem ninguém ver. Ou então, "como hoje é dia de festa, vais ter rancho melhorado". E como essas coisitas são saborosas e eles não entendem isso de "fazer mal à saúde", quando lhes apresentam a ração... estão enjoados... Tadinhos.

Sempre disse a este respeito que o ideal seria os fabricantes de rações inventarem uma fórmula que contemplasse equilíbrio e qualidade alimentar com uma boa palatibilidade (puxa, é assim que se diz, não é?).
Mas normalmente acontece o contrário, as rações mais seguras e equilibradas são pouco saborosas, por motivos que provavelmente não interessará referir aqui pela milionésima vez.

No que respeita ao crescimento do cachorro e à sua falta de apetite, julgo que isso é anormal. Os meus cães tiveram sempre apetite. É essa a experiência que tenho. Se tivessem deixado de comer, tê-los-ia levado ao veterinário.
Mas continuo na minha. Não terá sido uma guloseima a mais ou um bocadito de carne que se lhe deu a provar?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dogfinder
Membro Júnior
Registado: domingo jun 13, 2004 6:02 am

quarta set 01, 2004 8:19 am

Bons dias

Ora bem, as quantidades que adicionei de óleo de milho e de trinca de
arroz que adicionei á ração foram minimas e tive um certo trabalho em
misturar/esfregar o granulado, isto porque julgo saber que a ração contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento do cachorro, pelo que não me parece que isso o vá afectar. É claro que se não fosse
um cachorro mas um cão feito não estaria preocupado já que por exemplo há serras da estrela que fazem jejuns que chegam a durar 5 dias e estão de perfeita saúde.
Também o levei ao veterinário e ele não encontrando nada de anormal
no cão disse-me que o período de crescimento intensivo ( dos 3 aos 5 meses) já terminara pelo que era natural que o cão comesse menos, mas tal explicação não me convenceu muito para dizer a verdade. Por exemplo a marca que vende a ração recomenda três copos cheios por dia e ele só está a comer dois. Quanto a guloseimas nem vê-las. Quando o chamava para vir ter comigo, vinha e quando lhe dava a guloseima deixava-a cair da boca e lá ia dar mais uma corrida.

Cumprimentos

Fernando
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta set 01, 2004 8:56 am

Então e acha que uma recomendação de um pacote de cartão é mais importante que a opinião do veterinário? As recomendações das rações não são para seguir à letra, são mais um guia de orientação e cada dono tem que ajustar a quantidade ao seu cão que depende do tamanho e da actividade do mesmo, ou até da raça se for o caso.

Se a veterinária diz que ele está bem e se ele corre... então está mesmo bem.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta set 01, 2004 9:21 am

Posso dar mais uma achega?

Por vezes o excesso de zêlo é prejudicial (não sei se é o caso...).
O equilíbrio é fundamental. Há pessoas que deixam os cães ao deus dará, eles estão a morrer e não os levam ao veterinário, e há outras que criam paranóias porque o cão espirrou ou não comeu. E então, em vez de encararem isso com alguma tranquilidade, contemporizando, tratam de mudar logo de ração (por exemplo).

Estou a fazer este comentário em termos abstractos e não dirigido ao dogfinder em especial.
De qualquer modo, como disse o KROZ, a quantidade aconselhadas na embalagem servem apenas de indicador, que deve ser ajustada em função do cão e ditada também pela nossa sensibilidade.
Por exemplo, os meus três cães, sendo todos de igual porte e da mesma raça, comem quantidades diferentes.

Já agora, só mais um pormenor.
Eu dou-lhes de comer, ao mesmo tempo, no mesmo recipiente. Não lhes limito a comida. Comem até não lhes apetecer mais. Mas faço isso porque eles não têm a tendência de se empaturrarem. O Kiko é que... enfim... se comesse menos...
Bom, mas há cães como o Kiko: comem, comem, comem e aí, alto e para o baile, convém mesmo dar-lhes a ração APENAS na quantidade aconselhada.

Desculpem, estávamos a falar de falta de apetite e não de apetite a mais.
Mas está tudo relacionado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta set 01, 2004 9:33 am

:D
Pois o meu não cheira a ração ai à uns bons 3 dias... e não lhe mudo a ração por isso, ontem coloquei um bocadinho de azeite (um fiozinho) mas o sacaninha foi lá cheirou e bazou :D Bem se ele hoje ou amanhã não comer, já não sei que lhe faça, mas ele anda bem e continua a gostar das goludices caninas de modos que só pode ser manhã, certo?

Bjs Alex
Visitante

quarta set 01, 2004 9:40 am

xanda Escreveu: ... já não sei que lhe faça, mas ele anda bem e continua a gostar das goludices caninas de modos que só pode ser manhã, certo?
Ahhhhh... pois... então conta-me dessas...
Continua assim que verás...

Isto é exactamente o que acontece às criancinhas quando lhes dão chocolatinhos, rebuçados, bombons...
Chegam à refeição e fazem birra, não têm apetite, tadinhos :lol:
Visitante

quarta set 01, 2004 9:46 am

Enviei uma mensagem que saiu com o nikname anonimous (?)
Vou passá-la para aqui:
xanda Escreveu:... já não sei que lhe faça, mas ele anda bem e continua a gostar das goludices caninas de modos que só pode ser manhã, certo?

Ahhhhh... pois... então conta-me dessas...
Continua assim que verás...

Isto é exactamente o que acontece às criancinhas quando lhes dão chocolatinhos, rebuçados, bombons...
Chegam à refeição e fazem birra, não têm apetite, tadinhos
Visitante

quarta set 01, 2004 9:52 am

Esta-se a passar algo por aqui, agora somos todos anonimos???

Bem o meu cão tem 3 anos e só lhe dou as ditas gulodiçes caninas quando vem da rua, assim um bocadinho de "smakos" não lhe dou a tira toda e ele sempre comeu a ração dele sem problemas. Esta semana é que anda armado em parvo! como as ditas goludices não alimentam ninguem, julgo que hoje já deve comer :D espero...

Bjs Alex
Visitante

quarta set 01, 2004 10:08 am

Alex Escreveu: ... como as ditas goludices não alimentam ninguem, julgo que hoje já deve comer :D espero...
Bjs Alex
Quem vai responder é o nel. Temos que pôr os nomes aos bois (ai, salvo seja :lol: )

As gulodices não alimentam mas tiram o apetite.
E não tiram só o apetite como servem de referência para o cão. Para ele não há comida normal e gulodice. Há comida apenas. Uma mais saborosa e outra menos saborosa. O conceito de guloseima é racional, é nosso, não deles.
Eu também dou algumas guloseimas, mas muito pouco. Não só pelo motivo indicado, mas fundamentalmente porque as guloseimas são prejudiciais. Devem conter ingredientes muito duvidosos.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta set 01, 2004 10:22 am

OK!|

Então o melhor será eu cortar mais um bocadinho nas ditas gulodices, certo?

Bjs Alex
VERAPATRICIA
Membro
Registado: terça ago 10, 2004 4:29 pm

quarta set 01, 2004 3:33 pm

KROZ,se eu seguisse o seu conselho,o meu cao ja estaria morto,imagine o meu cão fraquinho,q no 1º dia não comia a ração,nem bebia água,estava fraco e eu pensava ...se hoje nao lhe apetece come amanha...No dia a seguir enterrava-o!É NORMAL os caes enjoarem a comida,por acaso a raçao q comprei ao meu,ele nem lhe tocou,tive de dar o saco de raçao a 1 amiga,agora sim ,devora a nova raçao"enquanto o diabo esfrega o olho"
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta set 01, 2004 4:58 pm

VERAPATRICIA Escreveu: KROZ,se eu seguisse o seu conselho,o meu cao ja estaria morto,imagine o meu cão fraquinho,q no 1º dia não comia a ração,nem bebia água,estava fraco e eu pensava ...se hoje nao lhe apetece come amanha...No dia a seguir enterrava-o!É NORMAL os caes enjoarem a comida,por acaso a raçao q comprei ao meu,ele nem lhe tocou,tive de dar o saco de raçao a 1 amiga,agora sim ,devora a nova raçao"enquanto o diabo esfrega o olho"
Você não deve ler muito bem...

Estavamos aqui a falar de um cão que não come. Não de um cão que não come, não bebe e está fraco. E claro, se o cão não come por um dia morre logo... é direitinho.

Ainda bem que você acha normal, então continue a mudar de ração sempre que lhe apetecer que eu vou-me preocupar imenso com isso. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”