Tem solução?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

segunda ago 23, 2004 2:27 pm

Olá a todos. Gostaria de uma informação de vocês. Como alguns ja devem saber tenho um casal de poodles e onde moro, num apartamento além dos meus 2 tem mais uma micro de minha mãe. O problema que está acontecendo é que desde que voltei pra casa de minha mãe - morava com meu avô - ele não faz xixi num só local. Demarca território e não pode ver nada no chão, quina de sofá ou parede, roupas, sacos, bonecos que levanta a pata e faz xixi. Até em travesseiros e na cama ele está fazendo. Minha mãe anda louca de raiva e já ameaçou dá-lo. Como sei que bater não é a solução, resolvi conversar com uma adestrador colega do meu namorado, mas ele falou que não poderá me jaudar pois não tem como fazer para educar o Bono a fazer suas necessidades num local certo. Isso é verdade, ou ele é amador e não sabe fazer o seu trabalho? Será que eu procurando outro profissional ele poderá me ajudar? O Bono tem 1 ano e 9 meses e já não sei mais o que fazer.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda ago 23, 2004 2:44 pm

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 06, 2006 12:24 am, editado 1 vez no total.
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

terça ago 24, 2004 2:37 am

Olá!

O meu canito também tinha essa mania, quando chegava a uma casa nova... Mas consegui que ele parasse...
Comigo resultou, não sei se dará com o seu... Mas, aqui vai:

Sempre que o meu canito fazia xixi onde não devia, eu não lhe batia, simplesmente, fazia-o cheirar o que tinha feito, pegava nele ao colo e punha-o no sítio onde queria que ele passasse a fazê-lo. Enquanto isto, eu ia fazendo cara má, ralhando-lhe e chamando-lhe feio.
Depois disso, não lhe ligava durante um bocado nem brincava com ele, como se estivesse muito zangada.
Passado uns tempos ele começou não só a associar a palavra feio a algo que ele havia feito que me deixou zangada, mas também a perceber onde é que eu queria que ele fosse fazer xixi e o resto.

Quanto aos sprays, no geral, acho que não funcionam muito bem... Pelo menos os que experimentei, não tiveram grandes resultados...

P.S. Eu creio que não foi só uma questão de marcar terreno, no caso do meu canito... Creio que o novo lugar o deixou verdadeiramente baralhado, por já não ter o tal sítio próprio que antes tinha... Pelo menos, quando voltava para casa, ia sempre fazer as necessidades no sítio onde era suposto fazê-lo. Vai daí, possso estar errada...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 24, 2004 3:04 am

Acho que a Anacs lhe deu bons conselhos.
Comece por restringir o acesso à casa toda.
Sempre a sua mãe ficará mais calma.
Depois escolha um sítio onde ele possa fazer - em jornais - em casa - ou na rua.
Festa e biscoito se fizer no sítio.Um NÃO zangado e ignorar o cão se fizer noutro sítio.
Se fôr preciso dê-lhe uma palmada.
Não se trata de bater - uma palmada dada na altura deixa bem clara a mensagem que quer passar.

Atenção que isto só funciona se fôr feito no flagrante (exactamente quando estiver a fazer o chichi por aí).
E é preciso não falhar.
Isto é, quando o apanhar a fazer essa asneira ter sempre a mesma atitude.
Como já é adulto é capaz de levar mais tempo mas vai acabar por dar certo.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

terça ago 24, 2004 7:55 am

anacs Escreveu: Sempre que o meu canito fazia xixi onde não devia, eu não lhe batia, simplesmente, fazia-o cheirar o que tinha feito
não é necessario fazer o cao cheirar nada....e eu que pensava que essa historia já tinha passado á "hitoria"...fazer o cao cheirar a sua propri urina nao lhe dá nenhuma noçao de repreençao...é inutil..a unica coisa que o cao vai entender é "olha tou a cheirar mijo"...
mas vá lá...pelo menos nao falaram em esfregar com o focinho no dito liquido...pq ai apesar de continuar a ser inutil...é nocivo para o olfacto cão!

e o problema que tem devido á idade do cão, nao é com jornais que vai resolver o problema...visto ja ser um cao adulto, logo com necessidade instintiva de marcar territorio...ou seja..nao o fará num só local...
a soluçao passa sim pelo que anacs disse depois, que é pelas reepreençoes no momento do acto...(apenas verbais) e o contrario quando ele fizer na rua(elogio)... o cao depressa irá associar a rua como local primitido e casa como local proibido, isto passa tudo pelo jogo de repreençao/elogio..., alem disso o cao até se sentirá mais estimulado a fazer as necessidades na rua..visto existir a presença de mais odores caninos..
mas tudo isto se possuir alguma disponibilidade...se nao tiver..é melhor msm fazer o que a Golden_ disse e limitar o acesso ao resto da casa..
fazendo os treinos aos fins de semana...ou nos dias que tenha mais tempo.

cmp
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 24, 2004 11:26 am

A marcação de território é um conceito muito forte nos cães e por tal difícil de mudar.
Sem dúvida que a melhor solução é limitar o acesso à casa a uma zona quando os donos não estão e só lhe dando acesso ao resto quando os donos estão presentes. Isto para que? Para que o possa apanhar em flagrante, alias o melhor mesmo é apanha-lo antes do flagrante! :) Se reparar, antes de ele levantar a perna ele começa a cheirar e depois roda o corpo para levantar a pata, é essa a altura ideal para o repreender! Ralhe com ele e logo de seguida leve-o ao sítio aonde ele pode urinar e aí (e só aí) faça-lhe festas.

Em complemento a isto e porque de certeza vão haver muitas alturas em que ele apanha os donos distraídos e lá vai disto, o melhor é comprar dois tipos de sprays. Um para limpar a zona suja e o outro para evitar uma zona.
Quando um cão urina em algum sítio bem pode esfregar, limpar e até perfumar, nós humanos podemos não sentir o cheiro, mas o cão sente o cheiro perfeitamente, por isso ele vai voltar a urinar precisamente no mesmo sítio. Para limpar, existem produtos especiais (que encontra em qualquer loja de animais) que eliminam o odor (ao contrário de o mascarar). Por outro lado, existem também sprays com cheiros que os cães não gostam e por tal evitam esses sítios, esses sprays são óptimos para evitar que um cão marque o sofá, por exemplo. Por último existem também sprays que misturam os dois, ou seja limpam e repelem. Eu já usei ambos e na minha opinião os sprays conjuntos, não são tão bons como os separados.

Boa sorte!

noInfo Escreveu: não é necessario fazer o cao cheirar nada....e eu que pensava que essa historia já tinha passado á "hitoria"...fazer o cao cheirar a sua propri urina nao lhe dá nenhuma noçao de repreençao...é inutil..a unica coisa que o cao vai entender é "olha tou a cheirar mijo"...
mas vá lá...pelo menos nao falaram em esfregar com o focinho no dito liquido...pq ai apesar de continuar a ser inutil...é nocivo para o olfacto cão!
Não é bem assim (IMHO), na realidade o levar o cão ao sítio pode ajudar. Com sabes, ou apanhas o cão no “acto” ou então nada feito, ora este “nada feito” é porque? Porque o factor tempo e a capacidade de memoria de um cão são substancialmente diferentes da nossa, o cão não tem a capacidade de perceber que lhe estão a ralhar por algo que fez à duas horas atrás! Mas isso não quer dizer que ele não tenha lembrança do que fez à duas horas atrás, o problema está na associação. Ora após um cão perceber que fazer xixi é mau (foi apanhado em flagrante inúmeras vezes), quando ele o faz, esse acto fica mais fortemente recordado, assim ao levares o animal ao local aonde está o xixi estás a despoletar a memoria do acto e nesta altura podes ralhar-lhe pois vais fazer a associação correcta.
Disto isto, é claro que a eficiência deste acto é muito fraca, por isso o ralhar não deve ser mais que um “feio”/”mau”. E são precisos muitos destes actos, para igualar a um flagrante! :D

Já agora, esfregar o nariz no xixi ou cocó alem de estúpido é completamente absurdo e bárbaro!
noInfo
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 3:19 pm

Aragão
o facto de fazer o cão cheirar o mijo nao lhe traz nenhuma informaçao, a nao ser a que eu disse, podes ter a certeza disso...
mas tu falas em levar ao sitio! está correcto! mas o levar ao "local do crime" nao implica efectuar o acto de o fazer cheirar, entendes?
ele mal começa a snifarrrr e a preparar-se para dar a mijarrada, já tens que tar em cima dele, a mandar vir... como disseste, e entÃooooo se ja o apanhares no acto..agarras nele e repreendes no local em que ele fez! o cão precisa é de ter contacto visual e ter noçao de "local errado"..o cheirar é desnecessario!

entendes-te agora? ;)
quer dizer...podes ter entendido e ter a opniao do cheirar né.... :roll:
pelo menos eu acho que o cão nao retira nenhuma informação
repreensiva! pelo simples facto de cheirar a "substancia" !

...alias ele até se deve esquecer é que ali cheira a mijo!!!! :lol:

cmp ;)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 24, 2004 5:04 pm

noInfo Escreveu: Aragão
o facto de fazer o cão cheirar o mijo nao lhe traz nenhuma informaçao, a nao ser a que eu disse, podes ter a certeza disso...
mas tu falas em levar ao sitio! está correcto! mas o levar ao "local do crime" nao implica efectuar o acto de o fazer cheirar, entendes?
noInfo, acho que percebeste mal o meus post. Se o leres vais reparar que eu não digo para fazer o animal cheirar, mas somente de o levar ao local. O objectivo é apenas puxar a memória do acto, o cheiro de xixi no cão não irá activar essa memória (pelo contrário), apenas o impulso visual do local errado é que terá a possibilidade de activar essa memória. Repara que mesmo assim eu digo possibilidade, esse é um dos motivos que o castigo diferido (i.e. não é no acto) tem de ser leve, pois se o cão fez a associação que pretendemos óptimo, senão então essa associação será descartada devido ao seu baixo valor. Se o castigo for elevado então poderemos acidentalmente criar um grande reforço a algo que não tem nada haver com o que pretendemos.
noInfo Escreveu:pelo menos eu acho que o cão nao retira nenhuma informação
repreensiva! pelo simples facto de cheirar a "substancia" !
Correcto, se retira alguma informação sobre o facto de cheirar o xixi, não faço nenhuma ideia de qual seja (o mais provável é que seja do género: “os meus donos são muito porcos e ainda não limparam esta porcaria!”).
noInfo Escreveu: entendes-te agora? ;)
quer dizer...podes ter entendido e ter a opniao do cheirar né.... :roll:
Entendeste? :)
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

terça ago 24, 2004 9:18 pm

Ok, OK...

Já percebi a ideia...
Mas é claro que eu não esfregava o nariz do cão no chão!
Pelo amor de Deus! Quem é que é bárbaro a esse ponto?!

O que eu queria dizer é que nem sempre o apanhava em flagrante e nesse caso levava-o ao sítio onde tinha feito asneira, apontava e ele próprio costumava cheirar, talvez pela curiosidade de perceber para que é que eu apontava... Daí eu pensar que não era só o sítio que o fazia perceber.

O "obrigar" a cheirar é neste sentido. Não me expliquei bem. Peço desculpa.
:oops:
noInfo
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 10:30 pm

já reparei Aragão ;)

anacs, no problem! se foi engano de expressão, melhor ainda né? se fosse na pratica é que seria mau ;)
Tham
Membro Júnior
Registado: terça jul 06, 2004 11:57 am

quinta ago 26, 2004 1:28 pm

:lol: Oi gente, gostaria de agradecer a todos que responderam ao meu tópico e de certa forma me jaudaram com suas experiências. Ontem mesmo o meu Bono só levantou a pata 2 vezes pra fazer xixi em lugar errado e nessas 2 vezes eu o repreendi como falram e parece que deu certo. Ele ficou como se sentisse envergonhado e depois ia só pro jornal. Parece que está dando certo. Muito obrigada mesmo e mais novidades eu escrevo´para contar
Zebedeusoueu
Membro Júnior
Registado: domingo set 05, 2004 10:22 pm

segunda set 06, 2004 12:29 am

Golden_ Escreveu:

Existem sprays, que segundo dizem são repelentes. Mas não sei se realmente funcionam.
Se estivermos ao pé de ti :D
Responder

Voltar para “Cães”