Corte de orelhas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo set 05, 2004 2:33 pm

Só gostava de perceber porque é que o corte de orelhas e de caudas é tão criticado quando não aceitam que se critique a esterilização e castração...
Meus srs., caso ainda não se tenham apercebido vivemos numa democracia. Cada um tem a sua opinião, e depois????

Os meus gatos estão castrados/esterilizados, os meus cães NÃO estão. E não faço questão de o fazer salvo por razões de saude.
Os meus Rotts têm a cauda cortada. E eu não gosto de ver Rotts de cauda. O estalão diz que têm de ter cauda, mas os meus cães não são de beleza, são de trabalho. E qualquer Rott que eu venha a ter, terá a cauda cortada. Tal como se tiver um pitt ou amstaf, também irei fazer o corte de orelhas.

Realmente, é verdade! Eu sou um monstro, trato os meus animais á porrada, por favor façam queixa de mim porque donos como eu deveriam ser extreminados da face da terra...

Não há pachorra!!! Façam-me um favor e vão mas é salvar alguns animais, façam voluntariado nas associações, peguem em cães da rua e recuperem-nos, gastem o vosso precioso dinheirinho neste tipo de acções e vejam o que são cães maltratados...Irra!!! Já enjoa este tipo de M**************s

Desculpem, mas a verdade tem que ser dita, e a VERDADE não está só de um lado. Se vocês mandassem, viviamos numa ditadura, e não numa democracia. E é isto que me assusta em muitas das pessoas que defendem os animais.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

domingo set 05, 2004 5:01 pm

nynf Escreveu: Só gostava de perceber porque é que o corte de orelhas e de caudas é tão criticado quando não aceitam que se critique a esterilização e castração...
Meus srs., caso ainda não se tenham apercebido vivemos numa democracia. Cada um tem a sua opinião, e depois????

Desculpem, mas a verdade tem que ser dita, e a VERDADE não está só de um lado. Se vocês mandassem, viviamos numa ditadura, e não numa democracia. E é isto que me assusta em muitas das pessoas que defendem os animais.
Desculpa ter cortado uma parte das tuas frases.

nynf, como já sabes sou completamente a favor da esterilização e da castração de animais errantes e de companhia, rafeiros e de raça, desde que não se destinem à reprodução... mas claro que isso depende de cada um e do que consideram ser o zelar pelo bem estar dos animais... os meus são castrados (falta um mas ainda é novo) e por todas as razões do mundo... pq me parece uma crueldade os cios constantes sem perspectiva de acasalamento (lamentamos mas aqui em casa ninguém procria mais), por causa da saude (a brida teve uma piómetra e foi a certeza de que não tornava a acontecer), as 2 gravidezes acontecidas eram mais que indesejadas e nas 2 houveram muitos problemas, não gosto do cheiro de gatos c cio e muito menos que me andem a mijar a casa... etc etc etc

egoista? talvez seja... mas aceito perfeitamente que os outros não o façam... desde que depois não venham para aqui criticar os "acidentes" que acontecem aos outros (não falo de ti, como é lógico), pq os meus animais são resultado desses "acidentes" e espero que hajam mais ;)... ora se alguem ler este topico na diagonal fica a pensar que nem vale a pena esterilizar... se anda smp c o animal à trela... e até nunca sai do quintal... etc etc etc...

qt ao tema do tópico... corte de orelhas e cauda SÓ acho aceitável no caso de cães de trabalho e ponto final... para mim a beleza de um rott não se perde por causa da cauda, tal como a dos boxers não se perdeu com o fim do corte das orelhas... mas tal como no caso da esterilização fica na consciência de cada um o que faz aos seus animais e o que consideram contribuir para o seu bem estar.

abraços
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 05, 2004 8:19 pm

[quote]ora se alguem ler este topico na diagonal fica a pensar que nem vale a pena esterilizar... se anda smp c o animal à trela... e até nunca sai do quintal... etc etc etc...
[quote]

mas só quem vive noutro planeta, é que pode tomar certas posições. eu sei de uma cadela, que vivia num quintal de difícil acesso, uma boa parte do tempo, acorrentada e mesmo assim teve uma ninhada. a senhora embora viva nas "brenhas", ficou com o filhote sobrevivente e mandou esterelizar a cadela. o que fazer? ter uma bomba relógio para explodir quando o próximo atrevido entrasse no quintal?
haja bom senso. será que toda a gente está disposta a viver murrada por causa dos cios?[/quote]
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 05, 2004 8:43 pm

anjjazul Escreveu: mas só quem vive noutro planeta, é que pode tomar certas posições. eu sei de uma cadela, que vivia num quintal de difícil acesso, uma boa parte do tempo, acorrentada e mesmo assim teve uma ninhada. a senhora embora viva nas "brenhas", ficou com o filhote sobrevivente e mandou esterelizar a cadela. o que fazer? ter uma bomba relógio para explodir quando o próximo atrevido entrasse no quintal?
haja bom senso. será que toda a gente está disposta a viver murrada por causa dos cios?
[/quote]

Se temos o direito de ser a favor dos cortes, existe e tem direito de haver quem seja a favor da não esterilização... De facto esterilizar se não existem problemas, não é necessário.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 05, 2004 8:51 pm

[quote]Se temos o direito de ser a favor dos cortes, existe e tem direito de haver quem seja a favor da não esterilização... De facto esterilizar se não existem problemas, não é necessário.
[/quote]

mas porque raio, tem uma coisa de andar sempre associada a outra? quando se fala em corte de orelhas, vêem logo com a desculpa da esterelização.
eu não sou pela esterelização pela esterelização, conforme se pode ver pelos menos pelas minhas intervenções neste tópico. quanto ao resto, cada um que corte as orelhas que quiser, que se esterelize se quiser, que não esterelize se quiser, etc. irra :evil:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 05, 2004 8:54 pm

Se falarmos de cortes, temos de falar de extracção de unhas e por aí além. Eu também não comparo as coisas, haverá sempre que vier falar da esterilização e das castração, que aliás, parece assunto tabu entre a maior parte dos homens...sabe-se lá porquê...
SeaLords
Membro Veterano

domingo set 05, 2004 8:58 pm

Quando se fala dos cortes fala-se das esterilizações porque caem todos no mesmo saco - são mutilações feitas por interesse dos donos (aliás, não é à toa que no DL de protecção aos animais, cortes, ablacção de garras, corte das cordas vocais e esterilizações está tudo no mesmo artigo - com as esterilizações a serem as únicas a serem permitidas por lei, junto com as caudas, por enquanto). Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo set 05, 2004 11:40 pm

Boas!!

Sealords...ora nem mais...curto e grosso...e a pura das verdades!

Abraços,

Arcanjo
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda set 06, 2004 1:16 am

SeaLords Escreveu: Quando se fala dos cortes fala-se das esterilizações porque caem todos no mesmo saco - são mutilações feitas por interesse dos donos (aliás, não é à toa que no DL de protecção aos animais, cortes, ablacção de garras, corte das cordas vocais e esterilizações está tudo no mesmo artigo - com as esterilizações a serem as únicas a serem permitidas por lei, junto com as caudas, por enquanto). Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
Pressupondo a ilegalidade do corte de orelhas, que a senhora referiu, também é super hipócrita criticar-se a ablação de unhas, por exemplo. O que concerne aqui é toda a moral e significado adjacente a qualquer um dos actos, um podemos aceitar com mais ou menos relutância e outro negamos completamente; é apenas moralidade e quantidade de dor inflingida que muda.
O comodismo humano é sim a razão mais evidente, não se pode negar isso. A questão está em descobrir se o dono se apercebe do próprio comodismo, consegue auto-criticar-se e mesmo assim ir em frente.
Se continuar a ver as coisas bem feitas nada tenho a opôr ao corte de orelhas e/ou cauda, o problema está nos serviços mal-feitos, pois afinal todos queremos, creio eu, o melhor para os nossos animais, com a melhor e mais longa vida possível.

Esterelização e motivos médicos? Não se pode englobar aí a prevenção de tumores, piómetras, etc? Não me argumentem é com o velho "não pode adoecer o que a cadela não tem". As várias gravidezes podem propiciar o aparecimento de doenças; se me garantirem que a cadela nunca vai ter ninhadas, tudo bem...
Aqui há outra questão e os machos andam todos inteiros?...Se todas as cadelas estivessem esterelizadas não haveria mal, o problema é que não estão. É que há uma realidade fora das nossas casas...
Será que alguns Criadores não vêem para além da própria criação que fazem? Gostam dos seus animais, os que têm em casa, mas quanto aos outros...que algum maluquinho dos animais ou uma dose de eutasil os ajude...
Falo de Criadores, pois se calhar é os que vejo mais distantes do problema, mas pode ser só da minha visão deturpada...
Não gosto de andar aqui com fundamentalismos, nem é essa uma das minhas características.

Enfim, são discussões saudáveis, a meu ver, espero que possam esclarecer algum ponto que me tenha passado ou algo que eu não tenha conhecimento, já que é a discutir que podemos chegar a algum lado e aprender qualquer coisita pelo caminho.
;)
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 9:51 am

O problemas dos animais abandonados e o consequente excesso de população só se resolve promovendo a posse responsável dos animais. A esterilização, em muitos casos, apenas serve para sancionar a posse de animais por parte de maus donos.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 06, 2004 10:40 am

SeaLords Escreveu: Quando se fala dos cortes fala-se das esterilizações porque caem todos no mesmo saco - são mutilações feitas por interesse dos donos (aliás, não é à toa que no DL de protecção aos animais, cortes, ablacção de garras, corte das cordas vocais e esterilizações está tudo no mesmo artigo - com as esterilizações a serem as únicas a serem permitidas por lei, junto com as caudas, por enquanto). Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
Nem mais Sealords! ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
zizi
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 2:56 pm

terça set 07, 2004 3:54 pm

Estou totalmente de acordo contigo...
anjjazul
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:55 pm

enquanto estivermos a discutir entre o ideal, o possível e o real, nada feito.
chiaroscuro
Membro Júnior
Registado: terça mai 04, 2004 1:21 pm

terça set 07, 2004 6:30 pm

SeaLords Escreveu:Quando se fala dos cortes fala-se das esterilizações porque caem todos no mesmo saco - são mutilações feitas por interesse dos donos (aliás, não é à toa que no DL de protecção aos animais, cortes, ablacção de garras, corte das cordas vocais e esterilizações está tudo no mesmo artigo - com as esterilizações a serem as únicas a serem permitidas por lei, junto com as caudas, por enquanto). Por isso é super hipócrita estar-se contra os cortes de cauda e de orelhas quando se é a favor das esterilizações sem motivo médico.
Quando renovo a licença dos meus cães, tanto o macho como as fêmeas pagam menos por estarem esterilizados. Nunca me perguntaram se têm a cauda cortada, mas sim se estão esterilizados. Portanto, até para o Estado há uma diferença entre os dois tipos de cirurgia. Não é certamente à toa que o Estado discrimina positivamente a esterilização.

Cada um que tire as suas próprias conclusões...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça set 07, 2004 6:33 pm

chiaroscuro Escreveu: Cada um que tire as suas próprias conclusões...
Se um dia falar com alguém que seja responsável pela legislação, irá dizer-lhe que essa discriminação é únicamente por uma razão de saúde pública, para impedir a proliferação de animais abandonados e portadores de doenças, animais esses abandonados por irresponsáveis.
Responder

Voltar para “Cães”