Mais uma vez a estupidez é do dono, mas a culpa é sempre do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 10, 2004 7:20 pm

leoa_nova_ Escreveu: Deviam haver instituições próprias para o acompanhamento destes casos, que poderiam eventualmente fazer tratamentos para recuperar os cães, mas estamos em Portugal, e ñ nos States...
Desculpe lá, Leoa, mas os "states" para mim são o expoente máximo da hipocrisia! Não me parece minimamete racional que haja fome e miséria entre humanos e existam instituições a movimentarem milhões de dolares para salvar a 'lula amarela' do Bangladesh! Acho que já seria bom que as institições que temos cá funcionassem de acordo com o que a Lei ACTUAL determina! A Hipocrisia dos states, em que se fazem casamentos, onde existem hoteis, restaurantes e salões de beleza e massagens para cães ( e que parece que umas 'tias' andam a quer importar para cá), não é exemplo para nada!
Para mim ( isto é opinião pessoal), a haver lugar à retirada do animal ao dono, era colocar o cão num canil municipal (onde as condições de permanência TEMPORÁRIA deviam ser dignas), divulgar a necessidade de adopção e, se aparecessem candidatos qualificaveis, entregar o cão. CAso contrário, se o cão não encontrásse donos deveria ser, misericodiosamente, eutanasiado. Entregue ao mesmo dono e correr o risco de acontecer o mesmo ou pior é que não!

Abraços
Paulo C.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 10, 2004 7:23 pm

O ke terá levado o cão a tomar a atitute que tomou?
Penso que se deve começar por ai, eu pessoalmente penso que não existem cães maus.
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

sexta set 10, 2004 7:26 pm

Foste bué rápida(Leoa-Nova_)... ainda á pouco li as tuas msg e eras membro novo e agora já es VETERANO....
Bem isto é mt rápido....
monte_de_goyos
Membro
Registado: segunda mar 08, 2004 11:18 am
Contacto:

sexta set 10, 2004 7:31 pm

[quote=melisaa]
Mais uma vez assisto a uma cena triste...
A Leoa_Nova_ veio cá falar sobre um assunto k ela axou k deviria dar a konhecer aki na arca, e mais uma vez veio o tal membro veterano, e.... zut .... estragou a conversa toda, não percebo pk k o ppl gosta de implicar com o k o pessoal mais recente (aki na arca) diz....
Diga-me lá ou D. Kitten kual é o problema????hum??
Força Leoa_Nova_ e já agora eu tb axo k o dono se deve responsabilizado por akilo k o seu animal faça... mas xegar ao ponto de ter k ser abatido???k horror...O ser humano mata a seu propria raça, viola crinças... e nem preso é!!Pk k o cão tem de ser abatido????
[/quote]

A Leoa_Nova_ também é um membro veterano...não é?? ;)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

sexta set 10, 2004 7:35 pm

Ups... Cometi uma gafe...
Poix kd li pareceu-me k a leoa era membro novo...
Mas mantenho a minha opinião a cerca k "certos" membros veteranos abusam e gozam com o ppl novato por aki...
Agora kem tiver agulha ... k se pique...
Bejokas e desculpa lá a gafe (leoa)...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 10, 2004 7:36 pm

PauloC Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: Deviam haver instituições próprias para o acompanhamento destes casos, que poderiam eventualmente fazer tratamentos para recuperar os cães, mas estamos em Portugal, e ñ nos States...
Desculpe lá, Leoa, mas os "states" para mim são o expoente máximo da hipocrisia! Não me parece minimamete racional que haja fome e miséria entre humanos e existam instituições a movimentarem milhões de dolares para salvar a 'lula amarela' do Bangladesh! Acho que já seria bom que as institições que temos cá funcionassem de acordo com o que a Lei ACTUAL determina! A Hipocrisia dos states, em que se fazem casamentos, onde existem hoteis, restaurantes e salões de beleza e massagens para cães ( e que parece que umas 'tias' andam a quer importar para cá), não é exemplo para nada!
Para mim ( isto é opinião pessoal), a haver lugar à retirada do animal ao dono, era colocar o cão num canil municipal (onde as condições de permanência TEMPORÁRIA deviam ser dignas), divulgar a necessidade de adopção e, se aparecessem candidatos qualificaveis, entregar o cão. CAso contrário, se o cão não encontrásse donos deveria ser, misericodiosamente, eutanasiado. Entregue ao mesmo dono e correr o risco de acontecer o mesmo ou pior é que não!

Abraços
Paulo C.
Nessa dos States tem razão, precipitei-me, mas em termos de se arranjar um meio qualquer de dar dignidade a estes cães já era exelente. O dono é que deveria pagar uma multa bem pesada que desse para pagar a recuperação do cão.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 10, 2004 7:36 pm

Penso que se deve começar por ai, eu pessoalmente penso que não existem cães maus.
Não há dúvida que saber o que levou o cão a tomar a titude que tomou é importante, mas neste caso parece-me que as respostas poderão ser simples! Foi o instinto de presa/caça, que não sendo refreado por uma boa sociabilização com aqueles animais (ovelhas), nem pela intervenção do dono ( que deveria ter o cão controlado), descambou num ataque.
Agora, idependentemente de saber se o cão é mau ou simplesmente foi 'vitima' do seu instinto e da falta de educação, o que há se tem é de resolver o problema em concreto!
Não é por se concluir que o cão não teve culpa que se vai deixá-lo solto no mesmo lugar, ou nas mãos do mesmo dono irresponsável, certo?

Abraços
Paulo C.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 10, 2004 7:44 pm

PauloC Escreveu:
Não há dúvida que saber o que levou o cão a tomar a titude que tomou é importante, mas neste caso parece-me que as respostas poderão ser simples! Foi o instinto de presa/caça, que não sendo refreado por uma boa sociabilização com aqueles animais (ovelhas), nem pela intervenção do dono ( que deveria ter o cão controlado), descambou num ataque.
Agora, idependentemente de saber se o cão é mau ou simplesmente foi 'vitima' do seu instinto e da falta de educação, o que há se tem é de resolver o problema em concreto!
Não é por se concluir que o cão não teve culpa que se vai deixá-lo solto no mesmo lugar, ou nas mãos do mesmo dono irresponsável, certo?

Abraços
Paulo C.
Claro concordo
O que eu pretendia dizer, é que devemos de perceber os animais, claro que temos responsabilidade sobre o ke eles fazem, mas antes de mais temos que os perceber, pois se estivermos atentos eles dizem-nos muito....
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 10, 2004 8:55 pm

Para quem não saiba nos states, os cães que atacam pessoas ou a propriedade alehia são abatidos... em qualquer Estado. Ou em um canil ou pela pistola de um agnete da autoridade.

Portanto quem vem com essa dos "States" onde já agora, a liberdade e democracia é menor actualmente que em Portugal ou em qualquer outro paísa da UE, não sabe do que fala...

Quanto ao destino do cão, se ele fôr abatido, é lamentável, mas que sugerem ? Uma reprmenda ao dono e devolve-lo ?Entregá-lo a quem ?
delfim
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 6:18 pm

sexta set 10, 2004 9:59 pm

PauloC, não me parece que pagar não sei quantas multas, pagar o prejuízo das ovelhas, pagar microchip, seguro etc etc, seja propriamente dar o cãozinho e uma palmadinha nas costas. Acho que este dono, caso tenha tido culpa no acidente (não estou a falar nas outras coisas que ele deveria ter), não vai querer que aconteça novamente. Não me parece também que matar umas ovelhas faça de qualquer cão um assassino. Acho que grande parte dos cães de raças dominantes faz o mesmo. Conheço dezenas de casos desses e de cães que são do mais meigo que pode existir. Caso a situação se repita, aí sim, seria de considerar retirar o cão á pessoa. Ninguém está livre de ter uma distracção ou um azar. Quando uma pessoa tem um acidente de carro ninguém lhe fica com o carro. Um cão é um ser vivo com o qual o dono estabelece uma relação de grande cumplicidade e parece-me surreal abater um cão porque matou umas ovelhas.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta set 10, 2004 10:00 pm

Rosinha2000 Escreveu: Andei a procura no site do CM, mas não encontrei a noticia. Para os lados do Montijo, um Rott matou uma serie de ovelhas, o cão não tinha nem seguro nem chip, o dono era um rapaz de 20 anos. O cão neste momento está no canil Municipal, e ao dono vai caber o pagamento dos prejuizos ao dono das ovelhas, o o animal deverá ter um destino triste...
Das duas uma... ou é retirado ao dono e abatido, ou e mais provável, caso o dono não tenha antecedentes criminais, para além da indemenização e das coimas por falta de microchip e seguro, licença de cão "potêncialmente perigoso" (o que quer que isto queira dizer) o dono pode sempre ficar com o cão desde que cumpra com todo o licenciamento de animal perigoso... O art.º 2 alínea a) ponto ii) do DL 312/2003 prevê como cão perigoso todo aquele que fira ou mate outro animal fora da propriedade do dono - seria igual se em vez de um rott fosse um perdigueiro ou um whippet...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 10, 2004 10:23 pm

[quote]Deviam haver instituições próprias para o acompanhamento destes casos, que poderiam eventualmente fazer tratamentos para recuperar os cães, [/quote]

se as que existem para meninos, dão o resultado que se sabe, imagino para cães :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado set 11, 2004 1:20 am

anjjazul Escreveu:
Deviam haver instituições próprias para o acompanhamento destes casos, que poderiam eventualmente fazer tratamentos para recuperar os cães,
se as que existem para meninos, dão o resultado que se sabe, imagino para cães roll
A brincar a brincar secalhar também ia dar nessa bronca...
Responder

Voltar para “Cães”