Doenças Congénitas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 11:53 am

SeaLords Escreveu: Claro que não se pode garantir que o animal está "limpo". Pelo menos não sem testes de ADN que, por enquanto, são ainda muito poucos.
P.S. Quem garanta ausência de problemas hereditários (genéticos) (sem os tais testes de ADN) ...
Sealords, há alguma razão para tão poucos criadores fazerem os testes de ADN? (desconfio que a questão financeira deve ser uma delas, mas...)
Já agora, gostava de saber onde se pode fazer esse teste (penso que na FMV, correcto?), no que é que consiste e já agora, qual o valor médio que poderá alcançar a realização deste tipo de teste...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 13, 2004 12:01 pm

Golden_ Escreveu:
Isabel, aprenda que eu n fujo!! Tenho demasiado respeito por mim!! E ainda não abri a boca sobre tanta coisa, dê-me tempo e pique-me :) Não se esqueça que sou doida!!!

Cumprimentos,
Não me parece que fosse aprender algo consigo. E se tem assim tanto respeito por si, aprenda a ter pelos outros, ou seja, não fale deles nas costas.
Quanto a ser doida, não sou eu que o digo, mas acredito que tem uma grande lata.
E já agora essa do não abri a minha boca, é para quem? Alguma ameaça?
Olhe Golden, já deve saber que eu não tenho rabos de palha, a não ser que alguém invente, se é que me faço intender.
Fique bem.
Isabel
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 12:03 pm

Como eu gosto deste pessoal, assim é que é, pois olhe se não é doida parece, desde que a leio só vejo frases feitas, lugares comuns, reviravoltas, publicidade, e uma enorme vontade de agradar, (para ver se não destoa não é???).

Cumprimentos e melhoras,

Daniel
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda set 13, 2004 12:12 pm

Golden_ Escreveu:
Isabel, aprenda que eu n fujo!! Tenho demasiado respeito por mim!! E ainda não abri a boca sobre tanta coisa, dê-me tempo e pique-me ) Não se esqueça que sou doida!!!

Cumprimentos
Senhola delegada, se é doida vai pó Julito de Matos, pecêbe ? ;)

E veja lá sobre o que abre a boca, que se todos aqui a abrirem, você fecha-a logo, pecêbe ?;)

Não faça ame-aças, a rica, você pode dizer que é doida mas não é párva ;)
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 12:23 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:09 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 12:42 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:08 pm, editado 1 vez no total.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 13, 2004 1:07 pm

Obrigada Sealords!
Quer parecer-me que este tipo de exame deveria ser um passo essencial para qualquer criador, e até algo a ser considerado pelo comum dono que pretenda saber possiveis defeitos genéticos do seu animal.
Os meus conhecimentos de genética e genética canina são nulos :( Mas fiquei com a ideia que há também a hipotese de, através do ADN, saber se o cão tem alguma doença geneticamente transmissivel...ou se é mais propenso a uma dada doença (se calhar isto é um absurdo :oops: )
Já agora,e não querendo abusar, se me puder indicar alguma literatura sobre genética canina para pessoas que como eu não sabem nada de nada disso (PM) eu teria todo o interesse em pelo menos aprender o rudimentar visto que de genética só sei o básico dos básicos dado em Biologia(e acho que jé nem disso me lembro...).
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 1:23 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:10 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 1:42 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 08, 2006 11:08 am, editado 1 vez no total.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 13, 2004 1:42 pm

SeaLords Escreveu:
Genética para dummies ? O que se dá na escola é um bom começo. Em que tema em concreto é que estava a pensar?
;)
Acho que antes de aprofundar qualquer tema tenho que dar uma boa reviravolta lá em casa e descobrir os livros de biologia para me refrescar a memoria até ao nivel dos termos usados.
De qualquer forma, o tema que mais interesse me levanta é mesmo o da "genética reprodutiva" (este termo soa-me a calinada...), como "se passam os defeitos/qualidades para a descendencia", "doenças genéticas", etc etc...
enfim... alguma coisa para me cultivar um pouquinho nesta área e tirar esta sensação de estar a escrever calinada atrás de calinada, que é deveras frustrante...
<p>&nbsp;</p>
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda set 13, 2004 1:44 pm

Golden_ Escreveu:
Por exemplo, no inicio trabalhei com cães Patholas da Arriaga, comprei algumas cadelas, ou seja, hoje não tenho nem uma desse sangue. Paguei várias operações à displasia, fiquei furiosa, mas tive que assumir, foi nitidamente erro crasso de principiante!
Teerão sido pagos os cães ? 8)

Coitado do Doutor Pedro Ródo a ser difamado sem saber aqui na nossa amiga dos 3 w p
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 3:27 pm

nynf Escreveu:
SeaLords Escreveu:
Genética para dummies ? O que se dá na escola é um bom começo. Em que tema em concreto é que estava a pensar?
;)
Acho que antes de aprofundar qualquer tema tenho que dar uma boa reviravolta lá em casa e descobrir os livros de biologia para me refrescar a memoria até ao nivel dos termos usados.
De qualquer forma, o tema que mais interesse me levanta é mesmo o da "genética reprodutiva" (este termo soa-me a calinada...), como "se passam os defeitos/qualidades para a descendencia", "doenças genéticas", etc etc...
enfim... alguma coisa para me cultivar um pouquinho nesta área e tirar esta sensação de estar a escrever calinada atrás de calinada, que é deveras frustrante...

Boas,

Penso que este livro poderá ajudar,

http://www.breedingbetterdogs.com/books.html

Daniel
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 13, 2004 4:41 pm

baiha Escreveu: Boas,

Penso que este livro poderá ajudar,

http://www.breedingbetterdogs.com/books.html

Daniel
Obrigada Daniel! Vou ver se o encomendo. O saber não ocupa lugar só tempo e $tempo$ ;)
<p>&nbsp;</p>
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda set 13, 2004 5:20 pm

Obrigada Cristina, porque eu já tinha tentado saber informações deste género, mas acho que foi noutro daqueles tópicos que se "perdem"...

Tenho a sensação que os criadores deviam ter algumas noções de genética, mas ainda ninguém me disse se isso era realmente assim ou não...
SeaLords
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 5:31 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:10 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”