Treinador de cães acusado...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda set 13, 2004 2:22 pm

Ex-utentes da escola de treino de cães "Acendura Brava", em Mafra, acusam o treinador, conhecido por treinar o cão da série televisiva "Inspector Max", de infligir maus tratos aos animais durante as aulas e já apresentaram queixas contra o treinador, João Garrido, na Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais, no Clube Português de Canicultura e na Direcção-Geral de Veterinária.
arquivo jn

Treinos ministrados a animais numa escola de Mafra colocados em causa pelos respectivos donos, que falam mesmo em maus-tratos

"O proprietário da escola maltrata os animais e tem que ser impedido de treinar os cães", afirmou, à agência Lusa, Juan Gavilan, dono de um cão que frequentou a escola.

Confrontado com as queixas, João Garrido garantiu desconhecer "quaisquer ocasiões em que tenham sido infligidos murros ou pontapés a animais" na sua presença.

Segundo contou Juan Gavilan, além do caso do seu cão "Kirios", um pastor alemão que "está condenado a viver com problemas porque o treinador o aconselhou a engordar em excesso e a fazer treinos violentos quando era ainda muito jovem", a sua mulher "assistiu aos maus-tratos a um cão labrador de seis meses, que ao fugir para não lhe ser colocada a coleira estranguladora de bicos feriu-se ficando a escorrer sangue". "Não obstante os donos estarem em pânico, o treinador mandou prosseguir os treinos com o animal a sangrar em bica", acrescentou Juan Gavilan.

No caso do "Kirios", o animal "foi aconselhado pelo João Garrido a engordar com reforço complementar à ração - comprimidos de cálcio e vitaminas - e a iniciar os treinos aos quatro meses, apesar de ser já visível para um conhecedor (e não para o dono) que apresentava mal formação nas patas".

"Estou indignado, porque acho que ele sabia que o cão sofria de displasia (malformação nos quartos traseiros) e mesmo assim insistiu na sua engorda e nos treinos violentos, levando a doença a evoluir mais rapidamente", denunciou Juan Gavilan.

A soco e pontapé

"Aos nove meses foi-lhe diagnosticada displasia em último grau nas duas ancas e neste momento já nem nos aconselham a operação, porque não são garantidas as melhoras", disse.

O dono do cão contou também alguns episódios que considerou violentos, como o de "ter colocado ao 'Kirios' um estrangulador de bicos e ter mandado um aluno conduzi-lo durante 20 minutos pela pista, sendo que os puxões na coleira lhe fizeram um coágulo de sangue no pescoço".

"Os animais são seres vivos que sentem como nós e já é altura de os começarmos a respeitar", disse o dono que, entretanto, desistiu dos treinos na Acendura Brava.

Outra antiga utente que disse discordar dos métodos do treinador, Sandra Lopes, relatou à agência Lusa que viu João Garrido dar "murros, pontapés e agressões com bastões da polícia aos cães".

"Assisti ao caso de um cão que, após se ter recusado a fazer os exercícios que lhe eram indicados pelo treinador, foi agredido a soco e pontapé, dado com as botifarras com biqueira de aço", relatou.

* Jornalista da Lusa

Jornal De Noticias
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda set 13, 2004 2:54 pm

Fico é espantada que os donos estando a assistir ao que relatam não tenham tirado imediatamente o cão do tratador e chamado as autoridades.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda set 13, 2004 3:05 pm

Já somos duas....

Isabel
lagutrop
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 3:29 pm

Desculpem só mais uma pergunta.
Então o dono deu suplementos vitaminicos ao cão aconselhado pelo treinador? O treinador é veterinário?

Antes que me ataquem devo esclarecer que não conheço nenhumas das pessoas envolvidas.

Apenas me linito a postar os meus comentários, uma vez que deve ser esse o objectivo do tópico... ou não?
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda set 13, 2004 3:31 pm

Subscrevo. Se eu tivesse lá o meu cão e o visse maltrata-lo, atirava-lhe com o que tivesse à mão, quero lá saber se os metodos são ou não os melhores e se ele é ou não um expert. No meu cão ninguém põe a mão para isso estou cá eu que o espanco (ao cão e ao marido) dia sim dia não para eles saber quem manda lá em casa :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 13, 2004 3:34 pm

Este assunto já tinha sido referido nos "direitos dos animais":

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=17928

É de facto pasmoso como os donos podem assistir a isto e não fazerem nada... :evil:

Eu nunca levei a Zorra a uma escola mas aconselho sempre - escolham escolas onde os donos são treinados junto com os seus cães.
lagutrop
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 3:38 pm

Desculpem o desabafo mas... há muito tempo que ninguem concordava comigo aqui no forum dos cães....

Apesar de eu ter presentemente gatos, já tive um cão e gosto de vir ler as vossas conversas.
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

segunda set 13, 2004 3:40 pm

anavaz Escreveu: espanco (ao cão e ao marido) dia sim dia não para eles saber quem manda lá em casa lol

E quem fala assim não é gago. Já não é nada mau, há quem o faça dia sim dia também!!!

aisd Escreveu:
os donos são treinados junto com os seus cães
Concordo plenamente!!

Célia
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 4:01 pm

Bem....eu não sei se é verdade ou mentira o que é relatado por estas duas pessoas. No entanto, também acho muito estranho que eos 'queixosos' vissem o treinador referenciado a dar maus tratos aos cães e ficássem sem fazer nada!!
De igual modo, se a escola funciona à base de maus tratos como é que ainda funciona e continua a ser procurada? Será que os donos dos restantes cães que lá têm andado e os que ainda lá andam concordam e aceitam metodos violentos?
Das duas uma, ou esta é uma 'campanha' de alguém que receia a publicidade da serie ( que apesar de mázinha sempre vai mostrando os cães) e por isso acha por bem ir envenenando um pouco, ou então é alguém, que também aproveitando esta notoriedade, quer aparecer nos jornais e nas revistas ( e um dia destes na televisão)!
Também acho que o treinador em questão podia processar estas pessoas, caso elas estejam a mentir....mas se calhar também acha que tem mais que fazer e que não vale a pena ligar-lhes. A verdade é que a escola, por bem ou por mal, é falada....e tem alunos, ou não tem?
Volto a referir que eu não conheço a escola ( só de nome) ou o treinador em causa, por isso não sei se a história é verdadeira ou falas...só acho que este tipo de acusações é um pouco estranha....
lagutrop
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 4:07 pm

Concordo com o Paulo C.

Se calhar é alguma manobra publicitária da escola ou da TVI
animalzito
Registado: segunda set 06, 2004 5:24 pm

segunda set 13, 2004 4:52 pm

concordo plenamente. Mas se for verdade como e q alguem coloca os seus caes numa escola sem conhecer os metodos usados pelos treinadores, por mt bem falada q esta seja!!! ps:abertura do jornal TVI "cao espancado ate a morte pelo treinador" :lol:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda set 13, 2004 5:28 pm

Tenho dúvidas quanto à veracidade dos depoimentos.

Caso fossem verídicos não sei quem seria pior se o treinador se os donos.
blackpant
Membro
Registado: terça set 07, 2004 8:52 am

segunda set 13, 2004 6:12 pm

Boas

Queria que me dessem uma informação por favor.

Caso uma pessoa veja um dono de um animal, só porque esse animal não ia para onde ele queria começou-lhe a bater de tal maneira que a minha vontade era fazer-lhe o mesmo, legalmente o que é que se pode fazer?

Pode-se chamar a PSP e apresentar queixa?
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

segunda set 13, 2004 6:49 pm

É só consultar aqui neste site a legislação no que refere ao direito do animais........
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 7:51 pm

A questão parece-me simples.

Qual a razão disto ? os donos nunca acompanharam o cão ? Se sim, porque deixaram as agressões acontecer ? Se não... pergunta-se porquê...

Para mim isto é uma manobra de publicidade...
Responder

Voltar para “Cães”