Esta mania de se por raça aos rafeiros...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda set 13, 2004 4:29 pm

Obrigado Paulo, era isso o que eu queria dizer. ;)

Gente: cão sem LOP pode ser filho de campeões mas só vocês é que sabem disso. Aos olhos do CPC, do FCI e afins, são SRDs, lindos e maravilhosos que, por acaso, se aprecem muito com determinada raça.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 13, 2004 4:31 pm

P1TuXk4 Escreveu:
ladyxzeus Escreveu: - Todo o cão sem LOP é SRD.
Desculpe lá, mas deixe apenas fazer-lhe uma pergunta:

Tenho uma ninhada de 4 Galgos, cujos pais tÊm LOP e por acaso até se fartam de ganhar prémios.
Se eu apenas registar 3, quer então dizer que dois campeões com LOP, deram origem a um SRD????
Exactamente... ao optar por não registar o cachorro no Livro de Origens o criador, acabou por criar um purissimo SRD... não se esqueça que a opção foi sua (desde 2000 que o Livro de Origens está fechado a RI's de raças estrangeiras)... foi a sua opção como criador/a.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
blackpant
Membro
Registado: terça set 07, 2004 8:52 am

segunda set 13, 2004 4:38 pm

Boa tarde Paulo C.

Eu entendi a menssagem, o que não entendo é que para dizer ou afirmar que um determinado animal é raça x o animal tenha que ter LOP um documento a dizer que os pais são dessa raça, os meus cães têm " Bilhete de identificação" onde no local de raça do animal diz lá Husky e não fui eu que escrevi os meus cães não têm lOP sendo assim são rafeiros.

Atenção que com as minhas menssagens anteriores não quero ofender ninguém se alguma coisa aqui está mal não é culpa nossa.

Obrigado.
[/img]
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda set 13, 2004 4:52 pm

A questão de ter ou não LOP so é importante para quem queira cães com determinadas características.

Eu, pe, escolhi labrador por causa do seu temperamento e não me restava outra hipótese senão escolher um cão com LOP para ter a certeza de que ele vinha com o tal temperamento.

Quem opta por cães com características especiais (pe, de caça ou de guarda ou mesmo com aquele feitio) precisa de saber que são da raça A, B ou C.

Não basta parecerem porque o temperamento e o comportamento futuros não se veêm.

Quem gosta de cães apenas porque são cães não precisa desta segurança.

A questão é que há muita gente que não sabe o que quer - gostam muito de cachorrinhos, tão fofinhos, tão queridos e, depois, quando são adultos...
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

segunda set 13, 2004 7:25 pm

nynf Escreveu: Não é upgrade nenhum. A única forma de provar que um cão é de raça é através do LOP. Se não tem, não pode provar. Aos olhos do CPC é um SRD sim, e por isso mesmo não poderá entrar em provas de competição como o RCI, Mondio Ring, etc. Se entrar em Agility, por exemplo, será como SRD, e não como filho de galgos campeões que não foi registado ;) Aliás, se ele não foi registado, como pode provar que é filho desses galgos campeões???
Sempre foi assim.
PauloC Escreveu: Ora aí está a resposta, sem tirar nem pôr.
E já agora aproveito para esclarecer que assuntos relativos a raças de cães não são regulamentados pela "Legislação Portuguesa" ;) A Assembleia da Republica e o Governo têm outras coisas em que pensar....hehehe!
Estas coisas são regulamentadas pela FCI e pelo CPC ( no que nos diz respeito).
ladyxzeus Escreveu: Obrigado Paulo, era isso o que eu queria dizer. ;)

Gente: cão sem LOP pode ser filho de campeões mas só vocês é que sabem disso. Aos olhos do CPC, do FCI e afins, são SRDs, lindos e maravilhosos que, por acaso, se aprecem muito com determinada raça.
Posso então, com estas afirmações depreender que tanto nynf, como Paulo, como ladyxzeus, concordam que:
1 - Se não tem LOP não é de raça.
2 - Não há LOP´s passados pela porta do cavalo, logo os charutos com LOP que se vê por aí, são puros(afinal de contas tÊm LOP)
3 - Se um dos melhores criadores de Portugal, da raça A, deixar de registar as suas ninhadas, mesmo que sejam as melhores do país, os canitos daí resultantes são SRD´s
Resumindo, se eu lhes mostrar um LOP, ou seja apenas o documento, seriam capazes de me adquirir um canito, confiando apenas no documento.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 7:36 pm

Posso então, com estas afirmações depreender que tanto nynf, como Paulo, como ladyxzeus, concordam que:
1 - Se não tem LOP não é de raça.
2 - Não há LOP´s passados pela porta do cavalo, logo os charutos com LOP que se vê por aí, são puros(afinal de contas tÊm LOP)
3 - Se um dos melhores criadores de Portugal, da raça A, deixar de registar as suas ninhadas, mesmo que sejam as melhores do país, os canitos daí resultantes são SRD´s
Resumindo, se eu lhes mostrar um LOP, ou seja apenas o documento, seriam capazes de me adquirir um canito, confiando apenas no documento.
Quase certo, mas no resumo está a "depreender" demais ;)
1- Certo;
2- Há. Mas se com LOP há charrutos ( lembra-se que eu coloquei qualquer coisa entre parentesis?), muitos mais haverá sem LOP;
3- Certo.
Resumindo, O LOP é apenas um entre muitos factores que devem ser tidos em conta na aquisição de um cão. Não chega, mas é indispensável.

;)
Paulo C.
P1TuXk4
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 7:46 pm

Paulo, esta minha intervenção, foi apenas pela sobrevalorização dado ao LOP... apenas isso.

;)
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 13, 2004 7:58 pm

P1TuXk4 Escreveu: Paulo, esta minha intervenção, foi apenas pela sobrevalorização dado ao LOP... apenas isso.

;)
Não há qualquer sobrevalorização, o LOP é uma ferramenta de trabalho, que não só garante que o cão é de raça mas também quem é o seu criador, a sua ascendência (embopra só traga 5 gerações dá pistas suficientes para se procurar para trás).

Quando havia os exames para RI's o risco era muito maior, podia-mos ter um SRD que por qualquer acidente genético era exactamente igual à raça XPTO que passasse no exame e que não iria contribuir em nada para o beneficio da mesma... é preferível despromover cães de raça a SRD's porque não têm LOP a permitir isto.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
P1TuXk4
Membro Veterano

segunda set 13, 2004 8:33 pm

casadiscaes Escreveu: ...o LOP é uma ferramenta de trabalho, que não só garante que o cão é de raça
Garante???A garantia como já deve ter tido oportunidade de ver, com os seus próprios olhos, não assim tão certa.
Eu ao comprar um canito, tinha mais por garantia o trabalho reconhecido de um criador, do que um LOP, embora concorde que o LOP tem o seu quê e o seu valor, como é obvio.
casadiscaes Escreveu: Quando havia os exames para RI's o risco era muito maior, podia-mos ter um SRD que por qualquer acidente genético era exactamente igual à raça XPTO que passasse no exame e que não iria contribuir em nada para o beneficio da mesma... é preferível despromover cães de raça a SRD's porque não têm LOP a permitir isto.
Aí tenho de concordar.
É melhor desvalorizar um de raça, a estragar uma raça, com um mau cruzzamento.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda set 13, 2004 10:11 pm

nynf Escreveu: Não é upgrade nenhum. A única forma de provar que um cão é de raça é através do LOP. Se não tem, não pode provar. Aos olhos do CPC é um SRD sim, e por isso mesmo não poderá entrar em provas de competição como o RCI, Mondio Ring, etc. Se entrar em Agility, por exemplo, será como SRD, e não como filho de galgos campeões que não foi registado ;) Aliás, se ele não foi registado, como pode provar que é filho desses galgos campeões???
Sempre foi assim.
Como disse o Paulo, a explicação está aqui dada de forma clara e inequívoca.
No entanto, até poderei compreender que o termo "arraçado" possa dar jeito para identificar um cão, quando nos referimos a um exemplar que não está à vista, por exemplo. Mas mais nada do que isso.

Num outro tópico dei este exemplo: se um casal de cães, ambos registados no LOP, tiverem uma ninhada e se o criador não registar os cachorros, estes nunca poderão ser considerados de raça. Quando muito, serão apenas "moralmente" puros, mas não legalmente e, para todos os restantes efeitos (repito, todos os efeitos), serão SRDs.
É assim, não há volta a dar-lhe.

Mas mesmo sendo assim, o grande problema é que há alguns "criadores" que habilidosamente dão a volta ao texto e até conseguem provar (ao papalvo) que o branco é preto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sedeug
Membro Júnior
Registado: sexta out 25, 2002 11:32 pm

segunda set 13, 2004 10:28 pm

Olá pessoal.
E sem intenção de causar confusões, aproveito para expor a minha situação.

Adquiri a MAIA, Já Fez dois anos. Na altura ( e seguindo os conselhos deste fórum, que comecei a visitar nessa altura ), pedi a lista de criadores da raça labrador ao CPC, depois de visitar três deles, escolhi um.
Quando veio para casa, a MAIA tinha:
Dois meses.
Vacinas em dia (o boletim registava, e eu nunca tive razão para duvidar ).
Registo provisório ( Já com o nome que nós tínhamos escolhido, quando algumas semanas antes havíamos escolhido a cachorrinho ).

Pelo que tenho acompanhado, neste fórum, Tenho a convicção ( passados dois anos ! ), que escolhi um criador de confiança.

Mas a questão que me levou a intervir é a seguinte:

Quando recebi o registo provisório (para registar a MAIA como minha propriedade ), eu por esquecimento (negligencia, comodismo, irresponsabilidade,... o que entenderem ! ), simplesmente não reenviei o mesmo para o CPC.

Agora a verdadeira questão é esta:
Será que já passou o prazo, e por consequência o registo ficou anulado e sem retrocesso.
A acontecer ( e tendo em conta que tudo se passou, foi exactamente como atrás referido ), será elegitemo eu afirmar que a Maia é de verdade, de raça retriever do labrador ???

Devo dizer no entanto, que o facto de ter passado o prazo ( ou não ), para a registar definitivamente. Não é muito importante, porque só adquiri um labrador ( com garantias !!!??? ), para ter a certeza ( dentro do possível, claro ! ), do temperamento que o meu cão iria ter
Nunca foi ( Nem é !! ) minha intenção, expor, cruzar ou usar a MAIA para outro fim que não a companhia dela junto da minha família.

Devo no entanto dar a minha opinião ( de alguém que apenas gosta de cães !!! ), quanto ao assunto em discussão neste tópico.

Reparem que os assuntos ( todos, e sempre !! ), não tem forçosamente de serem pretos ou brancos. Podem ser simplesmente cinzentos
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda set 13, 2004 10:40 pm

P1TuXk4 Escreveu: [Garante???A garantia como já deve ter tido oportunidade de ver, com os seus próprios olhos, não assim tão certa.
Guarante... desde que o criador seja honesto.

Claro que eu posso cruzar uma rafeira e dizer que são filhotes da minha cadela que até é campeã. Claro que posso registar a ninhada de uma cadela como sendo filhos de outra, se calhar já morta e enterrada. Tudo isto passa por ser honesto, enquanto não existirem efectivamente testes de paternidade e controlos apertados (era tão bom....).

Os exemplos que dei são exemplos infelizmente reais, que tenho conhecimento, tal como de "compras" de LOP (sim que a cadela não interessa, só mesmo o LOP para ser atribuido a outra qualquer lá de casa que não passou no RI, vá-se lá saber porquê), e animais de raça pura, filhos de campeões, que ficam com as orelhas levantadas quando tal não acontece na raça.

Trafulhices hà muitas, infelizmente não é só nos cães. Quando lidamos com papeis e temos de contar com a honestidade... temos de ter os olhos bem abertos.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
P1TuXk4
Membro Veterano

terça set 14, 2004 11:31 am

ana_link Escreveu: ...
Guarante... desde que o criador seja honesto.
...
Mas se o criador é realmente honesto, eu também não precisava do LOP, para saber o que tinha em mãos....

É por isso que acho que o LOP, é apenas um documento legal(verdadeiro ou não) cujo valor quanto a mim, apenas se revela, perante as entidades que a ele recorrem.
Não é um LOP, que faz do meu cão, puro, do mesmo modo que acho que não é por não ter LOP, que passa a SRD.
São tantas as trafulhices que se vêm, que acho que um LOP, vale o que vale....
Está tudo na honestidade do criador.

É a mesma coisa que conduzir, mas deixar a carta em casa.
Perante um polícia, não estou habilitado a conduzir, pois não tenho a carta, mas por acaso até tenho a carta..está é em casa...
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça set 14, 2004 12:08 pm

P1TuXk4 Escreveu: É a mesma coisa que conduzir, mas deixar a carta em casa.
Perante um polícia, não estou habilitado a conduzir, pois não tenho a carta, mas por acaso até tenho a carta..está é em casa...
Não, no caso do LOP, se não o tem, não está em lado nenhum...

Conheço muitos casos de pessoas que optaram pelo sem LOP, e depois de irem assistir a uma ou duas expos, resolveram por força que o canito tinha que poder entrar por ser da raça XPTO...
Muitos deles tinham andado a visitar criadores e a única opção foi o preço... depois andavam a queixar-se que o CPC era mauzão, que não faxia exame ao canito para ter "lopes", etc... todos eles esqueceram-se que foi por decisão deles que adquiriram um SRD parecido com um cão de raça... faz lembrar os tipos do chunning que tentam tranformar fiats panda em ferraris... por muito que tentem, vão ter sempre um fiat panda...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 14, 2004 12:26 pm

estes meus neurónios :oops: só não percebo porque um papel faz a diferença. ou seja, um cão desde que "certificado", pode ter os papéis que lhe garantam a raça. o mesmo cão, sem papéis, é um srd. :o
já parece o casamento. se tiverem um papel, são casados. se não tiverem, vivem (ou viviam até há pouco tempo) em concubinagem.
Responder

Voltar para “Cães”