Gente: cão sem LOP pode ser filho de campeões mas só vocês é que sabem disso. Aos olhos do CPC, do FCI e afins, são SRDs, lindos e maravilhosos que, por acaso, se aprecem muito com determinada raça.
Moderador: mcerqueira
Exactamente... ao optar por não registar o cachorro no Livro de Origens o criador, acabou por criar um purissimo SRD... não se esqueça que a opção foi sua (desde 2000 que o Livro de Origens está fechado a RI's de raças estrangeiras)... foi a sua opção como criador/a.P1TuXk4 Escreveu:Desculpe lá, mas deixe apenas fazer-lhe uma pergunta:ladyxzeus Escreveu: - Todo o cão sem LOP é SRD.
Tenho uma ninhada de 4 Galgos, cujos pais tÊm LOP e por acaso até se fartam de ganhar prémios.
Se eu apenas registar 3, quer então dizer que dois campeões com LOP, deram origem a um SRD????
nynf Escreveu: Não é upgrade nenhum. A única forma de provar que um cão é de raça é através do LOP. Se não tem, não pode provar. Aos olhos do CPC é um SRD sim, e por isso mesmo não poderá entrar em provas de competição como o RCI, Mondio Ring, etc. Se entrar em Agility, por exemplo, será como SRD, e não como filho de galgos campeões que não foi registadoAliás, se ele não foi registado, como pode provar que é filho desses galgos campeões???
Sempre foi assim.
PauloC Escreveu: Ora aí está a resposta, sem tirar nem pôr.
E já agora aproveito para esclarecer que assuntos relativos a raças de cães não são regulamentados pela "Legislação Portuguesa"A Assembleia da Republica e o Governo têm outras coisas em que pensar....hehehe!
Estas coisas são regulamentadas pela FCI e pelo CPC ( no que nos diz respeito).
Posso então, com estas afirmações depreender que tanto nynf, como Paulo, como ladyxzeus, concordam que:ladyxzeus Escreveu: Obrigado Paulo, era isso o que eu queria dizer.![]()
Gente: cão sem LOP pode ser filho de campeões mas só vocês é que sabem disso. Aos olhos do CPC, do FCI e afins, são SRDs, lindos e maravilhosos que, por acaso, se aprecem muito com determinada raça.
Quase certo, mas no resumo está a "depreender" demaisPosso então, com estas afirmações depreender que tanto nynf, como Paulo, como ladyxzeus, concordam que:
1 - Se não tem LOP não é de raça.
2 - Não há LOP´s passados pela porta do cavalo, logo os charutos com LOP que se vê por aí, são puros(afinal de contas tÊm LOP)
3 - Se um dos melhores criadores de Portugal, da raça A, deixar de registar as suas ninhadas, mesmo que sejam as melhores do país, os canitos daí resultantes são SRD´s
Resumindo, se eu lhes mostrar um LOP, ou seja apenas o documento, seriam capazes de me adquirir um canito, confiando apenas no documento.
Não há qualquer sobrevalorização, o LOP é uma ferramenta de trabalho, que não só garante que o cão é de raça mas também quem é o seu criador, a sua ascendência (embopra só traga 5 gerações dá pistas suficientes para se procurar para trás).P1TuXk4 Escreveu: Paulo, esta minha intervenção, foi apenas pela sobrevalorização dado ao LOP... apenas isso.
![]()
Garante???A garantia como já deve ter tido oportunidade de ver, com os seus próprios olhos, não assim tão certa.casadiscaes Escreveu: ...o LOP é uma ferramenta de trabalho, que não só garante que o cão é de raça
Aí tenho de concordar.casadiscaes Escreveu: Quando havia os exames para RI's o risco era muito maior, podia-mos ter um SRD que por qualquer acidente genético era exactamente igual à raça XPTO que passasse no exame e que não iria contribuir em nada para o beneficio da mesma... é preferível despromover cães de raça a SRD's porque não têm LOP a permitir isto.
Como disse o Paulo, a explicação está aqui dada de forma clara e inequívoca.nynf Escreveu: Não é upgrade nenhum. A única forma de provar que um cão é de raça é através do LOP. Se não tem, não pode provar. Aos olhos do CPC é um SRD sim, e por isso mesmo não poderá entrar em provas de competição como o RCI, Mondio Ring, etc. Se entrar em Agility, por exemplo, será como SRD, e não como filho de galgos campeões que não foi registadoAliás, se ele não foi registado, como pode provar que é filho desses galgos campeões???
Sempre foi assim.
Guarante... desde que o criador seja honesto.P1TuXk4 Escreveu: [Garante???A garantia como já deve ter tido oportunidade de ver, com os seus próprios olhos, não assim tão certa.
Mas se o criador é realmente honesto, eu também não precisava do LOP, para saber o que tinha em mãos....ana_link Escreveu: ...
Guarante... desde que o criador seja honesto.
...
Não, no caso do LOP, se não o tem, não está em lado nenhum...P1TuXk4 Escreveu: É a mesma coisa que conduzir, mas deixar a carta em casa.
Perante um polícia, não estou habilitado a conduzir, pois não tenho a carta, mas por acaso até tenho a carta..está é em casa...