Thunders Escreveu:
Soluções:
2) Quando o cão estiver comendo a ração, repita o processo anterior. Durante as refeições seu cão naturalmente está relaxado, por ser um momento prazeroso.
3) Ofereça petiscos todas as vezes em que houver o barulho, seja por acaso ou provocado por você.
Desculpe lá, Thunders (e já agora, pracer em conhecer-lho e bemvindo ao forum), mas não concordo de manera nenhuma com estas duas dicas que citou.
Não sou nenhuma expert, mas parece-me muito desconfortavel para o cão e não só, aquilo de fazer barulho quando esta a comer. Francamente, acho que o efeito vai ser precisamente o contrario daquel que se procura atingir, eu cá deixava (e deixo) sempre o cão comer tranquilo, mesmo como eu gosto de comer.
Sobre os petiscos, não sei, mas o épagneul breton tem tendencia para engordar, se o dono anda a oferecer petiscos a torto e a direito o cão vai ficar que nem um balão!
O meu Dylan não é medroso nesta altura, mas já foi quando era cachorrinho, a concentração de motas do verão anterior, cá em Faro, quando ele tinha 4 meses, foi um inferno para o coitado, já a deste ano (para alem de menos famosa) foi melhor suportada.
Eu cá, tentava melhor uma "estrategia" de sociabilização aos poucos e poucos com o cachorrinho: invitar amigos bem dispostos à casa (dispostos a aturar o cachorro, é claro

), não mais de 1 ou 2 pessoas de cada vez e pedir-lhes para não ligar ao cachorro, passear com o dito por locales mais ou menos movimientados, enfim, tentar que ele se acostume a ver pessoas e sinta que não são perigosas para ele porque o dono é que se encarrega de tudo e ele só tem que ficar descansado.
Sobre os barulhos, acho que a actitude do dono é importantíssima, por exemplo: o último susto que apanhou o Dylan foi quando fizeram obras num apartamento ao pé do meu, ele acordou em pánico e veio ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador) a ganir e a ladrar, eu fiz-lhe uma festinha na cabeça e continuei a escreber sem lhe ligar, ele andou a cheirar a porta (donde vinha o barulho), olhava para mim, andou irrequieto um bocado até que finalmente deitou-se baixo da minha cadeira, após um bocado voltou para a sua cama a cointinuar a sonequinha da tarde.
O aspirador era um susto quando era pequenino, mas como dia sim dia não eu uso o aspirador, acabou por se-acostumar, igual que com o secador de cabelo, que até uso nele despois do banho.
Acho que o importante é não ligar aos sustos do cão, não ir ter com ele a dizer "ai, coitadinho", mas continuar naturalmente o que se estava a fazer, para ele perceber que não há perigo nenhum.
Parabens pelo cachorrinho, são mesmo muito meigos e dedicados ao dono, precisam é de muito exercicio, mas pronto, isso é bom tambem para as donas, não é?
Alicia