O que fazer quando um cachorro tem medo de tudo?????? :roll:

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

UCB
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 16, 2002 5:29 pm
Localização: Passaros, Cães e uma gata

quinta set 16, 2004 9:20 am

Ola a todos,
Coloco uma questao que para mim é-me dificil de resolver e talvez alguem me possa ajudar.
Deram-me um Epanhol Breton com 5 meses, o cachorro e um amor, mas ja quando veio para mim, foi dificil a habituação (eu pensei que fosse por nao conhecer nada e estar longe do seu habitat), mas enganei-me, isto foi em Julho e hoje ele ainda foge das pessoas, ladra para todas elas (excepto para mim e meu marido), e não pode ouvir nada um pouco mais alto, do genero: motas, camiões foguetes, etc...
Como poderei tirar o medo ao meu cachorro?
Ele é tao meiguinho!!!! :oops:
Thunders
Mensagens: 7
Registado: terça set 14, 2004 3:52 pm

quinta set 16, 2004 9:29 am

Medo de barulho
Situações um tanto inusitadas nos são relatadas sobre cães que têm medo de barulhos ou ruídos, que variam desde carros e fogos de artifícios a secador de cabelos e campainha. O que para alguns pode parecer uma coisa banal, pode ser motivo de muito aborrecimento, pois esses barulhos podem desencadear crises de latido, choro e ganidos...
Prováveis Causas:
1) Seu cão associou um determinado barulho, a algum evento traumático.
2) O barulho realmente o incomoda. Não se esqueça que todos os cães ouvem em média 20 vezes mais do que o ser humano.
3) O cão é inseguro.
Soluções:
1) Peça para alguém fazer barulho, primeiramente longe e que vá se aproximando aos poucos, enquanto você faz carinho, mantendo a calma e a naturalidade.
2) Quando o cão estiver comendo a ração, repita o processo anterior. Durante as refeições seu cão naturalmente está relaxado, por ser um momento prazeroso.
3) Ofereça petiscos todas as vezes em que houver o barulho, seja por acaso ou provocado por você.

Retirado do site: www.pegadas.iol.pt
UCB
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 16, 2002 5:29 pm
Localização: Passaros, Cães e uma gata

quinta set 16, 2004 9:40 am

Ola obrigada por responder,
Alguns dos tópicos ja tentamos, do genero alguem fazer barulho longe e ir-se aproximando, nós estarmos por perto a dar miminhos, mas ele nao nos liga nenhuma, rosna para a outra pessoa e tenta esconder-se ou fugir. Se vamos dar uma volta Domingo de manhã e ele ouve tiros foge de nós e de tudo tentando encontrar o caminho de regresso.
Ate mesmo batendo com um pao numa garrafa ele tem medo, medo de tudo o que seja maior e que se movimente e claro está, faça barulho! :(
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 16, 2004 9:50 am

o melhor é ir habituando o cão progressivamente a coisas estranhas. mas segundo me recomendaram a proposito do max, deve-se expor o cão a todo o tipo de situações. quer dizer, levá-lo para os ambientes o mais diversificados possível. quanto a mim, tb. deve ser progressivo. é evidente que o cão não perde o medo de repente.
o max, em bebé, tinha tanto medo, que vomitou das primeiras vezes que saíu à rua. a pé. hoje, tem 2 anos e tal e continua muito assustado. tem autêntico pavor quando sente pessoas atrás dele. ele lá sabe. em situações estrnhas, tb. fica com medo. eu tenho-o ensinado a sentar-se nessas alturas. ele olha para todo o lado e eu pergunto-lhe - o que é ***? :D depois, faço-lhe festas. acho que tb. tem medo dos cães. estou a tentar usar a mesma táctica. conclusão - o bom do max passa o tempo a sentar-se para levar festas :D dona sofre :D
blackpant
Membro
Mensagens: 51
Registado: terça set 07, 2004 8:52 am

quinta set 16, 2004 9:53 am

Olá

http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/37

Espero que ajude, visite a pagina tem alguns artigos interssantes

Rui Cerqueira
UCB
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 16, 2002 5:29 pm
Localização: Passaros, Cães e uma gata

quinta set 16, 2004 9:55 am

Mais uma vez obrigada, mas eu pergunto, sera que ele alguma vez vai perder o medo?
Tenho 2 caes que nunca foram assim? Sera da raça, será que trataram-lhe mal quando ele era mais novo? Ou sera que eles ja nescem assim?
Estou num dilema que nao sei como sair.
Gostaria de o ajudar, mas preciso de ajuda tambem.
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quinta set 16, 2004 10:00 am

Thunders Escreveu: Soluções:
2) Quando o cão estiver comendo a ração, repita o processo anterior. Durante as refeições seu cão naturalmente está relaxado, por ser um momento prazeroso.
3) Ofereça petiscos todas as vezes em que houver o barulho, seja por acaso ou provocado por você.
Desculpe lá, Thunders (e já agora, pracer em conhecer-lho e bemvindo ao forum), mas não concordo de manera nenhuma com estas duas dicas que citou.

Não sou nenhuma expert, mas parece-me muito desconfortavel para o cão e não só, aquilo de fazer barulho quando esta a comer. Francamente, acho que o efeito vai ser precisamente o contrario daquel que se procura atingir, eu cá deixava (e deixo) sempre o cão comer tranquilo, mesmo como eu gosto de comer.
Sobre os petiscos, não sei, mas o épagneul breton tem tendencia para engordar, se o dono anda a oferecer petiscos a torto e a direito o cão vai ficar que nem um balão!

O meu Dylan não é medroso nesta altura, mas já foi quando era cachorrinho, a concentração de motas do verão anterior, cá em Faro, quando ele tinha 4 meses, foi um inferno para o coitado, já a deste ano (para alem de menos famosa) foi melhor suportada.

Eu cá, tentava melhor uma "estrategia" de sociabilização aos poucos e poucos com o cachorrinho: invitar amigos bem dispostos à casa (dispostos a aturar o cachorro, é claro ;) ), não mais de 1 ou 2 pessoas de cada vez e pedir-lhes para não ligar ao cachorro, passear com o dito por locales mais ou menos movimientados, enfim, tentar que ele se acostume a ver pessoas e sinta que não são perigosas para ele porque o dono é que se encarrega de tudo e ele só tem que ficar descansado.

Sobre os barulhos, acho que a actitude do dono é importantíssima, por exemplo: o último susto que apanhou o Dylan foi quando fizeram obras num apartamento ao pé do meu, ele acordou em pánico e veio ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador) a ganir e a ladrar, eu fiz-lhe uma festinha na cabeça e continuei a escreber sem lhe ligar, ele andou a cheirar a porta (donde vinha o barulho), olhava para mim, andou irrequieto um bocado até que finalmente deitou-se baixo da minha cadeira, após um bocado voltou para a sua cama a cointinuar a sonequinha da tarde.
O aspirador era um susto quando era pequenino, mas como dia sim dia não eu uso o aspirador, acabou por se-acostumar, igual que com o secador de cabelo, que até uso nele despois do banho.
Acho que o importante é não ligar aos sustos do cão, não ir ter com ele a dizer "ai, coitadinho", mas continuar naturalmente o que se estava a fazer, para ele perceber que não há perigo nenhum.

Parabens pelo cachorrinho, são mesmo muito meigos e dedicados ao dono, precisam é de muito exercicio, mas pronto, isso é bom tambem para as donas, não é? 8) 8) 8)

Alicia
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 16, 2004 10:08 am

[quote]Mais uma vez obrigada, mas eu pergunto, sera que ele alguma vez vai perder o medo?
[/quote]


isso pergunto eu constantemente a proposito do max. no caso, fizeram-lhe mal e não foi pouco. depois, começou a sair tarde de casa (com uns 6 meses), por causa do seu estado de saúde e dificuldade em andar na rua.
mas o que é incrível, é que o max na praia é outro cão. não tem medo de pessoas, cães nem de nada. quando está solto. preso, lá começa o medo. tenho esperança que com o tempo ele vá melhorando. tb. não é nada de muito dramático. o estranho, é o alvoroço que faz quando sabe que vai à rua. fica eufórico. quando chega :(
em último caso, deve procurar um treinador e um especialista em comportamento animal. o treino é sempre importante.
UCB
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 16, 2002 5:29 pm
Localização: Passaros, Cães e uma gata

quinta set 16, 2004 10:10 am

Fantasticas ajudas, vamos por em pratica.
Prometo dar mais noticias.
Moro numa aldeia, na rua principal. Apenas tem movomento de manhã e a noite, por isso e dificil, mas ele vai vencer e nos tambem.
Muito obrigada.
aligra
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Localização: Dylan, epagneul breton

quinta set 16, 2004 10:30 am

UCB Escreveu: Sera da raça, será que trataram-lhe mal quando ele era mais novo? Ou sera que eles ja nescem assim?
Tanto quanto eu sei, o épagneul breton é um cão muito sensivel que pode ficar traumatizado e muito tímido se for maltratado, mas não sei se isso é da raça, acho que qualquer cão que sofre maltrato fica traumatizado e com medo, alguns reagem com agressividade e outros com timidez, mas o breton não é geralmente um cão capaz de ter agressividade.
Tambem pense que o cachorro não tem ainda muito tempo na sua nova casa, se calhar precisa mais algum tempinho para se habituar ao novo ambiente e aos novos barulhos e cheiros, a sua nova vida.

Alicia
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta set 16, 2004 10:59 am

UCB Escreveu: Se vamos dar uma volta Domingo de manhã e ele ouve tiros...
:o

Só por curiosidade, onde é que costuma passear ao Domingo de manhã?...
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quinta set 16, 2004 11:07 am

MDogster Escreveu:
UCB Escreveu: Se vamos dar uma volta Domingo de manhã e ele ouve tiros...
:o

Só por curiosidade, onde é que costuma passear ao Domingo de manhã?...
Relembro a todos os citadinos que o Campo existe, e até constitui a maior parte do território Português.
Aliás, se for para os lados da Asseisseira Grande (não sabe onde fica? Pois, é uma aldeia a 35 Km de Lisboa, no concelho de Mafra, 20m de carro) ouvirá tiros certamente caso a época de caça esteja aberta.

Lisboa e Porto e restantes cidades grandes são meras excepções num país ainda com forte tradição rural.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Thunders
Mensagens: 7
Registado: terça set 14, 2004 3:52 pm

quinta set 16, 2004 12:15 pm

aligra Escreveu:
Thunders Escreveu: Soluções:
2) Quando o cão estiver comendo a ração, repita o processo anterior. Durante as refeições seu cão naturalmente está relaxado, por ser um momento prazeroso.
3) Ofereça petiscos todas as vezes em que houver o barulho, seja por acaso ou provocado por você.
Desculpe lá, Thunders (e já agora, pracer em conhecer-lho e bemvindo ao forum), mas não concordo de manera nenhuma com estas duas dicas que citou.

Não sou nenhuma expert, mas parece-me muito desconfortavel para o cão e não só, aquilo de fazer barulho quando esta a comer. Francamente, acho que o efeito vai ser precisamente o contrario daquel que se procura atingir, eu cá deixava (e deixo) sempre o cão comer tranquilo, mesmo como eu gosto de comer.
Sobre os petiscos, não sei, mas o épagneul breton tem tendencia para engordar, se o dono anda a oferecer petiscos a torto e a direito o cão vai ficar que nem um balão!

O meu Dylan não é medroso nesta altura, mas já foi quando era cachorrinho, a concentração de motas do verão anterior, cá em Faro, quando ele tinha 4 meses, foi um inferno para o coitado, já a deste ano (para alem de menos famosa) foi melhor suportada.

Eu cá, tentava melhor uma "estrategia" de sociabilização aos poucos e poucos com o cachorrinho: invitar amigos bem dispostos à casa (dispostos a aturar o cachorro, é claro ;) ), não mais de 1 ou 2 pessoas de cada vez e pedir-lhes para não ligar ao cachorro, passear com o dito por locales mais ou menos movimientados, enfim, tentar que ele se acostume a ver pessoas e sinta que não são perigosas para ele porque o dono é que se encarrega de tudo e ele só tem que ficar descansado.

Sobre os barulhos, acho que a actitude do dono é importantíssima, por exemplo: o último susto que apanhou o Dylan foi quando fizeram obras num apartamento ao pé do meu, ele acordou em pánico e veio ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador) a ganir e a ladrar, eu fiz-lhe uma festinha na cabeça e continuei a escreber sem lhe ligar, ele andou a cheirar a porta (donde vinha o barulho), olhava para mim, andou irrequieto um bocado até que finalmente deitou-se baixo da minha cadeira, após um bocado voltou para a sua cama a cointinuar a sonequinha da tarde.
O aspirador era um susto quando era pequenino, mas como dia sim dia não eu uso o aspirador, acabou por se-acostumar, igual que com o secador de cabelo, que até uso nele despois do banho.
Acho que o importante é não ligar aos sustos do cão, não ir ter com ele a dizer "ai, coitadinho", mas continuar naturalmente o que se estava a fazer, para ele perceber que não há perigo nenhum.

Parabens pelo cachorrinho, são mesmo muito meigos e dedicados ao dono, precisam é de muito exercicio, mas pronto, isso é bom tambem para as donas, não é? 8) 8) 8)

Alicia
As palavras não são minhas.Tentei ajudar este membro, indo buscar informação sobre o assunto a um site identificado no meu post :D
Sendo de um site de animais,bastante conhecido, deduzimos que esteja correcto.
Obrigado pelas boas vindas.
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta set 16, 2004 3:08 pm

já me esquecia do papel da carlota nisto tudo. sem ela, o max era um autêntico selvagem :lol: como ela é o inverso, ou seja toda destemida, simpática e brincalhona e... mimalha, está sempre pronta para levar festas. o ***, cmo é um granda ciumento, lá vai tb. para levar. aliás, ele é muito festejado na rua. mas tem medo. a outra aproveita-se e ele vai na onda :) sem esquecer das brincadeiras e algazarra de um com o outro :p
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:31 pm

Boas tardes,

Aqui concordo perfeitamente com a Alicia e discordo completamente com a thunders


É mais que obvio que o canito é inseguro! Se é falha genetica ou falta de sociabilização pouco interessa.
É inseguro e agora há que dar a volta à situação e tendo o canito 5meses não é nada de complicado.

Primeiro, sempre que o canito manifestar qualquer medo (seja com aaproximação de um carro, com tiros..) nunca o reconforte. Aja normalmente e com indiferença. Caso o reconforte dá a entender que há razões para ter medo!

Segundo, nunca o force. Se o cão não se quer aproximar de algo não o forçe. Vá lá você, mostre.lhe ~que não razão para ter medo. Novamente aja confiante. Caso o cão não queira de aproximar, simplesmente se afaste normalmente.

Terceiro, com pessoas estranhas actue da mesma forma. Não o forçe a contacta-las. Deixe-o vir por sua propria iniciativa. Da mesma forma que a pessoa não deverá aborda-lo bruscamente, simplesmente o chame. Caso ele fuja, simplesmente ignore.

Quarto, exponha.o a novos ambientes controlados, favorecendo boas recordações. Leve-o para um parque calmo, onde possa passar por varias pessoas, onde possa ver outros cães sem confusões.

Quinta, uma escola era uma boa opção. Não tanto pela educação em si, mas pelo ambiente de sociabilização. Inclusive, há escolas que não cobram nada por esta "modalidade".

E acima de tudo, dê-lhe tempo, não o forçe a nada e favoreça as boas experiencias.

Saudaçoes,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”