Como iniciar a criação de cães.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:41 pm

Gostava de ressalvar que é a minha opinião pessoal e não um guia estático, era o que eu faria hoje em dia.

1- Escolher uma raça de que se gosta e não uma "vendável" e popular. Escolher por razões comerciais leva a que na realidade nunca se esforce o suficiente pela mesma.

2- Investigar a raça, compre livros, fale com criadores, vá a expos, compre o cão com LOP, e verifique que os pais são isentos de displasia.

3- Ter dinheiro de parte para as eventualidades de uma cesariana, para alimentação dos cães e para imprevistos. ( se estiver de corda no pescoço monetariamente não se meta em criação, está a arranjar lenha para se queimar)

4- Ter instalações adequadas para os cães e para as crias.

5- Programar a ninhada, escolhendo de forma exaustiva o parceiro ou parceira para o animal.

6- Se possivel ter férias na altura prevista após a cruza.

7- Quando se confirmar a cruza, procurar desde já pessoas adequadas para os cachorros.

8- Falar com o veterinario imediatamente antes do nascimento tendo o cuidado de fazer um diagnostico de gestação.

9- entrevistar os futuros donos de cães, ter certez de que são pessoas interessadas, com um minimo de conhecimentos da raça, evitar pessoas que querem cães para amigos ou crinças pequenas e quem não esteja interessado em manter contacto depois de ele sair

10- O animal não deve sair antes dos dois meses de idade.

11- Controlar os cães que saem com telefonemas periodicos para que os adquire.

P.S

Esta é uma indicação básica, não é "boca" para ninguém, nem é a biblia de como se deve agir, existem formas de se iniciar na criação válidas não iguais a esta.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:54 pm

Boas Vasco,

Fugindo um pouco ao topico, mas indo ao seu titulo "Como iniciar" , devo confessar que me faz imensa confusão quem começa a criar instantaneamente.
Ou seja, que acordem um dia e decidem que querem começar a criar. Pegam em livros e começam a pesquisar as raças que mais gostam ... daí a comprar uma ou duas cadelas é um pequeno passo.
Isto a mim faz.me imensa confusão ...

Quase todos os criadores que conheço e que respeito começaram primeiro por ter um cão (como pet). Com esse cão comecaram a gostar da raça e a aprecia-la. Como gostavam da raça pesquisaram e informaram-me mais sobre a mesma. Foram a exposições, falaram com criadores nacionais e estrangeiros, trocaram opinioes ... Só apos terem todas as bases é que decidiram criar. Isto em geral, anos e anos após terem comprado o primeiro cão.

Ou seja, é tudo um processo, que como tudo, demora o seu tempo a crescer. E que cresce ao mesmo tempo que cresce o nosso conhecimento e respeito pela causa: a raça!

Agora, acordar um dia, ler um livro e começar a criar .... suspeito no minimo ...

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:57 pm

Exacto, eu parto do principio que já existe um gosto pela raça e a partir dai se desenvolve a vontade de fazer algo mais:pode ser tendo já um cão ou começar por tê-lo e mais tarde evoluir.

Quem começa assimd e repente geralmente escolhe a raça vendável...sabe-se lá porquê ;)
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta set 16, 2004 7:32 pm

Vasco, gostei muito do seu tópico.
Dando seguimento aos seus conselhos, será possível "FORMAR"(no sentido de educar e capacitar pessoas) um bom criador, ou será que isso já nasce com a pessoa, ou seja, o gosto pela criação de uma raça pode ser ensinado, ou é algo que vem de dentro???
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 8:22 pm

P1TuXk4 Escreveu: Vasco, gostei muito do seu tópico.
Dando seguimento aos seus conselhos, será possível "FORMAR"(no sentido de educar e capacitar pessoas) um bom criador, ou será que isso já nasce com a pessoa, ou seja, o gosto pela criação de uma raça pode ser ensinado, ou é algo que vem de dentro???
O gosto não nasce com pessoa, a boa formação no sentido de nãos e vigarista para com os outros ou abusar dos animais esse sim, nasce com a pessoa.

vasco
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 16, 2004 9:36 pm

No meu caso, já tinha campeões da raça quando decidi começar a criar... Já tinha Filas desde 1987 mas só em 1996 é que fiz a minha primeira ninhada, já andava consistentemente em exposições desde 1989, e acompenhava a raça, artigos de revistas, livros, tudo que conseguia encontrar... ainda assim demorei algum tempo a decidir que sabia o suficiente para começar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
laval
Membro
Registado: sexta jul 16, 2004 2:17 pm

quinta set 16, 2004 9:44 pm

[quote=casadiscaes]
No meu caso, já tinha campeões da raça quando decidi começar a criar... Já tinha Filas desde 1987 mas só em 1996 é que fiz a minha primeira ninhada, já andava consistentemente em exposições desde 1989, e acompenhava a raça, artigos de revistas, livros, tudo que conseguia encontrar... ainda assim demorei algum tempo a decidir que sabia o suficiente para começar...
[/quote]

mas Gonçalo, nessa altura não havia concorrencia nos filas, poix ñ? até inda hoje ñ há ..........
e então, nas suas tres raças, nunca mais fez campeão nenhum exemplar poix ñ?
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta set 16, 2004 9:51 pm

VascoV Escreveu: O gosto não nasce com pessoa, a boa formação no sentido de nãos e vigarista para com os outros ou abusar dos animais esse sim, nasce com a pessoa.
vasco
Vasco, penso que me interpretou mal, ou eu me expressei mal.
O que eu queria dizer é que, o gosto pela criação vai surgindo dentro de nós(não é algo que já venha de nascença). Isto eu penso que é o que se passa na maioria dos casos.
A minha pergunta é mais no sentido, de formar mesmo, tipo curso, bons criadores.
Formar pedagógica, cívica e científicamente pessoas de modo a serem bons criadores.
Será que isto é possível???

Caso isto seja possível, a parte pedagógica e cívica, podia ser aplicada também aos donos, sobretudo aos das raças consideradas perigosas que insistem em usar os animais, como objecto de exibição de modo a fazer desaparecer o estigma das raças ditas perigosas?Seria uma solução?
laval
Membro

quinta set 16, 2004 9:55 pm

casadiscaes Escreveu: No meu caso, já tinha campeões da raça quando decidi começar a criar... Já tinha Filas desde 1987 mas só em 1996 é que fiz a minha primeira ninhada, já andava consistentemente em exposições desde 1989, e acompenhava a raça, artigos de revistas, livros, tudo que conseguia encontrar... ainda assim demorei algum tempo a decidir que sabia o suficiente para começar...
mas Gonçalo, nessa altura não havia concorrencia nos filas, poix ñ? até inda hoje ñ há ..........
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 10:01 pm

laval Escreveu: mas Gonçalo, nessa altura não havia concorrencia nos filas, poix ñ? até inda hoje ñ há ..........
Por acaso até fiz... só não fiz em setters, que não sou criador da raça... e, já que espera que me gabe, a Brindle da Casa dos Cães Ch JP01 Port foi o primeiro AmStaff a ficar campeão com o QC do Porto e de Lisboa do mesmo ano e o Xicão da Casa dos Cães foi o único Fila Brasileiro a ganhar um 2º Grupo em Portugal... Agora que me diga que quem tem cães da Casa dos Cães não vai a exposições, salvo duas ou três honrosas excepções (que não fazem o circuito completo) mas que muito me agradam, também é verdade.

Neste momento estou numa fase sem cães para apresentar, vou "fazer" as novas promessas apenas para o ano (a BSL atrazou o meu programa de criação em 2 anos, um dia explico porquê)... salvo a setter, que regressa às lides na Expo do Porto, antes de setembro do próximo ano não devo apresentar nada (mas devem aparecer mais campeões da Casa dos Cães se tudo correr bem, o que não é nada mau com uma média de 2 ninhadas em três anos).
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 10:02 pm

P1TuXk4 Escreveu: Vasco, penso que me interpretou mal, ou eu me expressei mal.
O que eu queria dizer é que, o gosto pela criação vai surgindo dentro de nós(não é algo que já venha de nascença). Isto eu penso que é o que se passa na maioria dos casos.
A minha pergunta é mais no sentido, de formar mesmo, tipo curso, bons criadores.
Formar pedagógica, cívica e científicamente pessoas de modo a serem bons criadores.
Será que isto é possível???
Uma pessoa para ser bom criador, na minha opinião, tem de ter uma boa formação cívica. Eu percebi o que quer dizer. Existem cursos lá fora, mas não ensinam a ter amor pelos animais, isso nãos e aprende, aí tem razão, pode-se formar tecnicamente alguém, mas se o fizer de forma mecânica isso nota-se.. a menos que se saiba enganar bem os outros.

Era isso ?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta set 16, 2004 10:05 pm

Por acaso lembro-me de um fulano do Norte que tb tinha filas br, e outra raça. Já há um tempito. desapareceu do mapa. Só foi pena não ter pago a conta que deixou aqui. 8)
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 10:06 pm

Pedra Escreveu: Por acaso lembro-me de um fulano do Norte que tb tinha filas br, e outra raça. Já há um tempito. desapareceu do mapa. Só foi pena não ter pago a conta que deixou aqui. 8)
Isabel
Cá para nós que ninguém nos ouve, nunca foi concorrência séria nos Filas, mas desapareceu sem deixar rasto...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
laval
Membro

quinta set 16, 2004 10:13 pm

casadiscaes Escreveu: Por acaso até fiz... só não fiz em setters, que não sou criador da raça... e, já que espera que me gabe, a Brindle da Casa dos Cães Ch JP01 Port foi o primeiro AmStaff a ficar campeão com o QC do Porto e de Lisboa do mesmo ano e o Xicão da Casa dos Cães foi o único Fila Brasileiro a ganhar um 2º Grupo em Portugal... Agora que me diga que quem tem cães da Casa dos Cães não vai a exposições, salvo duas ou três honrosas excepções (que não fazem o circuito completo) mas que muito me agradam, também é verdade.
obrigado pela explicacão. No entanto sem ser a Brindle e os da primeira ninhada ( A ), não tem campeões, poix ñ? Numa altura em que concorrencia na raça não havia. E pelos meus dedos ja vai para a 8ª ninhada.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 16, 2004 10:14 pm

Pedra Escreveu: Por acaso lembro-me de um fulano do Norte que tb tinha filas br, e outra raça. Já há um tempito. desapareceu do mapa. Só foi pena não ter pago a conta que deixou aqui. 8)
Isabel
Caloteirinho dificil, sô ;)
Responder

Voltar para “Cães”