Assimetrias face ao terceiro mundo- A saúde animal versus saúde humana.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 17, 2004 8:26 pm

Olá.

Há coisa de uns 8 anos, um colega meu estava destacado me comissão de serviço em Àfrica numa embaixada dos Palops ( não irei referir qual por razões óbvias).

Casou-se lá com uma natural da terra e veio a Portugal matar saudades.

Fui almoçar com eles a Évora no fim de semana. Ela admirava-se com muita coisa, com as autoestradas, os monumentos, visto nunca ter vindo à Europa.

De volta a Lx aproveitei a ajuda dele para ir buscar um ecógrafo que tinha comprado e que ainda era pesadote... A rapariga admirou-se muito de ele ser para cães...é que na província onde ela morava não existiam ecógrafos para pessoas. A ideia de saúde animal era algo de inatingível face às faltas para os patrícios. Cão não ia ao veterinário, estes eram para vacas e cavalos, mais ao menos a posição do nosso país no fum do sec XIX.

Há dois anos comecei a frequentar esporádicamente fóruns internacionais de direitos dos animais. E imediatamente fiquei chocado. Surgam de forma contínua ataques de indianos, paquistaneses, africanos, contra os europeus, apontando o dedo ao que eles consideravam desperdícios de recursos, Uma operação a um cão enquanto morrem crianças de fome...

È indmissivel de facto que tal aconteça... mas vejamos por exemplo, a União Indiana possui pelo menos 3500 tanques modernos, com menos de 10 anos, fabricados sob licença ou comprados na Europa...

Teremos nós europeus, que gastamos o dinheiro que ganhamos com o suor do rosto, uma dívida moral para a mole anónima e infeliz desses países e de ser atacados por os governantes africanos e asiáticos prefiram gastar o dinheiro em armamento e luxos babilónicos ?

Talvez valha a pena pensar nisto...
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta set 17, 2004 8:36 pm

acerca disso tb me lembro de uma bastante engraçada Vasco há dez anos atrás trabalhava basicamente com Angola em projectos de arquitectura e lembro-me de na altura terem mudado o nome do Parlamento para Auditório porque uma ajuda alemã em termos monetários para os mais carenciados foi aproveitada para comprar Audis topo de gama para todos os parlamentares !

e assim é a democracia em africa ( ñ que nós estejamos muito longe)

Nelson
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado set 18, 2004 1:08 am

Vasco,

mesmo em Portugal o conceito de que um animal deve ir ao veterinário regularmente para ser desparasitado e vacinado e caso não se queira a reprodução, esterilizado é um conceito muito urbano. Nos cães, a vacina contra a raiva era comum dar-se, mas aos gatos não era concedido nenhum tratamento. Os meus sogros que são pessoas de 60 anos, que embora tenham nascido no Alentejo (Arraiolos) vivem há mais de 30 anos em Lisboa acham muito estranho que eu gaste um "balúrdio" naquilo que eu considero os cuidados básicos (incluo além das vacinações, desparasitações, o cuidado de se escolher a ração adequada a cada animal) de quem possui um animal. Atenda-se que, felizmente, raramente tive situações problemáticas de saúde com eles.
Para muita gente deste Portugal quem tem estas preocupações é designado de "ET" ou "gente sem outras preocupações" para não dizer nada pior... :( :( :o
Responder

Voltar para “Cães”