O fascínio pelas raças continua a espantar-me, na medida em que um cão é sempre um cão. Interessa-me mais a personalidade que propriamente as características físicas, quando levadas ao exagero, pois claro, porque o tamanho, entre outros, deverá ser considerado aquando da escolha.
A obsessão pela raça pura poderá, nalguns casos, relacionar-se com aspectos de estatuto e aceitação social o que não é o mais nobre dos motivos para se adquirir um animal de companhia e o resultado é perfeitamente visível nos canis das associações, onde animais de raça convivem com cães srd ou rafeiros, como prefiro... directo e sem pedantismos.
Talvez a minha intervenção neste fórum não seja a mais correcta, mas gostaria que fosse dada um pouco mais de importância aos cães rafeiros a partir dos quais se desenvolvem, mediante selecção humana, muitas raças com características aprazíveis aos seres humanos e bastante "in".
Tenho grande consideração pelo "Arca de Noé", pelo que acredito que poderão ser o início da diferença... valorizar o animal em detrimento da raça. Não considerem estas afirmações como um manifesto "anti-raça" porque não é verdade, mas sim como uma forma de sensibilização positiva de alguém que observou http://www.lpda.pt/02companhia/adopcao4.htms
os animais da semana, sujeitos a votação e considerou os de raça tão belos como os rafeiros. Todos os donos têm motivos para orgulho.
Intervenção longa, de facto, mas em compensação não tornarei a interferir neste fórum. Agradeço atenção.
raças...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Agradeço que não participe na sondagem se deseja começar uma discussão de cães com raça, versus sem raça.cetina Escreveu: Por lapso iniciei discussão ao invés de particiar na sondagem referente aos cães de raça, que era minha intenção.
Pode fazê-lo de forma mais poveitosa lançando um tópico, e se pesquisar na arca verá algumas dezenas de tópicos sobre o assunto, indo desde a selecção natural à fixação de determinadas caracteristicas morfológicas e comportamentais.
Niguém aqui descrimina animais sem raça, não vamos ao opsto que é descriminar os de raça
E seja bem vinda
-
- Membro
- Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
- Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)
Não tenho nada contra os cães sem raça definida, pelo contrário. O problema é que nestes nunca se sabe o que se vai encontrar, em termos de temperamento. Quando se tem uma criança pequena e se vive num apartamento, garanto-lhe que isso é muito importante. Mais vale saber que tipo de animal se adapta a si do que, com grande nobreza, adoptar um rafeiro e colocá-lo na rua pouco tempo depois porque deu problemas. Não sei se existe algum estudo feito, mas era capaz de apostar que a taxa de abandonos é bem maior nos cães "dados" que nos "comprados". No meu caso, a raça que escolhi foi apenas pelo temperamento e por achar que seria o que mais se adaptava à nossa família. Nada teve a ver com as questões que invoca.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Vai-me desculpar a ousadia, mas se não vai voltar a interferir, porque pede atenção, se não dará atenção ao que lhe irão responder ? ? O fórum é para trocar argumentos, não para deixar uma mensagem e mais nada como um comunicado.cetina Escreveu:
Intervenção longa, de facto, mas em compensação não tornarei a interferir neste fórum. Agradeço atenção.
Enfim, será takvez falar para o ar, visto que diz não voltar aqui, mas o que eu sugeria a quem ler esta mensagem da cetina é que usem da ferramenta de pesquisa da arca e verão n tópicos a falar sobre animais de raça versus animais sem raça definida e em nenhum encontrarão alguém a dizer que uns são melhores que os outros.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
Resumindo, baralhando e concluido....
Foi aberto um topico, que enfim até poderia dar numa "bela discução", no bom sentido....
Mas que a forista estragou quando diz que não vai participar mais...
Ou seja:
Ao abrir um topico e dar o mesmo logo como finalizado, não é subscetivel de discução, dai "penso eu de que", não se enquadrar num forum de discussão, pois como o nome indica é para se discutir algo......

Foi aberto um topico, que enfim até poderia dar numa "bela discução", no bom sentido....
Mas que a forista estragou quando diz que não vai participar mais...
Ou seja:
Ao abrir um topico e dar o mesmo logo como finalizado, não é subscetivel de discução, dai "penso eu de que", não se enquadrar num forum de discussão, pois como o nome indica é para se discutir algo......

Encontra-se perfeitamente expresso, na segunda mensagem , de que setratou de um lapso, para quem não sabe... engano! Compreensível para quem se inicia nestas lides, como é o meu caso. Não o tornarei a repetir.
De forma a que não haja mais enganos, devo esclarecer que:
1º) Não era minha intenção criar novo fórum de discussão, na medida em que não tenho disponibilidade para acompanhar a sua evolução e responder às participações dos outros intervenientes, o que seria, no mínimo indelicado. Limito-me a ler e participar ocasionalmente.
2º) Quando afirmei que não tornaria a intervir, prendia-se com o facto de minha mensagem não se adequar inteiramente ao assunto do fórum no qual pretendia participar, referente a uma sondagem.
3º) Não obstante as susceptibilidades levantadas não tornarei a interferir... NAQUELE fórum, como eu própria o afirmei...NAQUELE contexto.
Minha intervenção prendeu-se com uma ou duas anteriores que chamavam a atenção para a questão do cão rafeiro. Assim, considerei justificada a mensagem, mas tratando-se de um assunto paralelo, apesar de não ser antagónico, achei por bem avisar que não iria "estragar a festa"... ou seja, e para evitar más interpretações: apesar de vir na sequência de intervenções anteriores, não quis deturpar o assunto em questão: o da sondagem.
Somente não compreendo porque minha intervenção mereceu tal atenção e não as anteriores que iam no mesmo sentido.
Quanto a este tópico de discussão, terei grande prazer em continuar a participar, apenas não considerem desprezo da minha parte se não puder intervir diariamente.
Agradeço atenção.
De forma a que não haja mais enganos, devo esclarecer que:
1º) Não era minha intenção criar novo fórum de discussão, na medida em que não tenho disponibilidade para acompanhar a sua evolução e responder às participações dos outros intervenientes, o que seria, no mínimo indelicado. Limito-me a ler e participar ocasionalmente.
2º) Quando afirmei que não tornaria a intervir, prendia-se com o facto de minha mensagem não se adequar inteiramente ao assunto do fórum no qual pretendia participar, referente a uma sondagem.
3º) Não obstante as susceptibilidades levantadas não tornarei a interferir... NAQUELE fórum, como eu própria o afirmei...NAQUELE contexto.
Minha intervenção prendeu-se com uma ou duas anteriores que chamavam a atenção para a questão do cão rafeiro. Assim, considerei justificada a mensagem, mas tratando-se de um assunto paralelo, apesar de não ser antagónico, achei por bem avisar que não iria "estragar a festa"... ou seja, e para evitar más interpretações: apesar de vir na sequência de intervenções anteriores, não quis deturpar o assunto em questão: o da sondagem.
Somente não compreendo porque minha intervenção mereceu tal atenção e não as anteriores que iam no mesmo sentido.
Quanto a este tópico de discussão, terei grande prazer em continuar a participar, apenas não considerem desprezo da minha parte se não puder intervir diariamente.
Agradeço atenção.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ah, , é que referiu-se a não participar no fórum quando na verdade queria dizer que não participaria naquele tópico, assim sendo, já percebo.. 
Mais uma vez, as boas vindas.

Mais uma vez, as boas vindas.
Vasco V
É possível que o problema se tenha iniciado exactamente pela questão fórum/tópico.
O "arca de noé" interessou-me ao ponto de nele querer participar, ao contrário de muitos outros na net, donde se pode depreender a consideração que tenho não só pelos artigos, bem como pelos participantes.
Por isso, não deturpe minhas afirmações ao chamar-me a atenção para o facto de "aqui" ninguém discriminar os cães sem raça. Simplesmente... nunca o afirmei, nem o sugeri! Se tal acontecesse não participaria, bem como acredito que outras pessoas também não o fariam.
Se é para começar a "discutir" as questões relativas aos animais concordo, mas continuar conversas de citações, deturpações de sentidos, não. Trata-se de uma conversa estéril e eu prefiro "enriquecer" meus conhecimentos sobre animais, principalmente cães que são a minha paixão.
É possível que o problema se tenha iniciado exactamente pela questão fórum/tópico.
O "arca de noé" interessou-me ao ponto de nele querer participar, ao contrário de muitos outros na net, donde se pode depreender a consideração que tenho não só pelos artigos, bem como pelos participantes.
Por isso, não deturpe minhas afirmações ao chamar-me a atenção para o facto de "aqui" ninguém discriminar os cães sem raça. Simplesmente... nunca o afirmei, nem o sugeri! Se tal acontecesse não participaria, bem como acredito que outras pessoas também não o fariam.
Se é para começar a "discutir" as questões relativas aos animais concordo, mas continuar conversas de citações, deturpações de sentidos, não. Trata-se de uma conversa estéril e eu prefiro "enriquecer" meus conhecimentos sobre animais, principalmente cães que são a minha paixão.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não deturpei as suas afirmações, se verificar destaquei em bold, uma parte que literalmente pede mais importância aos rafeiros, ora, isso é estar a descriminar positivamente os mesmos. Se fizer uma pesquisa verificará de que se fala aqui e muito de rafeiros e ninguém diz que o rafeiro é melhor que um de raça e vice-versa, por essa razão e pela sua comunicação de apresentação ´ter o teor referido é que lhe disse o que está mais acima, porque na minha opinião, se uma pessoa pede mais importância aos rafeiros, é porque considera que eles não têm a devida.cetina Escreveu: Talvez a minha intervenção neste fórum não seja a mais correcta, mas gostaria que fosse dada um pouco mais de importância aos cães rafeiros a partir dos quais se desenvolvem, mediante selecção humana, muitas raças
Que fique registado que aqui na arcadenoé fala-se de CÂES, ponto fnal parágrafo, o que não invalida que se fale de raças em particular como é lógico e se queira por exemplo, saber de um grupo delas, qual a mais popular para nós...
Fique bem
Na minha opinião, que já enunciei aqui várias vezes, gosto mais de alguns rafeiros do que alguns cães de raça.
É verdade que, genericamente, a "pessoa" acaba por olhar para um cão de raça de maneira diferente do que olha para um rafeiro. O que é uma tristeza!!
Porque, a desculpa óbvia de não se ligar a rafeiros é: "existem cães de raça... que seguem uma linha de vida, originados com um certo proposito, e o rafeiro é o oposto"
SÓ QUE centenas e centenas de pessoas... acabam por adquirir um cão de raça, SEM CONHECER o propósito da origem do cão, temperamento, comportamento, etc etc...
Essas vão unicamente pela estética do cão.
Daí que... acaba por ter tudo, infelizmente, uma pitada de hipocrisia.
É verdade que, genericamente, a "pessoa" acaba por olhar para um cão de raça de maneira diferente do que olha para um rafeiro. O que é uma tristeza!!
Porque, a desculpa óbvia de não se ligar a rafeiros é: "existem cães de raça... que seguem uma linha de vida, originados com um certo proposito, e o rafeiro é o oposto"
SÓ QUE centenas e centenas de pessoas... acabam por adquirir um cão de raça, SEM CONHECER o propósito da origem do cão, temperamento, comportamento, etc etc...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Hipocrisia não, ignorância...maktub Escreveu:
Em determinadas situações o cão de raça, talvez por predisposição genética, exibe determinadas características que poderão facilitar a sua adaptação a determinados ambientes, como questões de espaço ou ser dócil e paciente com crianças.
Mas frequentemente interrogo-me se o temperamento de um cão de determinada raça não poderá variar de indivíduo para indivíduo, ou seja existem técnicas para escolher determinadas características de cachorros de uma mesma ninhada, por exemplo evitar um cão demasiado medroso ou irrequieto. Desta forma poderemos concluir que não existem 100% de certezas e poderemos ter surpresas como um Serra de Estrela agressivo ou um labrador que se "vira", como já me aconteceu.
Que determinará a maior parte da "personalidade" do cão? Educação, experiências, genética ou de tudo um pouco?
Noutro tópico, desta vez já não me engano, comentava-se a escolha de um cachorro para determinada situação e ambiente e preocupou-me a "leviandade" como o assunto foi abordado de forma fria: o cachorro tem que ser assim e assado. E a paciência e o tempo? A dedicação para brincar com ele?
Realmente concordo consigo Maktub, há mitas pessoas que não deviam ter um cão, porque depois de se tornar adulto e deixar de ter efeito de exibição perante amigos, o animal passa a ficar, progressivamente, no fundo do quintal e o que antes seria motivo de graça posteriormente torna-se incomodativo, como saltar para os donos quando os vê chegar.
Há que perceber que um animal de estimação é responsabilidade durante toda a sua vida, seja dez ou vinte anos ou ainda mais, no caso de outras espécies.
Mas frequentemente interrogo-me se o temperamento de um cão de determinada raça não poderá variar de indivíduo para indivíduo, ou seja existem técnicas para escolher determinadas características de cachorros de uma mesma ninhada, por exemplo evitar um cão demasiado medroso ou irrequieto. Desta forma poderemos concluir que não existem 100% de certezas e poderemos ter surpresas como um Serra de Estrela agressivo ou um labrador que se "vira", como já me aconteceu.
Que determinará a maior parte da "personalidade" do cão? Educação, experiências, genética ou de tudo um pouco?
Noutro tópico, desta vez já não me engano, comentava-se a escolha de um cachorro para determinada situação e ambiente e preocupou-me a "leviandade" como o assunto foi abordado de forma fria: o cachorro tem que ser assim e assado. E a paciência e o tempo? A dedicação para brincar com ele?
Realmente concordo consigo Maktub, há mitas pessoas que não deviam ter um cão, porque depois de se tornar adulto e deixar de ter efeito de exibição perante amigos, o animal passa a ficar, progressivamente, no fundo do quintal e o que antes seria motivo de graça posteriormente torna-se incomodativo, como saltar para os donos quando os vê chegar.
Há que perceber que um animal de estimação é responsabilidade durante toda a sua vida, seja dez ou vinte anos ou ainda mais, no caso de outras espécies.