Deve-se recorrer à eutanásia ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 19, 2004 1:56 pm

não há dúvida. quem é velho, não tem direito à vida. as pessoas ficam a apodrecer onde calha. uma espécie de morte, pelo menos social. os animais, é o que se sabe. enfim. é o mundo onde vivemos. como diz o outro- small is beautiful. até continuar small :evil:
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 2:03 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Alex, uma coisa são cães adultos para adoção ou mesmo venda, cães esses q os criadores n conseguiram vender ou por e simplesmente n os podem ter. Outra coisa e é disso q eu estava a falar q é qd os cães já não servem para criação ou porque estão velhos ou doentes ou outra coisa qq, cães q já não dão rendimento, as pessoas por e simplesmente se querem livrar deles.

Estamos a falar de se livrarem de impecilhos, tal como nos livramos de um chinelo velho para comprar um novo.

Isabel
No caso da Boxer está á venda porque motivo ?

Uma cadela que tem estado no activo que ainda não completou 1 ano de idade .. não percebo ...

Monografica de Madrid ...4º lugar,etc.

Isabel,não são todos ... mas sabemos que existem criadores quer de cães quer de gatos que vendem/dão quando estes já não têm «uso».

Existem pessoas em que os € falam mais alto que o amor a uma determinada raça ou até mesmo aos animais.

Felizmente que nem todos pensam assim,e nós aqui na Arca sabemos disso. ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo set 19, 2004 2:39 pm

Na teoria, a eutanásia para alguns seria melhor, mas na prática nunca seria capaz, tal como a gata que era para ser abatida se ñ arranja-se dono, mas eu ñ consegui deixar e ofereci um lar até ela ter dono, e com um esforcinho lá arranjou uma dona. É sorte....que muitos ñ têm.
-caramelo-
Membro Júnior
Registado: quinta mar 13, 2003 1:13 pm

domingo set 19, 2004 2:42 pm

...
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo set 19, 2004 2:51 pm

[quote=AlexFaria]
Isabel,não são todos ... mas sabemos que existem criadores quer de cães quer de gatos que vendem/dão quando estes já não têm «uso».

Existem pessoas em que os € falam mais alto que o amor a uma determinada raça ou até mesmo aos animais.

[/quote]

Existem pessoas q os euros falam mais alto q tudo o resto. Infelizmente há pessoas q ganham os euros à custa de um animal. Não estou a falar de criadores (Criadores), sim porque esses se fizerm o suf. para para pagar as despesas já n é nada mau, as despesas são elevadas.

Não acho correcto e não acredito que um criador, se queira desfazer de cão nenhum só porque é velhote e já n dá rendimento.

Antes de se ser criador é dono!

Sei que existe, mas...n só criadores. Tantos há por aí q todos os anos mudam de cão, trocam, abandonam só porque já é grande, ou porque querem outra raça.

Mas isso n são pessoas decentes e nem mereciam nunca na vida ter cão.

Isabel
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo set 19, 2004 3:18 pm

Para mim não é a quantidade de anos que se vive mas a qualidade destes. É por esta razão que sou a favor da eutanásia.

É claro que, optar pela eutanásia em primeiro lugar é algo complicado, principalmente porque é uma forma de legitimar opções pouco claras da parte de alguns donos face aos seus animais. No fundo, quais as razões que se podem considerar eticamente válidas para optar pela eutanásia? Dependerá de cada caso, de cada dono e dos valores que este preconiza.

Por outro lado, o facto de as ruas estarem pejadas de animais abandonados, que vivem à sua mercê e num mundo criado à medida do Homem, leva-nos a pensar que, de facto, não é possível oferecer uma vida de qualidade a todos eles.

Procurar adoptantes nem sequer garante essa qualidade de vida pois nem sempre estes são de confiança, nem sempre são pessoas esclarecidas e conscientes sobre a responsabilidade de ter um animal ou então, por vezes, os adoptantes são pessoas que já têm bastantes animais e que recolhem outros (porque são sensiveis ao sofrimento do animal) mas que, pela quantidade deles que albergam acabam por também não lhes oferecer mais que melhores condições para sobreviver.

A esterilização seria um passo importante como medida preventiva mas algo irreal face ao número de cadelas e gatas que estão na rua. Creio que com um programa de ajuda da parte das Câmaras Municipais poderia fazer-se muito mais. Mas depois coloca-se a eterna questão: e que fazer aos animais depois de esterilizados... seria utópico pensar que se encontraria donos para todos... E ainda teriam que se considerar muitas cadelas pertença de particulares que continuam a procriar, vítimas de «descuidos» e cujas crias são afogadas ou colocadas em sacos de plástico até sufocarem.

Considero que os canis não são uma opção viável. Os animais estão fechados, por vezes durante uma vida, em locais exíguos, com pouco mais que água e comida. Estão melhor que na rua? Talvez a curto prazo mas nunca a longo...

Julgo que seria de combinar a opção da eutanásia com a da esterilização. Eutanásia para reduzir à priori a quantidade de animais abandonados existentes e a esterilização para controlar a restante população e oferecer uma real vida de qualidade a esses.

Não digo isto de ânimo leve nem com felicidade, apenas fala aqui a razão, não o coração.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 4:22 pm

Alex Faria, a Sealords disse tudo, se é um negócio o que interessa é a rentabilidade. Ninguém trabalha para aquecer... se o faz é porque tem um tio rico e não precisa de dinheiro.

Uma sugestão :

Leia " Veterinários e outros animais" de George Stilwell, é um dos nossos ( entenda-se portugueses) veterinários de animais de produção, nesse livro verá como a Cabana e a Malhada, as vaquinhas do sr fulano de tal são tratadas até ao limiar de rentabilidade, quando se atinge este...vai para bifes...entre outros exemplos.

O choque que lhe deu de eu comparar pessoas a animais é simples e não percebo porque o choca, afinal. Repito se uma pessoa é abandonada pela familia, porque a estranheza de se abandonar um cão ?

E olhe que eu tenho mais consideração por cães que por certas pessoas.

Fique bem
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 4:29 pm

VascoV Escreveu: Alex Faria, a Sealords disse tudo, se é um negócio o que interessa é a rentabilidade. Ninguém trabalha para aquecer... se o faz é porque tem um tio rico e não precisa de dinheiro.

Uma sugestão :

Leia " Veterinários e outros animais" de George Stilwell, é um dos nossos ( entenda-se portugueses) veterinários de animais de produção, nesse livro verá como a Cabana e a Malhada, as vaquinhas do sr fulano de tal são tratadas até ao limiar de rentabilidade, quando se atinge este...vai para bifes...entre outros exemplos.

O choque que lhe deu de eu comparar pessoas a animais é simples e não percebo porque o choca, afinal. Repito se uma pessoa é abandonada pela familia, porque a estranheza de se abandonar um cão ?

E olhe que eu tenho mais consideração por cães que por certas pessoas.

Fique bem
Caro VascoV eu já disse o que tinha a dizer sobre este assunto.

Obrigado pela sugestão...
Responder

Voltar para “Cães”