Estou a escrever um artigo sobre os benefícios de ter um
"amigo" ou seja um animal de estimação e já vai bastante longo, diga-mos que qualquer dia vamos ao médico sai-mos de lá com um cão na receita. Tantos são os benefícios, seja em termos de saúde física, seja em termos de saúde psicológica. Mas o que mais me impressionou, e não resisto a pôr aqui no fórum alguns dados, é o efeito cognitivo, no desenvolvimento e comportamento na criança! É simplesmente fantástico. Aqui ficam alguns tópicos para reflectir:
Para a maioria das pessoas os animais são parte da família, partilham casa, cama, e comida. Trazem alegria, amizade e segurança, conforto e tensão arterial baixa.
- O cão da criança, tem uma enorme facilidade em criar vínculos emocionais:
Está sempre disposto a acompanhá-la
Companheiro de brincadeiras sem comparação
Não faz julgamentos
Lealdade intensa
A criança sente que o seu cachorro precisa dela
- Desenvolve sentido de responsabilidade, a sua vida depende da criança (Higiene, alimentação, etc.) (Se a criança deixa de assumir as suas responsabilidades sendo substituída pelos pais este facto tem um perverso efeito contrário no desenvolvimento comportamental da mesma)
- As crianças sentem-se úteis e necessárias
- Diminui momentos de solidão
- Facilita contactos com outras pessoas, obriga a interagir (especialmente nos parques, ajuda preciosa para os mais timidos

- Diminui ansiedade, agressividade e stress
Isto é o que eu chamo um amigo!