O fantástico efeito dos animais nas crianças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

domingo set 19, 2004 7:43 pm

Caros amigos,
Estou a escrever um artigo sobre os benefícios de ter um
"amigo" ou seja um animal de estimação e já vai bastante longo, diga-mos que qualquer dia vamos ao médico sai-mos de lá com um cão na receita. Tantos são os benefícios, seja em termos de saúde física, seja em termos de saúde psicológica. Mas o que mais me impressionou, e não resisto a pôr aqui no fórum alguns dados, é o efeito cognitivo, no desenvolvimento e comportamento na criança! É simplesmente fantástico. Aqui ficam alguns tópicos para reflectir:
Para a maioria das pessoas os animais são parte da família, partilham casa, cama, e comida. Trazem alegria, amizade e segurança, conforto e tensão arterial baixa.
- O cão da criança, tem uma enorme facilidade em criar vínculos emocionais:
Está sempre disposto a acompanhá-la
Companheiro de brincadeiras sem comparação
Não faz julgamentos
Lealdade intensa
A criança sente que o seu cachorro precisa dela
- Desenvolve sentido de responsabilidade, a sua vida depende da criança (Higiene, alimentação, etc.) (Se a criança deixa de assumir as suas responsabilidades sendo substituída pelos pais este facto tem um perverso efeito contrário no desenvolvimento comportamental da mesma)
- As crianças sentem-se úteis e necessárias
- Diminui momentos de solidão
- Facilita contactos com outras pessoas, obriga a interagir (especialmente nos parques, ajuda preciosa para os mais timidos ;)
- Diminui ansiedade, agressividade e stress

Isto é o que eu chamo um amigo!
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo set 19, 2004 7:48 pm

Se não se importa onde tem escrito cão acrescente tambem gato se faz favor.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo set 19, 2004 7:54 pm

Lagutrop, os ~gatos são mais independentes. Os cães geralmente são mais dono-dependentes :lol:
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo set 19, 2004 8:03 pm

A quem o dizes. Eu sou uma rapaiga novita e graças ao meu cão conheci muito mais pessoas e eu sou muito tímida.
Se não fosse o meu cão eu não conhecia ninguém meu vizinho.
Se não fosse o meu cão eu não conhecia a pessoa com quem desabafo todos os meus problemas, a minha melhor amiga.
Se não fosse o meu cão não conhecia nunca a Sportinguista;) e o lindão do Ruby.
Se não fossem todos os cães eu não viria a este forum.
Fiquei muito mais responsável desde que tive o meu próprio cão.
O melhor de tudo é que se não fosse o meu cão eu não teria os amigos maravilhosos que tenho cá na rua.:):):)

lagutrop: se quiser abra um tópico com o gato que quer que acrescentem. Este forum é de CÃES.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 8:09 pm

Este tema refere-se a crianças com que idade?
Com ou sem supervisão dos pais no tratamento dos cães?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
lagutrop
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 8:11 pm

leoa nova

O que o forista referiu foi o beneficio da convivência dos animais com as crianças..

Pelo que tenho lido, só agora está a ter um relacionamento serio com um gato pelo que perdoo o que disse.
O gato ser independente é um mito. O gato gosta tanto do dono como o cão. Só que enquanto o cão faz tudo o que o dono quer, mesmo aue este o maltrate, o gato é capaz de fazer o que o dono lhe pede, não ordena, por amor.

Os meus gatos (3) vão buscar a bola e trazem-na para brincar, deitam quqndo mandamos etc., mas para nos agradar e não só por obedecer.
Mbarroso
Membro
Contacto:

domingo set 19, 2004 8:14 pm

Creio que estas características são mais significativas com o cão que com o gato. O cão é muito mais dado e carente, o gato não fica de língua com a língua de fora olhando para nós com um optimismo inabalável sabendo que a festinha há-de chegar. E é à volta disso que a relação gira, e se intensifica, criando este fantástico efeito cognitivo nas crianças.
E de facto, todos nós temos muito a aprender com os nossos amigos.
Agora com um pouco de humor, mas já alguém viu algum cão ficar deprimido porque não consegui apanhar o pau na frente de outros cães? Alguém viu um cão fugir e sentar-se sozinho a um canto, dizendo para si mesmo como foi idiota em deixar cair a bola?
Já alguém viu um cão apanhar um gato? Eles perseguem-nos à milhares de anos e duvido que alguma vez um cão tenha conseguido apanhado um gato. Eles deitam-se no chão a dizer que a sua vida não faz sentido? Ou simplesmente vão à procura de outro gato? A Adversidade faz parte da vida, os cães mantém o optimismo, a força e energia elevada até conseguirem o que desejam. É uma característica fantástica de personalidade... que inveja às vezes tenho quando observo o meu puppy.
lagutrop
Membro Veterano

domingo set 19, 2004 8:17 pm

Bem...
Intervim no forum dos "cães" porque o tópico referia "animais"

Desculpem se incomodei.....
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo set 19, 2004 8:17 pm

Por acaso até estou a compreender o que diz em relação a eu ñ perceber muito a diferença de cão e gato, conheço um casal cujo marido detestava gatos, mas casou-se com uma mulher que simplesmente ñ vivia sem eles, e ficou apaixonado também, é que o gato é mais ligado ao dono e ñ liga a estranhos, nem a terceiros pelo que tenho ouvido...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 19, 2004 8:42 pm

O mesmo já não se pode dizer do efeito das crianças nos cães, infelizmente...
Mbarroso
Membro
Contacto:

domingo set 19, 2004 9:01 pm

Ambos não nascem preparados para lidarem um com outro, têm que ser educados e sensibilizados e esse papel cabe aos pais como é evidente. Mas este artigo foi escrito a pensar nos beneficios não em crianças/bebés mas sim em crianças/adolescentes.
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

domingo set 19, 2004 9:30 pm

:lol: Ora, Ora...
Aqui está um tópico do qual eu posso falar com "elevadérrirrrimo" conhecimento de causa...
Tenho dois filhotes, um deles tinha muitos problemas com a timidez, não conseguia relacionar-se com ninguem (a não ser aqui em casa, claro), quando uma Psicologa me disse para arranjar um cão, o que fiz imediatamente.
Agora o meu filho é outro, dantes se alguem lhe dirigia a palavra escondia-se atrás de mim.... agora ele até se dá ao luxo de ir ter com as pessoas e começar uma conversa, parece um papagaio ;)
Alem disso tornou-se mais responsável, carinhoso e acima de tudo comunicativo.
E num espaço de poucos meses, pois o cão veio cá para casa no dia 25-Dezembro-2003...
E como já escrevi noutro tópico, ele é uma criança com muitos problemas do foro imunoalergológico, e o canito não o prejudicou em absulutamente nada....
Por isso e por mais mil e uma razões aconselho vivamente um cão...
8) Não posso deixar de dizer que tambem é uma terapia p mim, pois naqueles dias de mais stress sentar no sofá e fazer uma festinha naquele focinho lindo..... só quem sabe né :oops:
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

domingo set 19, 2004 9:52 pm

Olá,
sem dúvida que os cães são espetaculares com crianças,infelizmente não tenho cães mas ....adoptei um gato a quase 1ano e pure e simplesmente fiquei fascinada...
Ok oK..não é um cão...
Não fica com a lingua de fora e abanar o rabo assim que vê a minha filha..MAS...por exemplo...assim que a vê fica doido e corre casa fora pa ir buscar um brinquedo,rebola se no chão junto aos pés dela,senão a vir de manhã fica deprimido e mia que se farta até abre os armários e causa a destruição..se a ouvir chorar...corre para a lamber...mia ..e durante a hora do infantario dela ele simplesmente n sai da cama dela para comer ou ir ao litter....
será que tenho um cao gato?
LoL:)
mbarroso:a foto do seu avatar ta muito gira:P faz me lembrar a minha filha a por a comida do gato na tigela da agua 8) :oops:
sofias
Membro
Registado: quinta ago 19, 2004 6:50 pm
Localização: dois caes,duas rolas,um melro,10canarios,12pintassilgos

domingo set 19, 2004 11:13 pm

muito boa noite,eu tenho um filhote de 2anos e meio,e fui buscar um boxer ainda nao fez um mes,,o canito ja fez dois meses na primeira semana o meu filho batia-lhe puxava-lhe as orelhas puxava-lhe o pelo enfim fazia tudo e mais alguma coisa e o canito para se defender ferrava-o :cry: ,eu comecei a conversar com o meu filho para ele nao fazer o q fazia ao cao e ate chegou a levar umas palmadas no rabiosque,que agora é só velos a brincar um com o outro parecem duas crianças a brincar,claro q de vez em quando ainda se aleijao um ao outro mas nada de anormal,,por isso acho q sim q faz bem as crianças ter um animal,por eu só tenho um filho e estou em casa com ele ,ele nao tinha com quem brincar e as vezes notava-o triste agora com o canito anda sempre contente ;) , bem foi só para desabafar :) ,,.. com os melhores cumprimentos
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda set 20, 2004 12:02 am

Boas!!

Eu tb tenho uma filhota com 12 mesitos e um Dogue Alemão...até agora tem sido exelente..mas...o mesmo não vejo eu todos os dias na rua...onde tenho a nitida impressão de que aquela historia de que as crianças não mentem e que são todas boazinhas..não passam infelizmente de historias...existem criancinhas muita más mesmo...muitas por falta de educação outras porque nascem assim mesmo.....

Farto-me de assistir a maldades pensadas (sim porque crianças com 8 anitos ou mais ..ja sabem bem destinguir o bom do mau)cometidas a animais...infelizmente vai-se vendo cada vez mais..espero que a minha filhota não faça isso...sinceramente espero...

O titulo deste tópico pode ter duas leituras...pro bom e pro mau...ou seja

O fantástico efeito dos animais nas crianças...quando os animais as tornam mais humanas..mais sensiveis...mais responsaveis..mais tudo

O fantástico efeito dos animais nas crianças quando os proprios pais são os animais...dando-lhes...,memos educação...menos carinho...menos responsabilidade....menos tudo....

Abraços

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”