uma dúvida sobre passeios

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo set 19, 2004 3:15 pm

Oi.

No pequeno guia que tenho não faz referência a isso, mas gostava de saber quanto é que um cão do porte do Serra da Estrela (o o próprio Serra em si) deve caminhar nos passeios diários.

O Ruby anda entre meia hora e uma hora a caminhar a passo normal (para o dono :p ) por aqui perto.

Gostava de saber se é suficiente para ele, ou se é pouco. Costumo sair de casa entre as 6 e meia e as 7 e meia, com a duração acima dita. Ele chega a casa cansado, de lingua de fora e com sede, e noto que tem mais "consistência" de corpo, mas não sei :roll: :?

Outra coisa, eu agora penteio-o quando voltamos do passeio, e descobri umas coisitas brancas tipo caspa na superfície do pêlo. Procurei "dentro", mas apenas encontrei isso por cima do pêlo. Quando lhe dou uma palmadinha sai um pouco de pó por ele se deitar no chão, mas não se essa coisas brancas será disso. Ele deita-se no cimento, azuleijo, gravilha, terra e uma manta :p Será desses materiais libertarem pó que ele fica assim?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

domingo set 19, 2004 8:58 pm

Sportinguista, não sei que quantidade horária um cão deve ter por dia em passeios.... mas eu vejo pelo meu cão.... ele está sempre disposto a passear. Hoje por exemplo, fui com ele à praia, 1 hora a correr, fazer buracos, nadar, cheirar e bisbilhotar. Voltei para casa, o resto da manhã a dormir. Por volta das 16h, começou a correr pelo quintal. Às 20h, levei-o à rua, cerca de 1/2 hora... agora está a dormir ;)

Na 5ª feira passada, fui com ele correr. Cerca de 1h30, ficou estafado. Ainda fui com ele à praia, mas já nem conseguia correr. Às 16h, já andava a correr pelo quintal. Às 18h30 fui com ele à rua novamente...

Acho que tudo depende da vontade do cão, da energia que ele tem ;)
sportinguista
Membro Veterano

terça set 21, 2004 12:41 pm

oi Tchinho

segundo tenho lido o teu cão tem um energia muito grande ;)

Quando chego, se ele quiser, brincamos com um peluche (uma ovelha que chamei "Mé") e digo "trás cá o Mé, trás!", mas ele foge a correr :roll: Corro atrás dele a brincar e ele agora já deixa tirar mais facilmente o Mé, e depois atiro-o ao ar para ele saltar e apanhar. Depois ele fica tão cansado que se deita e não se mexe mais :o :oops: :p ... até lhe dar o jantar, aí até dá um salto para vir ter comigo :lol:

Tenho-o habituado a pasear a esta hora porque vou começar a escola e sei que não vou ter tempo de o passear de manhã (posso tentar, mas adoro estar na cama quentinha sem me levantar... já ganhei umas faltas por causa disso :oops: ) e nos dias em que saio mais tarde tenho de dar tempo para fazer os trabalhos, estudar um pouquito e depois ir ter como ele o tempo que quizer até á hora de jantar.

Vou continuar a fazer assim, ele agora não faz c*c* em casa (excepto em algumas dias qe faz duas vezes, normalmente faz uma vez, na rua) e o chizito vai fazendo para marcar o território, e ás vezes fica muito nervoso quando vê outro cão na rua que desata a marcar território :roll:
É o menos :p

Bigada pela resposta, afinal parece que mais ninguém quer responder :roll: :?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça set 21, 2004 3:13 pm

Para cansar o meu cão, às vezes antes de ir à rua com ele, costumo ir para o quintal da minha vizinha, e o meu cão e o dela, brincam, correm e espinotam juntos.... eles adoram, é o unico cão com quem o meu convive, ficam bastante cansaditos e depois é que os levamos à rua :D .... já não puxam muito e nós podemos ir mais descansadas ;)

Será que poderias fazer o mesmo?... o teu cão iria adorar :D
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça set 21, 2004 3:35 pm

Bem, eu se tudo correr bem na proxima semana já tenho que fazer umas grandes caminhadas, pois terei lá em casa um traquina de um malamute de 3 mesitos. 8)

Eu da minha parte vou sair com ele um pouco de manhã (pouco pois tenho filhote para levar á escola e trabalho pela 09:00h) e depois cerca de 2 horas pelas 5 da tarde. E claro uma saidinha antes de deitar para necessidades e tal. Agora claro, para quem tem um bom quintal, enfim, o animal já faz muito exercicio e isso certamente que lhe irá reduzir a necessidade de sair mais vezes e em maiores periodos de tempo. :)
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

terça set 21, 2004 4:36 pm

Olá a todos,

Moca32 - Eu devo ter percebido mal, vai passear NA RUA um cachorro com 3 meses que ainda não deve ter as vacinas todas?

Cumprimentos.
sportinguista
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 7:23 pm

Mocas só depois do plano de vacinação completo é que pode ir passear o seu peludinho, caso contrário ele pode apanhar doenças graves na rua por não estar protegido.

Tchinho ele não tem "amiguinhos" caninos :( a cadela da vizinha está presa, ele já não quer brincar com a cadela dos bófias e os outros fogem dele :p :oops:

Vamos caminhando... Agora vou tentar acordar mais cedo 8) e dar uma voltinha de manhã e outra á tarde.
desert
Membro
Registado: sexta jul 26, 2002 11:45 pm
Contacto:

domingo set 26, 2004 1:45 am

Eu como tenho duas cadelitas grandes tenho mais problemas em as passear. Não consigo levar as duas ao mesmo tempo, porque se a Storm vir um cão atira-se, e a Dharma copia a mãe, e não consigo segurar as duas. Isto tudo para dizer que tenho de dar o dobro dos passeios. Deixei de as passear de manhã (antes de ir trabalhar), passeio-as ao fim-da-tarde 45m a 1h, e à noite passeam 30m a 45m. Apesar de morar num apartamento, elas brincam muito uma com a outra, o que também faz com que se cansem mais, mas se eu as levasse 45m de manhã, 45m de tarde, e 45m à noite, era o ideal.
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo set 26, 2004 12:55 pm

Bem..a minha rott eu levo de manha, está uns 20 minutos para fazer as necessidades, dá-se a voltinha ao predio e brinca-se um bocado á bola no jardim da frente do predio... Depois á tarde, vou dar um passeio de 1 h e pouco...e á noite mais m bom bocado a jogar á bola no jardim, e fazer as necessiades que tem de fazer. Mas de vez em quando ainda faz em casa, porque não se aguenta. Os xixis é mais dificil aguentar...
Mas chega sempre cansada, mas sei que não é suficiente pa ela....Mas tá optima!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo set 26, 2004 1:15 pm

OIS! :D

Bem, acho que tudo depende do próprio cão! SE ele já está cansado, se não, se está numa de correrias, se não...e da idade, claro, os cachorros cansam-se mais facilmente. ;)

O Scottito é um Labrador de nove mesitos e tem muita energia! No caso dele não temos problemas com os passeios, lol, pois a casita dele é na Serra do Caldeirão, pelo que tem espaço a montes para correr. Para o habituar a ficar sempre perto de casa, à noite fica preso com uma correntinha (que ele já partiu! :lol: ) comprida enfiada num arame que se estende bastante, a modos que correrias é com ele! Qd os meus pais vão dar um passeiozito lá pela quinta (é uma antiga quinta) ele vai atrás todo contente! Corre que se farta! e qd voltam para a zona da casa, lá vai ele sentar-se dentro da gamela da água... :D

O Rambo (faleceu em Agosto... :cry: , tinha quase 13 anos) era um Serra Estrela (arraçado com pastor alemão) e tb se fartava de correr qd era novito. Claro que ao ficar mais velho as correrias já não lhe agradavam...até porque ele desenvolveu displasia na anca (é assim, q se chama?) e o passo tornou-se mais lento.

Resumindo e concluindo... :oops: ...depende mesmo do cão e da vontade de passear ou correr que ele tem! E eles normalmente fazem-nos perceber que vontade é essa, :lol: . O cão da minha prima, qd percebe que o passeio terminou e vamos entrar em casa, desata a enfiar-se no elevedador e apedir mais passeio, :lol: .
Responder

Voltar para “Cães”