Racismo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 22, 2004 7:35 am

Olá a todos

Tenho reparado, neste e noutros foruns, que ao falarmos das "nossas" raças, ou dos nossos companheiros desta ou daquela raça, há sempre alguém que se insurge e que grita, para quê comprar quando há tantos animais abandonados.
Há sempre alguém que nos acusa de snobismo, de ostentação, de nos pavonearmos por sermos possuidores desta ou daquela raça de cão ou gato.
Agora digo eu, será que é assim um crime tão grande gostar de uma determinada raça e fazer os impossiveis para a possuir?
Eu tenho consciência que com o dinheiro que gasto na aquisição de 1 ou 2 ou mais animais de raça, posso alimentar muitos animais duma instituição, mas não são "aqueles" os animais que eu quero, mas sim os outros que eu compro.

Não costumo ver os possuidores de cães ou gatos de raça "atacarem" os que possuem SRD, em regras todos aqueles que possuem animais de raça respeitam quem tem SRD, será que alguém é capaz de me explicar qual o motivo de tanta agressividade em relação aos que têm animais de raça?
Será isto "racismo"?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta set 22, 2004 7:40 am

Olá,
Racismo não será ;), mas também eu gostava se saber o que lhes passa pela cabeça. Já várias vezes chamei à atenção para esta situação, e uma dessas vezes até foi bem recentemente no tópico das raças mais populares.

Abraços
Paulo C.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 22, 2004 7:47 am

PauloC Escreveu: Olá,
Racismo não será ;), mas também eu gostava se saber o que lhes passa pela cabeça. Já várias vezes chamei à atenção para esta situação, e uma dessas vezes até foi bem recentemente no tópico das raças mais populares.

Abraços
Paulo C.
Exacto, PauloC, vejamos eu também apliquei o termo racismo porque nem sei que nome chame :? :? :?
O tópico das raças mais populares foi o que recentemente mais me chamou à atenção quanto a esta atitude.
Mas depois, em contrapartida caem no ridiculo de querer saber qual a mistura que deu origem ao béu-béu ou ao miau.
Há aqui uma certa contradição não há? ou será que sou eu que estou a ver mal a coisa?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta set 22, 2004 10:32 am

Oi!!

Eu sou dona de uma cadelinha rafeirissima que adoro e não condeno ninguém por ter um cão de raça ou não. Cada um tem aquilo que quer e pode! Há raças com as quais simpatizo mais, outras menos, mas respeito o gosto de cada um. Se o que dizem até é verdade, o contrário também o é. Nota-se muito mais esse "racismo" de pessoas que têm cães de raça para com os donos dos rafeiros, exactamente porque são rafeiros e muita gente não dá valor nenhum a este "tipo" de cães. Creio que, por vezes, os donos dos rafeirolas que são "contra" quem possui um cão de raça o fazem por inveja, não será bem a palavra correctamente aplicada mas não me lembro de outra...fica a ideia! Outros podem ter esse tipo de atitude porque provavelmente foram buscar o cão ao canil e ainda ficaram lá tantos que acabam por se revoltar contra quem paga valores altíssimos por um cão de raça! Enfim, opiniões!

Mas agora vou contar-vos duas situações que se passaram comigo e com a minha Meggy, prp. Quando ela era ainda bébé, fui ao vet para a vacinar. Estava lá uma senhoreca, que pelos vistos pouco ou nada percebia de cães, e veio muito contente ter comigo e ao pegar na Meggy ao colo perguntou "Que lindo! É um Golden não é?" ao que eu respondi que não. Ela não tinha qualquer raça. A cadela foi posta de imediato no chão, a senhora virou-me costas e foi para o outro lado da sala de espera! Realmente a cor do pelo é a mesma e a Meggy era peludinha em bébé...mas pronto!
A segunda foi bem mais grave. Estava eu a passar férias no Alentejo quando a Meggy teve um problema de saúde. Logo peguei nela e levei-a ao veterinário mais próximo que ficava a 40 Km. Quando lá cheguei, e depois de esperar 45 minutos porque o vet tinha ido às compras, entrei no consultório e enquanto contava o que se tinha passado com a Meggy o vet abriu o boletim de vacinas (que levo para todo o lado) e disse muito espantado "Ha, ela tem as vacinas todas!!! Gasta assim dinheiro com um cão destes?" nem imaginam o quanto me passei com o homem.

Se há profissionais de saúde animal a ter este tipo de atitude, quanto mais as pessoas que nada entendem do assunto. Agora, se se falar de "racismo" temos de ver os dois lados da questão! Os rafeiros e os seus donos também são alvo de comentários e atitudes muito, mas muito "racistas"!

Beijos
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

quarta set 22, 2004 11:27 am

Não penso que seja racismo...cada qual tem direito a ter o cão que deseja.
Existem pessoas é que exageram um pouco nos seus pontos de vista - tanto de um lado, como do outro.

E 100% acordo com a IsabelpO. ;)
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

isabelpo Escreveu: Agora, se se falar de "racismo" temos de ver os dois lados da questão! Os rafeiros e os seus donos também são alvo de comentários e atitudes muito, mas muito "racistas"!
Apoiado ;)
koala-c
Membro Júnior
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

Eu vou deixar aqui a minha opinião porque estou a entrar no meio agora e por isso e como ainda não me decidi pelo cão que irei ter acabo por ser imparcial.

Eu adoro duas raças de cães, uma delas é o são Bernardo e outra os Labradores, por motivos diferente são raças que gostava de ter. Acontece que no momento não as terei porque acho que não tenho condições para adquirir nenhuma delas, digam o que disserem ao imaginar qualquer um destes animais no meu apartamento tantas horas sózinho... faz-me confusão...
Por esta razão e gostando eu de ter um cão na mesma porque irei gostar dele seja ele às pintas ou às riscas pensei em adoptar um porque há tantos por aí e se não posso ter a raça que quero talvez me sentisse melhor em dar um lar a quem mais precisa, mas depois penso na parte prática... será que consigo ter o mesmo atendimento para o meu rafeiro que teria para um cão de raça? no veterinário, se um dia precisar de o deixar num hotel porque tenho de me ausentar, ... será? não foi este o motivo que me levou a pensar noutra raça para comprar mas é um motivo que me faz pensar duas vezes... é estranho mas é verdade.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta set 22, 2004 11:43 am

Claro que vai ter o mesmo atendimento.
O que acontece é que o campo as pessoas dão pouco importância aos cães e na sua maioria se os têm são para guarda ou animais de trabalho e não tanto como companhia, o que acontece é que esses cães são muitas vezes rafeiros e os de companhia são geralmente cães de pequenos e de raça. O veterinário não estava habituado a receber uma cliente como a Isabel e estranhou.

Olhe um tenho um rafeirinho, que foi buscar bebé a uma protectora, e como pode ver pela fotografia é mais bonito que muitos cães de raça e sempre foi muito bem atendido no veterinário.
Para além disso está constantemente a receber festas na rua, há poucos dias para nosso espanto houve um homem que até o beijou :o ,.

Por isso faça a sua escolha porque o tratamento é igual para todos. Se o seu problema é a aceitação social do cão, o que eu posso recomendar é que sendo rafeiro ou de raça escolha um cães de aspecto amigável.

PS: O Snoopy veio da protectora que apareceu ontem no telejornal da Sic, ele foi um dos cachorrinhos bebés que foram abandonados em caixas à porta da instituição. Se estiver no Algarve passe por lá.
koala-c
Membro Júnior
Registado: segunda set 20, 2004 12:32 pm

quarta set 22, 2004 11:52 am

Guida__F Escreveu: Se estiver no Algarve passe por lá.
Infelizmente estou na zona do Porto, de qualquer forma obrigada pela dica... Estou a tentar organizar as coisas para ir à Pet Fil neste fim-de-semana, a ver se saiu de lá mais esclarecida e com a decisão certa tomada... vamos ver... ;)

P.S. Tem um cão muito simpático e bonito, parabéns!
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 22, 2004 12:55 pm

Boa tarde

No Porto, tem entre outras a Sociedade Protectora dos Animais onde existem cães (+ 1000) de todas as cores tamanhos e idades incluindo
alguns de raça.

Cristina
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 22, 2004 1:14 pm

em relação aos meus rafeiros, não tenho razão de queixa. ou talvez tenha. enquanto toda a gente vem atazanar o max porque é muito bonito e ninguém sabe de que "raça" é, a pobre da carlota é completamente ignorada. mas ela não é de modas. abana o espanador e empoleira-se para chamar a atenção :D
já me chateias contar a história do cão. talvez grave um disco e se torne best seller. toda a gente se insurge, mas aqui no bairro há tanto animal (gatos) abandonado.... :o ninguém vê, ninguém tem pena?
bom, eu identifico.me mais com gatos e tenho cães porque calhou. agora, era incapaz de me desfazer deles. apesar da grande "beleza" e "raça" do max, tenho uma ternura e pena (não sei porquê) da carlota.
por mim, estou-me a borrifar que tenham rafeiros ou de raça. mas ainda me irrita mais, os (e são muitos) que põem o rafeiro à porta, para comprar um de raça. amor aos cães? :roll:
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

quarta set 22, 2004 1:15 pm

[quote=isabelpo]
Oi!!

Eu sou dona de uma cadelinha rafeirissima que adoro e não condeno ninguém por ter um cão de raça ou não. Cada um tem aquilo que quer e pode! Há raças com as quais simpatizo mais, outras menos, mas respeito o gosto de cada um. Se o que dizem até é verdade, o contrário também o é. Nota-se muito mais esse "racismo" de pessoas que têm cães de raça para com os donos dos rafeiros, exactamente porque são rafeiros e muita gente não dá valor nenhum a este "tipo" de cães. Creio que, por vezes, os donos dos rafeirolas que são "contra" quem possui um cão de raça o fazem por inveja, não será bem a palavra correctamente aplicada mas não me lembro de outra...fica a ideia! Outros podem ter esse tipo de atitude porque provavelmente foram buscar o cão ao canil e ainda ficaram lá tantos que acabam por se revoltar contra quem paga valores altíssimos por um cão de raça! Enfim, opiniões!

.....

Se há profissionais de saúde animal a ter este tipo de atitude, quanto mais as pessoas que nada entendem do assunto. Agora, se se falar de "racismo" temos de ver os dois lados da questão! Os rafeiros e os seus donos também são alvo de comentários e atitudes muito, mas muito "racistas"!

Beijos
[color=darkblue][/color]
Todos nós temos as nossas paixões, e ainda bem que há quem possa comprar o que tanto deseja, mas a realidade, infelizmente, está no testemunho da Isabelpo....
É apenas a minha visão das coisas, pois tenho rafeira e de raça (sem aqueles registos todos q existem!) e vejo a diferença qd saio com um ou com outro....

Fiquem bem,
mm
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta set 22, 2004 1:16 pm

Para mim há dois tipos de pessoas, as que gostam de animais e os respeitam e neste conjunto tanto se integram os que preferem um tipo de raça ou os que preferem srd.
Ao outro tipo pertencem as que normalmente não gostam de animais. Apenas o estatuto que eventualmente eles lhe venham a dar tal como a marca do carro ou etiqueta das roupas e que lhes permite circular em determinados sitios e serem bem aceites.
Essa normalmente escolhem a raça que está na moda e depressa se descartam dos cães como dos carros e das roupas.

Eu Tenho 3 cães srd e uma cocker que estava para abater num canil municipal. Segundo o vet é pura mas como não tem papeis acaba por ser srd como "os irmãos".
Ou muito me engano ou esta cocker pertenceu ao 2º conjunto de pessoas a que me referi.
Por sorte cabou por ir parar ao 1º grupo a quem eu daqui, "tiro o chapéu".

Isabel
Dita
Registado: sexta jul 11, 2003 4:28 pm

quarta set 22, 2004 1:32 pm

Olá! Eu era muito pequena quando fui apresentada aos boxers, e quando tinha 8 anos de idade, os meus pais ofereceram uma. Adorei aquela cadela que esteve comigo 9 anos. Quando morreu foi um desgosto enorme, e 2 anos depois, os meus pais deram-me outra que morreu passados 4 anos... :cry:
Hoje tenho 3 cadelas do mais rafeiro que possa haver: a minha mais velha(Sasha) foi abandonada numa estação de serviço e nós ficámos com ela; a minha 2ª (Ticha) fui buscá-la com 2 meses para a dar á minha filha; entretanto juntámos a minha Sasha com o cão da minha tia e ficámos com uma filhota dela (BB). Adoro estas 3 cadelas e já as tenho comigo há 3 anos as mais velhas, e a filhota há 2 anos. Como já devem ter calculado, tenho um carinho muito especial pelos Boxers que considero a minha raça de eleição. Há um ano fui buscar uma Boxer (Anais) e todas se dão lindamente e todos lá em casa as tratamos de igual modo. Acho ridiculo que as pessoas achem que quem tem um cão de raça não goste dos rafeiros... acho que com a minha história venho mostrar que não é assim... ;)
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta set 22, 2004 2:20 pm

Penso que a questão está errada. O facto de os donos dos SRD não optarem por cães de raça não tem que ver com racismo, mas sim com uma opção mais emotiva do que racional.
Para mim todos os cães valem pelo que valem: são animais adoráveis, independentemente da raça, tamanho, cor, sexo.
Sempre tive cães de raça, e há bem pouco tempo decidi-me por um "rafeiro". Porquê? Porque é exactamente igual aos de raça. Porquê? Porque salvei uma vida. Ganhei o cão mais fantástico que conheci ao longo da minha vida.
Há tantos cães abandonados nos canis. Visitem um e percebam o drama que se vive.
Não pretendo dar lições de vida a ninguém. Acredito que a maior parte de vocês sejam solidários e percebam IMENSO de cães.
A única coisa que posso garantir é que adoptar um animal rejeitado faz de nós pessoas muito mais felizes.
Responder

Voltar para “Cães”