Isabel, o cruzamento que falas foi feito com um objectivo
Das infinitas raças que hoje existem, umas quantas aparecem, tal como diz um forista e muito bem, por selecção natural, baseada especialmente em critérios geográficos/climatéricos e outros tantos.
Olhemos por exemplo para os huskies, malamutes e Samayedos... porque têm aquele pelo assim ?
Outras raças, foram produto da manipulação do homem, cruzando raças diferentes, escolhendo os melhores individuos e cruzando de novo de forma a apurar. São trabalhos que demoram muito tempo. É a chamada selecção artificial.
Porque não alterar e fazer realmente uma nova raça com caracteristicas que nos interessam por alguma razão?
Por duas questões apenas:
- A falta de controle nas caracteristicas genéticas de cada raça, pode eventualmente não dar os resultados esperados e os cruzamentos poderão sair falhados em relação ao objectivo (o mesmo que refere o forista que fala no cruzamento homem-mulher)
- A emergência de mais raças fará desviar pelo menos uma das que a originou, da linha original. Explicando com um exemplo do caso que mostras: Num futuro mais ou menos remoto os labradores deixarão de existir por perda de interesse na raça ou por cruzamentos que teriam como objectivo melhorar o labrenese...
Tudo isto é pouco provável mas já aconteceu, olhem para raças que com os cruzamentos evoluiram no sentido da aquisição de problemas, por exemplo o Buldog.
Quando os ditos cruzamentos dão resultado poderão ser interessantes para criar um cão que tenha as caracteristicas que pedimos, mas não nos podemos esquecer que esse labrenese até ser considerado raça terá que fazer pelo menos umas 10 gerações para se determinar as suas caracteristicas de referência... qd tivermos barbas!!
Mas gostei da ideia
Eduardo Fernandes
ps: olha lá arranjarem um pinsheralemão anão de água???? lol era o fim da macacada ehehehe