Labernese

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça set 21, 2004 4:57 pm

Do site em questão
One could say that the Labernese is still on the testing grounds. We must choose wisely the hybrids that will take the pedigree beyond year 2000. Five generations are required before their off springs get an official standing, plus a minimum of eight perfect couples from lines sufficiently distant from one another.
Pelo menos dizem estar a fazer um trabalho sério... Eu qualquer dia vo criar o Rottdoodle... para ter um "estigmatizado" hipoalergénico*...

*Para quem não sabe a base do crezamento do Cockerpoo e do Labradoodle é o facto do pelo do caniche ser hipoalergénico...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 21, 2004 11:34 pm

aisd Escreveu: Apenas me ocorre uma questão - porque não favorecer, numa raça já existente, as funcionalidades desejáveis ?
Porque não favorecer a criação de uma linha de labs-guias ou pastores-guias, mas insistir em manter as funcionalidades primitivas como as únicas admissíveis numa raça ?
Simples, se vamos criar linhas dentro da raça em forma de alguma função vamos adulterar a raça. Como exemplo disso basta olhar para o Pastor Alemão e ver a divergencia entres linhas tradicionais Vs linhas de beleza Vs linhas de trabalho (e aqui, com jeitinho, já se vai vendo a diferença entres PAs para RCI Vs mondioring).
Neste aspecto, cito e subscrevo a opinião da sealords:

E terceiro, porque acho preferível fazer uma raça nova (se for o caso) que estragar duas.
baiha Escreveu: em que uma raça ganhou uma nova funcionalidade ou seja, o apontar da caça, característica, que não deveria de existir nesta raça, que serve ou servia apenas como cobrador.
Será que ganhou mesmo uma nova funcionalidade?
Ou às tantas sacrificou-se um excelente cão de cobro (tv o melhor do mundo) para termos um mediocre cão de parar e de cobro.

Saudaçoes,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta set 22, 2004 2:50 am

[quote=aisd]

Na realidade tanto teckels como terriers são, na prática, cães de museu.
Quantos teckel caçam ? Quantos terriers ainda são usados, pe, na caça ou na exterminação de pragas (ratazanas, pe) ?
[/quote]

Não é bem assim. Na Alemanha e na França fazem-se tese de trabalho a estas raças.
O Terrier Alemão de caça é usado quase exclusivamente para caça. Os tekel de pelo cerdoso tambem são muito usados na caça. Todos os criadores que vejo na net, destas duas raças, usam os cães para a caça.
Vá a uma revista de caça (por exemplo espanhola) e ficará espantada com a quantidade de anuncios de cães destes
Os Terriers ingleses, infelizmente, estão-se a estragar.
Para mim, um criador de Terriers ou Tekel que não selecione os cães segundo a sua funcionalidade na caça, não é um criador é um comerciante de cães, inculto e que está a fazer um péssimo trabalho, mesmo que os Bobis sejam campeões de Shows.

[quote]
Já agora deixo aqui um link sobre os Pointing Labs, em que uma raça ganhou uma nova funcionalidade ou seja, o apontar da caça, característica, que não deveria de existir nesta raça, que serve ou servia apenas como cobrador. [/quote]

è claro que não aponta como um Pointer nem cobra como um Labrador. Aposto que um bom Braco Alemão cobra e aponta melhor que esse cruzamento

Cumprimentos
Francisco Bica
n31
Membro Júnior
Registado: sexta set 17, 2004 5:39 pm

quarta set 22, 2004 3:59 pm

Isabel, o cruzamento que falas foi feito com um objectivo

Das infinitas raças que hoje existem, umas quantas aparecem, tal como diz um forista e muito bem, por selecção natural, baseada especialmente em critérios geográficos/climatéricos e outros tantos.
Olhemos por exemplo para os huskies, malamutes e Samayedos... porque têm aquele pelo assim ?

Outras raças, foram produto da manipulação do homem, cruzando raças diferentes, escolhendo os melhores individuos e cruzando de novo de forma a apurar. São trabalhos que demoram muito tempo. É a chamada selecção artificial.

Porque não alterar e fazer realmente uma nova raça com caracteristicas que nos interessam por alguma razão?

Por duas questões apenas:

- A falta de controle nas caracteristicas genéticas de cada raça, pode eventualmente não dar os resultados esperados e os cruzamentos poderão sair falhados em relação ao objectivo (o mesmo que refere o forista que fala no cruzamento homem-mulher)
- A emergência de mais raças fará desviar pelo menos uma das que a originou, da linha original. Explicando com um exemplo do caso que mostras: Num futuro mais ou menos remoto os labradores deixarão de existir por perda de interesse na raça ou por cruzamentos que teriam como objectivo melhorar o labrenese...

Tudo isto é pouco provável mas já aconteceu, olhem para raças que com os cruzamentos evoluiram no sentido da aquisição de problemas, por exemplo o Buldog.

Quando os ditos cruzamentos dão resultado poderão ser interessantes para criar um cão que tenha as caracteristicas que pedimos, mas não nos podemos esquecer que esse labrenese até ser considerado raça terá que fazer pelo menos umas 10 gerações para se determinar as suas caracteristicas de referência... qd tivermos barbas!!

:)

Mas gostei da ideia ;)

Eduardo Fernandes

ps: olha lá arranjarem um pinsheralemão anão de água???? lol era o fim da macacada ehehehe
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta set 22, 2004 5:47 pm

Na Alemanha e na França fazem-se tese de trabalho a estas raças
Sabe, eu vou confessar uma coisa - eu não acredito muito nas provas de trabalho excepto quando são feitas em situações reais.
Eu explico - estou farta de ouvir pessoas comentarem que cães magníficos em provas de trabalho - condições simuladas - se mostram mediocres em condições reais.
Mas, pe, as provas de trabalho descritas para os labs na Dinamarca são em condições reais, com aves abatidas e tudo.
E terceiro, porque acho preferível fazer uma raça nova (se for o caso) que estragar duas.
Aqui tenho de vos dar razão.
Se tivermos em conta que aquilo que amamos na nossa raça - no meu caso, nos lab - foi resultado de uma selecção com vista a este trabalho de cobro, talvez o carácter do lab se viesse a modificar se se propusessem a novas funções.
E eu não gostaria nada disso.

Evidentemente que sou muito ignorante neste assunto.
Até que ponto podemos alterar a funcionalidade de uma raça sem alterar o seu temperamento ?
Eis a questão.

Quanto ao teckel, eu tenho na minha família um exemplo de teckel anão de pelo cerdoso que caça.
Javalis, imagine-se.
O meu cunhado baba-se de orgulho quando aquela meia-leca insiste em arrastar um javali abatido com 30/40 vezes o peso dela.
E consegue.

Apenas intervenho a título especulativo, espero que fique bem claro.
É um assunto que me interessa embora não possa contribuir muito para ele.
Responder

Voltar para “Cães”