"Sobre a origem do Cão d'Água, sabe-se que entre os romanos ele já era conhecido com o nome de "Cão Leão", devido ao corte do pêlo, já nessa época praticado, que lhe deixava a cabeça em juba. O Prof. Doutor Manuel Fernandes Marques (1) interroga-se sobre a possível origem fenícia desta raça, referindo-se ao seu possível parentesco com os barbetos, deixando no entanto a questão em aberto. Muitos anos mais tarde surge um interessantíssimo trabalho (2), da autoria de Margarida Ribeiro, que se debruçou sobre o Cão d'Água porque se interessava pelos costumes dos pescadores. Sem quaisquer preocupações quanto ao estalão da raça ou aos padrões cinológicos habituais, Margarida Ribeiro proporciona-nos no entanto um excelente e muito documentado estudo sobre o Cão d'Água e o da sua origem e história pôde apurar. É ela que nos diz que "Cliffora L. B. Hubbard afirma que o Cão d'Água foi levado de Portugal para Espanha, durante a ocupação política e militar do nosso país. Com o gado que entrava em Espanha iam cães cujos méritos e robustez, imediatamente reconhecidos, foram postos ao serviço dos diferentes navios que constituíram, em Maio de 1588 a Invencível Armada.
Tais Cães teriam sido treinados especialmente, para tarefas de salvamento. Exemplares desta raça deram à costa, depois da destruição daquela armada. Segundo opinião de Hubbard, o actual "Water Spaniel" irlandês é um legítimo descendente do nosso Cão d'Água do final do século XVI.
Afirma também um tratado de 1353, consertado entre os moradores do Porto e Lisboa e o rei de Inglaterra, permitiu que os pescadores portugueses pescassem nos portos daquele reino, na Bretanha e outros portos e lugares convenientes, pagando apenas os direitos costumados".
O mais antigo escrito sobre o Cão d'Água data de 1297. Um monge descreve o salvamento de um pescador por um cão de água. "O cão tinha o pêlo comprido e preto, tosquiado até à primeira costela, e com um tufo na ponta da cauda"."
Retirado de:
http://waterdog.planetaclix.pt/index.htm
E ainda há mais, mas aqui n tenho o resto.
Isabel Nobre