CONSANGUINIDADE?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bettypop
Membro Júnior
Registado: quinta jul 15, 2004 2:18 pm

sábado set 25, 2004 2:23 pm

Comprei um Pastor Alemão, com LOP, na altura da compra o criador ainda não tinha o registo com ele, entregou-me o registo passados uns dias depois da aquisição, foi ai que reparei na Consanguinidade do animal, o Pai é Pai e avô, a Avó tambem é bisavó, será que com tanta consanguinidade o cachorro não virá a ter problemas de saude, eu gostava de ouvir a vossa opinião, visto que ao perguntar ao criador ele disse-me que não haveria qualquer tipo de problemas, e este criador no meu ver é algo conhecido no "mundo" canino. mas para mim acho que ele é suspeito ao dar a sua opinião visto que alguns criadores preocupam-se só em ganhar dinheiro.
este criador faz cruzamentos com os cães do canil Por do Sol, como é possivel o senhor deste canil "alugar" um cão a uma pessoa e essa ter tanta consanguinidade nas ninhadas dele.
Mas enfim o que eu gostaria de saber é quais os riscos que podem haver com a consanguinidade?

muito obrigado

bettypop
Última edição por bettypop em sábado set 25, 2004 4:15 pm, editado 1 vez no total.
Nocturnus
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 11:31 pm

sábado set 25, 2004 3:26 pm

Salvo melhor opinião acho que fez bem em referir-se ao Criador como criador...
Não percebo muito desse assunto, mas foram estes cruzamentos consanguíneos e feitos sem qualquer cuidado, numa lógica exclusivamente economicista que levaram muitas "raças da moda", a perder muito do que as caracterizava, bem como a desenvolver determinadas patologias comportamentais.

Ps Não deveria o CPC impedir a inscrição no LOP de cachorros com determinado grau de consaguinidade na sua árvore geneológica???

Lá de fora chegam-nos bons exemplos:

(...)
"Outro exemplo do rigor alemão é o despiste da consanguinidade e da displasia da anca. Para evitar a primeira, por exemplo, «neste momento na Alemanha é obrigatório todos os reprodutores fazerem o teste de ADN» para apurarem a verdadeira paternidade dos cães, sendo desclassificados os filhos de "primos direitos", «e dentro de dois anos em Espanha também vai ser obrigatório. Em Portugal é filhos com filhos, não há controlo.» "
(...)
in
http://www.trasosmontes.com/eitofora/nu ... agem2.html
bettypop
Membro Júnior
Registado: quinta jul 15, 2004 2:18 pm

sábado set 25, 2004 4:22 pm

Muito obrigado pela explicação, mas quando abordei esse criador este disse-me que isto era para um melhor apuramento da raça, será verdade ou tudo isto não passa de uma mentira, só para me tapar os olhos.
O cão é espectacular, muito sociavel, meigo, obediente, etc, e não é por isso que me vou desfazer dele, era impensavel da minha parte, visto eu adorar o animal, dos cães que tive para mim sem duvida este é o melhor, mas como não percebo muito desta raça agradeço a ajuda de todos

muito obrigado

bettypop
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 25, 2004 4:52 pm

Boas,
Antes de se começar a especular sobre o tema em questão, gostaria que dessem uma vista de olhos nestes tópicos onde esta matéria já foi discutida:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... nguinidade

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... nguinidade

...................
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado set 25, 2004 5:25 pm

Nocturnus Escreveu: Salvo melhor opinião acho que fez bem em referir-se ao Criador como criador...
Não vejo porquê...
Nocturnus Escreveu: Não percebo muito desse assunto, mas foram estes cruzamentos consanguíneos e feitos sem qualquer cuidado, numa lógica exclusivamente economicista que levaram muitas "raças da moda", a perder muito do que as caracterizava, bem como a desenvolver determinadas patologias comportamentais.
O silêncio às vezes é de ouro...
Nocturnus Escreveu: Ps Não deveria o CPC impedir a inscrição no LOP de cachorros com determinado grau de consaguinidade na sua árvore geneológica???
Felizmente o CPC ainda sabe um bocadinho de cães para fazer um disparate desses...
Nocturnus Escreveu: Lá de fora chegam-nos bons exemplos:

(...)
"Outro exemplo do rigor alemão é o despiste da consanguinidade e da displasia da anca. Para evitar a primeira, por exemplo, «neste momento na Alemanha é obrigatório todos os reprodutores fazerem o teste de ADN» para apurarem a verdadeira paternidade dos cães, sendo desclassificados os filhos de "primos direitos", «e dentro de dois anos em Espanha também vai ser obrigatório. Em Portugal é filhos com filhos, não há controlo.» "
(...)
in
Pois... na Holanda queriam fazer esse disparate, mas foram tantas as opiniões contra da própria comunidade ciêntifica que recuaram... agora diga-me qual é o problema de filhos de primos direios... se até no homem é permitido o casamento entre primos direitos...

É caso para dizer que de lá de fora chegam maus exemplos, normalmente quando o legislador legisla sobre o disse que disse e não sobre factos ciêntificos, mais ou menos como no caso da nossa BSL...

A consanguinidade é uma ferramenta do Criador, e se falar com o criador do seu cão, ele poderá explicar porque apertou tanto o sangue... o que normalmente se faz para fixar uma linha, pelo que a próxima geração provavelmente irá sair de um cruzamento de outra linha, também aparentada, embora não tão directa.

bettypop, o mais provável é que o criador do seu cão esteja a dizer a verdade. Se gosta do seu cão e do carácter, agora só falta avaliarmos a morfologia, pelo que aconselho a ida com o seu cão a umas exposições caninas.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sábado set 25, 2004 7:11 pm

Ok, mas eu acho que esses apuramentos de raça vão acabar com a variabilidade/diversividade genética. E a força de uma raça, está, precisamente, na variabilidade dos seus genes e não na pureza da raça...qto mais puro, mais fraquito...isto de uma perspectiva genética...e a consanguinidade "mata" a variabilidade.
Vanadis
Membro Veterano

sábado set 25, 2004 7:15 pm

Ops, sorry, mandei o post antes de tempo... :oops:

O que eu queria dizer mais é que não sei se o criador de q fala está a ser sincero ou não, se afinal até é conhecido e sabe daquilo que fala...bem, olhe, estou como você, não saberia se haveria de confiar nele ou não, precisamente por achar q há consaguinidade a mais há mistura...
Mas o que realmente importa é q você gosta do seu bichinho! ;) :D Se ele vier a ter problemas, estará em boas mãos ;) .
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado set 25, 2004 7:17 pm

Vanadis Escreveu: Ok, mas eu acho que esses apuramentos de raça vão acabar com a variabilidade/diversividade genética. E a força de uma raça, está, precisamente, na variabilidade dos seus genes e não na pureza da raça...qto mais puro, mais fraquito...isto de uma perspectiva genética...e a consanguinidade "mata" a variabilidade.
Atenção que cada rça terá um património genético limitado, se formos a falar de grande variabilidade, qualquer dia cruzavam Rottweilers com chihuahuas ( coitadas das cadelas do pauloc ;) )
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Vanadis
Membro Veterano

sábado set 25, 2004 7:40 pm

:lol: :lol: :lol: :D :D

Sim, tem razão, claro. Logico que cada raça tem um património genético tb limitado...mas, de qq maneira, a consaguinidade traz problemas de saúde e o apuramento que se tem vindo a fazer aos bichos ainda acaba com a raça que, de tão pura que está, perde a sua maior defesa na corrida da selecção natural: a variabilidade genética. Mas lógicamente que há genes que não foram feitos para ser misturados, né, a compatibilidade genética também é um factor determinante.

Tb há limitações de outra ordem, por, ex, não estão a ver uma cadelita chihuahua com um garboso grandanois... :lol: :D Eu já vi tentativas (mais do que falhadas) de algo semelhante entre o meu Caroucho (um pastor belga arraçado com serra estrela e pastor alemão) e a Pulguinha (uma rafeirita minúscula)! :D Acreditem que o pobre bicho fica desvairado com a "noiva" (esposa, esposa, se vcs vissem aqueles dois juntos! Comem juntos, dormem juntos, tudo juntos! menos...lololol), tentado tudo de todas as formas, mas sem lá chegar... :lol: Tadito.
Nocturnus
Membro

sábado set 25, 2004 8:07 pm

casadiscaes Escreveu:
Nocturnus Escreveu: Salvo melhor opinião acho que fez bem em referir-se ao Criador como criador...
Não vejo porquê...
Eu escrevi "salvo melhor opinião", era apenas a minha, de leigo no assunto, e julgo que isso ficou explicito.
casadiscaes Escreveu:
Nocturnus Escreveu: Não percebo muito desse assunto, mas foram estes cruzamentos consanguíneos e feitos sem qualquer cuidado, numa lógica exclusivamente economicista que levaram muitas "raças da moda", a perder muito do que as caracterizava, bem como a desenvolver determinadas patologias comportamentais.
O silêncio às vezes é de ouro...
Não disse que era o caso em questão, disse apenas que isso acontecia, não no caso de cruzamentos consanguineos cuidados, com um determinado objectivo, mas naqueles em que por acaso o Sr. X tem um cão, a Sra Y uma cadela, até são irmãos mas é rentável cruzá-los, já que a raça é facilmente vendável...
casadiscaes Escreveu:
Nocturnus Escreveu: Ps Não deveria o CPC impedir a inscrição no LOP de cachorros com determinado grau de consaguinidade na sua árvore geneológica???
Felizmente o CPC ainda sabe um bocadinho de cães para fazer um disparate desses...
A meu ver depende do nivel de consanguinidade permitido
casadiscaes Escreveu:
Nocturnus Escreveu: Lá de fora chegam-nos bons exemplos:

(...)
(...)
in
Pois... na Holanda queriam fazer esse disparate, mas foram tantas as opiniões contra da própria comunidade ciêntifica que recuaram... agora diga-me qual é o problema de filhos de primos direios... se até no homem é permitido o casamento entre primos direitos...

É caso para dizer que de lá de fora chegam maus exemplos, normalmente quando o legislador legisla sobre o disse que disse e não sobre factos ciêntificos, mais ou menos como no caso da nossa BSL...
No homem é de facto permitido, no entanto não é aconselhável... Por outro lado, nunca referi qual o nível de consanguinidade que deveria ser permitido, o meu cão é filho de primos 2ºs e não vejo qualquer problema nisso, agora se se pensar cruzar irmãos uns com os outros...

E quanto aos testes de despiste de displasia da anca para as raças mais afectadas? Também acha má ideia?
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 25, 2004 10:11 pm

Nocturnus Escreveu: E quanto aos testes de despiste de displasia da anca para as raças mais afectadas? Também acha má ideia?
Se falamos nos diagnósticos precoces que vemos na nossa praça, sem dúvida, não deixo nenhum veterinário avaliar um cão meu antes dos 18 meses de idade.

Sou apologista do despiste de displasia com conta peso e medida, e a ser bem avaliado o cão antes de ser removido da linha de criação... sabe-se hoje que a displasia de origem genética é +- 15%, sendo os outros 85% de factores de origem alimentar e ambiental.

Infelizmente, ainda estamos a trabalhar em cima do cão, ou seja, não temos informações sobre os antecedentes familiares, enquanto que na consanguinidade, já consigo trabalhar, em média a mais de 9 gerações...

A título de exemplo aqui está a correlação de inbreeding de uma das minhas cadelas:
Inbreeding and Relationship Report
(Generated using PEDIGREE v4.0.6)

for
Brindle da Casa dos Cães
by Number-One de Heavenguard out of Utha-Jazz del Ngorong-Ngorong

Inbreeding Coefficient = 4,79%

This analysis was performed using a maximum of 10 generations.
Some pedigree information was available to at least 10 generations.
Full pedigree information was available for 9 generations.

A 10 generation pedigree contains up to 2047 entries.
In this pedigree there were 2043 entries filled in.
These entries consisted of 442 unique names.

This table shows relationship information for the most closely related ancestors:

Name of Ancestor Percent Earliest # in Contrib to
of Blood Generation Pedigree Inbr Coeff
Number-One de Heavenguard 50,00% 1:- 1:0 0,00%
Utha-Jazz del Ngorong-Ngorong 50,00% -:1 0:1 0,00%
Rebecca de Grimsby 25,20% 2:9 1:1 0,11%
Hagele's L'Alphons 25,20% 2:9 1:1 0,11%
Rounder's Bad Moon Rising 25,00% -:2 0:1 0,00%
Peggy 25,00% -:2 0:1 0,00%
Tippitt's Andy 14,06% 4:- 3:0 0,00%
Ruffian Skybolt Of Harwyn 13,87% 6:7 24:12 0,70%
Ruffian Hercules Of Harwyn 12,79% 7:6 24:17 0,78%
Tippitt's Sundancer 12,60% 3:10 1:1 0,00%
Hagele's Carlos 12,60% 3:10 1:1 0,00%
Hagele's Jamaica 12,60% 3:10 1:1 0,00%
Tippitt's Billy the Kid 12,60% 3:10 1:1 0,00%
Ruffian Red Rock Of Harwyn 12,50% 6:6 18:13 0,83%
Handsome Lady Von Simba-Camp 12,50% 4:5 2:1 0,67%
White Rock Mist O' Joe's Creek 12,50% -:3 0:1 0,00%
Rounder's Little John 12,50% -:3 0:1 0,00%
Lone's Star Andy 12,50% -:3 0:1 0,00%
Munda 12,50% -:3 0:1 0,00%
Spartan's Argo 9,38% 4:- 2:0 0,00%
Sky King of Harwyn 9,18% 7:8 27:16 0,20%
X-PERT ROWDY RASCAL 8,69% 8:8 34:25 0,19%
Sindelar's Ruby 7,81% 4:- 2:0 0,00%
Ruffian Gray Boy Of Harwyn 7,71% 8:7 14:25 0,11%
Chicago Von Simba Camp 7,03% 5:6 2:2 0,08%
Knight Watch Tuckerman 7,03% 6:7 4:4 0,05%
Willynwood Dancin' Dolly 7,03% 5:- 3:0 0,00%
Sierra's Lil' Abner 7,03% 5:- 3:0 0,00%
Ruffian Cheeta Of Harwin 6,93% 7:8 20:9 0,04%
BLITZ 6,54% 8:8 19:22 0,14%
Tryarr Strawberry Fields 6,54% 6:9 11:1 0,01%
Tryarr Diamondback Redbolt 6,25% 5:8 4:1 0,05%
Rounder's Casey 6,25% -:4 0:1 0,00%
Rounder's Dotty 6,25% -:4 0:1 0,00%
Tippitt's Dappy Girl 6,25% 4:- 1:0 0,00%
Rowdytown's Hardrock Cafe 6,25% -:4 0:1 0,00%
White Rock Eight Ball Cdx 6,25% -:4 0:1 0,00%
Hagele's Champagne 6,25% 4:- 1:0 0,00%
Asta Von Simba-Camp 6,25% 5:6 2:1 0,00%
Hagele's Al Capone 6,25% -:4 0:1 0,00%

Percent of Blood: The fraction of potentially variable genes in common.
Earliest Generation*: The earliest generation in which this name appears.
# in Pedigree*: The number of times this name appears in the pedigree.
Contrib to Inbr Coeff: These values sum to the inbreeding coefficient.
Gostava de conseguir fazer isto com a displasia de anca...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Nocturnus
Membro

sábado set 25, 2004 10:45 pm

Quando se refere a factores de origem ambiental, concretamente está a falar de que factores?

Quero dar o máximo para que o meu cão (tem quase 5 meses) não venha a sofrer de displasia da anca. Se pudesse elucidar-me acerca da melhor forma de o fazer, ficava-lhe muito agradecido.

PS - Peço desculpa por estar a encaminhar o tópico para outra área, mas julgo que é uma questão importante!
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 25, 2004 10:57 pm

Nocturnus Escreveu: Quando se refere a factores de origem ambiental, concretamente está a falar de que factores?

Quero dar o máximo para que o meu cão (tem quase 5 meses) não venha a sofrer de displasia da anca. Se pudesse elucidar-me acerca da melhor forma de o fazer, ficava-lhe muito agradecido.

PS - Peço desculpa por estar a encaminhar o tópico para outra área, mas julgo que é uma questão importante!
A título de exemplo, os pisos sobre os quais o cão está, devem ser evitados pisos muito lisos tipo mármore e similares, o exercício durante a fase de crescimento (antes dos 10 meses só natação e brincadeira, nada de corridas e passeios muito longos, e exercício a sério só depois do ano)... Uma boa alimentação rica em cálcio e vitaminas (um dos suplementos que utilizo nos cachorros é óleo de fígado de bacalhau)... tudo isto ajuda ao bom desenvolvimento do cão...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 25, 2004 10:58 pm

Nocturnus Escreveu: Quando se refere a factores de origem ambiental, concretamente está a falar de que factores?
Por exemplo piso escorregadio (não aderente) na zona de "alojamento" é um dos piores factores ambientais...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nocturnus
Membro

sábado set 25, 2004 11:02 pm

Obrigado pelas vossas respostas em relação à displasia da anca!
Só mais uma: ;)
O meu cachorro não está habitualmente em piso escorregadio, mas quando vem a casa, por vezes as patas de tráz escorregam e ele como que faz a esparregata... Se calhar é melhor não o deixar entrar em casa...
Responder

Voltar para “Cães”