CONSANGUINIDADE?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 25, 2004 11:06 pm

Nocturnus Escreveu: Obrigado pelas vossas respostas em relação à displasia da anca!

O meu cachorro não está habitualmente em piso escorregadio, mas quando vem a casa, por vezes as patas de tráz escorregam e ele como que faz a esparregata... Se calhar é melhor não o deixar entrar em casa...
Pois é... o piso das nossas casas normalmente é tudo menos antiderrapante. ;)
Até nós com os pés molhados de vez em quando andamos a fazer ballet. :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nocturnus
Membro
Mensagens: 88
Registado: quinta set 09, 2004 11:31 pm
Localização: Cane Corso

sábado set 25, 2004 11:14 pm

Eu evito que ele fique excitado dentro de casa (é nessa altura que enquanto está aos saltos, que costuma escorregar).

Deverei mesmo deixá-lo sempre lá fora???
bettypop
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta jul 15, 2004 2:18 pm
Localização: 1Pastor Alemão; 2 Rafeiros; 1 Tartaruga

segunda set 27, 2004 10:41 am

Algumas pessoas abordaram-me e perguntaram-me se emprestava o cão para cruzamentos, e devido a esta situação não sei o que responder, se faço bem ou mal
agradecia uma ajuda


muito obrigado

bettypop
SFILIPES
Membro
Mensagens: 59
Registado: segunda mai 24, 2004 3:07 pm

sexta out 01, 2004 1:44 pm

Na minha opinião não será boa ideia, visto nas Leis da Wusv não são aceites consanguinidades, mas sou leigo nesta matéria o melhor será perguntar a algum criador de Pastores e que esteja inscrito na Wusv
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta out 01, 2004 7:21 pm

Nunca percebi muito bem porque é que as pessoas acham que a consanguinidade é uma coisa má e pronto. A consanguinidade é uma ferramenta importantíssima em qualquer tipo de apuramento de raças.

A consanguinidade per si não traz problema nenhum, o filho de dois irmãos não automaticamente um imbecil, nem nada que se pareça, muito pelo contrário.
Quando juntamos dois indivíduos de qualquer espécie, os seus filhos são uma mistura quase aleatória dos dois ADNs, sendo o resultado final quase imprevisível. Quanto mais parecidos forem os dois ADNs mais previsível se torna o resultado final. No limite teríamos um filho de dois ADNs iguais e o resultado seria igual aos pais, há excepção de mutações (no fundo seria uma clonagem de forma natural).
Ora, um Criador quer precisamente isso, manter uma linha fixa e evitar que a cada criação volte todo a ser baralhado e ele tenha de começar do zero. É aqui que entra a consanguinidade, pois permite seguir um trajecto.
Então qual o problema da consanguinidade? O problema/vantagem da consanguinidade é de ampliar/manter tudo o que existe em comum nos dois elementos.
Ou seja, se temos uma linha alta e inteligente, ao cruzar essa linha (pais, filhos e irmãos) estamos a garantir que esses traços se mantêm e são reforçados, mas por outro lado se um dos elementos tem problemas cardíacos (então todos tem porque estamos na mesma linha sanguínea) e estamos também a manter essa deficiência e a aumenta-la. À medida que a consanguinidade vai aumentando os problemas começa a ficar cada vez mais fortes até há um ponto que largamente ultrapassam as qualidades. É por isso que sangue novo é introduzido na linha, de forma a tentar eliminar os defeitos, mesmo sabendo que tal também vai diminuir as qualidades.

Se por acaso disse algo errado, agradeço a correcção.
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sexta out 01, 2004 11:41 pm

Hello!

O termo "clonagem" não está bem empregue, Aragão. ;) Percebo o que quer dizer, mas mesmo na situação limite de que fala não iria ter um clone. ;) Para isso o ADN entre o clone e o dito clonado teria de ser exactamente igual, o que não acontece nem na situação limite, penso eu. Mas percebo onde quer chegar.
Acredito que a consaguinidade seja uma arma forte dos criadores, mas não o é da natureza. Ó segredo da sobrevivência natural está na variedade genética dos indivíduos. Indivíduoos criados mediante consanguinidade não possuem essa variabilidade, se a compararmos com a variabilidade que existe em indivíduos criados por pais com conjuntos genéticos significativamente diferentes.
A consaguinidade pode originar indivíduos com graves problemas de desenvolvimento, mas também pode originar indivíduos perfeitamente saudáveis. Simplesmente as probabilidades de existirem "deformações", aqui, são maiores. Por exemplo, se o pai e a mãe são primos direitos, existe grande probabilidade de ambos possuirem genes portadores de algum defeito ou doença, aumentando deste modo as probabilidades de esse defeito ser transmitido à descendência.
Segundo li, o problema de dispalsia na anca que muitos caes teem, e q está associado a certas raças, originou-se, precisamente, no apuramento destas raças...
Bem, isto segundo a minha linha de raciocínio. :oops:
noricum
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta abr 16, 2004 2:38 am

sábado out 02, 2004 2:45 am

[quote=bettypop]
Comprei um Pastor Alemão, com LOP, na altura da compra o criador ainda não tinha o registo com ele, entregou-me o registo passados uns dias depois da aquisição, foi ai que reparei na Consanguinidade do animal, o Pai é Pai e avô, a Avó tambem é bisavó, será que com tanta consanguinidade o cachorro não virá a ter problemas de saude, eu gostava de ouvir a vossa opinião, visto que ao perguntar ao criador ele disse-me que não haveria qualquer tipo de problemas, e este criador no meu ver é algo conhecido no "mundo" canino. mas para mim acho que ele é suspeito ao dar a sua opinião visto que alguns criadores preocupam-se só em ganhar dinheiro.
Mas enfim o que eu gostaria de saber é quais os riscos que podem haver com a consanguinidade?

muito obrigado

bettypop
[/quote]



Olá bettypop só agora pode ler o seu tópico. Diz você ter comprado um Pastor Alemão com LOP a um criador que lhe fez entrega do registo posteriormente a entrega do cão. Pois pelo que aqui conta parece obvio que o tal criador estava a querer esconder-lhe algo. Neste caso a referida consanguinidade de elevadíssimo grau e de alguma forma pouco ortodoxa. Na minha opinião a tal pessoa a qual você se refere como sendo um criador na minha humilde opinião tem poucas probabilidades de o ser, quanto muito é mais um daqueles que se intitulam como auto didactas que são ou julgam ser. Onde já se viu um cão ser filho neto e bisneto do mesmo animal. Tão elevada consanguinidade e tão próxima só pode dar na maioria dos casos em animais débeis de pouca ou nenhuma qualidade. Pois geralmente frutos de tais acasalamentos são tidos e mostram-se como animais de carácter desequilibrado ou ainda com uma taxa de fertilidade muito abaixo do normal no que respeita a procriação. Isto sem esquecer que se o tal progenitor utilizado tal como o protagonista por si aqui referido for portador de genes desfavoráveis no que ao estalão da raça diz respeito o seu animal oriundo da cruza do tal infortúnio que aqui nos relatou tem de certeza absoluta consigo toda essa carga genética, sendo que a mesma manifesta-se geralmente no fénotipo do animal descendente desse infortúnio tendo este todos os defeitos do seu progenitor e antepassado bem visíveis e de uma forma muito mais acentuada. Visto o dito animal ser um fruto oriundo de um provável acasalamento a evitar sendo que o mesmo terá com ele uma carga dupla de genes deficitários (o seja é homozygoto para os defeitos que ele possa manifestar possuir) com respeito ao desejável para a boa continuidade das características da raça. Não esquecendo que o inverso também poderá acontecer e neste caso poderá obter-se um animal de excepção, se bem que a probabilidade de tal coisa acontecer é quase nula pois teria de o reprodutor em causa ser totalmente isento de toda e qualquer defeito ou tara mesmo por pouco insignificante que fosse, sendo tal coisa na pratica impossível de acontecer. Pois tais factos só se verificam na teoria para dar maior destaco e compreensão ao que acontece na realidade com as ditas cruzas malabaristas. Certo é que a consanguinidade é geralmente utilizada e em grande escala pela maioria dos verdadeiros criadores, mas estes tem certamente o cuidado de não a praticar a um nível tão promíscuo e de tão elevado grau. Pois a consanguinidade quando bem executada permite a quem a pratica, elevar e enaltecer as características dos efectivos vindouros de entre um canil sendo um método que permite ao criador o reforço das qualidades existentes e assim como a eliminação dos defeitos indesejáveis, obrigando para que tal aconteça a uma exclusão oportuna dos reprodutores e dos exemplares em causa. Pois o uso e abuso da consanguinidade na procriação de cães, é como uma navalha de barbear nas mão de um macaco quando não se sabe como usar.
Espero que de alguma forma este meu esclarecimento lhe tenha sido proveitoso. Sendo que só me resta acrescentar-lhe que o canil ***** é na verdade um canil muito polémico pelo facto do mesmo se encontrar ligado a fraudes e vigarices respeitantes a registos falsos e as trocas dos cães neles existentes, sendo que o dito canil deixou de existir em Portugal. Parece que este ultimo, mudou o seu afixo para Espanha onde passou a registar por lá os seus cães. Todavia na sede deste canil que é Vale de Maceira o proprietário do mesmo ainda cria cães no nome de outra pessoa, assim sendo acontece geralmente a esses mesmos cães serem também eles registados em Espanha.
Minha cara amiga bettypop diante de tudo isto eu diria que você foi vitima do conto do vigário!
Pois o criador algo conhecido no mundo canino tal como você cita não deve de ser criador mas sim um simples intermediário que se limitou a ganhar alguns trocos extras. Pois se o mesmo fosse verdadeiramente quem você diz que ele é, nunca este cruzaria os seus exemplares onde tudo não passa de uma fraude.
Sendo que estou mais inclinado em acreditar que se a existência do tal criador famoso for verdadeira este estará certamente a fazer algumas revendas de cães adquiridos aos desbarato ****** com vistas na obtenção lucros fáceis junto de leigos pouco avisados nestas andanças tal como parece ter sido no seu caso. Assim como tenho por quase certo de que o seu cão não deve de ter por afixo de criação o do tal criador famoso que lho vendeu pois é de há muito sabido que os famosos nunca misturam alhos com bugalhos. Quando muito arranjam uma forma muito airosa de lhe impingir aquilo que ninguém quer com o protesto de que tal produto lhe veio para as mãos a troca disto ou daquilo ou em pagamento desta ou daquela situação. Mas nunca por nunca ser lhe irão afirmar que o mesmo tem a qualidade dos produtos por eles produzidos e muito menos lhes irão colocar o seu afixo de criação.
Geralmente os famosos dizem-se benévolos benfeitores de outrem de que na altura possa estar com algumas dificuldades em escoar os seus belíssimos cachorros, adiantando por vezes o facto de que a dita pessoa estará com uns problemazitos financeiros e por daí estes últimos estarem comercializando os ditos animais ( não sei se me faço entender?).
Já agora se lhe for possível gostaria de saber qual é verdadeiramente o nome e o afixo que consta dos documentos do seu cão. Quase que apostava consigo em como o seu cão não tem afixo e se o tem é o do Por do Sol ou então é um afixo pouco conhecido e irrelevante para a canicultura oficial.


lol lol lol ;)
noricum
Membro
Mensagens: 78
Registado: sexta abr 16, 2004 2:38 am

sábado out 02, 2004 2:51 am

Antamaral
Mensagens: 6
Registado: sábado out 02, 2004 9:03 am

quinta out 07, 2004 9:14 am

foi-me dado um Pastor Alemão já com 2 anos por uma senhora que não tinha tempo para ele, visto andar sempre no estrangeiro, fui buscar o cão a pensar que era um rafeiro mas não o cão tinha um porte excelente, estava como dita o estalão dos Pastores, vacinas em dia e o Lop, este cão tinha sido comprado no Canil Por-do-Sol, e o cão tem o mesmo Afixo, fiquei maravilhado com o cão, até que comecei a ver os problemas dele, na posição de sentado o penis do cão estava sempre a mostra, o cão demorava uma hora a comer e estava muito magro, fui ao Vet com ele receitou-lhe vitaminas, e nada o cão não engorda, só para imaginarem o cão pesava 25Kg, mas agora com todo o tratamento já esta com 32Kg, agora vem outro problema o cão quando ve uma cadela com o cio não mostra qualquer interesse, nem a cheira sequer, falei novamente com o Vet ao que ele me respondeu que ou tinha sido castrado ou quando estava a cruzar uma cadela deram-lhe um pontapé partindo o nervo que segura o pénis dentro da "bolsa", com tudo isto tenho um certo receio andar com ele na rua visto estar sempre com o penis caido, e o que é pena porque o cão no meu entender tem um pedigree excelente, não tendo qualquer tipo de consanguinidade.

Será que conseguirei cruzar este cão com uma cadela, será que existe algum tratamento para este problema?
xanda
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm
Localização: Yorkhire Terrier

quinta out 07, 2004 10:00 am

Olá!

Bem realmente é necessário pesquisar muito bem antes de comprar determinadas raças, estou :o com isto tudo.... Começo a ficar realmente convencida que estamos na republica das bananas! :evil:

Bjs Alex
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta out 07, 2004 12:58 pm

Vanadis Escreveu: Hello!

O termo "clonagem" não está bem empregue, Aragão. ;) Percebo o que quer dizer, mas mesmo na situação limite de que fala não iria ter um clone. ;) Para isso o ADN entre o clone e o dito clonado teria de ser exactamente igual, o que não acontece nem na situação limite, penso eu. Mas percebo onde quer chegar.
Tens toda a razão, o termo “clonagem” está a ser usado de uma forma mais livre. Mas percebeste a ideia, dois ADNs Idênticos produziram um ADN idêntico.

Vanadis Escreveu: Acredito que a consaguinidade seja uma arma forte dos criadores, mas não o é da natureza. Ó segredo da sobrevivência natural está na variedade genética dos indivíduos. Indivíduoos criados mediante consanguinidade não possuem essa variabilidade, se a compararmos com a variabilidade que existe em indivíduos criados por pais com conjuntos genéticos significativamente diferentes.
Aqui já discordo, a natureza não tem problemas em cruzar com elevada consanguinidade. Aliás é normal na natureza irmão cruzar com irmã e filhos com pais.
Vanadis Escreveu: A consaguinidade pode originar indivíduos com graves problemas de desenvolvimento, mas também pode originar indivíduos perfeitamente saudáveis. Simplesmente as probabilidades de existirem "deformações", aqui, são maiores. Por exemplo, se o pai e a mãe são primos direitos, existe grande probabilidade de ambos possuirem genes portadores de algum defeito ou doença, aumentando deste modo as probabilidades de esse defeito ser transmitido à descendência.
Repara que se consaguinidade aumenta a probabilidade de defeitos serem transmitidos à descendência, também aumenta as qualidades na mesma porpoção.
Todo depende do nível dos defeitos versus das qualidades.
Goya
Membro
Mensagens: 74
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

quinta out 07, 2004 5:16 pm

santa ignorância........................
bettypop
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta jul 15, 2004 2:18 pm
Localização: 1Pastor Alemão; 2 Rafeiros; 1 Tartaruga

sexta out 08, 2004 8:46 am

Porque dizes isso?
Se sabes mais alguma coisa agredecia que digas, gosto de saber a opinião de todos :!:
Chamar ignorantes aos outros é fácil o pior mesmo é prova-lo, só podes chamar ignorante a uma pessoa sabendo mais que ela :evil:
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

sexta out 08, 2004 6:52 pm

Sim, já agora também gostava de saber o que entende por ignorância. Em vez de se limitar a criticar, tenha em conta que ninguém nasce ensinado. Se acha que tem algo a partilhar, partilhe, se não, não teça criticas idiotas e ofensivas de um modo que, ainda por cima, só acentua a SUA própria ignorância.
bettypop
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: quinta jul 15, 2004 2:18 pm
Localização: 1Pastor Alemão; 2 Rafeiros; 1 Tartaruga

sábado out 09, 2004 9:00 am

[quote=Goya]
Olá,

Sei que há uma loja perto de Loulé que arranja essa ração,[b] pois vendi um cão para lá e a Sra, [/b]para não ter de vir a Lisboa buscar ração, conseguiu que a loja passasse a vender Nutro.
Tente falar com a sua loja, eles estão sempre a tempo de começar a vender a ração
[/quote]

Só podia ser criador
Responder

Voltar para “Cães”