quarta out 02, 2002 11:27 am
Oi!
Apesar do nariz dele parecer quente, isso pode ser só um engano por não sabermos bem qual a temperatura a que o nariz devia estar. Digo isto porque eu estudo medicina veterinária e trabalho no cunsultório da união zoófila, agora Associação Zoófila Portuguesa, e quando a veterinária me perguntou pela primeira x se o nariz do cão estava quente eu respondi prontamente que sim e ela desatou-se logo a rir, porque o nariz estava absolutamente normal, eu é q não tinha noção da temperatura correcta. Quanto um cão tem febre, o nariz costuma estar tb seco, isso tb acontece com o teu cão?
Aconselho a comprar um dakeles termómetros automáticos que medem a temperatura num minuto, à venda nos supermercados, que fique só p o cão. Isso porque sou eu que tiro sp a temperatura e asseguro-te que eles não apreciam ficar durante muito tempo com o termómetro no rabinho... ;) Para além disso, ao tirares a temperatura, tem o cuidado de encostar a ponta do termómetro às paredes do ânus, p medir a temperatura correctamente.
Isso da temperatura normal ser entre 38º e 38,5º é mto relativo, pois quando um cão está excitado ou nervoso a temperatura tende a chegar aos 39º sem q isso signifique necessariamente que ele esteja doente. Tem tudo a ver com o contexto em que a temperatura é tirada se dizes que ele está vivaço e alegre o mais provável é que não tenha nada, pois os cachorrinhos bebés tendem a ficar logo moles e de olhoss tristes qd alguma coisa não está bem. Se por acaso a situação se alterar, aí sim era preferível ires ao veterinário. Senão, penso que podes esperar até sábado, mas n adies a ida mto p além desse dia, p que ele seja examinado por um profissional que te poderá analizar melhor o estado clínico do teu cachorrinho!
PS- Parabéns por teres adopado um dakeles cachorrinhos, tenho a certeza que ele te vai ficar eternamente agradecido e ser uma excelente companhia!