A verdade é que acho que depende do cão, alguns gostam mais do que outros das viagens de carro, o meu não gosta muito do carro, mas quando vamos fazer campismo ele vai connosco e não temos tido problemas, se a viagem é longa fazemos paragens para tudos esticar as pernas, beber qualquer coisa, fazer chichi, mesmo os humanos que o cão

, já o parque de campismo ele adora, adora dormir na tenda, fazer caminhadas, portanto acho que o placer da estada compensa o incómodo da viagem de carro.
Ora bem, se fosse uma viagem realmente muito longa, onde a gente vai andar de carro muitos días para percorrer a Europa (eu sonho com uma viagem dessas!!!), eu sinceramente ponderava a possibilidade de deixar o cão numa pensão ou com uma pessoa de confiança, acho quê isso era o melhor para ele e para vocês.
Mas há situações onde não se pode escolher:
Quando viemos da Argentina, eu trouxe o meu Boby (que já não era novo) de avião, foram 12 horas até Madrid e mais 2 horas (acho) até Málaga numa transportadora, mais a viagem de carro desde alí a Faro. Se tivessem sido umas férias eu nem pensava submeter ao cão a uma tortura como essa, mas era mesmo para emigrar, não íamos voltar ao nosso país e a hipótese de deixar o nosso cão lá (mesmo com gente amiga que nos tinha oferecido ficar com ele) foi descartada, portanto o coitado aturou o avião, suponho eu que deva ter sofrido lá dentro, mas qué remédio

já tinha sido abandonado pelo seu primeiro dono, não íamos nós abandoná-lo novamente.
Alicia