fishbone Escreveu:
...... ? tem pessoas que se referem às CARRAÇAS como carrapatos.
A minha pergunta é refere-se a CARRAÇAS ou a CARRAPATOS?
Se a resposta for carraças..... bem, o calor ja se foi..... nao é tempo delas. Mas como elas sao um bichinho maravilhoso que adora andar até encontrar um maravilhoso hospedeiro.... tudo é normal!
Se a resposta for carrapatos (erva), entao comece a espiar a sua cadela. Pode ser q ela tenha saídas sem que você saiba. Pode ir visitar os amigos ou aé mesmo espairecer e apanhar um pouco de ar. Ou até quem sabe, se a forista não terá alguém na família que a leva a passear sem você saber!!!!!
Investigue!
AB
Ora bem,
Carraças, carrapatos... a língua portuguesa é mesmo traiçoeira...
Carraças - Aracnídeos da ordem Acarina, das quais existem várias espécies em Portugal. São hematófagas e parasitam sobretudo vertebrados ( aves, répteis e mamíferos). Várias destas espécies parasitam cães. São conhecidas vernaculamente também por carrapatos em várias zonas do país.
Carrapatos - Nome dado em português do Brasil ás carraças. Igualmente é o nome utilizado para referir as mesmas em castelhano.
No entanto, Carrapato, é também o nome usual em várias zonas do nosso país para designar o termo Carrapiço.
Carrapiço é o termo popular que designa determinados invólucros de sementes de plantas ( vagens de luzerna, por exemplo) com filamentos em forma de gancho, que se fixam no pelo dos animais ( e por vezes na nossa pele e roupa) com o objectivo de dispersão de sementes.
A meu ver, o termo aplica-se a algo que se "agarre" quando um animal ou humano passe em contacto com o mesmo. Tanto pode ser um animal (carraça) como um invólucro de sementes de uma planta (carrapiço).
Quanto ao assunto principal, no caso de serem "carrapiços"( vegetal), basta remove-los para não ferir a pele (há plantas com carrapiços bastante agressivos), no caso de serem carraças, convem de todo usar um bom desparasitante externo com efeito sobre as mesmas (não esquecer que as carraças podem ser agentes de transmissão de várias doenças).