Cães que "farejam" doenças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça out 12, 2004 10:36 am

Aqui há tempos vi uma reportagem na televisão sobre cães que são treinados para farejar doenças,mais concretamente cancros.
Pelo que foi dito na reportagem,os cães tem um sentido apurado(não sei se é esta a expressão correcta)para detectar algumas alterações no organismo das pessoas...O certo é que levavam os cães a uma clínica,entravam numa sala com várias pessoas, e os cães conseguiam "farejar" aquelas que tinham cancro...
Fiquei surpreendida com isto tudo e gostaria de saber as vossas opiniões sobre este assunto,se já tiveram acesso a alguma informação sobre estes casos e para confirmar a veracidade dos factos.
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça out 12, 2004 10:39 am

Maria José, tem aqui um artigo sobre o assunto:

http://www.cnn.com/2004/HEALTH/09/23/ca ... .sniff.ap/
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

terça out 12, 2004 10:39 am

Tb vi esse programa,achei mto interessante o testemunho da senhora q dizia q o seu cao cheirava um sinal q ela tinha ja há algum tempo mais tarde descobriu que era cancro...
Rainbow
Membro Veterano

terça out 12, 2004 10:49 am

MDogster,obrigada pelo link.Muito interessante mesmo. ;)
É incrível eles conseguirem sentir estas coisas,e pelos visto o treino está a começar a ser utilizado e a dar alguns resultados visíveis...
É sem dúvida um assunto bastante interessante.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça out 12, 2004 11:03 am

Rainbow Escreveu: Aqui há tempos vi uma reportagem na televisão sobre cães que são treinados para farejar doenças,mais concretamente cancros.
Pelo que foi dito na reportagem,os cães tem um sentido apurado(não sei se é esta a expressão correcta)para detectar algumas alterações no organismo das pessoas...O certo é que levavam os cães a uma clínica,entravam numa sala com várias pessoas, e os cães conseguiam "farejar" aquelas que tinham cancro...
Maria José
Creio que também vi essa reportagem.
Ficquei simplesmente maravilhado.
É realmente espantoso, o poder dos animais.
Aliás, em alguns casos, quem devia usar a referida bata branca, eram alguns desses canitos...é que tenho visto médicos andarem tanto tempo a enrolar os pacientes, apesar de toda a tecnologia que têm ao seu dispôr, para só quando já é tarde demais, lhes dizerem que se trata de um cancro....
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça out 12, 2004 11:08 am

Eu também vi essa reportagem e na mesma creio eu, disseram também que os israelitas estão a trinar os cães para detectarem terroristas, dizem que eles têm a percepção de quando alguém vai para fazer mal porque as ondas cerebrais são diferentes (acho que foi assim que explicaram) e vão colocar esses cães nos aeroportos para prevenção de atentados. Também vi uma outra reportagem onde os cães acompanham pessoas com problemas tipo epilepsia e que conseguem atencipar crises alertando os donos para se prepararem. Eu acho isso fantástico, mas também já sabemos que os animais são fantásticos ;)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça out 12, 2004 11:10 am

Não vou dizer que o meu cão é um caso desses, mas muito se assimila aos mesmos.

Apesar da idade que tenho, sofro de um problema na coluna ( Espondilite Anquilosante), que por vezes tenho crises, em que fico momentaneamente paralisada, sem conseguir fazer qualquer esforço, e após esta semi-paralisia, vem a dor :cry: .

Acreditem que o Oskar sabe sempre quando essa mesma dor vem a caminho, isto porque já há algum tempo que reparo nas atitudes do mesmo ( ele, roça-se insistentemente nas minhas costas, mas devagar e meigamente).

No meu ponto de vista, ele está a tentar acalmar a dor á sua maneira.

Ja referi isto á Vet e ela concorda comigo.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

terça out 12, 2004 11:16 am

E porque não há-de a Elsa ter um cão desses em casa, eles não são propriamente treinados para, aliás é uma condição inata dos cães pelo que percebi da reportagem. Já sabe o que fazer quando ele se esfregar prepare-se para a crise ;)
Rainbow
Membro Veterano

terça out 12, 2004 11:19 am

sojo Escreveu: E porque não há-de a Elsa ter um cão desses em casa, eles não são propriamente treinados para, aliás é uma condição inata dos cães pelo que percebi da reportagem. Já sabe o que fazer quando ele se esfregar prepare-se para a crise ;)
Aliás,este cães são animais de estimação normalissimos,só que depois são treinados especificamente para detectar doenças. ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 12, 2004 11:30 am

Whowww, fiquei surpreendido, pois nunca tinha visto nada disto, é impressionante. 8)

Oskarina - É optimo que o seu canito a avise com antecedência, assim até pode tomar certas medidas no sentido de se evitar complicações. 8) :)
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

terça out 12, 2004 11:32 am

já vi também um programa, não me lembro em que canal, em que os rotts de um senhor anteciparam o ataque cardiaco do dono, o mais espantoso é que a cadela ao vê-lo com o ataque cardiaco pegou no telemovel e poisou-o ao pé do dono!!!
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça out 12, 2004 12:32 pm

Isso é que é, mas nesse caso certamente que o Rott já devia estar habituado a trazer o telemóvel ao dono, e como tal na situação complicada procedeu desse modo.

:)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça out 12, 2004 1:46 pm

Moca32 Escreveu: Whowww, fiquei surpreendido, pois nunca tinha visto nada disto, é impressionante. 8)

Oskarina - É optimo que o seu canito a avise com antecedência, assim até pode tomar certas medidas no sentido de se evitar complicações. 8) :)
:lol: :lol:
Enfio logo o belo do comprimido pela goela abaixo... :D
Responder

Voltar para “Cães”