Brincadeiras violentas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alle
Registado: quarta out 13, 2004 7:22 pm

quarta out 13, 2004 8:09 pm

[color=darkblue][/color]
:) Tenho uma filhote de Pastor Alemão que completou 3 meses no dia 7 de Outubro.Apesar da pouca idade é enorme, tem bastante força e gosta de brincar de maneira violenta.Ela parece não medir a intensidade das mordidas e por várias vezes chegou a nos machucar.Minha filha de 4 anos já foi derrubada e constantemente está com braços e pernas arranhados.
Por favor, peço algumas dicas de como agir em relação a este comportamento da Laika( tanto eu como meu marido sempre cuidamos dela com muito carinho e atenção).Será uma "fase" passageira ou é necessário tomar alguma atitude a fim de mudar isso?
Muito obrigada.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta out 13, 2004 8:16 pm

Tem mesmo que tomar uma atitude. ;)
Nesta fase do cachorro não pode ser muito permissiva ,pois senão quando ele for maior não tem mão nele.Nesta fase convêm ser firme nas ordens que lhe dá,e fazê-lo entender o que ele pode ou não fazer.Não sei se já começou com o treino básico(senta,fica...)que nesta fase é muito importante.Elogie-o bastante quando ele fizer algo bem feito e repreenda-o quando ele tenha comportamentos que não a agradem.
Boa sorte com o canito. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta out 13, 2004 8:30 pm

Pelo que sei é perfeitamente normal nos cachorros dessa idade! Tenho um que está pouquito mais velho e é também fico todo arranhado :D Quando o cachorro estiver a aleijar, queixe-se, com um pequeno berro, para ele perceber que está a aleijar(como os cachorros quando brincam com outros, e ganem quando se aleijam). Comigo tem resultado, mal eu digo "ai" ele pára. Com a idade ele vai acalmando. Faz parte das brincadeiras normais de cachorro, e como nós temos a pele mais sensivel, também nos doi mais.
Nunca é demais dizer que não se deve deixar a criança e o cachorro sozinhos!

Boa sorte e muita paciência :)

Ivo Pereira
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta out 13, 2004 10:46 pm

eu acho normal, embora deva tomar pulso sobre o cão(atenção que não é descarregar porrada..)
Mas lembre-se que ele é um cão de porte grande e como tal, tem muita força, logo a sua filha, perto dele...seja tipo brinquedo...

;)
barrosaneves
Membro Júnior
Registado: sábado set 04, 2004 7:39 pm

quarta out 13, 2004 10:49 pm

Eu ao meu quando ele faz asneira puxo-lhe caxaço. Segundo uma pesquiza que fiz é o que a mãe faz aos filhos quando estes fazem algo incorrecto. Para já tem funcionado e ele tem se portado bem.

Tiago
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta out 14, 2004 3:15 pm

barrosaneves: as cadelas-mães fazem isso aos cachorros, mas só quando eles são mesmo pequeninos. Quando o cachorro já é grandinho não vale a pena pegar-lhe pelo cachaço, não tem efeito nenhum. Mais vale uma palmada no focinho, um berro... Coisas assim. ;)
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

quinta out 14, 2004 5:58 pm

ladyxzeus Escreveu: barrosaneves: as cadelas-mães fazem isso aos cachorros, mas só quando eles são mesmo pequeninos. Quando o cachorro já é grandinho não vale a pena pegar-lhe pelo cachaço, não tem efeito nenhum. Mais vale uma palmada no focinho, um berro... Coisas assim. ;)
Boa tarde

Gostaria que me dessem uma informação. Não pensem que é critica é mesmo para ficar informado.

Já não é a primeira vez que vejo a dizer para dar uma palmadita, no focinho do animal, a minha pergunta deve-se ao facto que sempre ouvi dizer que nunca se deve fazer isso porque é a parte mais sensível do animal e que até se derem uma pancada no focinho o cão pode morrer.

Eu sempre que tenho de repreender os meus cães dou-lhes com uma revista, o que os assusta imenso e até a data tem dado resultado.
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quinta out 14, 2004 6:49 pm

Ao meu, também lhe bato no focinho, devagar, mas várias vezes. É uma coisa que o aborrece muito e então acaba por desistir ;)
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta out 14, 2004 6:56 pm

Boas

Jafuimembro ;)...as palmadas no focinho podem ser dadas...desde com peso e medida e conforme o animal...repare se der ao meu cão com uma revista...provavelmente em vez de se assustar mete-se a "lêr-la" LOLOL

No meu cão normalmente é aí que dou...de cima para baixo...ou então agarro-lhe nas beiças he he he he..

Seja como for um cão precisa de ser educado...atenção que ser educado é um pouco diferente que ser ensinado...

Um cão se o deixarem...por incuria ou por desconhecimento, poderá se tornar o Alfa da matilha...sendo a matilha a familia que partilha o espaço com ele...logo terá muitos problemas...enganem-se aqueles que acham que o cão gosta de ser o Alfa so o será se tiver que ser..e não lhe darem hipoteses...isto segundo algumas leituras que tenho feito...mas nisto dos Alfas....fang onde andas!!!??

Abraços!

Arcanjo
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

sexta out 15, 2004 9:18 am

Bom dia

Ontem estava a ralhar com o meu Oscar e dei-lhe uma palmada no rabo, como faço sempre que preciso de ralhar, mas ele virou-se a mim e mordeu-me. Eu sei que foi para se defender mas tenho achado que mesmo dando-lhe um berro ele começa a ladrar para nos. É a primeira vez que tenho um animal e só queria saber se acham normal ou se cada vez que eu ralhar com ele vou ficar com uns dentinhos marcados na minha mão.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 15, 2004 9:31 am

Que idade tem o Oscar?
MariaSofia
Membro
Registado: quarta out 13, 2004 10:55 am

sexta out 15, 2004 9:43 am

[quote=MDogster]
Que idade tem o Oscar?
[/quote]

3 Meses
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta out 15, 2004 10:15 am

Pode ser "normal" o cachorro morder na brincadeira, mas não é bom, e o dono deve tomar uma actitude, como já lhe disseram aqui.
Eu tive o mesmo problema com o meu malandreco, e vim cá procurar ajuda há já mais de um ano, não é nada que não se possa ultrapassar, mas tem que começar já a fazer qualquer coisa.

A mim ajudou-me imenso a leitura desta página do site do Nel:
http://whippetp.no.sapo.pt/Educacao.htm

Mas para alem da leitura e do "trabalho de casa", tirei umas aulas de treino básico de obediencia com um treinador particular (porque não há escolas de treino onde eu moro), para um leigo é incrível como um bom treinador consegue comunicar com o cão na sua "linguagem"
Por exemplo, o meu cachorro mordia as mãos na brincadeira (e aleijava mesmo), o treinador sem deixar de brincar com ele enfiou o dedo polegar pela boca do cão dentro e apertou um ponto ao final da lingua que não o magoa, mas que doi, foi remédio santo, o desgraçadinho não voltou a o morder. Ensinou-nos a fazer o mesmo, até a minha filha mais nova (10 anos naquela altura) que já tinha ganhado medo ao pestinhas.
Quando ele nos ladrava eu dizia-lhe NÃO e virava-lhe as costas sem voltar nem a olhar para ele até que acalmava, ou então se não acalmava pegava nele pelo cachaço e enfiava-lho na casa de banho, no escuro, por 2 ou 3 minutos, quando saia daí não lhe ligava, pasados uns minutos o chamava, ele vinha tudo calminho, e alí sim enchia-lho de festas.

É trabalhoso, mas resulta mesmo, o meu cão mudou de comportamento duma forma incrível em pouco tempo. Continua traquinas, dinámico, a fazer asneiras, sempre na brincadeira, mas não tem nenhum comportamento que eu ache agressivo para connosco, e isso é para mim o mais importante, às traquinices até acho piada ;)

Alicia
MG_Weimaraner
Membro Júnior
Registado: quinta abr 15, 2004 5:16 pm

sexta out 15, 2004 10:24 am

Bem se eu desse uma palmada no focinho da minha PUG, ainda lhe achatava mais o nariz… :lol:, ou então furava-lhe os olhos!!!!!!!
Nada que um berro no momento certo não resulte...ou em caso mais extremos quando ela é muito teimosa uma palmada no rabiosque
;)
Mas ela porta-se bem...até à próxima asneira :)
Saudações Caninas
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta out 15, 2004 10:31 am

Vou tentar resumir, de modo compreensível, a forma de comunicarmos com os cães numa linguagem que eles entendam.

O princípio básico é que o cão vê-nos como a sua matilha - o facto de sermos humanos não altera nada.
Ora, na matilha, existe uma hierárquia que é sagrada.
Os donos devem impôr ao cão que são os superiores da matilha.
Assim os donos nunca devem responder a solicitações impostas pelo cão.

O cão quer atenção ou festas ? Ignorar.Se necessário, isolá-lo.
Os donos dão atenção e festas quando eles (donos) assim desejam e não quando o cão quer.

Assim ao chegar a casa, ignore as tentativas do bóbi de obter atenção.
Só quando ele estiver calmo é que se dão as festinhas.

Quando sair com o bóbi obrigue-o a parar cada vez que ele puxar a trela, se necessário volte atrás.
Só se passeia quando o bóbi aceitar que é o dono que define o curso do passeio.

Deve fazer um esforço para entrar à frente do cão nas portas - na matilha os superiores passam à frente.

E, para mim, o processo que deu mais resultado : quando der a ração ao cão, não consinta que ele coma antes de si.
Pe, ponha a ração na tigela em cima de uma mesa, no fim ponha uma bolachinha no topo.
Coma a bolachinha na presença do cão de forma a que ele pense que é da comida dele.
Só depois dá a ração ao cão.

Quando o cão perceber qual é a sua posição na família, tudo isto torna-se ocasional.
Mas, de início, deve-se fazer que seja sempre assim, de acordo com as regras.

A Aligra explica isto muito melhor que eu.

Para quem quiser saber mais (de muita coisa eu já não me lembro) leiam
"A encantadora de cães" da Jan Fennell, que ajuda os donos inexperientes (como eu) a lidarem com os seus cães, numa linguagem acessível.
Responder

Voltar para “Cães”