Ataque (suposto) de rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 18, 2004 3:51 pm

jafuimembro Escreveu: raças que venham a ser
incluídas em portaria do Ministro da Agricultura,
Desenvolvimento Rural e Pescas, bem
como os cruzamentos de primeira geração destas,
os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos
destas com outras raças, obtendo assim
uma tipologia semelhante a algumas das raças
ali referidas;
E será que essas raças já não foram definidas ? ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda out 18, 2004 4:03 pm

Golden_ Escreveu:
Isso eu não acredito! Erradas ou certas, as leis quando saiem são ponderadas e vão a aprovação. Daí que, esse argumento está fora de questão.
Errado, não se trata de uma lei mas sim de um decreto lei e de uma portaria, ambas da responsabilidade do governo, pelo que não passaram pela AR, mais, não foram poderadas, foram políticas, e ainda, a golden diz que não tem cães potencialmente perigosos, errado mais uma vez visto que aos olhos da lei, como já expliquei noutro tópico, todos os cães com mais de 20 kg e 40 cm de altura são considrados potencialmente perigosos... a listagem só existe para atirar areia para os olhos das pessoas.

E não, como dono de cães estigmatizados, não os considero potencialmente perigosos, ou são-o tanto como um golden ou um retriever.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

segunda out 18, 2004 4:05 pm

CindelP Escreveu:
jafuimembro Escreveu: raças que venham a ser
incluídas em portaria do Ministro da Agricultura,
Desenvolvimento Rural e Pescas, bem
como os cruzamentos de primeira geração destas,
os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos
destas com outras raças, obtendo assim
uma tipologia semelhante a algumas das raças
ali referidas;
E será que essas raças já não foram definidas ? ;)
Infelizmente foram, mas até hoje não tenho nada a dizer dessas raças, pelo contrário. ;)
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda out 18, 2004 4:22 pm

Olá Amigos

Todos nós já sabemos que TODOS os cães mordem, claro que temos também de compreender que existem raças que, tendo em conta o seu porte, força mandibular e/ou outras caracteristicas, poderão oferecer ou não perigo para as pessoas ou animais.

O problema reside apenas e só em um factor: O DONO

Cabe ao dono a responsabilidade de saber avaliar as caracteristicas do seu cão e agir de acordo com esssas mesmas caracteristicas;

Cabe ao dono do cão, educá-lo de forma a permitir que o cão possa viver em sociedade com outras pessoas e animais;

Cabe ao dono do cão, ser responsável e assumir uma atitude também ela responsável para com o seu cão e para com a sociedade;

Cabe ao ESTADO PORTUGUÊS, responsabilizar os donos que não cumpram estas obrigações, mas, ao contrário disso, o RESPONSABILIZADO É SEMPRE O CÃO.

Acreditem que não é com testes psicológicos, cadastros limpos ou não, que se vai conseguir avançar nesta matéria.

Já o havia dito outras vezes, eu posso até ser "maluquinho" e ter um cadastro do tamanho das páginas amarelas, independentemente disto, posso ter em minha posse qualquer raça de cão, independentemente de esta ser ou não uma das TRISTES contempladas com o nome na lista de raças perigosas.

E é muito simples, bastará que o cão seja registado, por exemplo, no nome da minha esposa e..... já está.

Se entretanto o meu cão provocar danos em alguém por minha culpa, nem tenho de me preocupar, afinal de contas quem é abatido é o cão e eu cá estarei para comprar outro.

Esta é a verdade e por muito que se discuta, só acredito que alguma coisa mude realmente no dia em que OS DONOS FOREM RESPONSABILIZADOS.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda out 18, 2004 4:32 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 12:22 am, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 18, 2004 4:47 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 9:28 am, editado 1 vez no total.
jafuimembro
Membro Júnior

segunda out 18, 2004 4:53 pm

Golden_ Escreveu:

Antes de mais, quero agradecer-lhe a sua explicação. Este tipo de dúvida especifica, era não só para mim, mas para outros «incultos» como eu.

Pois, isto aplica-se a qualquer raça. E alguns destes pontos, teriam de partir do próprio dono. Penso que, poucos serão os que declaram os seus cães na Junta, como animais perigosos.

Agora, abusando um pouco da sua paciência, qual a listagem oficial para Portugal? (Já que a mesma não é igual para todos os países)

Cumprimentos,

Penso que entendeu mal a minha resposta :(

O que eu queria dizer, é que qualquer cão que faça o que em cima está descriminado, é que são cães perigosos idependentemente da raça, já brinquei com rots que tinham com os quais eu tinha pouca confiança, e lá estavamos nós enrolados um no outro onde até lhe mordia as orelhas e nunca tive qualquer problema, no entanto há um rafeiro na minha zona que uma pessoa nem se quer pode chegar a ele.

As nossas leis estão correctas? acho que não.

Porque também em portugal, morrem mais pessoas em carros de cilindrada maior, dos que cilindrada menor, e não saiu nenhuma lei a designar quais os carros perigosos ou potencialmente perigosos. ;)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 18, 2004 5:03 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 10:03 am, editado 1 vez no total.
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

segunda out 18, 2004 5:06 pm

Antes de mais é sempre bom ver um tópico que não descambou e se tornou bastante útil :)
Uma coisa que não concordo é na mecanização do comportamento dos cães. Por muito bom que seja o tratamento há sempre aquelas excepções (cães com temperamentos atípicos, da mesma maneira que podem haver pessoas com a melhor das educações e estudos, se poderem vir a tornar um perigo para a sociedade), daí não se poder culpar o dono e só o dono. Mas cada caso é um caso...
Quanto à notícia não a vi, mas há situações de alguma ignorância (não queria usar esta palavra mas não me ocorreu melhor). Vou aqui referir 2 situações +/- recentes que presenciei:
-Uma senhora que ia na rua, com alguns sacos, e um cão vadio de porte médio seguia na sua inocência, atrás da senhora atraído pelo cheiro de um dos sacos. O cão por ter a cauda amputada e corpo firme, a senhora ficou de imediato assustada! (o que pude comprovar quando meti uma coluna de som na janela e o som de um cão a ladrar, ao qual a reacção foi um enorme berro, mas enfim, inocências de um adolescente :lol: ).
-O 2º caso, ia eu com uma amiga minha, e ela ia a passear uma cachorra (labradora preta) dela quando um rapaz se vira muito espantado e diz: Eia parece mesmo um pitbull! (Dá que pensar não?)

Cumprimentos
Ivo Pereira
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 18, 2004 5:15 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 11:18 am, editado 1 vez no total.
Budgerigar
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 5:26 pm

Olá I_Pereira

você disse:

DAÍ NÃO SE PODER CULPAR O DONO E SÓ O DONO. MAS CADA CASO É UM CASO...

Eu aqui discordo um pouco consigo e porquê ???

Nós, donos de Rottweilers ( refiro-me a resta raça porque é uma das que tenho ) sabendo perfeitamente do estado actual e que envolve toda esta polémica em volta das ditas Raças Perigosas, temos que ser os primeiros a evitar o acidente/incidente.

No meu caso pessoal, quando saio com os meus cães á rua, levo-os devidamente açaimados e à trela, embora eu seja um acérrimo defensor de que o açaime causa um efeito nas pessoas que não é o desejado, pois qualquer pessoa que veja um cão açaimado pensa automáticamente que o cão é feroz.

No entanto, o meu amor e respeito pela raça, leva-me a utilizar todos os meios possiveis para evitar acidentes, embora eu tenha consciência da personalidade dos meus cães, mas.... estou certo que assim evito surpresas.

É por esse motivo que digo que os donos, embora por vezes involuntáriamente, são responsáveis pelos actos praticados pelos seus cães.

Quero no entanto esclarecer que, quando na mensagem anterior me referi á responsabilização dos donos, fi-lo a pensar naqueles donos que adquirem um cão por estar na moda, mas depois não sabem assumir as suas responsabilidades.

Uma das minhas Rottweilers foi comprada por puro capricho ( pelos antigos donos ) que a mantiveram presa num espaço minimo e no qual era alvo de apedrejamento por miudos que por ali passavam.

Um dia, encontrando-se solta, atacou um desses miudos, que por sinal, estava naquele momento a atiçá-la com um cabo de uma vassoura, conclusão.... os donos não a quiseram mais.

Essa cadela encontra-se em minha casa há cerca de 3 anos, na altura o meu filho tinha 6 anos e NUNCA em altura nenhuma o comportamento dela demonstrou qualquer agressividade em relação a ele.

Infelizmente, o caso que se passou com ela foi culpa de quem ??? dos DONOS.
jafuimembro
Membro Júnior

segunda out 18, 2004 5:30 pm

Golden_ Escreveu:
jafuimembro Escreveu:
Penso que entendeu mal a minha resposta :(

O que eu queria dizer, é que qualquer cão que faça o que em cima está descriminado, é que são cães perigosos idependentemente da raça, já brinquei com rots que tinham com os quais eu tinha pouca confiança, e lá estavamos nós enrolados um no outro onde até lhe mordia as orelhas e nunca tive qualquer problema, no entanto há um rafeiro na minha zona que uma pessoa nem se quer pode chegar a ele.

As nossas leis estão correctas? acho que não.
Upps!!
Penso que entendi sim. O que me deixou confusa foi: então de que «raio» de listagem de raças perigosas, é que se fala?

Porque, partindo da explicação que me deu, TODOS os cães podem ser perigosos. Juntando a informação do Gonçalo, de cães com mais de 20kg... então a lei ainda se torna mais confusa :( Existem cães com menos de 20kg que são «umas feras», quer para as pessoas quer para os outros cães. Nomeadamente o rafeiro da sua zona.

Cumprimentos,

Exactamente.. ;)
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

segunda out 18, 2004 5:50 pm

Óbvio que às vezes a culpa é dos donos, e até é esta a causa mais frequente. Por isso é que disse, cada caso é um caso, e mais à frente no meu post falo de excepções ;)

[quote]Quero no entanto esclarecer que, quando na mensagem anterior me referi á responsabilização dos donos, fi-lo a pensar naqueles donos que adquirem um cão por estar na moda, mas depois não sabem assumir as suas responsabilidades.[/quote]

Aqui também concordo. Acontecem as aquisições por impulso, sem saberem cuidar de um cão, e muito menos saber as características da raça que adquiriram. Uma situação parecida, apesar de não ser com cães, é de um tópico no fórum dos exóticos (se não me engano), em que compraram uma rã, e no post perguntam qual a alimentação. Aqui parece que não houve qualquer planeamento nem pesquisa de informação tão importante como é a alimentação.

Ivo Pereira
Budgerigar
Membro Veterano

segunda out 18, 2004 6:26 pm

Olá

Ivo, é exactamente como disse, COMPRA POR IMPULSO e o exemplo que deu acerca da alimentação para a rã é a maior prova disso mesmo.

O problema é que depois temos de colocar as coisas á escala, pois muito boa gente compra determinada raça de cão e depois.... enfim é o que se vê.

Acho que agora mais do que nunca, não existe desculpa para a falta de conhecimento ou informação, a internet proporciona-nos um mundo de informação (atenção á credibilidade de alguma informação) que nos permite reunir os conhecimentos adequados antes de comprar qualquer animal.

Existem também outras fontes de informação, basta para isso procurar e falar com as pessoas certas, mas... dá trabalho.

A grande verdade é que as compras por impulso, entre outras bem planeadas, mas por outros motivos, têm denegrido cada vez mais a imagem de determinadas raças.

Mas enfim....

É o que temos IVO, é o que temos !
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda out 18, 2004 7:03 pm

Golden_ Escreveu:
Upps!!
Penso que entendi sim. O que me deixou confusa foi: então de que «raio» de listagem de raças perigosas, é que se fala?
É esta aberração:

PORTARIA N.º 422/2004

DR n.º 97, I-B Série de 2004.04.24, Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas
Determina as raças de cães e os cruzamentos de raças potencialmente perigosos.

O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Entendeu-se que determinados cães, devido às suas especificidades rácicas, como o tamanho e a potência de mandíbula que os caracterizam, são desde logo animais potencialmente perigosos, pelo que se determinou naquele diploma que essas raças e cruzamentos de raças constariam de portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, que as raças de cães e os cruzamentos de raças potencialmente perigosos sejam os que constam do anexo à presente portaria, que dela faz parte integrante.
O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Armando José Cordeiro Sevinate Pinto, em 22 de Dezembro de 2003.

ANEXO
Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro

I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.
Responder

Voltar para “Cães”