Aragao Escreveu:
jafuimembro Escreveu:
[Mas o engraçado é que quando os meus cães fazem asneiras, e antes de ver o que eles fizeram já sei que não foi coisa boa, devido ao comportamento deles, porque começam a ir para um canto e ficam muito quietinhos sem eu ter dito nada.
Pelo que lí e também já foi dito aqui no forum, os animais agem por instinto, que não têm capacidade de raciocinio, será bem assim, porque eles sabem que fazem asneiras e que vão ser repreendidos por isso
NÃO!!!!!
Isso é porque a tua postura, olhar, movimento das mãos, movimento dos olhos, endireitar dos ombros, ruídos que fazes, forma de respirar e mais de uma carga de outras coisas que nem te apercebes, indicou ao cão que ele vai ser repreendido!
Nós os humanos, como achamos que os cães são muito inteligentes (ao contrário de nós) achamos que o cão percebeu porque estamos zangados e ralhamos com eles. Os cães, como não perceberam patavina aprenderam que os donos de vez em quando têm ataques de loucura e é melhor nestas altura desaparecer!
O que me diz a isto?
Qual é o Q.I. do seu cão?
Os cães estão entre os seres mais inteligentes. Mas entre eles há variações individuais de inteligência que podem ser medidas.
Com esse teste, é possível descobrir se o seu cão é mesmo esperto.
Pode até concluir que tem um super dotado em casa.
TESTE 01 - APRENDIZADO POR OBSERVAÇÕES
Mede o grau de associação entre ideias.
Se costuma sair com seu cão, simular um passeio é óptimo.
Se não, faça outra actividade rotineira realizada por você com o cão e caracterizada pelo uso de algum objecto específico.
Em horário e lugar diferentes do habitual, mostre o objecto ao seu cão (como a coleira, por exemplo) e observe a reacção.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se o cão demonstrar interesse e excitação como se soubesse o que vai acontecer e correr até a porta ou vier na sua direcção.
04 Pontos - Se não, dê mais uma dica, como ir à porta e parar. Se ele agora der sinais de que entendeu que vai passear.
03 Pontos - Se não, dê-lhe mais uma oportunidade. Vire, por exemplo, a maçaneta da porta, fazendo barulho. Se ele finalmente compreender.
02 Pontos - Caso tenha demonstrado apenas prestar atenção nas actividades anteriores.
01 Ponto - Se não fez nada e nem prestou atenção.
TESTE 02 - HABILIDADE EM RESOLVER PROBLEMAS
Avalia a habilidade de resolver situações por conta própria, utilizando experiências anteriores.
Pegue um petisco, agite-o perto do cão e deixe que o cheire. Ponha o petisco no chão e uma lata sobre ele. Estimule-o a pegar o petisco, com gestos e palavras. Em seguida, meça o tempo.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se o cão deitar a abaixo a lata e pegar o petisco até 05 segundos.
04 Pontos - Se levar de 05 a 15 segundos
03 Pontos - Entre 15 e 30 segundos.
02 Pontos - De 30 a 60 segundos.
01 Ponto - Se tentar uma ou duas vezes, cheirando em torno da lata, mas não pegar no isco após 1 minuto.
00 Ponto - Se não fizer qualquer esforço.
TESTE 03 - APRENDIZAGEM DO MEIO AMBIENTE
Verifica a capacidade de memorização do cão em relação à posição dos objectos num determinado local, criando um mapa mental do ambiente.
Escolha um lugar familiar ao cão, com vários objectos. Sem ele ver, mude cinco objectos de lugar.
Opte por aqueles de fácil acesso ao cão. Leve o cão para dentro do local e comece a medir o tempo, em silêncio.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se ele explorar ou farejar qualquer um dos objectos, trocando-os de lugar em 15 segundos, percebeu rapidamente a mudança.
04 Pontos - Se demorar 15 a 30 segundos.
03 Pontos - Se demorar 30 a 60 segundos.
02 Pontos - Se olhar em volta dando sinais que percebeu algo diferente, mas não explorou nenhuma modificação.
01 Ponto - Se, passado 01 minuto, o cão ignorar as mudanças.
TESTE 04 - HABILIDADE EM RESOLVER PROBLEMAS (GRAU 2)
Verificar como o cão sai de uma situação difícil. O cão precisa estar acordado e activo.
Faça-o cheirar uma toalha de banho. A seguir, use-a para cobrir a cabeça e parte do corpo dele. Marque o tempo e observe, em silêncio.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se o cão conseguir tirar a toalha em até 15 segundos.
04 Pontos - Se demorar de 15 à 30 segundos.
03 Pontos - De 30 à 60 segundos.
02 Pontos - De 01 à 02 minutos
01 Ponto - Se não tirar a toalha após 02 minutos.
TESTE 05 - MEMÓRIA DE LONGO PRAZO
Verifica a capacidade de armazenar informações por muito tempo.
Prenda o cão à guia e coleira e ordene que sente no meio da sala. Quando estiver olhando para você, mostre o petisco. Faça uma encenação exagerada (sem dizer nada) e ponha o petisco num quanto.
Observe bem se o cão está vendo. Leve-o para fora do local, por 05 minutos e traga-o de volta ao centro da sala. Solte-o da guia e marque o tempo.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se o cão for directo ao petisco.
04 Pontos - Se não foi directo e depois rapidamente ao canto certo.
03 Pontos - Se cheirar metodicamente ao redor da sala e achar o petisco (usou o faro e a visão).
02 Pontos - Se parece a toa, mas acha o petisco em até 45 segundos.
01 Ponto - Se tentar achá-lo, mas sem sucesso após 45 segundos.
00 Ponto - Se nem tentar.
TESTE 06 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Num pedaço de papelão recorte um círculo com 08 cm de diâmetro. Arranje maneira de segurar o papelão ficar em pé, prendendo-o com fita adesiva ou barbante em "paredes" laterais (podem ser duas caixas ou cadeiras, deitadas de lado).
Ponha o cão diante do papelão, que funcionará como uma barreira (peça para alguém segurá-lo, se for necessário preciso). Fique do mesmo lado, estimulando-o a olhar através do buraco. Com gestos exagerados, introduza um petisco através do buraco e coloque-o no chão a uma distância tal que o cão não possa alcançá-lo com a pata. Marque o tempo e peça ao seu ajudante que solte o cão, enquanto você o estimula com gestos e palavras para chegar ao petisco.
PONTUAÇÃO
05 Pontos - Se pegar o petisco em até 15 segundos.
04 Pontos - Se levar entre 15 a 30 segundos.
03 Pontos - De 30 a 60 segundos.
Se não tiver pego após 60 segundos, pare de estimulá-lo e fique calado, marcando o tempo.
02 Pontos - Se pegá-lo em 01 a 02 minutos
01 Ponto - Se tentar alcançá-lo e depois desistir
00 Ponto - Se não fizer nada.
INSTRUÇÕES
Dê um intervalo entre os testes que usam petiscos: o cão pode sentir-se satisfeito e perder o interesse em participar (opte por realizá-lo em dois ou três dias diferentes).
Se em algum momento o cão parecer cansado ou pouco motivado, transfira o teste para outra hora.
Use um cronómetro ou um relógio para medir o tempo.
Lembre-se de que a inteligência canina cresce a medida do convívio com o ser humano. Os melhores resultados podem ser esperados em cães adultos.
O teste é delimitado partir dos 09 meses nos cães de grande porte e 01 ano nos demais. Pode ser feita pelo dono ou por uma pessoa a quem o cão esteja habituado e tenha contacto próximo há pelo menos 90 dias. É preferível que o animal more no local no mínimo à dez semanas.
Para saber mais sobre os testes leia o livro " The Inteligence of Dogs"
Dr. Stanley Coren, psicólogo e treinador de cães.
www.stanleycoren.com
Fonte:
http://www.ig.com.br/paginas/igdog/ft
Já não percebo nada.
