Ataque (suposto) de rottweiler
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
Olá
Pior do que esta lista ser uma ABERRAÇÃO é o facto de não ter sequer uma base de sustentação que justifique a escolha das raças em questão.
Basta dizer que, segundo informação cedida pelo Clube Português de Canicultura, só existe 1 ( UM ) Tosa Inu registado em Portugal.
Pior do que esta lista ser uma ABERRAÇÃO é o facto de não ter sequer uma base de sustentação que justifique a escolha das raças em questão.
Basta dizer que, segundo informação cedida pelo Clube Português de Canicultura, só existe 1 ( UM ) Tosa Inu registado em Portugal.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Acabei agora de ver a noticia do ataque, na SIC. O cão era mesmo um Rottweiler, propriedade de um militar da gnr. Pelo que foi dito por ele, o cão estava instruido para atacar à palavra de ordem "amor" (irónico não?), e a senhora ao chamar a filha tratando-a por essa mesma palavra, deu-se o ataque.
Agora adivinhem o que aconteceu ao cão...abatido...
Agora adivinhem o que aconteceu ao cão...abatido...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Boa noite,
Eu também vi a noticia na SIC e efectivamente foi referido que era um Rottweiler, propriedade de um militar da GNR. Ouvi também a 'desculpa' de que o cão estava 'treinado' para atacar à palavra 'Amor' e que a senhora teria supostamente proferido esta palavra. Não percebi a 'justificação' do ataque à outra senhora no braço!
Quanto ao uso de uma palavra tão comum como seja 'Amor' para despoletar um ataque, isto só revela que o dono é uma pessoa completamente irresponsável e dotado de pouquissima inteligência. A ser verdade, o cão era uma bomba só à espera de receber o 'sinal' para 'estourar'. Independentemente de ser Rottweiler ou de outra raça qualquer, perante tal 'treino', o cão apenas fez aquilo para o que foi condicionado. Ou seja, o cão fez EXACTAMENTE aquilo que se esperava que fizesse...apenas obedeceu ao comando!
Não posso deixar de comentar algumas coisas que li:

Sim, eu acho que os meus cães são potencialmente perigosos, mas eu sou uma pessoa que gosta do perigo e do risco e por isso tenho-os em casa junto da minha familia sabendo que em qualquer momento podemos ser atacados e mortos. É também por esta razão que ando de carro sem travões e que gosto nadar nas praias sempre que a Bandeira está vermelha.
Eu gostava de saber o que acontecria com outras raças se tivessem um numero de exemplares ( registados e não registados) igual ao que existe actualmente de Rottweilers. São MILHARES e se acontece esporadicamente UM caso de um destes cães que ataca, existem MILHARES que estão calma e equilibradamente em familia, para quem são doceis por demais. Mas para si, pelos vistos esses MILHARES são a excepção e o tal UM caso é a regra!!
Eu gostaria ainda mais de saber o que aconteceria com os Golden ou os labradores se tivessem a "má fama" dos Rottweilers e por essa razão se vissem tantos exemplares nas mãos de marginais e outras pessoas de carácter duvidoso! É que se um cão tem 'má fama' atrai muito certas pessoas pelas razões erradas, e depois recebe uma educação e treino errados. Nesta base, até me pergunto como existem tão POUCOS ataques com "raças potencialmente perigosas". Estou certo que se o Labradores ou o Golden estivessem sujeitos ao mesmo tipo de 'tratamento' de alguns Rottweilers se tornariam muito mais perigosos ( isto porque, é a minha opinião, o caracter do Labrador ou do Golden não é tão forte como o do Rott e perante a mesma pressã psicoógiva é mais facilmente um cão descontrolado).
Abraços
Paulo C.
P.S. - Desculpem lá o 'testamento' ( mas muito mais haveria a dizer)

Eu também vi a noticia na SIC e efectivamente foi referido que era um Rottweiler, propriedade de um militar da GNR. Ouvi também a 'desculpa' de que o cão estava 'treinado' para atacar à palavra 'Amor' e que a senhora teria supostamente proferido esta palavra. Não percebi a 'justificação' do ataque à outra senhora no braço!
Quanto ao uso de uma palavra tão comum como seja 'Amor' para despoletar um ataque, isto só revela que o dono é uma pessoa completamente irresponsável e dotado de pouquissima inteligência. A ser verdade, o cão era uma bomba só à espera de receber o 'sinal' para 'estourar'. Independentemente de ser Rottweiler ou de outra raça qualquer, perante tal 'treino', o cão apenas fez aquilo para o que foi condicionado. Ou seja, o cão fez EXACTAMENTE aquilo que se esperava que fizesse...apenas obedeceu ao comando!
Não posso deixar de comentar algumas coisas que li:
Loucos não direi, mas incompetentes, sim. Trata-se de uma listagem sem qualquer critério lógico e compreensível. Não foi elaborada com base em estatísticas de ataques, porque como alguém disse apenas existe o registo de um Tosa Inu em Portugal e que se saiba nunca atacou ninguém! Não foi elaborada com base no tamanho ou peso, porque existem um sem número de raças com tamanho e peso igual ou superior às referenciadas e que não fazem parte da 'lista de raças potencialmemnte perigosas'! Não foi com base nas 'funções' das raças, porque existem também muitas mais raças com iguais funções e características que não fazem parte da lista! Não foi sequer com base na "força", porque existem igualmente um sem número de raças com as mesmas capacidades. Enfim....não se percebe minimamente PORQUÊ aquelas....e o mais "engraçado" é que o legislador também não deve saber!Mas se me permitem, coloco uma questão a quem os tem. Será que a nível europeu (pelo menos), quem fez essa listagem é louco? E será que quem concordou com ela, também devia estar num hospicio?
Se me permite ( não leve a mal) mas vou dar uma resposta de forma irónica, da qual decerto tirará as suas ilaçõesAcho que não foi isso que a Golden perguntou... Ela perguntou aos donos dos tais cães "potencialmente perigosos" se eles acham que eles são, de facto, potencialmente perigosos...

Sim, eu acho que os meus cães são potencialmente perigosos, mas eu sou uma pessoa que gosta do perigo e do risco e por isso tenho-os em casa junto da minha familia sabendo que em qualquer momento podemos ser atacados e mortos. É também por esta razão que ando de carro sem travões e que gosto nadar nas praias sempre que a Bandeira está vermelha.
Na sua opinião, os Rottweilers e outros cães da lista que não sejam agressivos é que são as excepções, certo?Também sei disso. Daí ter dito que, todos os cães mordem!! Já vi Golden's agressivos, só que são casos isolados que acontecem em todas as raças.
Eu gostava de saber o que acontecria com outras raças se tivessem um numero de exemplares ( registados e não registados) igual ao que existe actualmente de Rottweilers. São MILHARES e se acontece esporadicamente UM caso de um destes cães que ataca, existem MILHARES que estão calma e equilibradamente em familia, para quem são doceis por demais. Mas para si, pelos vistos esses MILHARES são a excepção e o tal UM caso é a regra!!

Eu gostaria ainda mais de saber o que aconteceria com os Golden ou os labradores se tivessem a "má fama" dos Rottweilers e por essa razão se vissem tantos exemplares nas mãos de marginais e outras pessoas de carácter duvidoso! É que se um cão tem 'má fama' atrai muito certas pessoas pelas razões erradas, e depois recebe uma educação e treino errados. Nesta base, até me pergunto como existem tão POUCOS ataques com "raças potencialmente perigosas". Estou certo que se o Labradores ou o Golden estivessem sujeitos ao mesmo tipo de 'tratamento' de alguns Rottweilers se tornariam muito mais perigosos ( isto porque, é a minha opinião, o caracter do Labrador ou do Golden não é tão forte como o do Rott e perante a mesma pressã psicoógiva é mais facilmente um cão descontrolado).
Não exageremos!!! Viu-se bem o que aconteceu muito recentemente quando a mãe e uma criança entraram sem esperar pelos donos numa casa onde havia uma cahorra PIT! O Pit pode ter passado pelo processo de selecção que referiu, mas o comportamento e caracter de um animal é ditado maioritariamente pelo Ambiente e só numa pequena parte pela genética. Está pois sobretudo na educação e no treino que leva a definição do caracter de um cão, seja ele de que raça for.enquanto que se saltar para uma casa com um Pit terá um cão todo contete por a ver e mortinho para brincar consigo.
Abraços
Paulo C.

....
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 6:44 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Como disse aqui em tempos...essa lista será bem maior infelizmente...prevejo a existencia na mesma de Labradores e Goldens e disso não duvidem...com a quantidade de animais que estão a ser criados e vendidos será impossivel o controlo da raça..logo e até pelo numero existente... iremos de certeza contar com esses dois nomes na lista...
Eu tenho um Dogue Alemão com 90 kilos...nem sequer imagino os danos que o mesmo possa causar numa pessoa...enganem-se aqueles que pensam que estes cães são todos meigos...como disse o Pauloc e bem quase tudo depende da educação o treino e ao fim que se destina..o meu eduquei-o e sociabilizei-o..por isso é o que se vê...mas quem pegue neste cão e o treine...atenção...olha que os danos superam em muitos os das raças da malfadada lista.
Quem legislou é simplesmente burro...reparem..o Pit Bull não é raça logo a restante lista está errada e estará sempre a não ser que a substituam por o Ser Humano...esse sim..é perigoso!!
Seja como for e exactamente como nas pessoas...existem cães que nascem com mau feitio..mas são raros e exepções!!
Abraços
Arcanjo
Como disse aqui em tempos...essa lista será bem maior infelizmente...prevejo a existencia na mesma de Labradores e Goldens e disso não duvidem...com a quantidade de animais que estão a ser criados e vendidos será impossivel o controlo da raça..logo e até pelo numero existente... iremos de certeza contar com esses dois nomes na lista...
Eu tenho um Dogue Alemão com 90 kilos...nem sequer imagino os danos que o mesmo possa causar numa pessoa...enganem-se aqueles que pensam que estes cães são todos meigos...como disse o Pauloc e bem quase tudo depende da educação o treino e ao fim que se destina..o meu eduquei-o e sociabilizei-o..por isso é o que se vê...mas quem pegue neste cão e o treine...atenção...olha que os danos superam em muitos os das raças da malfadada lista.
Quem legislou é simplesmente burro...reparem..o Pit Bull não é raça logo a restante lista está errada e estará sempre a não ser que a substituam por o Ser Humano...esse sim..é perigoso!!
Seja como for e exactamente como nas pessoas...existem cães que nascem com mau feitio..mas são raros e exepções!!
Abraços
Arcanjo
...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 7:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro
- Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm
[quote]Citando:
enquanto que se saltar para uma casa com um Pit terá um cão todo contete por a ver e mortinho para brincar consigo.
Não exageremos!!! Viu-se bem o que aconteceu muito recentemente quando a mãe e uma criança entraram sem esperar pelos donos numa casa onde havia uma cahorra PIT! O Pit pode ter passado pelo processo de selecção que referiu, mas o comportamento e caracter de um animal é ditado maioritariamente pelo Ambiente e só numa pequena parte pela genética. Está pois sobretudo na educação e no treino que leva a definição do caracter de um cão, seja ele de que raça for[/quote]
A minha citação foi tirada do contexto, e vou tentar explicar-me melhor para não dar aso a confusões. O rott foi selecionado numa das suas funções como cão de guarda, por isso é natural se um intruso saltar para dentro de uma propriedade onde se encontra um rott que este mostre ao intruso que o seu lugar é de volta na rua. Enquanto no caso dos Pits é sabido que muitos criadores utilizam cães de outras raças com aptidão para guarda(como rotts), para guardar os seus canis, porque os pits até a eles próprios se deixam roubar, jeu próprio tenho srd,que acolhi, que fazem essa função na perfeição, porque são submissos com os pits, o que evita chatices, mas se alguém tentar saltar o meu muro eles já mostraram estar à altura. Já imaginou a vergonha que era para um criador de rotts se dissesse que usava cães de outra raça para lhe guardar o canil, tudo porque o rott é cão de guarda por excelencia.
É evidente que podem existir excessões, pessoalmente até não conheci nenhuma, peço desculpa se me fiz entender mal,nunca foi minha intensão denegrir o rott porque é um cão que considero excelente, e cada vez que sai uma notícia destas fico triste.
enquanto que se saltar para uma casa com um Pit terá um cão todo contete por a ver e mortinho para brincar consigo.
Não exageremos!!! Viu-se bem o que aconteceu muito recentemente quando a mãe e uma criança entraram sem esperar pelos donos numa casa onde havia uma cahorra PIT! O Pit pode ter passado pelo processo de selecção que referiu, mas o comportamento e caracter de um animal é ditado maioritariamente pelo Ambiente e só numa pequena parte pela genética. Está pois sobretudo na educação e no treino que leva a definição do caracter de um cão, seja ele de que raça for[/quote]
A minha citação foi tirada do contexto, e vou tentar explicar-me melhor para não dar aso a confusões. O rott foi selecionado numa das suas funções como cão de guarda, por isso é natural se um intruso saltar para dentro de uma propriedade onde se encontra um rott que este mostre ao intruso que o seu lugar é de volta na rua. Enquanto no caso dos Pits é sabido que muitos criadores utilizam cães de outras raças com aptidão para guarda(como rotts), para guardar os seus canis, porque os pits até a eles próprios se deixam roubar, jeu próprio tenho srd,que acolhi, que fazem essa função na perfeição, porque são submissos com os pits, o que evita chatices, mas se alguém tentar saltar o meu muro eles já mostraram estar à altura. Já imaginou a vergonha que era para um criador de rotts se dissesse que usava cães de outra raça para lhe guardar o canil, tudo porque o rott é cão de guarda por excelencia.
É evidente que podem existir excessões, pessoalmente até não conheci nenhuma, peço desculpa se me fiz entender mal,nunca foi minha intensão denegrir o rott porque é um cão que considero excelente, e cada vez que sai uma notícia destas fico triste.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
É realmente triste constatar que situações destas continuam a acontecer dia após dia.
Hoje à noite também vi a reportagem.Grandes bestas que andam por aí, e os pobres dos cães é que padecem.
O tópico dos pit bull diz tudo...
O único comentário que consegui fazer depois de ver a reportagem foi um grande palavrão em relação ao dono, e que ele é que devia ser abatido!
Hoje à noite também vi a reportagem.Grandes bestas que andam por aí, e os pobres dos cães é que padecem.

O tópico dos pit bull diz tudo...
O único comentário que consegui fazer depois de ver a reportagem foi um grande palavrão em relação ao dono, e que ele é que devia ser abatido!

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bem, e eu dou-lhe outro exemplo, tenho 9 gatos e uma Rott que vive comigo desde os 2 meses. É impensável a minha Rott fazer mal a um gato, mas eu tenho que a proteger dos gatos da rua, pois ela estando habituada a eles tenta ir ter com eles para fazer amizade, e um gato que não esteja habituado a ela facilmente lhe rasga um olho.Golden_ Escreveu:
Paulo,
Não e Sim! Dou-lhe um exemplo: Tenho gatos e cães como sabe, quando alguém me visita e trás um cão, das outras raças «normais» entram e raríssimas vezes tenho problemas. Se me trazem um Rott, por exemplo, já tenho que fechar os gatos, os machos Lab e Golden, etc, não porque eu queira, mas porque é o próprio dono que me pede. No entanto, com pessoas são uns doces, incluindo o meu filho de 19 meses.
Qualquer cão é perigoso para um gato e vice versa caso não tenham sido habituados juntos. O ser rott ou deixar de ser não tem nada com a questão.
A mesma coisa se aplica a um gato. Lá por estarem habituados a estar com determinados cães não quer dizer que sejam "uma meiguice" com qualquer cão. BAsta o cão ser desconhecido para a atitude ser radicalmente diferente, tal como lá por um gato estar habituado com outros gatos não significa que aceite qualquer gato "intruso" felino, and so on.
Pois, mas quando vêm dois Rotts a definirem a sua hierarquia o caso muda de figura e se o fazem é porque são agressivos...na verdade tudo depende dos olhos que vêm e não dos cães em questão. e tudo depende também dos donos, porque é que separava os Goldens e se fossem rotts já não os separava? Simplesmente porque não teria confiança neles para os fazer, porque não eram oss eus cães, e de qualquer das formas, separar dois cães - sejam de que raça forem - é um risco. Que o diga uma amiga minha que foi parar ao hospital ao separar o teckel dela de outro , ficou com a perna "insuflada"...mas eram teckels, se fossem Rotts tinha vindo nos jornais certamente...Golden_ Escreveu:
Paulo,
até pode ter razão, mas que quer que eu faça?
pessoalmente já várias pessoas donas de Rotts, me disseram : são excelentes, amorosos, etc, desde que educados e devidamente condicionados. Aqui no forum ao contrário, nem uma única pessoa o disse, e isso não entendo.
O meu Golden mais velho, ontem pegou-se com o Beethoven (Labrador). Garanto que apesar de não ser uma situação normal, até foi normal porque o Alex é o velhote, o chefe da matilha (a seguir a mim), o outro é jovem, tem o sangue na guelra, não está sociabilizado e pensa que é tudo dele. Ontem aprendeu que não era, mas não é por isto que vou dizer que são agressivos. Para mim, isto faz parte do processo de apendizagem do Beethoven e é saudável, hierarquia.
E ainda tem outra coisa, ontem meti-me entre eles, mas se fossem 2 Rotts, garanto-lhe que não me metia, quanto muito ía buscar a mangueira para os separar.
Qual instinto???? Os cães têm os mesmos instintos BÁSICOS que os humanos: comer, beber, procriar e protegerem-se para subsistirem. Tudo o resto são balelas humanas impostas pelos humanos aos seus animais, e não, um animal bem treinado e equilibrado obedece em qualquer situação. Precisa é de ter um dono igualmente equilibrado coisa que hoje em dia rareia em todas as raças.Golden_ Escreveu:PauloC Escreveu: Está pois sobretudo na educação e no treino que leva a definição do caracter de um cão, seja ele de que raça for.
Abraços
Paulo C.
![]()
![]()
Aí eu concordo consigo, mas não nos podemos esquecer do instinto, que por vezes passa por cima da educação. De qualquer modo, super obrigada pela troca de ideias.
Cumprimentos,
Desculpem mas a verdade tem que ser dita, a raça Rottweiler realmente não é para qualquer pessoa...pelas razões que só quem vive com eles 24H por dia entende. E não, não é por serem agressivos...é por serem cães de tal forma sensiveis que absorvem tudo o que os rodeia, e se o que os rodeia é negativo, então não esperem que eles se comportem como pets.
Última edição por nynf em terça out 19, 2004 11:04 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quinta out 16, 2003 1:30 pm
Estes incidentes só vem provar que todas as leis que retrigem a procriação, a venda e a posse, destes cães deverá ser o mais restrita possível, por um lado para acabar de vez com os putos dos aspiradores que andam para aí todos inchados só porque tem um cão potencialmente perigoso. E para que estas raça diminuam progressivamente, até à extinção.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
nunobird Escreveu: Estes incidentes só vem provar que todas as leis que retrigem a procriação, a venda e a posse, destes cães deverá ser o mais restrita possível, por um lado para acabar de vez com os putos dos aspiradores que andam para aí todos inchados só porque tem um cão potencialmente perigoso. E para que estas raça diminuam progressivamente, até à extinção.

Não percebi...

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
Comentário no mínimo estranho para quem defende a captura, comercio e detenção ilegais de aves selvagens.nunobird Escreveu: Estes incidentes só vem provar que todas as leis que retrigem a procriação, a venda e a posse, destes cães deverá ser o mais restrita possível, por um lado para acabar de vez com os putos dos aspiradores que andam para aí todos inchados só porque tem um cão potencialmente perigoso. E para que estas raça diminuam progressivamente, até à extinção.

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>