heheh, tens toda a razão, não li bem a tua resposta...jafuimembro Escreveu:
![]()
![]()
Conseguiu por-me a rir logo de manhã Parabéns
![]()
![]()
Eu compreendo o que me está a dizer e estou completamente de acordo, mas acho que não leu bem a minha resposta
[/quote=jafuimembro]Mas o engraçado é que quando os meus cães fazem asneiras, e antes de ver o que eles fizeram já sei que não foi coisa boa, devido ao comportamento deles, porque começam a ir para um canto e ficam muito quietinhos sem eu ter dito nada.
Era a isto que eu tentava explicar, se eu não sabia ainda que eles tinham feito alguma coisa como é que eles conseguem perceber pela minha respiração...etc..
![]()

Em relação ao que disseste, existem algumas hipóteses:
1) Antecipação. Ou seja quando entraste em casa já estava à procura das asneiras que eles fizeram. O que resulta em todo o que já foi dito sobre a capacidade de os cães perceberam uma série de coisa que nós não.
Um situação exemplo é o dono chega a casa normalmente, o cão demora mais a chegar ao dono (porque estava a dormir) e o dono interpreta como o cão fez asneira e começa à procura da asneira, o cão vê o comportamento do dono e já sabe que vai apanhar e esconde-se, etc, etc..
2) Associação. Este caso é raro, mas sem dúvida possível. O cão fez realmente uma asneira (e já foi ensinado que a acção que fez é uma asneira) e esta ocorreu muito pouco tempo antes de o dono chegar. De notar que os cães distinguem perfeitamente o motor do carro do dono, por isso é desde esse momento que consideramos que o dono "chegou". Se esse tempo for suficientemente curto o cão pode associar que fez asneira e o dono chegou, logo pode reagir sabendo que fez asneiras.
De notar que o ponto 2 é raro. Como exemplo de associações erradas, tenho o caso do meu gato Mac. Se eu entrar na sala muito rápido (abrir a porta da sala rapidamente), ele foge a 7 pés como se tivesse feito uma asneira. A associação vem do facto que eu ficava escondido atrás da porta a ver o que eles faziam e quando apanhava o gato a fazer uma asneira entrava de rompante na sala e castigava-o. Como o meu gato é muito mau a fazer associações (causa-efeito) o resultado é que além de realmente aprender a não fazer as asneiras, associou à minha entrada a castigo.