CIUME DE CÃO !!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta out 21, 2004 10:01 am

jafuimembro Escreveu:

:lol: :lol: :lol: Conseguiu por-me a rir logo de manhã Parabéns :D ;)

Eu compreendo o que me está a dizer e estou completamente de acordo, mas acho que não leu bem a minha resposta

[/quote=jafuimembro]Mas o engraçado é que quando os meus cães fazem asneiras, e antes de ver o que eles fizeram já sei que não foi coisa boa, devido ao comportamento deles, porque começam a ir para um canto e ficam muito quietinhos sem eu ter dito nada.

Era a isto que eu tentava explicar, se eu não sabia ainda que eles tinham feito alguma coisa como é que eles conseguem perceber pela minha respiração...etc..
;)
heheh, tens toda a razão, não li bem a tua resposta... :(

Em relação ao que disseste, existem algumas hipóteses:
1) Antecipação. Ou seja quando entraste em casa já estava à procura das asneiras que eles fizeram. O que resulta em todo o que já foi dito sobre a capacidade de os cães perceberam uma série de coisa que nós não.
Um situação exemplo é o dono chega a casa normalmente, o cão demora mais a chegar ao dono (porque estava a dormir) e o dono interpreta como o cão fez asneira e começa à procura da asneira, o cão vê o comportamento do dono e já sabe que vai apanhar e esconde-se, etc, etc..
2) Associação. Este caso é raro, mas sem dúvida possível. O cão fez realmente uma asneira (e já foi ensinado que a acção que fez é uma asneira) e esta ocorreu muito pouco tempo antes de o dono chegar. De notar que os cães distinguem perfeitamente o motor do carro do dono, por isso é desde esse momento que consideramos que o dono "chegou". Se esse tempo for suficientemente curto o cão pode associar que fez asneira e o dono chegou, logo pode reagir sabendo que fez asneiras.

De notar que o ponto 2 é raro. Como exemplo de associações erradas, tenho o caso do meu gato Mac. Se eu entrar na sala muito rápido (abrir a porta da sala rapidamente), ele foge a 7 pés como se tivesse feito uma asneira. A associação vem do facto que eu ficava escondido atrás da porta a ver o que eles faziam e quando apanhava o gato a fazer uma asneira entrava de rompante na sala e castigava-o. Como o meu gato é muito mau a fazer associações (causa-efeito) o resultado é que além de realmente aprender a não fazer as asneiras, associou à minha entrada a castigo. :(
jafuimembro
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2004 10:28 am

quinta out 21, 2004 11:26 am

;)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta out 21, 2004 11:29 am

Em relação ao que disseste, existem algumas hipóteses:
1) Antecipação. Ou seja quando entraste em casa já estava à procura das asneiras que eles fizeram. O que resulta em todo o que já foi dito sobre a capacidade de os cães perceberam uma série de coisa que nós não.
Um situação exemplo é o dono chega a casa normalmente, o cão demora mais a chegar ao dono (porque estava a dormir) e o dono interpreta como o cão fez asneira e começa à procura da asneira, o cão vê o comportamento do dono e já sabe que vai apanhar e esconde-se, etc, etc..

2) Associação. Este caso é raro, mas sem dúvida possível. O cão fez realmente uma asneira (e já foi ensinado que a acção que fez é uma asneira) e esta ocorreu muito pouco tempo antes de o dono chegar. De notar que os cães distinguem perfeitamente o motor do carro do dono, por isso é desde esse momento que consideramos que o dono "chegou". Se esse tempo for suficientemente curto o cão pode associar que fez asneira e o dono chegou, logo pode reagir sabendo que fez asneiras.
[/quote]
O meu cão raramente fica sozinho, eu estou em casa quase o tempo tudo, mas quando ele anda a fazer alguma asneirita e eu não dou por isso, o gajo vem e da aviso.
Por exemplo: eu estou a trabalhar no computador e ele andava na cozinha ou na varanda a espreitar a rua, de repente lembra-se de ir à sala e tira duma cesta que tenho baixo da mesinha uma daquelas folhas secas aromáticas (ele já sabe que isso é asneira), ora como eu não estou alí para o ver, então ele chega à porta do meu quarto, pôe a cabecinha de fora com as orelhinhas baixas e um ar de desgraçadinho a olhar para mim, quando eu olho para ele baixa mais a cabeça e foge devagarinho com a cabeça quase a tocar o chão. Pronto, é a sinal para eu levantar-me e ir ver o que é que o pestinhas fez, dar o raspanete regulamentar e voltar a colocar a folhinha no seu cesto. Após isto, ele fica calmo e geralmente vem deitar-se ao pé de mim.
É associação? antecipação provocada? ou é que o gajo é mesmo masoquista? :roll:

Alicia
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta out 21, 2004 12:14 pm

aligra Escreveu: O meu cão raramente fica sozinho, eu estou em casa quase o tempo tudo, mas quando ele anda a fazer alguma asneirita e eu não dou por isso, o gajo vem e da aviso.
Por exemplo: eu estou a trabalhar no computador e ele andava na cozinha ou na varanda a espreitar a rua, de repente lembra-se de ir à sala e tira duma cesta que tenho baixo da mesinha uma daquelas folhas secas aromáticas (ele já sabe que isso é asneira), ora como eu não estou alí para o ver, então ele chega à porta do meu quarto, pôe a cabecinha de fora com as orelhinhas baixas e um ar de desgraçadinho a olhar para mim, quando eu olho para ele baixa mais a cabeça e foge devagarinho com a cabeça quase a tocar o chão. Pronto, é a sinal para eu levantar-me e ir ver o que é que o pestinhas fez, dar o raspanete regulamentar e voltar a colocar a folhinha no seu cesto. Após isto, ele fica calmo e geralmente vem deitar-se ao pé de mim.
É associação? antecipação provocada? ou é que o gajo é mesmo masoquista? :roll:

Alicia
Lol, lol, lol.

Isso é mais do que associação, isso é a fabulosa arte que os cães e gatos possuem: “A arte de ensinar um dono!”
Na realidade (obviamente que digo isto baseado apenas na tua descrição) o cão não está a reconhecer a asneira, pelo contrário, ele descobriu uma brincadeira gira.
Ele tira a folha, vai chamar o dono, o dono vem a trás, presta-lhe atenção, ralha com ele (como o dono até está contente, com este ralhar ele aguenta bem) e depois descansa com a consciência tranquila de ter ensinado bem o seu dono.
Amanhã ele tentará te ensinar a levantar mais rápido da cadeira…

O caso mais caricato que eu já li, foi de um cão que consegui ensinar os donos a colocarem a comia à sua frente e saírem de casa para tocar à campainha da rua para ele começar a comer! Ainda hoje tento imaginar como foi que o cão lhes consegui ensinar movimentos tão complexos, não pensava a raça humana com essa capacidade! :D
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 21, 2004 12:23 pm

Humm, será que ele só quer ser o centro das atenções e como tal faz umas asneiras para conseguir a sua total atenção. :roll:

:)
aligra
Membro Veterano

quinta out 21, 2004 1:18 pm

Aragao Escreveu: Isso é mais do que associação, isso é a fabulosa arte que os cães e gatos possuem: “A arte de ensinar um dono!”
Olha, és capaz de ter razão, não tinha pensado as coisas desde esse ponto de vista :?
Pronto, por um lado fico contente de que o meu canito tome assim conta de mim, já que é mesmo mau para a saúde ficar sentado frente ao computador muitas horas sem se mexer, portanto ele procura que eu me mexa 8)
Por outro lado, há que dizer no meu beneficio que tenho sido, até agora, muito fácil de treinar!!! :roll: :roll: :roll:

Alicia
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 21, 2004 1:55 pm

Hehe, a esta hora já o Dylan deve estar a dizer:
"Esta minha aluna a Alicia é táo certinha, treinei-a enquanto o diabo esfregou um olho." :lol: ;) *

*(estou só a reinar) :)
aligra
Membro Veterano

quinta out 21, 2004 2:23 pm

Moca32 Escreveu: Hehe, a esta hora já o Dylan deve estar a dizer:
"Esta minha aluna a Alicia é táo certinha, treinei-a enquanto o diabo esfregou um olho." :lol: ;)
:lol: :lol: :lol:

:?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 21, 2004 6:38 pm

Quando vejo a Zorra passar no corredor da sala para a cozinha muito sorrateira, de cabecinha baixa e pézinhos de lã, já sei - fez alguma.

Normalmente leva um isqueiro na boca ou uma carta ou coisa do género.
A ideia é fugir para o quintal, onde a dona a persegue animadamente à volta das árvores até a encurralar.

Sei muito bem que é para me chamar a atenção.Mesmo, se eu não ligo, acaba por largar a presa em qualquer lado.

São todos assim.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta out 21, 2004 8:15 pm

Austra, mas que progressos! ;) ;) Que bom! :D
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

quinta out 21, 2004 10:02 pm

Vanadis Escreveu: Austra, mas que progressos! ;) ;) Que bom! D
E que alivio tambem... Ufa :roll:
Vanadis
Membro Veterano

sexta out 22, 2004 11:49 am

Pois, alívio também, imagino! ;)

Tudo está bem qd acaba bem! :) ;)
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sábado out 23, 2004 9:53 pm

Boa noite,
Peço desculpa mas depois de já ter sido discutido este tópico, a minha intenção neste momento era retirar a foto pois o meu filho tb lá estava, e isto é net :( , então como não sei tirar a foto resolvi substituir por outra onde só aparece-se o meu cão.....

Agora está um pouco fora do contexto....

:roll:
Vanadis
Membro Veterano

domingo out 24, 2004 1:07 am

Acho que fez muito bem, ;) . Quem estava a par da história sabe que as coisas correram bem, conhece a foto. Quem nao está a par, le e fica a perceber.

Tem toda a razao, isto é a net, e o seu filho é o seu filho. ;)

E como isto é um fórum de caes, qq foto de um canito bonito como o seu está sempre dentro do contexto... ;)
sporting_gilr
Registado: domingo ago 03, 2003 12:54 pm

domingo out 24, 2004 3:16 pm

Bem eu penso k seja ciumes, porque eu tenho um yorkshire e kuando eu dou festas a minha gata ele vai para a cama dele com ciumes e depois nunca sai de la ate eu ir la dar-lhe uma festa ;)!!! Ele é muito ciumento, ehehe :p!!!!!
Responder

Voltar para “Cães”