Caspa!!!????
Moderador: mcerqueira
Ola a todos, preciso outra vez da vossa ajuda, a minha cadela boxer que tem 10 semanas esta com caspa e cocase so na zona do lombo ao pe do rabo e tinha 2 feridas muito pequeninas eu detetei isso no 2 dia da ter mas como tenho outro cao pensei que fosse mordido na brincadeira nessa altura a caspa era menos, na passada 2 feira foi levar as vacinas e perguntei ao vet o que era disse-me que era pulgas mas eu estive a ver e ela nao tem pulgas e nao fiquei muito convencida estou a pensar levar a outro vet o que acham que seja algum problema de pele?
Paula
Paula
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Se a cadela não apresenta melhoras, e não está muito confiante nesse Vet,o melhor é levá-la a outro então.
Nunca se acanhe em pedir uma 2ª opinião,às vezes a solução é mesmo essa.
Nunca se acanhe em pedir uma 2ª opinião,às vezes a solução é mesmo essa.

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!!
Como lhe disseram e bem...é melhor ir mesmo a um vet..ter uma segunda opinião é sempre bom...poderá ser muitas coisas...uma simples alergia...um problema de fungos...uma dermatite...ou no pior dos casos sarna...sendo esta ultima mais perigosa mas tratavel...
Abraços
Arcanjo
Como lhe disseram e bem...é melhor ir mesmo a um vet..ter uma segunda opinião é sempre bom...poderá ser muitas coisas...uma simples alergia...um problema de fungos...uma dermatite...ou no pior dos casos sarna...sendo esta ultima mais perigosa mas tratavel...
Abraços
Arcanjo
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:02 pm, editado 1 vez no total.
Nao ovet nao fez nada limitou-se a auscultar ver os dentes e olhou para o pelo e disse que era pulgas e deu-me fronteline mas quando cheguei a casa fui ver bem e ela nao tinha pulgas podia ter porque o meu outro cao as vezes tem porque anda sempre no jardim e pegarem-se se teve pulgas foi antes de vir para a minha casa, obrigado pelas vossas opinioes 2 feira vou a outro vet.
Bem... uma das causas mais frequentes dessa referida "caspa" é realmente o facto de o animal ter desenvolvido reação alérgica a pulgas. E olhe que já vi casos em que basta uma pulga.
Outra causa poderá ser devido a banhos demasiado frequentes com champôs inadequados. Como já foi referido, a falta de gordura dermica pode provocar escamação.
Mas como também as "tinhas" (infecções por fungos) ou as "Sarnas"( parasitoses por ácaros) podem ter sintomas algo identicos, aconselho-a a "pressionar" o seu vet para tentar saber realmente do que se trata. Se ficar "na mesma como a lesma", o melhor é mesmo consultar outro e ficar com certezas.
Outra causa poderá ser devido a banhos demasiado frequentes com champôs inadequados. Como já foi referido, a falta de gordura dermica pode provocar escamação.
Mas como também as "tinhas" (infecções por fungos) ou as "Sarnas"( parasitoses por ácaros) podem ter sintomas algo identicos, aconselho-a a "pressionar" o seu vet para tentar saber realmente do que se trata. Se ficar "na mesma como a lesma", o melhor é mesmo consultar outro e ficar com certezas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Antes de começarem a desancar no vet, vamos lá ver a lógica dele:
1- Essa sintomatologia e localização das lesões é completamente típica de Dermatite alérgica á picada da pulga, vulgo, DAPP.
2- Como diz o nome, é uma reacção alérgica e nem por isso com caracteristicas anafiláticas, ou seja, uma pulga pica e muitas vezes só passadas semanas é que se desencadeia a reacção. Portanto... nem sempre se encontra a pulga no cão.
3- Como para muitos vets, uma das suas preocupações é não gastar dinheiro á toa dos clientes ... começa-se por tentar as soluções/ exames mais simples e obvios.
Portanto... Se a dona do cão fizer um bom controle de pulgas ( evitar o frontline, pois já tem muito pouca eficácia devido ás resistências ) de 3 em 3 semanas ou de mês a mês, SEM FALHAR.. têm quase de certeza o problema resolvido e não anda depois a pensar que o médico é que não percebe nada disto. Aliás.. quase que aposto que a segunda, a terceira e a quinquagésima opinião de outros veterinários será sempre DAPP e vão todos obrigá-la a fazer um bom controle de pulgas ANTES de pensar noutras patologias.
Mas se gosta de gastar dinheiro em exames inuteis... peça-lhe para fazer uma raspagem, uma cultura de fungos, uma pesquisa de leishmania, um hemograma, bioquimicas e urianálise e um doseamento de TSH e T4. E se tudo falhar.. uma biopsia de pele. Ah e fique pelo menos 2 a 3 semanas á espera dos resultados com o cão a antibioticos.
Tenho a certeza que o veterinário ficará radiante!!
Enfim... se quiser um conselho.... Ponha lá as pipetas das pulgas no cão ( Advantage por exemplo) e para ajudar na diminuição da inflamação da pele, deve suplementar o animal com ácidos gordos Omega3. Pode comprar em forma de cápsulas ( omnicutis, alergocaps...) nos veterinários ou nas hervanárias ( tipo o Celeiro por exemplo) cápsulas de óleo de peixe. SE o problema não se resolver... então faça os outros exames todos, OK?
Boa sorte
1- Essa sintomatologia e localização das lesões é completamente típica de Dermatite alérgica á picada da pulga, vulgo, DAPP.
2- Como diz o nome, é uma reacção alérgica e nem por isso com caracteristicas anafiláticas, ou seja, uma pulga pica e muitas vezes só passadas semanas é que se desencadeia a reacção. Portanto... nem sempre se encontra a pulga no cão.
3- Como para muitos vets, uma das suas preocupações é não gastar dinheiro á toa dos clientes ... começa-se por tentar as soluções/ exames mais simples e obvios.
Portanto... Se a dona do cão fizer um bom controle de pulgas ( evitar o frontline, pois já tem muito pouca eficácia devido ás resistências ) de 3 em 3 semanas ou de mês a mês, SEM FALHAR.. têm quase de certeza o problema resolvido e não anda depois a pensar que o médico é que não percebe nada disto. Aliás.. quase que aposto que a segunda, a terceira e a quinquagésima opinião de outros veterinários será sempre DAPP e vão todos obrigá-la a fazer um bom controle de pulgas ANTES de pensar noutras patologias.
Mas se gosta de gastar dinheiro em exames inuteis... peça-lhe para fazer uma raspagem, uma cultura de fungos, uma pesquisa de leishmania, um hemograma, bioquimicas e urianálise e um doseamento de TSH e T4. E se tudo falhar.. uma biopsia de pele. Ah e fique pelo menos 2 a 3 semanas á espera dos resultados com o cão a antibioticos.
Tenho a certeza que o veterinário ficará radiante!!

Enfim... se quiser um conselho.... Ponha lá as pipetas das pulgas no cão ( Advantage por exemplo) e para ajudar na diminuição da inflamação da pele, deve suplementar o animal com ácidos gordos Omega3. Pode comprar em forma de cápsulas ( omnicutis, alergocaps...) nos veterinários ou nas hervanárias ( tipo o Celeiro por exemplo) cápsulas de óleo de peixe. SE o problema não se resolver... então faça os outros exames todos, OK?
Boa sorte

100 % de acordoElsa Escreveu: Antes de começarem a desancar no vet, vamos lá ver a lógica dele:
Tenho a certeza que o veterinário ficará radiante!!![]()
Boa sorte![]()
é um problema mais do que normal e os sintomas que referiu são exatamente o da alergia á picada de pulga só ñ percebo o porquê de lhe receitar o fronteline e ñ lhe receitar corticoides nem sequer um shampô para lavar o local

e já agora ñ estará a confundir pulgas com carraças é que as pulgas ñ estão sempre paradas á espera que alguem as apanhe

Nelson
-
- Membro Veterano
Os corticos devem ser usados apenas em situações graves, pois os cães, muito mais que nós, são sensiveis a estes fármacos ao ponto de causar supressão das suprarenais com relativa facilidade. O máximo que o Vet podia fazer seria recomendar um anti-histaminico, mas geralmente se as pulgas forem controladas, não há necessidade de os usar, voltando a pele ao normal com surpreendente rapidez.
Em relação ás lavagens do local... pode ser feito com betadine espuma, mas só em casos de haver concomitantemente uma piodermite bacteriana devido ao trauma auto-inflingido pelo animal ao coçar-se.
Eu não recomendaria a raspagem das crostas.. é doloroso, não há necessidade e a pele já é suficientemente reactiva... quanto menos mexer melhor!
Em relação ás lavagens do local... pode ser feito com betadine espuma, mas só em casos de haver concomitantemente uma piodermite bacteriana devido ao trauma auto-inflingido pelo animal ao coçar-se.
Eu não recomendaria a raspagem das crostas.. é doloroso, não há necessidade e a pele já é suficientemente reactiva... quanto menos mexer melhor!
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:03 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Se fosse outra situação que despertasse mais dúvidas, concerteza que se faria tudo isso e muito mais... mas é que é tão típico, que não vale a pena sujeitar o animal a uma raspagem, dolorosa e incómoda e muitas vezes infrutifera, pois certos ácaros como o demodex não é fácilmente apanhado em raspagens.Golden_ Escreveu: Boa tarde Elsa,
presumo que seja veterinária, ou pelo menos ligada a essa área. Concordo 100% consigo. Mas, pelo menos o exame de ultra-violetas, (que não custa €), poderia ter sido feito, ou será que estou errada? (Esta minha pergunta, é desprovida de ironia).
E mesmo a raspagem, que pode ser feita na hora, só por via das dúvidas, e já que o cliente lá está, também é muito barato (pelo menos no meu vet).
A lampada de Wood é util, mas nem todos os vets a possuem, nem todas as tinhas causadas por dermatophytos "brilham" e nem a DAPP tem aspecto de ser uma lesão causada por fungos. Nas lesões que suscitem mais duvidas, geralmente passa-se logo para uma cultura de fungos, é muito mais eficaz que a lampada mas demora 3 semanas a vir os resultados... neste caso mais vale descartar o mais obvio e iniciar o tratamento imediatamente do que ficar á espera.
Eu não concordo nem discordo com o que diz... nem todos os médicos actuam da mesma forma, não há nenhum protocolo rigido para tratar cada doença. Muitas vezes a experiência, o "feeling" vale mais que muitos exames ditados por uma máquina. A medicina veterinária ou de humanos não é uma ciência exacta.
Na minha opinião digo-lhe que sim... podia ter feito a raspagem, usado a lâmpada... também podia ter feito mais... mas sinceramente só ia gastar tempo e dinheiro ao cliente em algo tão simples e obvio como uma DAPP. Sinceramente...eu faria o mesmo que ele fez.
Simplesmente porque a levedura de cerveja é muito rica em vitaminas, proteinas e minerais, em especial as do complexo B.Golden_ Escreveu: Já agora, gostaria da sua opinião, se possível, relativamente aos efeitos da levedura de cerveja no pêlo, e pele dos nossos cães. Digo isto porque, além de dar aos meus, o que considero uma boa ração, como tenho sempre em casa entre 3 a 7 cães, a quantidade de pêlo pela casa toda, era uma enormidade. A partir do momento, em que decidi dar a levedura, aos que vêem para casa, essa situação terminou totalmente. Por outro lado, 2 deles (Golden's) tinham dermatites sistemáticas, e essa situação também terminou, pelo menos há vários meses. Daí a minha pergunta.
Obrigada desde já,
As vitaminas do complexo B são essenciais ao metabolismo celular e entre outras qualidades são especialmente benéficas na regeneração e saúde da pele.
É um optimo suplemento, tanto para os nossos animais como para nós.
Espero ter ajudado

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:06 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Mais para quê, vê-se perfeitamente que a Elsa sabe muito bem do que fala!
Obrigada, Elsa, já aprendi umas coisas hoje!
Qto ao tratamento e sintomatologia, nada posso acrescentar, ainda por cima sendo a leiga que sou ao pé da Elsa, mas com algo concordo: não começar já a desancar no vet,

Obrigada, Elsa, já aprendi umas coisas hoje!

Qto ao tratamento e sintomatologia, nada posso acrescentar, ainda por cima sendo a leiga que sou ao pé da Elsa, mas com algo concordo: não começar já a desancar no vet,

Ola, kero dizer que vivo numa cidade chamada Norwich em Inglaterra e as coisas em termos de medicina sao um pouco diferentes de Portugal umas mto boas outras mto mas.
O problema nao e dos banhos porque ela nunca tomou banho so tem 10 semanas.
Quanto ao Fronteline o vet deu-me um frasco em spray mas isto no meu outro cao nao resulta porque ele tem muito pelo.
A levedura de cerveja compra-se aonde?
Quantos comprimidos de Omega3 devo dar por dia?
Obrigado, ate a proxima
Paula
O problema nao e dos banhos porque ela nunca tomou banho so tem 10 semanas.
Quanto ao Fronteline o vet deu-me um frasco em spray mas isto no meu outro cao nao resulta porque ele tem muito pelo.
A levedura de cerveja compra-se aonde?
Quantos comprimidos de Omega3 devo dar por dia?
Obrigado, ate a proxima
Paula
...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:07 pm, editado 1 vez no total.