Campanhas de adopção

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta out 21, 2004 9:07 pm

Olá a todos

Gostaria de saber a vossa opinião acerca das campanhas de adopção de Cães e Gatos efectuadas na altura do natal junto aos Super/Hipermercados.

Hoje em conversa com uma pessoa que efectua um trabalho voluntário num canil aqui na Margem Sul, essa pessoa falava-me que estavam a preparar uma campanha idêndica à que tinham efectuado em 2003.

A campanha consiste em levar alguns animais para a porta dos supermecados e tentar que os mesmos sejam adoptados.

Claro que tudo isto obedece a regras bem definidas, pois os cães/gatos não são entregues no local, terá o futuro dono(a) de se dirigir ao canil para formalizar todo o processo.

No entanto esta situação levanta-me uma séria dúvida:

Será o Natal a altura mais apropriada para este tipo de campanhas de adopção ?

Tenho esta dúvida porque, pelo que vi no ano passado, as criancinhas que iam ao supermercado com os Pais e que viam os caezinhos e gatinhos, faziam uma "birrinha" porque os queriam levar para casa.

Alguns Pais, aproveitaram esta situação para de algum modo poupar um dinheiro na compra da prenda e.... ofereciam um cãozinho ou gatinho, doado por uma instituição.

Então e depois ? Será que não voltamos ao mesmo ? Será que o menino não se vai cansar do Cão/Gato e este regressa á rua ?

Bom, a minha opinião é que, não concordo com estas campanhas na altura do Natal, pois o acto de adoptar o animal acaba por não ser muito pensado e depois quem sofre já nós sabemos.

Gostaria no entanto de ouvir as vossas opiniões, até porque gostaria também de falar com o responsável pelo canil em questão e fazê-lo sentir esta situação.

Quero no entanto salientar que reconheço o mérito ao trabalho feito por estas pessoas, aqui a unica coisa que ponho em causa é a validade destas campanhas feitas na altura do Natal.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 21, 2004 11:14 pm

Eu concordo consigo.

Cumprimentos
Paulo C.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta out 21, 2004 11:26 pm

Não só não concordo com este tipo de campanha nessa altura, como discordo a 100% que os canitos estejam presentes no momento da adopção.
O facto de se terem de deslocar ao canil, já elimina potenciais donos/futuros abandonantes.
Só vai ao canil, só se dá a essa maçada, quem realmente quer adoptar um canito e não aqueles que querem calar a birra do filho ou da filha.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta out 22, 2004 12:12 am

As campanhas nos hipermercados levam a que sejam feitas muitas adopções por impulso. Tipo, os putos vêm os animais, fazem birra, a mãe até gosta, levam um canito chegam a casa e o pai não aceita. No outro dia o cao volta para a Associação... até aqui não é mau, pelo menos não abandonaram, mas nem sempre é assim :(

Por outro lado, por exemplo, um amigo meu (que levou nas orelhas) foi ao canil municipal adoptar um cão. Atitude louváve0l, não há duvida. O cão viveu mais de um ano fechado numa marquise. Acabaram por dá-lo não sei a quem!

Em qualquer situação tudo depende da sensibilidade de cada um sejam as adopções feitas em hipermercados ou não.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta out 22, 2004 7:42 am

As campanhas são muito louváveis e representam um grande esforço de quem as promove que deve ser reconhecido.
Tudo bem que os animais lá estejam para as pessoas verem e fazerem umas festas, etc.
Agora o que não deveria acontecer é o animal ser entregue ali, na hora.
Se de facto gostou e está interessado vai buscá-lo posteriormente à associação onde o animal está recolhido.
Inclusivamente poder-se-ia aceitar mais do que um interessado para cada animal e fazer uma selecção de dono mais criteriosa no dia seguinte.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sexta out 22, 2004 9:12 am

Este tema é sempre complicado e gera alguma polémica... :?

É uma boa acção da parte da instituição/canil em divulgar os bichanos e canitos que estão lá ao "monte" :( e na maior parte das vezes sem condições de higiene, espaço, falta de ração, material de higiene....lá lá lá...pois através destas ditas campanhas, há sempre alguma "alma caridosa" que adopta um animal de companhia. O problema são as pessoas que o fazem, tal como já foi dito e muito bem, porque os putos fazem birrinha e depois acabam por abandoná-los, :evil: mas eu acredito que nem todos sejam assim e que exista excepção á regra!
Não concordo com o facto de se expor os animais, mas é sempre uma boa "estratégia de marketing"! :? :? algumas pessoas levam os canitos por impulso e pelo momento!

Uma vez fui ao Canil de São Pedro de Sintra...
:cry: :cry: :cry: ia-me dando uma coisinha má... :( :( por isso, apesar de todas estas suposições, acho bem que se façam campanhas de adopção! ;)
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

sexta out 22, 2004 3:42 pm

As pessoas tanto abandonam cães adoptados por impulso, como pensado atempadamente, como cães comprados.

Concordo que nestas alturas é sempre um risco levar animias para este tipo de campanhas. Mas neste caso esta Associação não leva os animais, como nunca o faz. Faz sim campanhas de sensibilização e de divulgação. Quem quiser adoptar um cão pensa e se o quiser mesmo e tiver condições para tal sempre pode ir a esta Asdsociação ver os bichinhos que há por lá.

Ana_Bela não sei há quanto tempo foi à APCA, mas esta Associação, das que eu conheço é a que tem melhores condições. Os cães não estão amontoados, estão sempre limpinhos, bem alimentados. As instalações sempre limpas. Não há por lá doenças ... enfim, tomara que muitas pudessem ter as condições que eles têm.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

domingo out 24, 2004 8:42 pm

loba_lua,

Fui ao Canil á cerca de um ano, mas pelo que tenho ouvido dizer, sei que existem bem piores! :cry:
Foi a primeira vez que fui a um, por isso falo apenas pelo que vi...eu já achei aquele sem o minimo de condições (principalmente espaço) para os cães que tem, por isso imagino os outros :evil:.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo out 24, 2004 9:51 pm

Muito embora concorde com os prezados foristas que referiram que adoptar um cão de impulso pode ser meio caminho andado para um futuro abandono, não queria deixar de referir que a alternativa poderá ser o abate, pelo que a minha opinião é de que se devem fazer tais campanhas.

Quando quiz ter um cão comecei por pensar num de raça, depois em ir a um canil, mas quando soube que tinha havido uma ninhada aqui perto preferi essa opção. E quando recentemente recolhi outro cão o que contou foi o contacto "olhos nos olhos". Os bichinhos escolhem-nos como donos, vá-se lá saber porquê, e com o comodismo que por aí vai é mais fácil olhar para um e levá-lo do que ir a um canil à procura.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 24, 2004 10:10 pm

É como já foi dito, é uma espada com dois bicos...

Hoje estive na feira de Sta Iria, em Faro, e vi a "barraquinha" dos Amigos Dos Animais Abandonados no Algarve (AAAA). Se há coisa que eu sei é o difícil que é resistir aos impulsos... :oops: ...por mim, tinha pegado nos quatro cachorrinhos que lá vi, e tinha vindo com eles para casa! ;) Até aqui tudo bem...mas e depois...? Como já disse algumas vezes, neste momento não tenho condições para tomar conta de um cãozinho (embora vontade não me falte e me custe imenso não ter a companhia de nenhum, agora, já que há cerca de 16 anos que era coisa que não me faltava) em minha casa, nem os meus pais têm para mais um em casa deles, qto mais para 4...certo...o coração ficou colado à boca, o estômago às costelas, mas tudo o que pude fazer foi olhar para eles com tristeza e pensar porque raio é que o pessoal abandona bichinhos daqueles...

Aqueles tinham sido abandonados e deixados debaixo de uma alfarrobeira... :x PôXa!!! S nãos se quer ficar a braços com uma ninhada não desejada de canitos, POR FAVOR, esterilizem-se cães e cadelas, dê-se a pílula às cadelas, tome-se conta das cadelas e dos cães...evitem-se estes acidentes não desejados!! O comodismo é muito bonito...e quem paga são os nossos amiguinhos... :o

Ora bem, que se passou na minha passagem pela barraquinha...exacto, a palavra certa é sensibilização... ;) Se em mim teve todo este efeito, noutros tb poderá ter. Eu só posso ajudar divulgando a associação e o seu trabalho, que tem conseguido finais felizes, ;) . O exemplo é dado por eles próprios, um cãozinho encontrado em estado lamentável, abandonado, ainda pior que a Margarida da D. Rosa (por ex), que depois dos cuidados e carinhos daquela associação, conseguiu um dono, saúde, peso, enfim, um final feliz. Tudo isto também porque levam a cabo campanhas de SENSIBILIZAÇÃO perante o público. Pessoalmente, acho que a chave está aí, na sensibilização.

De modo que acho, portanto, que em vez de campanhas de "adopção massiva", se deveria apostar em campanhas de sensibilização massiva...os cãezinhos estão ali, para vermos como são reais, a informação e as imagens também, mas os cães só poderiam ser adoptados mediante certas condições...sensibilização e responsabilização.

Desculpem o testamento, mas encontro este tópico logo depois de ter passado pela barraquinha dos AAAA... :oops: :oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”