Porque sou tao contra a reproducao "caseira"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta out 28, 2004 9:21 am

Eu ate gosto muito de rafeiros e pessoalmente acho-lhes muito mais piada do que caes de raca.
Dois dos meus caes nao tem raca definida. Nao vejo diferenca nenhuma entre os rafeirotes e o cocker: sao todos caes, todos diferentes e todos iguais e adoro-os aos tres.
Mas ha uma grande diferenca entre gostar de rafeiros e reproduzir rafeiros.
Infelizmente, tenho que admitir que fora o valor estimativo que certas pessoas lhes dao, o cao rafeiro nao vale nada. Facilmente e deitado fora quando aparece um de raca, e metido na rua, e deixado ao deus dara... o futuro destes caes quando nao tem o tal valor estimativo e terrivel: a rua, o abandono, o canil, a morte fria. Ainda ha quem os apanhe e mova montanhas para salvar ao menos um... mas este e um esforco muitas vezes inglorio: para cada um que se salva ha dezenas que vem ao mundo fruto da irresponsabilidade e de ideias feitas tipo: "A cadelinha tem direito a maternidade".
Ha muita pouca responsabilizacao quando a reproducao de caes. As pessoas as vezes pensam que basta arranjar "doninhos" para os cachorrinhos, mas nao e bem assim. Vao por exemplo a um canil de abandonados ver quantos cachorros sao devolvidos apos uma semana porque quem os adopta nao sabe o que e ter um cachorro. Abram os olhos e vejam bem aqueles caes que tem dono, mas que estao doentes, amarrados a corrente e com os olhos vazios por falta de carinho. Olhem para os caes que nunca receberam educacao e vejam bem o ciclo infindavel de abandonados que se reproduzem nas ruas.
E tudo uma questao de educacao, e verdade... mas nao temos de ser nos, as pessoas que gostam de caes a dar o exemplo e a tentar mentalizar?
Quanto a reproducao caseira de caes de raca... volta o disco e toca o mesmo. Nao ha nenhuma responsabilizacao. A diferenca e que os cachorrinhos arranjam "doninhos bons" a troca de dinheiro na maioria das vezes. Mas o que faz o valor do cao de raca e a sua qualidade. Nao e o ter as malhas no sitio certo. E muito poucas vezes ha sabedoria neste sentido... vao-se reproduzindo os caes, e a qualidade vai-se degradando... e mesmo o cao de raca passa a ter um valor 0.

Por uma questao de consciencia, os meus dois caes estao castrados e a cadela esterilizada.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta out 28, 2004 9:33 am

Concordo inteiramente com a posição da Nanico. ;)
A criação não deve ser feita sem ter a mínima consciência do que se está a fazer,seja a cruzar rafeiros ou cães com raça.
É sim verdade, que por causa da irresponsabilidade de muita gente anda por aí muito cão abandonado.E a culpa não é só de quem os abandona,mas também de quem "cria" sem a mínima responsabilidade.
É por ainda existirem mentalidades do tipo "se a minha cadela não tiver uma ninhada não é cadela" que se vê tanta desgraça por aí.
Mas sinceramente, acho que ainda vai demorar muito tempo até as mentalidades mudarem,mas como se costuma dizer: água mole em pedra dura,tanto dá até que fura. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta out 28, 2004 10:03 am

Ora cá está um tópico que andava a fazer imensa falta no forum.
Espero bem que todos os que gostamos de cães demos o nosso contributo para somar aquí as razões para desalentar a reproducção caseira de cães e salientar a necessidade dos donos tomar conta dos seus animais para evitar prenheces indesejadas.

Era bom tambem desmitificar o aborto e a esterilização de cães e cadelas não destinados à criação sem que nenhum forista ofendido nos mande castrar os maridos ou as cunhadas, como já tem acontecido infelizmente :roll: .

Eu tenho pouco para acrescentar por falta de conhecimentos. Mas o senso comum é que me faz perceber que uma ninhada (para que a coitada da cadelinha viva a experiência da maternidade, por exemplo :o ) da origem a uma "linhagem" de rafeiros que pode andar a reproduzir-se numa progresão geométrica fora de controlo e fora do conhecimento do dono da "feliz" cadelinha, que se calhar ficou satisfeito por ter encontrado um lar para a ninhada toda, mas que difícilmente saiba o que acontece com cada um dos cachorros nos seus 10/15 anos provaveis de vida, e com cada um dos netos da tal cadelinha que podem andar pela rua fora aos poucos meses do feliz nascimento. E assim por diante.

Alicia
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

quinta out 28, 2004 10:19 am

E não se fale só em criação irresponsável de rafeiros.

Há para aí muito boa gente que, tendo um cão ou uma cadela com LOP, começa logo a deitar contas ao dinheiro que os cachorrinhos renderão...

Despiste de doenças genéticas? Até custa dinheiro...

É preciso é que o cachorro "encha o olho" ao cliente. Depois de despachado.... das duas uma: ou o dono o aceita e trata com carinho, ou tenta devolve-lo ao "criador" ou, pura e simplesmente o abandona.

Neste aspecto os cães de raça não estão muito melhor.
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta out 28, 2004 11:10 am

O pior, é que hà certos donos que querem à força cruzar a cadela ou cão com outro mesmo, sendo da raça, sem saber tem condições para terem novos cachottinhos, e às vezes sem conhecerem bem a raça, houve cá em Odemira, um conhecido meu que queria cruzar a cadela dele como meu collie ( rough collie ) eu insisti que não, porquer a cadela era uma collie preta, do padrão, shettland ( vi no site do clube da raça) mas o meu pai lá o levou "sem a minha a autorizxação", sem sabertem se havertia problemas de genética ou não, felizmente, eles não quiseram acasalar.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta out 28, 2004 11:14 am

;) = Bom tópico!
Última edição por Jordan em quinta out 28, 2004 11:37 am, editado 1 vez no total.
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

quinta out 28, 2004 11:23 am

Este tópico, tal como já foi dito, é bastante interessante ;).

A realidade é que cada vez menos gente se preocupa com o controlo da natalidade nos animais.
Sou completamente a favor da castração/esterilização. O problema é que esta "pequena operação" custa dinheiro e as pessoas não estão para o gastar, pois na opinião de algumas, o dinheiro serve para outras coisas e não para gastar nos animais que temos em casa.
Penso que as clínicas e até as próprias Câmaras Municipais deveriam de elucidar as pessoas e alertá-las para este facto e se possivel fazerem campanhas de esterilização/castração mais baratas ou até mesmo á borlix :roll: .Cada vez mais existem pessoas a cruzar cães com LOP com SRD's, porque simplesmente não se preocupam com os cães.

Eu penso que este problema persiste mais nas zonas do interior...eu por exemplo, sou do Alto Alentejo, mas apesar de estar agora em Lisboa devido aos estudos, sei perfeitamente como as coisas funcionam! Cada vez mais há cães nas ruas, as pessoas estão habituadas a soltar os canitos para ir fazer as necessidades e dar uma voltinha ao quarteirão sem estarem acompanhados dos devidos donos. Como é obvio os canitos "metem a colher" em todas as cadelas que podem :oops: :lol: e isto não se pode controlar porque não há supervisionamento dos donos :evil:! Estes sabem que não lhes acontece nada de mal, porque como toda a gente se conheçe e sabem que o cão é do Manel ou do Joaquim até lhes fazem uma festinha se for preciso... enfim... provavelmente cá ( lisboa) ou até mesmo em outras cidades, não se deve notar tanto este tipo de comportamento dos Donos dos animais.
Jordan
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 11:26 am

Ai Ana Bela, não é só no interior não! Aqui na cidade é uma miséria também!! Basta dares uma olhadinha aqui mesmo nos tópicos que encontras pessoal a tentar resolver situações de cadelas que pariram na rua...
Infelizmente o mal é geral! :cry:
Ana_Bela
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 11:36 am

Sim Jordan, acredito que infelizmente as coisas sejam assim, mas esses cães normalmente não têm dono e assim é complicado de se fazer o controle da natalidade, mas no caso que eu falei, as pessoas pura e simplesmente abrem a porta, deixam o cão andar na boa vida e depois passado não sei quanto tempo, voltam a chamá-lo ou ele acaba por voltar a casa :(
Ana_Bela
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 11:38 am

Esqueci-me de referir outra coisa na mensagem interior...

Isso chama-se irresponsabilidade dos donos!! :evil: :evil:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta out 28, 2004 11:45 am

Boas

Há ainda aquelas pessoas que pensam:
Bem já comprei uma vez um cão/cadela da raça XPTO, tenho de o/a cruzar, porque sendo de raça mesmo que não venda dou-os facilmente e além do mais fico com um para mim porque não vou estar a comprar outro.

Errado!!!!

Nenhum cão é perfeito e só um conhecedor da raça poderá saber compensar os defeitos do cão/cadela através do cruzamento e mesmo assim por vezes tem azares.

A maior parte das vezes os cães que se querem cruzar nunca foram avaliados, como saber se são bons exemplares da raça? Por isso não a estraguem.

Podia enumerar aqui imensos motivos, mas o que acho mais fundamental, pelo menos é o que me preocupa mais a mim, é o surgir de uma população canina sem qualidade nenhuma e consequentemente o seu abandono.

Reparem no caso do Husky, hoje qualquer pessoa tem um, adquirido a custo zero ou por um valor mesmo baixo, isto não teria importância desde que fossem bem tratados, o que não é verdade, vejam, qualquer canil tem um ou dois "Huskys" para dar.

Alguns dos que não foram abandonados, são infelizes, estão nas mãos de pessoas que nada sabem da raça, que normalmente são aquelas que me dizem: "O meu cão é puro porque tem um olho azul e outro castanho." ou ainda "É um cão muito bonito mas é mesmo burro."

Felizmente alguns exemplares tiveram sorte e estão bem entregues é pena é serem a minoria.

A minha raça de eleição, são os Dogues de Bordéus da qual sou proprietária de uma exemplar.
Se pretendesse adquirir um outro cão/cadela da mesma raça dirigia-me novamente ao criador, apesar de não serem nada baratos. (ainda bem)

A hipótese de cruzar a minha cadela só se equacionava no caso de ser com o consentimento e apoio do criador, porque meus amigos, disto não percebo nada.
;)
Jordan
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 11:46 am

Mas sabes que eu até entendo melhor essa postura do pessoal do interior, do que os que fazem exactamente o mesmo aqui na cidade?

Por exemplo uma colega minha de trabalho, queixava-se imenso de uma vizinhas dela lá no prédio que abriam a porta no 2ª andar para as 2 caniches virem á rua fazerem as necessidades, mas pois bem, nem sequer desciam as escadas para abrir a porta do prédio ás cadelas (se calhar pensavam que elas sabiam abrir a porta :p ) resumindo e concluindo as bichinhas faziam as necessidade no patamar r/c (qd a porta estava fechada ou não calhava de ninguém entrar ou sair do prédio) e geralmente era no tapete de entrada desta minha amiga que faziam os cocózinhos :p !
Deve ser giro vir do trabalho e dar com aquele "comité" de boas vindas á porta de casa.
ah! e de referir que as cadelas se conseguiam sair, andavam para ali sozinhas horas á fio, sujeitas a tudo: atropelamentos, cães, gatos, roubo... nem coleirinha pra pulgas tinham (tão pouco eram esterilizadas!)!

Como digo, no interior sabemos que a relação das pessoas com os animais é bem diferente (e em muitos aspectos mais saudável pq não sujeitam os animais a certas mariquices :roll: , que por vezes nós por cá na cidade temos! :oops: )
Mas lógico tudo tem seus prós e contras! ... e a haver mudanças de mentalidade, teria de se dar num plano muito mais abrangente!

Ana bela a minha primeira gata foi recolhida da rua tinha apenas um dia de nascida; a dona da progenitora dela pegou nos filhotes meteu-os num saco e deitou-os ao lixo :cry: ; esterilizar a gata??? "Coitadinha da bichinha, isso era uma maldade! Além do desperdício de dinheiro!" :o
Só dá vontade de... :evil: (partir tudo!)

Fiquem bem! 8)
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta out 28, 2004 11:58 am

AndLemos Escreveu: (...) serem nada baratos. (ainda bem)
Hás vezes o barato sai caro... :roll: :?
o meu freddy, que foi uma prenda que um amigo da familan deu a mi e á minha irma num Natal, de tanto regatear o preço, que o criador, deu um rough collie se calhar, não segue 100% do padrão que é pedido para a raça, o pelo é curto apra o desejado da raça, a minha mãe diz que é por causa do clima, mas não creio nisso... :?

é por isso que não quero que o meu cão seje "pai", mas gostaria de ter um filhote delle, mas infelimente não vai ser possivel.

E os abandonos não é só os huskys, nesta semans foi abandonado um samoiedo numa bomva d egasolina, se calhar o tal dono ficou farto da "moda"
E resolvei comprar um Rott, porque cá em Odemira e noutra zona do Baixo Alentejejo, parewce que a tendÊncia é ter Rotts!
Última edição por Odemirense em quinta out 28, 2004 12:03 pm, editado 1 vez no total.
Ana_Bela
Membro Veterano

quinta out 28, 2004 12:00 pm

Concordo perfeitamente Jordan ;)

Se calhar lá não há tantas mariquices (como tu dizes) que cá se tem...mas eu não sei se é assim tão saudável quanto isso! :roll:

Apesar de saber que isto não tem nada a ver com o tópico, vou dizer na mesma... :p Tenho lá uma amiga que não se preocupa muito com a comida que dá ao cão nem ás horas que a dá. Ração?? :o Esqueçam lá isso...é o que sobra do almoço ou do jantar, compra-se trinca, os restos de carne, até fricassé de frango a vi comprar uma vez :o :lol: ...disse-lhe logo: Achas que isso é saudavel? E ela...ah tomaram muitos cães comer fricassé como o meu! Eu claro, tive de me calar, mas ela até teve uma certa piada e razão :roll: Como isto há outras coisas...
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 12:08 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 8:52 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”