Alguem me ajuda?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
odie
Registado: sexta out 01, 2004 1:22 am

sexta out 29, 2004 11:16 am

Ultimamente o meu cachorro tem tendência para comer as próprias fezes (Coprofagia). Já li algumas coisas sobre isso e existem várias causas possíveis. Uma delas é a própria alimentação, falei com o vet e alterei a alimentação....nada feito. Já não sei oq ue hei-de fazer. O vet diz que e comportamental, para estar atento e reprende-lo...so que nao estou o dia todo em casa.

Alguem me ajuda?
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

sexta out 29, 2004 11:19 am

Dá-se esta designação ao acto de comer fezes, desde as próprias até a alheias.

Causas da Coprofagia

1. Doença

Fome devido a má alimentação
Dietas muito ricas em Hidratos de Carbono e em fibras.
Deficiência na produção pelo cão de enzimas digestivas.

2. Razões comportamentais

As cadelas as fezes dos cachorros. Dessa forma mantém o ninho limpo.
Ansiedade devido a Stress Ambiental. Este pode contribuir com vários comportamentos incluindo a coprofagia ( ver ansiedade por separação)
Brincadeira
Necessidade de receber atenção por parte do dono

O Tratamento dos casos de coprofagia é geralmente efectuado recorrendo a medicação. O dono deve modificar a alimentação do animal em causa e detectarem-se as razões de ordem psicologica.

Boa sorte e vai passar de certeza...quem é que gosta de comer fezes todos os dias?? :lol: ;)
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta out 29, 2004 11:20 am

Olá!

Que idade tem o seu cachorro? O nosso também passou por essa fase quando tinha cerca de 4 ou 5 meses. Mas depois passou-lhe.
A nossa teoria era de que ele comia as próprias fezes para não ser repreendido, já que isto se passava na altura em que ele ainda vazia algumas necesidades em casa. A partir do momento em que começou a fazer tudo na rua, deixou-se disso.

Às vezes não tem nada a ver com a alimentação, são mesmo manias parvas que os cães têm e que depois acabam por passar... Talvez possa ser da idade...
odie

sexta out 29, 2004 11:50 am

Bom,
antes de qualquer comentario queria agradecer a Ana bela e a Marta Vasques.
O meu cachorro é um Basset Hound e tem 4 meses e meio.
Eu zango-me muito com ele quando ele faz dentro de casa.....faço-o aconselhado pelo Vet. Ele também ja faz as suas necessidades na rua mas ainda não faz só na rua, alem de demorar muito para o fazer....de cada vez que vou a rua com ele por vezes fico la hora e meia. O grande problema é que a lingua dele ja esta a ficar um pouco acastanhada, alem de a raça em causa ter as orelhas enormas e ficarem todas sujas de porcaria sempre que ele se lembra de as comer! Fico danado!
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 11:53 am

Odie,

O cachorro come as fezes só quando está dentro de casa ou fora também?
odie

sexta out 29, 2004 11:58 am

Ana Bela,

Ele come dentro de casa....quando nao estou com ele, ou se saio do local onde esta.....fora de casa e quando estou ao pe dele nao come porque nao deixo e por vezes nao se interessa....nem se quer vai la cheirar....!! Mas como eu ja nao arrisco...mal ele acaba....dou-lhe um pequeno puxão na trela para ele nao se virar para tras e tentar ir la come-las.....por vezes experiemento.....ver o que ele vai fazer....e entao ele vira-se começa a cheirar e eu digo-lhe logo.....Nããããoooooo.....e ele por vezes ate obdece...noutras tem que levar um puxão mais forte...!!!
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sexta out 29, 2004 12:05 pm

olá,

tenho uma perdigueira com 2 anos que come as fezes do amiguinho mais velho (pastor alemão com 9 anos), mas só em ocasiões especiais: quando quer sentar-se connosco no sofá e nós não deixamos, vai ao quintal buscar... e senta-se no tapete a comer.

Amua e faz de propósito para chamar a atenção. É que enquanto eu vou limpar, deixo o meu lugar no sofá para ela, ao lado do dono...
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta out 29, 2004 12:09 pm

odie Escreveu: Ele também ja faz as suas necessidades na rua mas ainda não faz só na rua, alem de demorar muito para o fazer....de cada vez que vou a rua com ele por vezes fico la hora e meia.
Com essa idade é natural que ainda faça umas coisitas em casa. Um truque muito bom (connosco tem resultado) para que ele não demore tanto tempo a fazer, é não regressar logo com ele para casa assim que o cão acaba de fazer cocó. Isto porque o cão começa a associar o cocó ao ir para casa e pode demorar-se mais propositadamente. Ou seja, quando ele fizer na rua, seja xixi ou cocó, faça muitas festas e elogios e continue o passeio como se nada fosse.

Quanto à questão de comer os cocós, penso que isso vai acabar por lhe passar. Quando ele começar a fazer tudo na rua, daqui a uns meses, já não vai comer as fezes em casa... Entretanto, quando o apanhar a fazer isso, dê-lhe uns belos raspanetes e faça-o entender que não gosta nem um pouco daquela atitude...

Boa sorte! ;)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

sexta out 29, 2004 12:21 pm

Aproveitanto a deixa... uma das minhas cadelas quando vomita..come tudinho e com muita satisfação :o :lol:
ás vezes só sabemos que ela vomitou pois fica tipo uma mancha...
Sorte é que ela não vomita tantas vezes como os vossos "cagam"... :o
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta out 29, 2004 1:46 pm

Ora bem, também poderá ser carência de qualquer coisa no organismo ou pode ser mesmo uma questão de educação, pode ser pode muita coisa...

Sempre que ele não comer, deve dar-lhe um biscoito. Dizer NÃO cada vez que chega perto ou que cheira e se ele largar dar-lhe um biscoito, mas não ralhar muito com ele, pois para ele é normal mas para nós é nojento.
Eu aconselho a não ralhar muito, pois ele pode comer por ter medo que ralhem com ele quando faz dentro de casa.

Penso que a melhor forma para ele largar isso é mesmo, assim que ele faz e for lá cheirar dizer não. Caso ele insista e se for lá de novo dizer NÃO mais forte e dar um puxão nas vezes em que ele não respeitar.

Dar-lhe um biscoito e dizer bonito cão, muito bem...essas coisas...logo assim que fizer as necessidades, ele começa a associar e se cada vez que fizer não for lá, lhe der um presente, vai ver que ele mais cedo ou mais tarde acaba por deixar... ;)

Boa Sorte ;)
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

sexta out 29, 2004 2:07 pm

Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta out 29, 2004 2:22 pm

Pois parece que o canito come mesmo as fezes para não levar bronca! Como é que o repreendes qd ele faz em casa? É que ás vezes nós fazemos uma grande fita e o bicho nem chega a perceber muito bem o que se passa; e basta somente falar de um modo severo e levar o bicho ao sítio certo para o fazer que ele á 2ª percebe!

Estás com uma espada de dois gumes em mãos; a única coisa que posso dizer para tentares é borrifar as fezes com vinagre ou rodelas de limão a cobri-las (vá se lá saber porque para um cão as fezes sabem bem e o limão não :p ) mas é aquela questão da pessoa estar o dia todo a vigiar o cão (com a garrafa do vinagre na mão ou um pratinho de rodelas de limão :p )e assim que ele fizesse cóco, tu punhas lá as rodelas de limão ou o vinagre!!!! É realmente uma chatice! Para não falar em ridículo!

Mas olha anda por aqui um forista que é criador de Bassets e pode ser que ele tenha algo melhor e mais útil a dizer!!

Fica bem! 8)
Responder

Voltar para “Cães”