ROUBOS DE CÃES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsabelJacinta
Registado: sábado out 30, 2004 2:58 pm
Contacto:

sábado out 30, 2004 4:26 pm

Aqui está um artigo que elaborei e que tenho divulgado muito..... provavelmente alguns de vocês ja devem ter visto este apelo...

Mas parece que as pessoas não encaixam isto na cabeça, o mal não acontece só aos outros...

Aqui fica mais uma vez:

CÃO DESAPARECEU ……..CÃO PERDIDO………….CÃO ROUBADO

E ASSIM COMEÇAM OS ANÚNCIOS TRISTES PELAS PARAGENS AUTOCARRO OU LOJAS DE ANIMAIS OU DEMAIS SITIOS………

Caro leitor, que decerto tem um animal de estimação, passo-vos a informação e experiência que tive sobre este assunto tão doloroso, que é desaparecer o nosso cão….

Há anos atrás desconhecia “ os roubos de cães”. Viria de seguida, tristemente esta minha descoberta, quando começo a ajudar amigos meus à procura dos seus amigos de 4 patas, dos seus amigos fiéis, desaparecidos em situações anormais, por vezes quase por magia….mas acreditem que desaparecem… e a dor é infinita e muito aguda, por isso alerto-vos:

NESTE PAÍS , (e não só infelizmente) estes casos aumentam, pois “ é dinheiro fácil,” e a legislação não altera desde “ os tempos mais arcaicos “, e tudo é permitido pois a lei não nos ajuda seja qual for a situação.

Das dezenas de exemplos que vivi ao longo de um ano e meio, que andei com pessoas amigas e conhecidas à procura dos seus cães desesperadamente, conto-vos este episódio que decerto vos dará a entender, a dor e a frustração :

Numa esquadra de polícia entra uma senhora, participando que seu cão desapareceu, descrevendo ela a situação. Admirada com o desaparecimento do seu cão mesmo com ela perto, mas pensando que estava apenas perdido embora estranhamente, repito.

O guarda da esquadra de serviço, depois de ouvir, respondeu: :

- Minha Senhora, esqueça! Não o vai recuperar decerto, pois foi roubado para as lutas

, e nada podemos fazer. A não ser que saiba onde ele se encontra e iremos lá.

Situação irónica não !?!?!?!?!?!?! – Afinal quem é que nos defende ?

Eu que estava presente, entrei no diálogo neste momento e disse que queríamos apresentar queixa de roubo, e aqui …. Caros leitores foi o desastre total. Papelada ??? Por causa de um cão, que pode substituir ? Que perda de tempo……

Outro exemplo, comigo:

A minha cadela Boxer tentaram roubá-la do interior de uma pastelaria, onde eu tinha entrado para beber um café, senti a trela leve, olhei, e só vi a trela sem cadela , olhei para a porta, estavam três sujeitos a incitá-la a sair com um bolo na mão, o que não seria difícil…. Foi simples, baixaram-se para fazer festas , desengataram a trela da coleira e….. com um bolo na mão, lá ia a minha cadela. Simples, não é ?

Foi por segundos…… era só para beber um café.

Para os ladrões era o suficiente a minha distracção de beber só um café.

OS Mandamentos principais para evitar , o ROUBO OU DESAPARECIMENTO OU ATÉ UM ATROPELAMENTO do seu amigo de 4 patas :
Tente não esquecer e nunca facilite pensando que a nós não acontece

( você vai sofrer é certo, mas ele vai sofrer muito mais, acredite, e essa imagem, é a que persegue os donos que ficaram sem os seus amigos fiéis) .

1------ NUNCA ANDAR COM O CÃO sem trela. É da lei, é segurança e evita o roubo.

2------ NUNCA ter o cão num jardim e/ou quintal sem uma vedação razoavelmente alta,

(1,75 e com “ pescoço de cavalo” para ser mais seguro.

3- -----Na praia, não se distraia, só por que o vê a brincar com outros cães, fique a observá-lo.

O seu pode ser o seleccionado aquele dia. Quantos não desaparecem nas praias, nos seus passeios com os donos.

4------- NUNCA o deixe dentro do carro.

5------- Nunca prenda a trela a um poste só para ir “ num instantinho “ ali à loja que fica mesmo pertinho…….. acredite………… também basta ao ladrão um “ instantinho “.

Chorei muito pelo que vi que aconteceu aos outros, noites perdidas à procura dos cães deles, vigiámos casas suspeitas ( que a polícia nos indicava) etc….. vi cães saídos das lutas…..

Por favor, guardem bem o vosso cão, e aqui volta a ironia, o Cão é para nos proteger e Presentemente, temos que ser nós a protegê-los . Mas é nosso DEVER . Cumpram as regras para evitar desgostos, não facilitem.

Todos estes exemplos, quase todos são baseados em momentos / acontecimentos que tive a infelicidade de partilhar com Amigos e conhecidos.

Não tem descrição a dor destas pessoas.

Os cães são roubados para os mais variados fins, treinos de lutas, lutas, procriação barata, e claro que sem condições, e se são cachorros quando são roubados, serão para compra de droga ou outras coisas parecidas, cruzamentos incorrectos para obtenção de carácter violento.

Tenham cuidado e não se esqueçam da regra NÚMERO UM, cão sempre à trela por muito obediente que seja.

Em caso de desaparecimento do seu cão , IMEDIATAMENTE :

- Participar na esquadra da Polícia da zona, e nas outras das freguesias mais próximas.

- Participar imediatamente aos Serviços Informação e Registo Animal – ( porque o seu cão deverá ter CHIP ELETRÓNICO) e uma chapa como já expliquei atrás. Essa chapa deverá dizer :

- de um lado – TEM CHIP ELECTRÓNICO

- do outro lado – apenas contactos telefónicos ( o seu e o do veterinário)

Contacto dos Serviços Infformação e Registo Animal, onde o seu cão está registado, pois tem chip electrónico , o contacto é :

- 21 – 343 06 61……. ( não funciona aos fins semana infelizmente)

( comunique também ao seu veterinário)

Uma Amiga de quem nos dedica o seu Amor Incondicionalmente ( O Nosso Cão)
Pedro_Homem
Membro
Registado: quarta mar 10, 2004 11:44 pm
Localização: 1 Dogue Alemão, 1 Golden, um Gato siamês, um coelho anão
Contacto:

sábado out 30, 2004 4:48 pm

O meu obrigado por nos lembrardeste assunto, por vezes precisamos de um lembrete para não cairmos em algum descuido que nos poderia levar a um grande desgosto.

Obrigado,
Pedro Homem
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sábado out 30, 2004 6:06 pm

Dependendo da cituação até sou a favor do roubo de caes.
certo dia achei um Fila Brasileiro perdido, levei ele para casa , notei que ele não comia ração, achei a dona dele e devolvi, um ano depis descobrio o motivo pelo qual o animal não comia ração, ele estava acostumado a comer lixo, a dona dele simplesmente o soltava para pegar o lixo e comer, motivo pelo qual o cão era pele e osso, cometerei um roubo da proxima vez que ver aquele cão na rua, não vou devolver para a dona (dona ou carrasca) vou dar o animal para um amigo meu que conhece uma pessoa dona de um citio que esta precisando de um animal para guarda e sei que ele vai ser bem cuidado.
sou contra o tipo de roubo que ocorreu com minha amiga, ela tinha uma Pastor Belga, muito bem cuidada, treinada e lindissima, os vileiros roubaram a cachorra minha colega achou eles passeando com o animal e pediram ela devolta, ela tava bem cuidada, mas era usada pra levar drogas, usava uma coleira de prata e lá ficavam as drogas, dentro da coleira, mas os bandidos não devolveram a cachorra e ameaçaram minha amiga, disendo que se ela voltasse lá iam "apagar" ela.
nesse caso sou totalmente contra, mas tem vezes que é preciso, pelo bem do animal, roubar ele para dar um futuro melhor ou ao menos digno para ele.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado out 30, 2004 6:46 pm

Nesses casos em vez de se roubar o cão procedia-se de um modo legal, mas um pouco demorado, reportava-se o caso à liga protectora dos animais, e a partir daí era só esperar e ajudar no que se podesse.

Agora no outro caso, o Chip é a melhor das melhores soluções ;)
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sábado out 30, 2004 9:04 pm

pois eu também já roubei uma cadelinha e não estou nada arrependida. A pobrezinha, uma salsicha, vivia à chuva, num quintal, sem casota nem nada onde se deitasse, passava fome, sendo os vizinhos da suposta dona que a alimentavam.

Fiquei a saber das condições em que vivia por uma vizinha. Uma noite, parei o carro em frente ao quintal da senhora, saltei o muro, peguei na cadela e levei-a para casa.

infelizmente tinha um tumor e já era tarde demais, mas como estava grávida, tenho uma filhota (a única que nasceu viva), para me recordar a minha o meu «crime».

mas também já me «raptaram» um dos meus, e confesso que sem a ajuda da polícia, que comunicou para as outras esquadras,e tendo a foto dele, e uma vez que andam constantemente a circular pelas ruasestavam atentos, talvez não tivesse conseguido reavê-lo.

Não pode haver descuidos. Para nós são como filhos!
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sábado out 30, 2004 9:30 pm

É verdade, infelizmente, é outra (estúpida) realidade, o roubo dos nossos amiguinhos.

Conheço um caso em que os cães de uma zona de vivendas desapareceram misteriosamente. Os cães de um amigo meu incluídos. E tudo numa certa altura do ano. O boato que correu depois foi que os bichos tinham servido de banquete num festejo qualquer... Não sei se hei-de acreditar nisso, o mais provável é terem sido roubados para lutas de cães, tranporte de drogas, vendas...mas o que é certo é que desapareceram todos os cães das vivendas daquela zona...

Tb dói qd eles (os nossos canitos) resolvem ir dar uma voltinha e depois não conseguem regressar...por duas vezes tive de lidar com essa situação, uma mais feliz que a outra. A mais feliz deu-se com o meu Caroucho, que resolveu escapulir-se de casa, juntamente com a Pulga (são inseparáveis) e dar uma volta pela Serra do Caldeirão...esteve 3 dias desaparecido, procurámos por todo o lado, chamando, chamando. Ao fim desses 3 dias o meu avô encontrou-o na estrada, cheio de sangue e abatido...tinha ficado preso numa armadilha para javali...Os caçadores encontraram-no e apenas cortaram a corda para ele poder fugir dali (pois não deviam conseguir aproximar-se mais que isso, 3 dias sem comer nem beber, ali preso...o cão estava algo agressivo), o meu avô encontrou-o na estrada, tirou-lhe a armadilha (nem a cheguei a ver) e tratámos dele. Que aventura, coitadito. :|
Responder

Voltar para “Cães”