acidentes que não esperamos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo out 31, 2004 12:42 am

olá a todos. Venho aqui partilhar uma historia que se passou comigo e gostava de saber se já tiveram histórias do género.
Há dias fui á escola onde estudei e levei o Morgan comigo. Como ele se porta melhor quando vai no banco ao meu lado eu trouxe o no banco da frente. mas tambem vinha um amigo meu, por isso o canito fez a viagem deitado aos pes do meu amigo. não sei como aconteceu mas a coleira dele prendeu se a qualquer coisa no banco e ele começou a sufocar!! Não imaginam o susto quer nós passámos porque quanto mais ele puxava mais se aleijava! Só consegui soltar a colei ra (era uma estranguladora!) quando ele começou mesmo a ficar mole por não conseguir respirar. Apanhei um susto enorme porque já estava a ver que ia ficar sem ele!!! mas felizmente não aconteceu o pior. Já aconteceu uma coisa parecida ao cão de um amigo do meu tio. eles foram os dois para a caça e levavam os cães no atrelado proprio. um cachorrito tinha uma coleira elástica que se prendeu aos pelos da cauda de outra cadela. resultado: o cão acabou por morrer sufocado.
Agora digam me uma coisa. A partir do que se passou comigo, o meu cão anda sempre sem coleira no carro. está certo? ! como já disse ele está um pouco mal educado mas eu tenho mesmo muito cuidado quando abro a porta do carro!
Qual é (na vossa opiniao) a melhor maneira para evitar este tipo de acidentes? já vos aconteceu? como reagiram?
voces não imaginam o susto que o Morgan e eu apanhamos!!!
Fiquem bem.
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

domingo out 31, 2004 12:49 am

Recorrer a uma caixa transportadora devidamente presa pelos cintos de segurança. Para que não tenha o risco de lhe acontecer como 5 anos atrás em Braga de um homem que o cão com a inércia da travagem, lhe partiu o pescoço.
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

domingo out 31, 2004 2:40 am

Ha tambem os cintos de seguranca tipo peitorais, comfortaveis e seguros, com estes ja nao tinha esses problemas
Pedro_Homem
Membro
Registado: quarta mar 10, 2004 11:44 pm
Localização: 1 Dogue Alemão, 1 Golden, um Gato siamês, um coelho anão
Contacto:

domingo out 31, 2004 4:16 am

Boas,
acho k para os cães pequenos a caixa transportadora é o melhor remedio mas para câes como a minha cadela (raças grandes/gigantes) essa opção já não é viavel pelo volume que iria ocupar nos carro, para ela ou para cães semelhantes a ela acho k o peitoral é o que melhor se adapta que se prende aos sintos, sempre no banco de tras, isto é o que eu faço com a minha(ás vezes :p ).
Por vezes não é só o eles poderem sofucar é tb, no caso de travagem eles serem projectados ( como já me aconteceu levar uma cabeçada dela que até vi estrelas).

Já agora gostaria tambem de perguntar se existe alguma lei para o transporte dos cães nos automoveis???, (porque devo confessar que tenho medo de levar alguma multa por leva-la no carro).

Cumprimentos,
Pedro Homem
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

domingo out 31, 2004 12:09 pm

Olá Pedro

de facto existe legislação especifica para o transporte dos nossos amiguinhos nos nossos automóveis. Mais tarde, posso enviar-lhe a dita legislação, porque neste momento «o homem das leis » não está em casa, mas ele tem conhecimento, porque passa a vida a embirrar comigo quando os cães vão connosco no carro e uma delas adora ir no meu colo para ver o que se passa na rua .....

Mais logo informo-o com os pormenores, para se safar das multinhas que andam cada vez mais pesadas....
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

domingo out 31, 2004 12:18 pm

omega,

não é só nos carros que temos de ter cuidado. Infelizmente já me aconteceu e tive a sorte de chegar a tempo:

tenho 3 cães e andam sempre soltos no jardim. Porém, quando por exemplo há visitas com crianças, tenho que prendê-los junto à casota para evitar problemas, porque eles são muito brincalhões, mas demasiado brutos e atiram tudo e todos ao chão.

A mais pequena estava presa com a corrente e decidiu saltar para cima da casota. O pior foi ao voltar para o chão! Saltou para o lado errado e ficou pendurada pelo pescoço, porque não chegava com as patinhas ao chão. Felizmente ouvi-a a ganir e fui a correr, só tendo tempo de pegar nela ao colo para evitar o «puxão« que estava levar no pescoço....

Nunca mais!!! Nem correntes ne trelas (só para passear) dentro do jardim, porque saltam para todo o lado (inclusivé adoram deitar-se ao sol na grelha do barbecue!!!!) e tenho medo que fiquem presas pelo pescoço.

Quanto ao carro, um dia destes vi um casal num jipe descapotável que levava um labrador preto sentado no banco de trás e preso com a trela ao banco da frente. Quando sairam do jipe e entraram na estação de serviço, o cão saltou para ir atrás deles e ficou preso, totalmente pendurado. Eu estava a abastecer e fui a correr mas felizmente a dona percebeu e chegou primeiro.

Tem que se dar muita atenção aos nossos filhotes de 4 patas!
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

domingo out 31, 2004 1:48 pm

É verdade, é em todo o lado, não só nos carros, até no próprio jardim onde pensamos ser o local mais seguro...pois...aconteceu o mesmo que à cadelita da patbarbosa à Estrela (a cadela Serra Estrela que tivemos há cerca de 14 anos)...mas este final foi infeliz...por isso é que a cadelita não chegou aos 4 anitos... :( :( :( :( :cry: :cry: :cry:
patbarbosa
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 2:06 pm

o meu «homem das leis» já chegou....

Uma vez que se trata do nosso próprio carro (não é transporte público), não é obrigatória a caixa transportadora (a menos que seja melhor para a segurança do animal, por exemplo para não sair quando abrimos a porta).

Porém, é susceptível de haver «multinha» se o cão estiver a colocar em perigo a condução: ou seja, não pode ir no banco da frente, porque pode tentar ir para o colo ou distrair o condutor (é o meu caso!), e no caso de ir no banco de trás, tem de arranjar forma de impedi-lo de passar para a frente, utilizando uma rede de protecção, por exemplo. É óbvio que isto depende da educação do animal, mas os imprevistos acontecem, porque pode passar um cão na estrada e ele pode saltar para a frente, num impulso qualquer.

No nosso caso, é um carro comercial e tem um plástico ou vidro ou lá o que é aquilo a proteger e eles têm espaço de movimentação lá atrás. E eu gosto de abusar e prefiro sentá-los no chão no banco da frente, mas acho que vou parar de fazer isso.....

Mas desde que não estejam a incomodar o condutor e se não houver o risco de isso acontecer, não deve, em principio, haver problema.

Se encontrar algum artigo envio.
um abraço
Vanadis
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 2:30 pm

repetida... :oops:
Última edição por Vanadis em domingo out 31, 2004 3:02 pm, editado 1 vez no total.
Vanadis
Membro Veterano

domingo out 31, 2004 2:31 pm

Tenho uns quantos amigos que depois de eu lhes dar a ler o que o "seu homem das leis" lhe explicou, também vão deixar de levar os seus bichos ao colo ou no banco de lado... um dos bichos era especialmente terrível, sempre a saltar para o banco da frente e a atrapalhar... :| Olhe, vou imprimir... :lol: :lol: ;) ;) ;)

Obrigada pela informação!! ;) ;)
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo out 31, 2004 6:27 pm

olá a todos. Muito obrigado por responderem ao meu post!| A opção da caixa tranportadora é interessante mas não para o meu Morgan! ele vai ficar grande. era mais fácil arranjar um atrelado como os que se usam com os cães de caça!! Tou a brincar. O morgan há de andar sempre ao pé de mim. Por acaso pensei na opção dos cintos de segurança para cães. isso tambem dá para utilizar no banco da frente não dá. Agora até há umas trelas especiais em que uma das pontas serve para prender ao cinto de segurança! Quanto ao facto de ser perigoso por os cães chatearem quem está a conduzir, eu não tenho esse problema! Basta eu dizer QUIETO com uma voz bem firme que ele fica sossegado. entre as primeiras coisas que ele aprendeu, uma das primeiras foi precisamente a ficar sossegado dentro do carro e que não se pode saltar para o colo da dona enquanto ela está a conduzir. mas o cinto de segurança é mesmo para a segurança dele!! Mais uma vez, muito obrigado por terem respondido ao meu post.
Fiquem bem**
fipronil
Membro
Registado: quinta out 28, 2004 11:45 pm

domingo out 31, 2004 6:35 pm

omega2 Escreveu: Quanto ao facto de ser perigoso por os cães chatearem quem está a conduzir, eu não tenho esse problema! Basta eu dizer QUIETO com uma voz bem firme que ele fica sossegado.
Se fizer uma travagem brusca a 60 km/hora, ele tem grandes probabilidade de morrer e de matar quem esteja à frente, ou de a atrapalhar enquanto tenta tomar controlo do carro em derrapagem ou de a morder em pânico.
Última edição por fipronil em domingo out 31, 2004 6:48 pm, editado 1 vez no total.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo out 31, 2004 6:47 pm

Já era contra levar cães à frente, mas agora, com "air bags" para o "pendura", acho criminoso. Por algum motivo os fabricantes de automóveis são bem claros ao dizer que crianças não podem ir no lugar do pendura dado o risco de sofucação criado pelos "air bag". Imagine-se então um cão, o pavor que deve ter, e a reação descontrolada que tal pode originar.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo out 31, 2004 6:57 pm

omega2 Escreveu: A opção da caixa tranportadora é interessante mas não para o meu Morgan! ele vai ficar grande. era mais fácil arranjar um atrelado como os que se usam com os cães de caça!! Tou a brincar.
Isto quer dizer?...
A forma é a imagem plástica da função
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo out 31, 2004 7:08 pm

Desculpe mas a isso chama-se uma autocaravana canina. ;)

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”