Acordo de co-propriedade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 03, 2004 3:41 pm

Não vejo qualquer problema de a cadela ficar com o dono nessa altura se houver uma relação de muita confiança, e se:
- O Proprietário tiver experiência com partos e ninhadas
- O Proprietário tiver as condições de espaço necessárias
- E se o proprietário estiver preparado para caso a coisa se complique (falta de leite, cadela desmaselada ou demasiado agitada)tirar férias do seu trabalho regular para acompanhar as 2 primeiras semanas dos cachorritos. ;)

Ao contrário do que estão a pensar, a reinvidicação de a cadela ficar com o criador nessa altura prende-se única e exclusivamente com a segurança e bem estar da cadela e dos seus cachorros ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta nov 03, 2004 3:52 pm

Em minha opinião, essa da copropriedade, é tipo um criador que não dá conta de tanto cão e então arranja essa de CoPROPRIEDADE.
Já que se preocupa tanto com os cruzamentos, porque não a vende esterilizada????
Se por outro lado, o problema não é os cruzamentos, porque não fica com ela???
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta nov 03, 2004 3:53 pm

...
Última edição por Golden_ em sexta fev 10, 2006 10:52 pm, editado 1 vez no total.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 03, 2004 4:04 pm

Parece-me um acordo justo, desde que ambas as partes, dono e criador, estejam interessadas. Também compreendo perfeitamente que o interesse do criador em ficar com a cadelita durante o parto, amamentação e primeiros meses das crias, se prenda com o bem estar da mãe e filhotes. E concordo que, no caso de donos inexperientes, seria antes de mais uma mais valia, ;) .

Mas tb concordo com a Aids, eu pessoalmente não sei se seria capaz de funcionar em regime de co-propriedade, ;) ...
Última edição por Vanadis em quarta nov 03, 2004 4:09 pm, editado 1 vez no total.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 4:05 pm

P1TuXk4 Escreveu: Em minha opinião, essa da copropriedade, é tipo um criador que não dá conta de tanto cão e então arranja essa de CoPROPRIEDADE.
Já que se preocupa tanto com os cruzamentos, porque não a vende esterilizada????
Porque será que tenho a sensação que não leu nada do que foi escrito, ou se leu não entendeu patavina? Esforce-se mais um bocadinho e talvez lá chegue... :roll:
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta nov 03, 2004 4:13 pm

Tem razão, Gary.
Não quis insinuar nada de mal quanto a estes acordos.

Apenas me surpreende (como de costume) que as pessoas possam ser tão desprendidas em relação aos seus animais.
Eu tenho 2 periquitos e eles também vão comigo para onde eu fôr.

E se tenho apoio - desde a minha empregada, passando pela família, pelos meus vizinhos, todos se oferecem para ficarem com a Zorra e os piris caso eu queira ir para fora.

O problema está em mim.
Eu é que não alinho.

A Zorra sofreu quando abortou e eu estive lá.
Para os meus, eu quero estar sempre lá nos bons e, sobretudo, nos maus momentos.
Que eu saiba o parto só é bom no depois, na altura é dor e sofrimento.

Dona mais "maricas", gente... :oops: :oops: :oops:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta nov 03, 2004 4:16 pm

Em aditamento ao que disse, só tenho a acrescentar umas coisitas...

Sendo eu a responsável pela saúde do animal, a escolha da alimentação e do vet a consultar não poderiam ser da exclusiva responsabilidade do criador, teriam também de passar pela minha aprovação (não me considero leiga nesta matéria, e se não confio num vet em absoluto fico muito nervosa... :) ).

Em relação aos treinos específicos, claro que contaria com a colaboração/instruções do criador, isso seria primordial.

No caso de uma cadela grávida. Os cães criam ligações afectivas, pelo que não aceitaria a deslocação da cadela para longe da sua família e do seu território numa altura mais complicada. Evidentemente contaria com a colaboração do criador na altura do parto, mas seria eu a ter de assumir o trabalho extra. As despesas inerentes a este particular seriam do criador.

Não ficaria com nenhum cão da ninhada porque não saberia o que fazer com ele.
P1TuXk4
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 4:16 pm

P1TuXk4 Escreveu: Em minha opinião, essa da copropriedade, é tipo um criador que não dá conta de tanto cão e então arranja essa de CoPROPRIEDADE.
nynf, resolvi reformular a minha resposta ;)

É assim:
Eu discordo com a copropriedade.
Acho que ao vender um cão, o criador, está com essa venda a estabelecer uma relação de confiança com o novo dono, ou seja confia na pessoa a quem o está a vender.
Neste caso, acho que não seria necessário tal acordo.
Caso não confie, e com o objectivo de preservar a raça, ou para zelar pelo bem estar do animal, não a vende a esse comprador.
Claro que nem tudo é tão claro como àgua nem tão fácil como parece.
No caso de a venda ser feita a outro criador, aí ainda aceito uma espécie de copropriedade, mas em que o novo dono é quem tem a palavra final.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 03, 2004 4:31 pm

Aisd, entendo-a mutio bem, ;). Não é uma dona "maricas", é uma dona que ama muito os seus amiguinhos, ;). Como eu já disse, apesar de entender o ponto de vista do criador, eu pessoalmente não conseguiria funcionar assim. Onde eu vou, eles têm de ir tb; neste caso, agora só posso falar do meu Gadjot (e dos 2 que vêm em breve juntar-se-lhe, ;) ). Mas seria o mesmo com os cães que estão com os meus pais; qd ele têm de se ausentar, ou eu ou a minha irmã vamos para Querença tomar conta deles, não os confiamos a mais ninguém a não ser entre nós, ;). Mariquices de donos, talvez, mas donos que se preocupam, que amam e que não são leigos no que respeita a tomar conta dos bichos, ;).

Mas verdade seja dita que tb não temos nenhum "campeão", por assim dizer, ;), pelo que compreendo o ponto de vista dos criadores. Só não o conseguiria acatar para mim, acho... :oops:
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 03, 2004 4:37 pm

P1TuXk4 Escreveu:
nynf, resolvi reformular a minha resposta ;)

É assim:
Eu discordo com a copropriedade.
Acho que ao vender um cão, o criador, está com essa venda a estabelecer uma relação de confiança com o novo dono, ou seja confia na pessoa a quem o está a vender.
Neste caso, acho que não seria necessário tal acordo.
Caso não confie, e com o objectivo de preservar a raça, ou para zelar pelo bem estar do animal, não a vende a esse comprador.
Claro que nem tudo é tão claro como àgua nem tão fácil como parece.
No caso de a venda ser feita a outro criador, aí ainda aceito uma espécie de copropriedade, mas em que o novo dono é quem tem a palavra final.
P1TuXk4, como já se disse, o acordo de co-propriedade é uma mais valia quando o que está em causa é um bom exemplar com potencialidade de se tornar um excelente reprodutor ou representante da raça.
Só resulta se Criador e Proprietário establecerem uma relação de confiança e até de amizade e de partilha de objectivos que vai muito mais além da normal relação.
O Proprietário tem a vantagem nestes casos de ficar com um excelente exemplar por uma parte do preço de compra normalmente praticado (metade, um terço ou até dado), e por outro lado ter uma ajuda nos custos das actividades onde quer participar com o seu cão.
O Criador fica com a vantagem de poder seguir muito mais de perto aquele exemplar, porpocionar-lhe aquilo que muitos donos pensam não ser assim tão importante (como o caso do trabalho e das expos - funcionalidade e beleza) e establecer um plano de criação consciente com esse cão. Claro está que isto se traduz numa grande vantagem para o Criador e seu Afixo.
O cão ganha no sentido em que além de ter um dono só para si, tem o seu criador sempre por perto e terá a oportunidade de ter um conjunto de experiências a que certamente achará piada.

Por outro lado e em relação ao que disse sobre a venda de um cachorro e a confiança, a verdade é que quem vê caras não vê corações, a vida dá muitas voltas e as pessoas são dissimuladas ou inconstantes. Quer no caso da venda, quer no caso da adopção, por muitos cuidados que se tenha, acaba sempre por ser um tiro de sorte pois nada nos garante que esse mesmo cão não será "largado" daí a uns tempos...

De qualquer forma entendo a sua postura de dona. Eu também sou dona, mas não me importava nada ter cães em co-propriedade, pelo contrário, para mim seria uma mais valia e motivo de orgulho.
<p>&nbsp;</p>
P1TuXk4
Membro Veterano

quarta nov 03, 2004 4:55 pm

nynf, esse acordo de copropriedade, é em minha opinião algo que apenas resulta entre pessoas sérias e o que mais custa hoje em dia é conhecer pessoas...

Eu acho que os criadores deviam, nos casos de bons exemplares como referiu, castrar/esterilizar o animal, ou não vender, ficando a seu cargo a vida desse exemplar.
Em caso de venda, eu não optava pela copropriedade, mas sim, pela propriedade, ou seja, o cão nunca deixava de ser do criador.
O cliente apenas teria o animal, mas nunca o título de propriedade.
Além de não ter o título de propriedade, teria um documento em que ficavam acordadas as condições dos acordos de copropriedade que actualmente se vêm, afim de salvaguardar o criador, a raça e o próprio animal.
É que quando se fala de criação de fundo de quintal, pode não fazer diferença, mas quando se fala de criação com C grande, há que ter muito cuidado. E nestes casos, o cliente quer, quer....se não quer... não quer.
As pessoas tÊm de aprender a valorizar o trabalho do criador, não apenas pelo LOP, mas pela qualidade do exemplar em si.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta nov 03, 2004 5:13 pm

Vou dar tb a minha opinião de leiga, posso?
Para quê então vender/oferecer os cães? Para isso fiquem com eles os criadores, não??

No máximo dos máximos se eu comprasse um bom exemplar da raça xpto e o criador me fizesse essa proposta eu disponibilizava o cão para a cruza, não precisava de me dar cachorro nenhum da ninhada nem prêmio em dinheiro. Bastava-me saber que estava a contribuir para manter a boa qualidade da raça! Mas o cão era meu, nada de co-propriedades!

Se fosse uma cadela, ficava na ilusão, não aceitava por nada deste mundo, preferia comprar outra cadela que ele achasse que não seria muito boa nas cruzas (para melhoramento da raça) e levava a minha vidinha sossegada com o meu cão/cadela.
Não estou a dizer que acho mal ou bem, só estou a dizer que para a minha maneira de ser, não dá para fazer esse tipo de acordos, eu nunca o faria, mesmo que me oferecessem o cão, ok!

Podem achar "quadrada" esta maneira de pensar, mas aquilo que é meu, é meu.

Fiquem bem!
8)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta nov 03, 2004 5:27 pm

...
Última edição por gary em quarta nov 03, 2004 5:29 pm, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

quarta nov 03, 2004 5:29 pm

Jordan Escreveu: Vou dar tb a minha opinião de leiga, posso?
Para quê então vender/oferecer os cães? Para isso fiquem com eles os criadores, não??

No máximo dos máximos se eu comprasse um bom exemplar da raça xpto e o criador me fizesse essa proposta eu disponibilizava o cão para a cruza, não precisava de me dar cachorro nenhum da ninhada nem prêmio em dinheiro. Bastava-me saber que estava a contribuir para manter a boa qualidade da raça! Mas o cão era meu, nada de co-propriedades!

Se fosse uma cadela, ficava na ilusão, não aceitava por nada deste mundo, preferia comprar outra cadela que ele achasse que não seria muito boa nas cruzas (para melhoramento da raça) e levava a minha vidinha sossegada com o meu cão/cadela.
Não estou a dizer que acho mal ou bem, só estou a dizer que para a minha maneira de ser, não dá para fazer esse tipo de acordos, eu nunca o faria, mesmo que me oferecessem o cão, ok!

Podem achar "quadrada" esta maneira de pensar, mas aquilo que é meu, é meu.

Fiquem bem!
8)

Então pelo que percebi, todo o criador que tivesse bons exemplares para reprodução ficava com eles. neste caso seriam muitos... pois bons cães produzem boas ninhadas e por aí em diante.... para alem de que não seria permitido a mais ninguém ter um bom exemplar para alem do criador.... isto não faz muito sentido....
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta nov 03, 2004 5:33 pm

...
Última edição por Golden_ em sexta fev 10, 2006 10:53 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”