Treino do Cão de Caça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado nov 06, 2004 3:17 pm

Gostaria muito de saber como se processa e onde posso saber mais sobre este tipo de "ensino".
Obrigado. ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda nov 08, 2004 3:44 am

Isso depende muito do tipo de cão de caça. Se for um cão de parar requer um treino algo completo: obdiencia básica, busca cruzada, cobro,etc. Se for um podengo basta ir para o campo com outros cães já experientes e aprende com os outros.
Mas o principal para qualquer cão de caça é saír muito para o campo e ter contacto com a caça.
Nas revistas de caça à venda em Portugal vem frequentemente artigos sobre o assunto e também há alguns livros que falam sobre isso, principalmente no que diz respeito ao cão de parar, que é o que requer um treino mais elaborado.
fishbone
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 6:47 pm
Contacto:

segunda nov 08, 2004 10:06 am

Convido-a a passar uns dias em minha casa. O meu avô ensina-a.

AB

Ensina-a como se treina um cão! :lol: :lol: :lol:
angelusparks
Membro Júnior
Registado: sexta out 15, 2004 10:15 am
Contacto:

segunda nov 08, 2004 10:14 am

Ladyzeus,

Vai sempre depender de qual é a finalidade do cão.
Eu tenho retrievers e só a partir do ano passado (creio eu) é que abriu uma escola de treino para estes cães.

Sinceramente comprei duas cassetes de treino, do considerado melhor treinador de retrievers da Inglaterra e mais uns livros. Tento seguir à regra (adaptando a cada um) .
Mesmo nas diferente raças de retrievers temos de treinar de forma distinta.

Qual é a raça que gostaria de treinar?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda nov 08, 2004 7:19 pm

Na verdade não pretendo treinar nenhuma raça. Apenas tenho curiosidade em saber como se processa o treino de um destes cães, pois sempre me pareceu ser algo complicado.
FBC: pode dar-me mais promenores acerca do "cão de parar"? Já mandei vir uns livros acerca do assunto, mas a sua chegada está demorada...
Obrigado!
FBC
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 1:39 am

Qualquer cão deve ser minimamente treinado, pois treinar significa aprofundar a comunicação entre ambos (cão e dono), e para o cão, que é um animal social, a comunicação com os seus companheiros (cães ou humanos) é muito importante. O treino serve também para estabelecer a hierarquia social entre o cão e o seu dono. No entanto o treino não deve ser levado ao extremo de tornar o cão um autómato. O cão deve ter iniciativa própria e ter capacidade de tomar decisões.
Quanto aos cães de caça, aqueles que exigem mais treino são os cães de parar, porque o cão de parar caça para o seu dono (ou para a caçadeira). O cão de parar e o dono formam uma unidade só. O cão tem que procurar a caça e dar a indicação ao caçador (através de linguagem corporal) onde está a peça, esperar que o caçador se ponha em condições de atirar depois levantar a peça sob as ordens do caçador e em seguida cobra-la, ou seja, ambos (caçador e cão) têm que trabalhar em sintonia, e isto exige treino.
Os outros cães de caça, aqueles que caçam em matilha, caçam para eles próprios e o caçador apenas se aproveita do seu trabalho para depois matar a caça e ficar com ela. Nestes cães (podengos, sabujos e galgos) a aprendizagem é mais intuitiva (pois é uma forma de caçar mais natural para a espécie) e além disso os cães aprendem uns com os outros porque caçam em matilha. de qualquer das maneiras deve haver sempre um treino básico de obediência de forma a que os cães identifiquem o dono como líder e lhe obedeçam minimamente mas não é necessário um treno tão elaborado como com os cães de parar.
Não vou falar do treino dos cães, propriamente dito, porque além de ser difícil faze-lo numa intervenção num fórum, não me considero com conhecimentos suficientes para tal. Existe uma vasta bibliografia a esse respeito pois o mundo do cão de parar é muito apaixonante e com muitos adeptos.
Existem dois livros em português e de um autor português (Jorge Pissarra) sobre cães de parar, alem de outros livros sobre o Perdigueiro Português também escritos por autores portugueses. Há ainda uma panóplia enorme de livros de autores estrangeiros sobre o assunto em particular um livro e vídeo “El adietramento de los perros de caza” sobre o treino de todo o tipo de cães de caça e que fácil de encontrar em Portugal (por vezes até em quiosques).
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta nov 12, 2004 1:46 am

FBC Escreveu: depois levantar a peça sob as ordens do caçador
Boas Francisco

Apesar de ser de certa forma uma "politica comum" o deita fora, sobretudo na caça, este tipo de atitude deve ser evitado pois se reparar estamos a encorajar o cão a desfazer a mostra e não é isso que queremos.

Depois do cão estar em mostra, devemos avançar para a sua frente e tentarmos nos fazer voar a peça. Se não conseguirmos, por a mesma se haver deslocado, devemos dar ordem ao cão para deslizar de forma a bloquea-la de novo e repetimos até conseguirmos po-la nas asas.

Cumprimentos e votos de bom fim de semana

Tiago Fortuna
A forma é a imagem plástica da função
FBC
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 2:00 am

FAbarm Escreveu:
FBC Escreveu: depois levantar a peça sob as ordens do caçador
Boas Francisco

Apesar de ser de certa forma uma "politica comum" o deita fora, sobretudo na caça, este tipo de atitude deve ser evitado pois se reparar estamos a encorajar o cão a desfazer a mostra e não é isso que queremos.

Depois do cão estar em mostra, devemos avançar para a sua frente e tentarmos nos fazer voar a peça. Se não conseguirmos, por a mesma se haver deslocado, devemos dar ordem ao cão para deslizar de forma a bloquea-la de novo e repetimos até conseguirmos po-la nas asas.

Cumprimentos e votos de bom fim de semana

Tiago Fortuna
É verdade Tiago, principalmente se quizermos ter um cão de parar que pare bem e aguente a paragem durante muito tempo, mas na pratica é comum mandar o cão levantar a caça, mas concordo, não é o mais correto, para não criar vicios.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 12, 2004 9:50 pm

Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”