sexta nov 12, 2004 1:39 am
Qualquer cão deve ser minimamente treinado, pois treinar significa aprofundar a comunicação entre ambos (cão e dono), e para o cão, que é um animal social, a comunicação com os seus companheiros (cães ou humanos) é muito importante. O treino serve também para estabelecer a hierarquia social entre o cão e o seu dono. No entanto o treino não deve ser levado ao extremo de tornar o cão um autómato. O cão deve ter iniciativa própria e ter capacidade de tomar decisões.
Quanto aos cães de caça, aqueles que exigem mais treino são os cães de parar, porque o cão de parar caça para o seu dono (ou para a caçadeira). O cão de parar e o dono formam uma unidade só. O cão tem que procurar a caça e dar a indicação ao caçador (através de linguagem corporal) onde está a peça, esperar que o caçador se ponha em condições de atirar depois levantar a peça sob as ordens do caçador e em seguida cobra-la, ou seja, ambos (caçador e cão) têm que trabalhar em sintonia, e isto exige treino.
Os outros cães de caça, aqueles que caçam em matilha, caçam para eles próprios e o caçador apenas se aproveita do seu trabalho para depois matar a caça e ficar com ela. Nestes cães (podengos, sabujos e galgos) a aprendizagem é mais intuitiva (pois é uma forma de caçar mais natural para a espécie) e além disso os cães aprendem uns com os outros porque caçam em matilha. de qualquer das maneiras deve haver sempre um treino básico de obediência de forma a que os cães identifiquem o dono como líder e lhe obedeçam minimamente mas não é necessário um treno tão elaborado como com os cães de parar.
Não vou falar do treino dos cães, propriamente dito, porque além de ser difícil faze-lo numa intervenção num fórum, não me considero com conhecimentos suficientes para tal. Existe uma vasta bibliografia a esse respeito pois o mundo do cão de parar é muito apaixonante e com muitos adeptos.
Existem dois livros em português e de um autor português (Jorge Pissarra) sobre cães de parar, alem de outros livros sobre o Perdigueiro Português também escritos por autores portugueses. Há ainda uma panóplia enorme de livros de autores estrangeiros sobre o assunto em particular um livro e vídeo “El adietramento de los perros de caza” sobre o treino de todo o tipo de cães de caça e que fácil de encontrar em Portugal (por vezes até em quiosques).