Moody_Blue Escreveu:
Ao contrário da posição sobranceira e pouco simpática de alguns C/cria/duplica(dores) de que a certificação é ideia de quem não se quer dar à pachorra de andar à procura de bons cães, eu estou em crer que a certificação não faz sentido, neste momento, porque quer a produção quer a distribuição de cães são artesanais, e aí é que reside a verdadeira diferença sobre a "aplicabilidade" do ISO9000 (com as "" quero dizer que a certificação, embora seja aplicável, é de benefício negligível ou nulo, quer para o cliente, quer para o criador).
Passando por cima da primeira frase (sabe, cada um fala do que conhece, e eu conheço bem o perfil do comprador tipo), eu penso que a certificação ISO ou similar é aplicável sim, e sem "" - mas à produção de cães e não à criação de cães (que a maioria do pessoal continua sem entender, mas também não me vou dar ao trabalho de gastar mais latim). E já estou mesmo a ver. Para obter a cerificação :
- os canis teriam dimensões de x por y, revestidos a azulejo lilás com corações cor-de-rosa até à altura z e o chão seria no material w
- a ração teria x% de proteina y% de gordura e z% de digestibilidade e cada fêmea receberia a1 g e os machos a2 g diárias
- a comida teria que ser distribuida às 8 da manhã e às 6 da tarde
- a limpeza dos canis teria que ser às 10 h e feita com x litros do desinfectante y à concentração z
- haveria x machos para y fêmeas
- as fêmeas seriam cobertas a todos os cios (ou cios alternados, pouco importa) com os machos do canil, para se obter uma produção de x cachorros por ano
- as ninhadas teriam até y cachorros (se não houvesse cadelas que pudessem adoptar os execedentes, estes seriam eutanasiados para que não se ultrapassasse a meta dos x kg de ração/ninhada)
- os cachorros não vendidos até aos 4 meses e os animais não produtivos seriam vendidos a laboratórios, dados ou eutanasiados (redução dos custos)
- caso fosse necessária alguma intervenção cirúrgica ou outra ponderar-se-ia a relação custo/benefício (e seria de considerar a alínea anterior)
etc etc
Vocês comprariam um cão a alguém certificado com uma norma aplicável a produção industrial? Eu cá não.
Já disse e torno a dizer: existem as certificações necessárias: o CPC certifica as genealogias, os certificados médicos certificam a saúde, os relatórios e qualificativos obtidos em exposição/provas de trabalho certificam a qualidade dos exemplares. O resto é trabalho de cada um. Dá chatice reunir a informação toda e tirar o rabo da cadeira e ir ver em que condições os cães são criados ? Paciência. Mas depois não venham dizer que há por aí muita puppy mill e afins. Ah, e por aquilo que eu vou observando por aí, quem de facto quer qualidade mexe-se, não vai buscar o Ocasião nem fica à espera que as coisas lhes caiam em cima do regaço (olha, voltámos ao primeiro parágrafo ...)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)