O que ensinam nas escolas de treino?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda nov 08, 2004 4:01 pm

Olá a todos!
Bom, esta pergunta até parece um bocado parva, confesso... mas a verdade é que nãos ei ao certo a resposta!
O meu cocker, agora com quase 6 meses, apenas aprendeu aquilo que lhe fui ensinando ao longo do tempo (sabe sentar, deitar, fazer as necessidades na rua e, como a minha irmã fez questão de lhe ensinar, dá a pata e mostra a barriguinha ;) ).
Ele é extremamente inteligente, mas MUITO teimoso!!! Percebe de imediato o que querem dele mas tenta sempre dar a volta e fazer-se de despercebido. Aliás, agora tem o irritante vício de saltar com as patas para a mesa durante as refeições...

Com isto tudo quero dizer que gostava de o levar a uma escola de treino, mas queria saber ao certo o que é lá ensinado!
Eu vou a uma escola na sexta-feira pedir informações, mas gostava de saber as vossas opiniões! E resulta mesmo? Ou seja, o cachorro sai de lá ensinado?

Tudo o que me pudessem dizer sobre este tema, agradecia!
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

segunda nov 08, 2004 4:19 pm

Olá diphy,

Eu sou completamente a favor das escolas de treino para cães. Como é obvio os canitos não aprendem logo de um dia para o outro a obediência básica que necessitam, mas com treino e muita paciência ele há-de perceber quem manda lá em casa ;)

Já agora, qual é a escola que vai na 6ª feira e em que zona mora?
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda nov 08, 2004 4:25 pm

Olá Ana Bela!
Eu moro em Braga mas estou interessada na escola ColdVillage, em Vila Fria, Viana do Castelo.
O que eu gostava mesmo de saber era essa "obediência básica", o que significa em concreto! Em termos práticos, resume-se a quê?
Mais uma vez, obrigado!
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

segunda nov 08, 2004 5:35 pm

Olá,

Essa escola não conheço... eu moro em Lisboa.

O Obedience F.C.I é uma modalidade desportiva onde se coloca à prova uma série de exercícios de obediência. Existem quatro (4) etapas. C.O.B. (certificado de obediência básica), Class II, Class III, e Class Elite.

É sem dúvida uma das modalidades que requer mais trabalho, inteligência, dedicação e persistência. Esta modalidade existe à relativamente pouco tempo, cerca de 5 anos.
Eu aconselho que pelo menos todos os cães façam provas de C.O.B. (Certificado de Obediência Básica); esta prova tem como finalidade observar o comportamento do seu cão, assim como a sua sociabilização, tanto com pessoas, como com animais, e poder de facto ter uma relação de confiança e evitar todos aqueles problemas desagradáveis e por vezes com consequências tão graves.

Espero ter ajudado...se tiver dúvidas que eu possa ajudar é só dizer ou envie pm! ;)
Andree
Membro Júnior
Registado: terça nov 02, 2004 8:52 pm

segunda nov 08, 2004 7:51 pm

Em termos práticos o curso de obediência básica poderá abarca os seguintes exercícios:

- andar junto quando passeado com trela;
- andar junto sem trela;
- sentar;
- deitar;
- sentar e deitar durante a marcha;
- vinda ao comando "Aqui";
- socialização com outros cães (e também pessoas);
- permanecer no local onde se encontra (comando 'Fica').

Caso esteja errado ou incompleto em algum aspecto corrijam-me.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

terça nov 09, 2004 9:50 am

Olá Diphy,

Nós andámos nessa escola. Fiz o treino no início deste ano. Gostei muito.
Aprende-se a fazer o que o Andree diz. Quer com comandos com o cão ao lado, à distância e com gestos.

Mas o treino do cão não se extingue nas aulas. Temos que manter o treino durante a semana. Com o tempo nós damos as ordens mecanicamente. Estamos sempre a falar com o canito.

De vez enquando ainda vou lá passar uma manhã.Pode ser que ainda nos encontremos

Boa sorte

Beatriz
diphy
Membro Veterano

terça nov 09, 2004 10:01 am

Andree, era exactamente isso que eu queria saber, obrigado!
Uma das coisas que também me irrita nele é que fica demasiado excitado quando vai à rua... Se vê outro cão, não há quem o segure, pois só quer brincar. Se alguém chama por ele (alguém desconhecido) ou simplesmente se se lembra, salta para as pernas das pessoas a pedir festas... É um bocado desagradável...

Beatriz, por acaso não vais lá este Domingo? ;)
Sou capaz de ir lá com ele, caso esteja bom tempo, para que ele brinque um bocado com outros canitos!
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

terça nov 09, 2004 10:22 am

Este Domingo é pouco provável, pois tenho que trabalhar todo o fim de semana.

Agora só lá vou quando não chove e também não está sol. Pois quando o tempo está muito bom vou para a praia, a minha amiguita adora ir ao mar.

Este fim de semana foi um fartote de banhos

No outro Domingo poderei ir ... a ver vamos
Responder

Voltar para “Cães”