raio X / displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

segunda out 07, 2002 1:22 pm

biba,

Creio q em tempos já houve um tópico sobre o assunto, mas devido à sua importancia para quem tem cães suceptiveis, nunca será demais.
...
O meu rott nos seus quase 10 meses à minima diferença no andar, lá estou eu a pensar que... e como quanto mais cedo melhor para tratar decidi fazer-lhe o raio x, já me informei junto do vet numa consulta recente mas qualquer info extra sobre o raio x é benvinda.

obg
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda out 07, 2002 1:48 pm

Olá Gil
Efectivamente o método de despiste da displasia é através do raios x.O cão deverá ser adormecido préviamente pois caso contrário não deixaria colocar as patas em posição correcta para o raio x. Aviso desde já que se assistir aos preparativos e respectivo raio x , é um pouco violento pois por vezes os vets têm que se colocar em cima das patas traseiras dos cães para que estas se distendam suficientemente para que o raio x seja conclusivo. Porém penso ser importante esta despistagem , especialmente quando se trata de raças médias/grandes pois a displasia tem muito pouca incidência nas raças pequenas , afim de podermos tomar medidas correctivas se necessário .
Saudações
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

segunda out 07, 2002 6:22 pm

Olá,

Segundo me informei no caso dos Dobermanns o despiste deve ser feito aos 16 meses, qualquer despiste anterior a essa idade é considerado inconclusivo aos olhos da DV (Dobermann Vereign), não sendo tomado em conta.

Agora não sei se nas outras raças de grande porte haverá também uma idade pré-estabelecida para fazer o despiste da displasia da anca.

Boa sorte,
Nokio.
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 07, 2002 8:40 pm

Gil
Realmente o melhor, na minha opinião, é fazer o despiste e assim tirar qualquer duvida. A displasia coxo-femoral, ataca qualquer raça, com mais incidência nas médias/grandes. Um dos meus bretons é displásico, o outro tambem fez o despiste, mas, felizmente deu negativo.
Não sei com que idade o rott atinge o seu crescimento total, mas, se não tiver tido qualquer sinal da mesma, é melhor mesmo só fazer o despiste quando tiver atingindo o mesmo. Senão (como aconteceu com o meu breton mais novo), podem surgir resultados duvidosos, porque ainda está em crescimento. Nas raças médias o despiste é feito a partir dos 18 meses.
" a técnica radiológica standart aceite universalmente, requer a sedação ou anestesia do animal, colocando este em decúbito dorsal com os posteriores distendidos paralelos e submetidos a rotação interna, de modo que as rótulas se situem sobre a tróclea do fémur, evitando a rotação da pélvis. A simetria deve ser perfeita. A classificação dos graus de displasia varia segundo os países. A classificação aceite no nosso país, é a proposta pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Nenhum sinal de displasia Grau A
Forma de transição GrauB
Displasia Leve Grau C
Displasia Moderada Grau D
Displasia Grave Grau E
cnunes
Membro
Registado: quarta jan 30, 2002 10:36 pm

segunda out 07, 2002 11:20 pm

Olá Gary

Tentando responder á sua pergunta e, como também tenho um rott e já passei pelas mesmas dúvidas aqui vai:

Com a idade do seu eles ainda são uns grande trapalhões a andar. Se o seu veterinário não detecta nenhum sinal alarmante que possa ser indicio de displasia, espere até que o cachorro tenha 18 meses e então faça o despiste.

Felicidades para o seu menino e não se assuste com as trapalhices que ele ainda faz, por vezes, a andar.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça out 08, 2002 8:50 am

Viva,

A Displasia Coxofemoral é um mal que atinge todas as raças de cães (machos/fêmeas), principalmente as de grande porte e de crescimento rápido. Os Rottweilers, infelizmente, não são excepção. Este problema pode afectar uma ou ambas as articulações e consiste na má formação das mesmas, nomeadamente do cótilo com a cabeça do fémur. Esta última pode encontrar-se deformada.

Existem outros factores a ter em conta na análise da Displasia.

As consequências afectam a resistência do cão, provocando dores e um andar instável. Estes sintomas verificam-se entre os quatro e os sete meses de vida, onde o cachorro evidenciará dificuldades de locomoção, claudicando, bem como dificuldade ao levantar-se.

O animal "defende-se" ficando cada vez mais imóvel, o que pode conduzir ao atrofiar dos músculos. A displasia, sendo na maior parte dos casos, um problema hereditário leva os criadores escrupulosos a efectuarem o despiste da doença ao longo de gerações nos animais utilizados para reprodução.

O despiste, a partir dos 15 meses (ideal:Entre os dezoito e os 20 meses) de idade, é feito através de um Raio-X onde o cão é colocado de barriga para cima e com as patas posteriores esticadas para trás. Para garantir a qualidade da radiografia, bem como para evitar eventuais dores, é ministrada uma anestesia que garanta o tempo necessário do exame.

A tabela seguinte apresenta as categorias da displasia coxofemoral, sendo apenas as três primeiras autorizadas para reprodução.

Categorias de Displasia Coxofemural
Categoria A (HD-) : Sem displasia
Categoria B (HD+/-) : Articulação quase normal
Categoria C (HD+) : Displasia leve
Categoria D (HD++) : Displasia moderada
Categoria E (HD+++) : Displasia severa

Apesar da displasia ser uma doença hereditária, esta pode ser influenciada por factores ambientais e comportamentais. É importante, principalmente na fase de crescimento, evitar os traumas derivados da obesidade, exercícios forçados, pisos lisos, etc.

Imagem

Imagem

Deve-se aproveitar a mesma anestesia e efectuar igualmente a Displasia do Cotovelo. Brevemente, irei ter esta informação, no tópico Saúde do site Amigo do Rottweiler.

Obs - Curiosamente, na altura em que estou a colocar este Post, a minha cadela Stuka (Rottweiler) com 20 meses, está na Faculdade de Medicina Veterinária a efectuar o exame (Displasia da Anca/Cotovelo).
SeaLords
Membro Veterano

terça out 08, 2002 9:45 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 6:38 am, editado 1 vez no total.
Gil
Membro

terça out 08, 2002 9:46 am

biba,

Vou fazer um tão breve quanto possivel resumo para perceberem a minha preocupação. Eu cresci com animais de companhia: cães, gatos, canários, embora com interesse mas nunca aprofundei muito o assunto, e sempre admirei os rott's até que no inicio deste ano tinha o meu a caminho nascido no dia de Natal anterior. Passei uns meses que não lia sobre mais nada. Com toda esta pesquisa venho a descobrir q não se tratou da forma mais correcta de ter um, mas já estava feito e não havia volta a dar-lhe. Tive sorte pois o meu não mostra quaisquer sinais de excesso de dominio, nenhum problema de sociabilidade, e já confirmado os pais e avós não têm displasia.
Mas mesmo assim qualquer pé mal pousado já tenho as sirenes todas a tocar.

Daí que a minha ideia é fazer o raio x para que perante algum vestigio comece desde já a tratar.

Por norma quanto mais cedo se souber mais fácil será a recuperação. Não é este tb o caso?
Ou seja, se nesta idade encontrar algum nivel de displasia não se terá melhores resultados num tratamento feito ainda com o animal em crescimento?
Gil
Membro

terça out 08, 2002 9:58 am

Sealords,

Ainda na passada semana estive no vet, por causa de um coxear que não estava a gostar.
Ele fez-lhe uns testes para verificar se havia algum indicio e nada. Acabou ontem de tomar uns anti-inflamatórios pois o mais provável é que tenha sido uma pancada.

Agora, como é natural, pelo meu post anterior não pretendo cruzá-lo, só quero que ele tenha uma vida o mais saudável possivel (a todos os níveis) e tudo farei para que assim seja.

Daí a minha vontade de fazer o despiste desde já.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça out 08, 2002 10:03 am

Olá, o meu conhecimento médico é perto de zero, mas por acaso levei ontem os meus animais ao Vet e este esteve a falar-me de uma série de coisas, inclusive sobre a displasia da anca em relação ao meu Rottweiler.

O que ele me disse é que o cão deveria fazer um despiste inicial entre os 6 e o 8 meses, esse despiste não é conclusivo. Ou seja, se nada indicar não quer dizer que o cão não venha a ter displasia, mas se indicar algo ainda se vai a tempo de fazer alguma coisa.
Só no final do período de crescimento, neste caso depois dos 18 meses é que é feito um novo teste, este sim conclusivo e final.

Eu, por me ter lembrado do post do PauloC, estou renitente em fazer o despiste inicial, pois assim tenho de sujeitar o cão a duas anestesias totais, mas por outro lado há óbvias vantagens de saber que existem problema logo cedo... já agora agradeço as vossas opiniões.
Gil
Membro

terça out 08, 2002 10:30 am

Aragão:

A minha situação é mesmo essa:

não fazer: e correr o risco de ter alguma coisa e piorar com o tempo
fazer: ter de repetir uns meses depois por não ser conclusivo

Mas estou inclinado a fazer desde já.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça out 08, 2002 10:49 am

Oi a todos

O Link tem o despiste feito. A coisa correu assim.
Pelos 11 meses fez um despiste preliminar no veterinário, sem anestesia, pois eu precisava de saber se ele tinha algum indicio de problemas nas patas traseiras devido ao esforço fisico que ele fazia.
Não havia problema nenhum.
Aos 18 meses fez o despiste outra vez, desta vez com anestesia.
O resultado é curioso:
- o veterinário que avaliou o rx (que nunca viu o cão) diz que tem grau C.
- o meu vet diz que ele está maluco e que pelos angulos a cão nao apresenta nenhum grau de displasia (ou seja A).

Eu estou nesta que não sei quem tem razão... e vou levar os resultados a outro vet a ver se desta é de vez. O que corre no mundo canino, é que nem sempre os resultados do rx oficial são de fiar.

Quanto à anestesia.... tenham cuidado, e não submetam o cão a mais do que for estritamente necessário: o organismo deles não as suporta muito bem, e eles tendem a envelhecer fisicamente muito depressa, ficando com o focinho branco mais depressa quanto maior for o numero de anestesias levadas.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano

terça out 08, 2002 12:21 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 6:41 am, editado 1 vez no total.
angel
Membro Veterano

terça out 08, 2002 12:42 pm

Sealords
Sabe dizer-me quais são os possiveis efeitos de anestesias em cães a curto prazo? É, que infelizmente, um dos meus bretons, já levou várias anestesias gerais.
Já tentei saber, perguntei a alguns vets, e, as opiniões divergem um pouco.
SeaLords
Membro Veterano

terça out 08, 2002 1:41 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 6:42 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”